Sobre a Tirania

Sobre a Tirania Timothy Snyder

Resenhas - Sobre a Tirania

@lucasmascarenhas 13/10/2020

Sobre aprender com os erros do século XX, acerca da intolerância e do autoritarismo. A História como experiência para aprender lições. Aborda inúmeros temas como manipulação da linguagem, armamento, utilização de símbolos.
“A história tem o poder de familiarizar e também de advertir”

Laila 12/10/2020

Qualquer coincidência não é mera semelhança
Livro rápido e com leitura fácil, seu formato incita a reflexão do leitor, que apesar de mostrar a realidade dos EUA, é possível fazer paralelos diretos com a atualidade no Brasil. Cada capítulo leva o leitor a entender que modus operandi dos atuais gestores do mundo não são mera coincidência, são espelhos da História do mundo, una história que eles próprios se utilizam e remodelam da maneira que bem entendem. Entretanto, e acredito que se deve ao próprio formato do livro ser focado na figura do "tirano", um tópico importante não mencionado no livro é o interesse das instituições e elites em acatar as formulações de quem está no poder.

DaniM 01/10/2020

Sobre a Tirania
O desabafo de Snyder no facebook, apo?s a eleic?ao de Trump, deu origem a esse livro. Quaisquer semelhanc?as com nossas frustrac?o?es na?o e? mera coincidencia. Apesar de discordar de algumas simetrias e algumas terminologias usadas pelo historiador(sou mto cara de pau de discordar de um cara com esse curri?culo!), achei a leitura bem interessante. Livro pra ler numa sentada.

Brenno 04/09/2020

É um livro super didático, fundamental para refletir sobre o presente e enfrentar os desafios da atualidade.

Thiago Soares 08/08/2020

Cada capítulo uma constatação.
O livro traz de forma muito clara e exemplificada, como reconhecer sinais de autoritarismo na sociedade em geral. Mesmo o livro não sendo escrito no Brasil e para o Brasil, eu fiquei impressionado como que em cada capítulo você identifica facilmente o que ocorre no Brasil atualmente, como os sinais são tão evidentes que parecem terem sido retirados de nossa história recente. Não daria spoilers aqui, mas o livro é pequeno em tamanho mas gigante em sua proposta, assombra os exemplos do passado que são repetidos hoje em dia e mesmo vivenciando-os, não saberíamos até ler esta obra. Fantástico.

Flavio 28/06/2020

O texto de Timothy Snyder é expressa a preocupação atual com os discursos radicais, tanto de esquerda como de direita, que representam velhos ideologias do passado, colocando em risco as liberdades democráticas e os direitos individuais. Recomendo!

Paula 07/06/2020

Etapas antes do fim
Apesar da visão bastante norte-americana, o livro apresenta exemplos reais do passados, que demonstram os sinais antes do estabelecimento de regimes autoritários
Alê | @alexandrejjr 07/06/2020minha estante
Opa! Vale a pena, então?

Paula 07/06/2020minha estante
Super.

Afranio.Cunha 03/05/2020

Um livro para os dias de hj
Esse livro é atualíssimo, em suas breves páginas expõe um lista de coisas que podemos/devemos fazer para deter o avanço sobre nós da tirania e introduz pelo menos para mim dois conceitos extremamente relevantes: política da eternidade e política da inevitabilidade. Conceitos que merecem ser explorados e compreendidos.

Markarroni 03/04/2020

Leitura imperativa!
Aprender com o passado não é apenas uma matéria amplamente negligenciada nas escolas, é uma necessidade para a sobrevivência da sociedade democrática.

O livro tem um sentido de urgência que dificilmente pode ser ignorado. Para aqueles preocupados com as claras evidências de totalitarismo crescente no Brasil, EUA e boa parte do mundo, o pequeno livro do historiador Timothy Snyder é um excelente guia do que fazer e em que ficar atento. Ilustra como regimes opressivos e governos autoritários trabalharam no passado e o que pode ser feito no presente para os evitar e esmagá-los.

As tiranias do século XX utilizaram o rádio e, mais tarde, a televisão para transmitir as suas mensagens, e agora o que preenche essa função é o maior meio de comunicação da atualidade: a Internet. Temos uma enorme (des)vantagem, que é a nossa participação ativa nela. Embora o fluxo de (des)informação faça parte da raiz do novo sucesso fascista no mundo, ainda mais hoje em dia em que as inibições são ignoradas, as pessoas esquecem-se de que o que dizem é extremo e extremamente prejudicial. Sentem-se fortes numa bolha social e precisam de uma oposição para alimentar suas discussões. Por causa disso, deve-se utilizar a Internet com suavidade, para que o debate possa ter mais nuances e conhecimento fundamentado. Pense antes de escrever, reflita sobre as consequências, para si próprio e para os outros, e tenha cuidado para não contribuir com a agenda populista.

