O mal-estar na civilização

O mal-estar na civilização Sigmund Freud

Resenhas - O Mal-Estar na Civilização

Léo 08/01/2021

O maior problema da civilização: a má consciência
Mal-estar na civilização é um livro essencial, cuja escrita e abordagem são muito bem elaboradas por um autor de dimensões homéricas.
Freud, buscando a compreensão do ser humano não conseguir alcançar a finalidade de sua vida - a felicidade - encontra aquilo que é descrito como o maior problema da civilização: a má consciência (ou consciência de culpa).
A temática, em si, já é deveras interessante e a escrita de Freud, preocupada com a compreensão do leitor, torna aquilo que seria uma leitura densa, um pouco mais palpável (apesar de ainda não ser um livro simples). Por fim, destaco o domínio do autor ao elaborar sua obra a partir de uma ordenação lógica muito limpa.

Lu Reis 05/01/2021

| Escrito em 1929 e publicado em 1930, esse livro é uma profunda investigação sobre as origens da infelicidade humana, sobre o conflito entre indivíduo e sociedade e as suas diferentes configurações na vida civilizada. Trata-se de um verdadeiro clássico de antropologia e também da sociologia, escrito pelo pai da Psicanálise, que nos faz mergulhar na teoria freudiana da cultura, segundo a qual civilização e sexualidade convivem de modo sempre conflituoso.
O texto retoma questões fundamentais como: a relação entre o Eu e o mundo; a possibilidade de felicidade humana; as religiões, o surgimento e as condições de manutenção da civilização; o conflito entre pulsão sexual e cultura; a moral social, o sentimento de culpa nos indivíduos e o amor como princípio civilizatório; a tendência a agressividade humana e o desafio da cultura em recalca-la a fim de viabilizar a vida – pairando em todas essas questões o espectro do mal-estar como produto da vida civilizada.
O mal-estar é sempre por se estar na civilização e pela impossibilidade de sair dela – “não se pode cair no mundo”, diz Freud...
Este é um dos principais e mais conhecidos textos dele, uma de suas obrar mais lidas, onde nos é apresentada a teoria freudiana de que o conflito entre as regras sociais e as pulsões primitivas do homem seriam a principal causa dos distúrbios psicológicos e doenças psíquicas de nosso tempo.
O texto é muito acessível, e mostra toda a sua grandiosidade no fato de condensar tantos temas como esses em tantas camadas de uma leitura simples e possível. Além de ser um dos mais importantes tratados da história da Psicanalise e uma importante ferramenta de análise sociológica, esse livro é também uma obra-prima que nos faz questionar: estariam as comunidades condenadas a um estado permanente de neurose (entenda-se por emoções e sentimentos negativos)?
Considero a leitura desse livro como uma janela de luz aberta pelo pai da Psicanalise.

Amanda.FróesM 09/12/2020

Leitura difícil, porém importante
Clássico da antropologia e escrito às vésperas da quebra da Bolsa de NY. Freud faz alusão a acontecimentos históricos e a cartas tanto recebidas quanto enviadas. Ele faz comparação na maior parte do texto, acredito que seja para tentar explicar melhor sua teoria. Requer muita atenção!

Jefferson Vianna 17/11/2020

“Todo homem tem de descobrir por si mesmo de que modo específico ele pode ser salvo..."
Finalizei a leitura de “O Mal-Estar na Civilização” com um misto de emoções, entre a satisfação por ter lido Freud e também com a necessidade de me aprofundar melhor no assunto. Nesta obra, Freud apresenta suas teorias a fim de explicar a razão da angústia na vida humana/sociedade. O autor faz algumas analogias e aborda questões relacionadas às expectativas que nós criamos diariamente, dos sonhos que nutrimos e das idealizações de felicidade como sendo o fruto do nosso “modelo ideal”, assegurando-nos tão logo que essa busca pela plena felicidade é uma utopia, afinal, quando convivemos em sociedade, a dor, as frustrações e o sofrimento são sentimentos inerentes aos seres humanos. Como Freud diz: “O deliberado isolamento, afastamento dos demais é a salvaguarda mais disponível contra o sofrimento que pode resultar das relações humanas.” – pag.21. E continua a nos questionar: “... de que vale uma vida mais longa, se ela for penosa, pobre de alegrias e tão plena de dores que só poderemos saldar a morte, como uma redenção?” – pag. 33. Em resumo, tudo é equilíbrio, é preciso lidar com as ideias e as situações conflitantes, que leva-nos ao sofrimento e ao crescimento. A religião, assim como a falta de uma perspectiva futura leva-nos ao pessimismo, estar em sociedade nos desperta sentimentos de competitividade e consequentemente, de comparação, porém, torna-nos civilizados e faz-nos progredir. É preciso, portanto, aprendermos a lidar com o Super-eu e exercitarmos o autoconhecimento diariamente. “Todo homem tem de descobrir por si mesmo de que modo específico ele pode ser salvo." Leitura recomendada.

Arnoldi suazineguer 06/10/2020

Livro publicado em 1930, onde Freud tenta explicar os possíveis motivos da angústia humana.

Ana 03/10/2020

"Enfim, de que nos vale uma vida longa se ela se revela difícil e estéril em alegrias, e tão cheia de desgraças que só a morte é por nós recebida como uma libertação?" Leitura super interessante e didática sobre as relações dos homens com a sociedade, o amor e a vida, entre outros sentimentos.