Esse é um livrinho um tanto perturbador, mas também é reconfortante, pois nos faz ter a responsabilidade que precisamos preservar a nossa república e manter viva a democracia dentro dela. Por isso, eis três lições de três capítulos que achei mais úteis:

Capítulo 1: Não ser como a Áustria, antecipando os desejos de Hitler, apenas para não se prejudicar. Não obedecer antecipadamente;
Capítulo 2: Não assumir que os jornais, tribunais e ONGs são suficientemente fortes para sobreviver sozinhas. Defenda as instituições democráticas;
Capítulo 6: Quando homens armados que sempre afirmaram ser contra o sistema começam a usar uniformes e a marchar com imagens de um líder, o fim está próximo. Quando esse líder se mistura com os paramilitares, a polícia e os militares oficiais, o fim chegou.

A linguagem é super compreensível, não é nada científico, então quem nunca leu algo sobre política, não terá muitas dificuldades em compreender o texto. Definitivamente, esse é um dos livros mais importantes que você lerá na vida. Por favor, leia-o e depois empreste o seu exemplar para que outra pessoa possa ler, ou simplesmente compre outros exemplares e dê de presente.

É um livro curtinho e superficial, mas um ótimo começo para sobreviver intelectualmente numa atmosfera política cada vez mais envenenada. Então se você quiser se aprofundar no assunto, começo indicando “Como as Democracias Morrem”. Comenta aí embaixo se você quiser mais indicações.

site: https://www.instagram.com/marksreading

Cristiano.Goes 22/03/2020

Contra o fascismo. Pela democracia
Livro de leitura envolvente e agradável. Pequenino, dá para ler de uma só empreitada. Recomendável para estes atuais tempos sombrios. Nos dá energia para os desafios atuais.

Alexandre.Nunes 11/08/2019

Reflexão atual para 2019
Que é um fato a discussão esquerda x direita / democracia x extremismo ser o centro das discussões políticas na atualidade é inegável. O autor propõe reflexões sobre a ascensão de populistas extremistas e o que a história pode nos auxiliar a compreender os acontecimentos para não repetir os erros do passado.

Marília 11/02/2019

Assustador
É livro para ler de uma sentada só. Assustador como a história se repete

Coruja 11/12/2018

Esse livro apareceu no meu radar depois que assisti uma entrevista com o autor no programa Milênio, da Globo News. Aproveitei compras da Black Friday para colocá-lo no carrinho e matar minha vontade. Como é um livro bem pequeno - são menos de duzentas páginas, isso numa edição de bolso - tratei de lê-lo numa sentada só.

O historiador Timothy Snyder publicou esse texto - numa versão menos lapidada - em seu facebook, após a vitória de Donald Trump. Por isso mesmo, há um tom de informalidade e certo proselitismo, algo que é compreensível. Lembro de Hobsbawm escrevendo sobre “o breve século XX”, observando que não há como manter sua distância e imparcialidade quando você está dentro dos acontecimentos históricos de que fala e eu concordo com isso. Exatamente por essa razão, não se deve aproximar Sobre a Tirania como um livro de História (vez que escrito por um historiador), mas como uma defesa passional das posições de alguém que está vivendo sob um determinado regime com o qual ele não concorda. Faço esse comentário porque vi mais de uma crítica falando que o livro era muito parcial e, bem, de início já fica bastante óbvio que ser imparcial nunca foi o objetivo dele.

Feitas tais considerações, eu gostei do livro - talvez porque eu seja uma daquelas pessoas que concorda com os pontos levantados pelo autor. Snyder usa exemplos de tiranias tanto de esquerda quanto de direita (e nesse aspecto ele é bastante justo) para expor cada capítulo/lição. Ele começa com exemplos de como determinadas ações de governos tiranos se desenvolveram no passado, pontuando ações e omissões do povo, as quais permitiram que a situação chegasse ao ponto que chegou, convidando com isso à reflexão de nossas próprias atitudes. De certa forma, Sobre a Tirania é quase um pequeno manual de como reagir quando se está diante da possibilidade de um governo tirano. Não é necessário concordar com todas as opiniões do autor, mas vale como um bom ponto de partida para um debate. Melhor que só acreditar em notícia compartilhada pelo Whatsapp, pelo menos...

site: https://owlsroof.blogspot.com/2018/12/resumo-da-opera-outros-varios-titulos.html

Tiago 28/10/2018

Rápido para uma geração com pressa
Um livro para ser lido em um dia ou dois. É escrito tendo em vista a eleição de Trump e no calor daquele momento. Mas mesmo sem uma universalidade, há lições interessantes e que podem ser adaptadas à nossa realidade.

Discordo de alguns pontos, como a preferência ao voto impresso, o capítulo sobre patriotismo e para um livro que cita vários fatos históricos, faltou colocar as referências.

Pri Evans 23/10/2018

Livro curto e didático, que deveria ser de leitura obrigatória para os brasileiros.