Nat @nat.amora 02/10/2020

Um livro necessário
A publicação é uma investigação das origens da infelicidade do homem enquanto ser civilizado. Segundo Freud, a vida civilizada impõe que coloquemos limites a nossos instintos (principalmente os de agressividade e os sexuais), o que acaba por reduzir nossa felicidade. Entende que o homem primitivo, em certo grau, era mais feliz, pois não conhecia restrições a seu instinto. Ao refrearmos nossos instintos, confiamos que o outro também o fará e com isso podemos nos sentir seguros em nossas relações. Os indivíduos, assim, cedem parte de sua felicidade em troca de segurança.
O meio que a cultura (civilização) usa para inibir a agressividade do indivíduo é devolvendo-a ao próprio agressor. Esta autoagressão é infligida na forma de sentimento de culpa (severidade da consciência). A civilização transfere a tarefa de vigiar e punir as ?más? atitudes e pensamentos para o próprio indivíduo.
Freud entende, por exemplo, que as religiões surgem com a pretensão de redimir a humanidade desse sentimento de culpa (a qual chamam pecado).
O estudo tem como questão decisiva para a espécie humana saber se a evolução cultural terá o poder de controlar as perturbações trazidas pelos instintos humanos de agressão e autodestruição.

Julia Barbosa 01/10/2020

O mal Estar na civilização Freud
Estou lendo esse livro para a faculdade mas foi melhor do que eu esperava, a leitura é bem pesada em alguns momentos mas em outros nem estava reparando em quantos páginas faltavam.
Os pensamentos de Freud e suas críticas a sociedade são muito interessantes de se ler.
Paola 25/03/2021minha estante
Você acha que a leitura é fluida?

Julia Barbosa 26/03/2021minha estante
Comparada as outras obras eu achei a leitura fluída e também pelo modo que é escrito nesse livro acaba facilitando a leitura

Galvis 29/09/2020

A civilização nos deixa infelizes? Freud explica
O mal estar na civilizac?a?o e? um livro que busca investigar a sensac?a?o de infelicidade; as origens da inquietac?a?o e da sensac?a?o de culpa que assola a nossa conscie?ncia.

E? um livro denso, embora tenha apenas 92 pa?ginas. Um ensaio extremante conceitual e abstrato que - ao que me parece - exige leituras pre?vias de Freud.

Pareceu-me que existe uma ordem lo?gica para entender o pensamento do pai da psicologia e que e? preciso respeita?-la para entender sua teoria, que, diga-se de passagem e? bastante especulativa e controversa.

Mesmo assim, com esta obra Freud da? um panorama acerca de como a civilizac?a?o e a cultura podem gerar uma sensac?a?o angustiante no ser humano.

Tambe?m contextualiza a cla?ssica relac?a?o entre sexualidade e nossas neuroses, libido e conscie?ncia de culpa.

A limitac?a?o da sexualidade por regras civilizato?rias gera frustrac?o?es e agressividade contra quem impede essa realizac?a?o sexual; e essa agressividade gera conscie?ncia de culpa.

Na?o considero um livro cienti?fico, mas especulativo. Freud na verdade e? isso. A psicana?lise e? fruto de especulac?o?es, mais do que experimentos confia?veis e descritivos (psico?logues va?o me matar?).

Acho que e? um livro que lerei mais vezes pra poder entender melhor, ale?m do que me deu vontade de ler outras coisas do autor.

Recomendo? Sim. Mesmo que voce? na?o seja um estudante de psicologia, acho que a especulac?a?o filoso?fica dele faz voce? pensar bastante sobre va?rios assuntos. Eu costumo dizer que quanto mais vc ler, mais voce? identifica os padro?es universais da mente humana. E esses cla?ssicos da?o realmente essa impressa?o, ale?m de nos fazer questionar va?rios padro?es.

Da? pra comprar on-line? Sim. E na?o e? caro. Principalmente esta edic?a?o de @companhiadasletras e @penguincompanhia

Veja @comentandoqualquercoisa

ssaprates 28/09/2020

Bom livro.
O mal estar na civilização dá luz a importantes reflexões sobre a origem da angústia dos seres humanos e de como essa angústia causa adoecimento psíquico. Gostei muito da leitura, mas senti que uma pessoa leiga -que nunca teve contato com os verbetes utilizados na psicanálise- sentiria dificuldade para ler o livro, portanto não é um livro de iniciação a psicanálise. Apesar disso, é um ótimo livro!

Carolina.Souza 21/09/2020

ai, ai Freud...
eu nunca havia lido nenhuma obra completa do autor, e essa primeira experiência foi ótima. o modo como Freud desenrola os assuntos sobre um único tema é fluida e, pra mim, perfeita. gostei muito das reflexões e o livro saiu todo marcado rs. feliz demais com a leitura!

Cassp 12/09/2020

Nessa obra, Freud não faz distinção entre o conceito de cultura e civilização, ele deixa evidente que na sua visão, a cultura causa um mal-estar na humanidade. A obra em si, nos faz questionar sobre os padrões já estabelecidos da realidade humana e social.

De Gasperi 23/08/2020

Clássico
Como todo clássico continua atual e conversando a respeito do mundo de hoje, uma obra seminal com insights interessantes para todos estudantes das ciências da sociedade

Santhi 21/08/2020

De Freud sobre o mundo e para o mundo
Mesmo se não estudar psicanálise, recomendo esse texto. Não é denso nem cheio de jargões, apesar de contar sim com alguns conceitos anteriores na obra de Freud.
São reflexões sobre a civilização, sua origem e sua tarefa de controlar as tendências agressivas humanas em prol da sua manutenção, sendo sempre ilustrado com exemplos e descrições.
É um texto base do pensamento psicanalitico. Por mais que seja um dos últimos, faz sentido ser lido antes de qualquer outro pela gama de assuntos de que trata e com tanta fluidez.

Kit 21/07/2020

Primeiro contato direto com uma obra de Freud e gostei bastante, a forma como ele questiona e expõe suas ideias rendem altas horas de reflexão.