Dumplin

Dumplin' Julie Murphy

Resenhas - Dumplin

Millyxs 27/06/2023

Cura a ressaca literária.
Acho o livro bom não posso negar, mas queira que fosse mais marcante, o assunto é bem falado mas gostaria de ter sido mais impactante. Achei interessante de mencionar que pode ocorrer de você defender o negócio de amar seu corpo do jeito que ele, mas mesmo assim não sentir segura com o seu próprio corpo, enfim recomendo.

Naty 23/06/2023

Bom para refletir
Dumplin traz várias reflexões, coisas que são necessárias pra todo mundo, e gostei de acompanhar a Will, seus desafios, e enfim sua aceitação. É engraçado ler um livro e se identificar tanto com os pensamentos da personagem, conseguir entender perfeitamente como ela está se sentindo e por que está se sentindo daquele jeito.

Simplesmente amei os capítulos curtinhos!

Rosangela Max 12/06/2023

Uma história boa, mas com final insosso.
Estava precisando de uma leitura leve e ?engraçadinha? e consegui isso quando resolvi encarar esta história que estava na minha estante há anos.
Apesar de lidar com temas como bullying e gordofobia, a autora entregou um enredo fluido, com passagens típicas da adolescência , sem gerar uma leitura tensa.
Achei que a protagonista seria um exemplo de garota que se aceita e se ama do jeito que ela é. As coisas não foram bem da forma que eu imaginava, mas é compreensível, já que uma das coisas que é difícil o ser humano superar é a necessidade de aprovação dos outros, principalmente se for jovem que nem a Dumplin. Aliás, ela me irritou algumas vezes com atitudes imaturas, mas também me cativou com seu mix de momentos de coragem e de insegurança.
A aurora desperdiçou a oportunidade de criar um final icônico.
Recomendo a leitura.
Jana135 14/06/2023minha estante
Vish... :(

Jéssica 08/06/2023

Que livro gostosinho!

Eu tinha visto o filme, mas faz tempo e não lembro o suficiente pra saber quão parecidos são, mas me diverti muito com os dois.

Sabrina 30/05/2023

ESSE É O ROMANCE QUE PRECISAMOS!!
Willowdean, saiba que estou aqui para passar pano para tudo o que você precisar! Que mulher! Que personagem! Cheia de defeitos, inseguranças e sendo foda ao mesmo tempo! Não consigo expressar o quanto fiquei e sou apaixonada por ela. Willow mostrou que a adolescência não é fácil, nunca vai ser, independente se você é gorda, magra, alta ou baixa. Você é mulher e está sujeita a todas as inseguranças que a nossa sociedade nos oferece.
O único defeito desse livro (e aqui digo que o filme é melhor) é o relacionamento entre mãe e filha. Podia ter sido melhor.

EmilyGabriele 18/05/2023

Dumplin
Dumplin é um dos poucos livros que discute de forma simples sobre diversidade. Como assisti o filme primeiro, e só depois li o livro demorei para me acostumar com as diferenças de narrativas. A construção da personalidade de Willowdean é fascinante de ver no livro. Mas devo dizer que pela primeira vez, eu preferi o filme do que o livro

LuAsa98 19/04/2023

Gostei do enredo e dos personagens. Apesar da Willowdean ter sido tóxica com algumas pessoas, adorei o fato dela não ter ganhado o concurso. Não por achar que ela não poderia ganhar, mas sim para que a história não se tornasse um "clichê" onde o protagonista sempre conseguirá o que quer. Os personagens masculinos são muito fofos e simpáticos (exceto o Patrick), principalmente os que relacionaram com a Will. O final foi muito interessante e a leitura é cativante também, não sendo cansativa e fácil de ler. O livro passa mensagens lindas que todas as pessoas deveriam ler. Ensinamentos sobre autoconfiança e amizade.

Vanessa704 19/04/2023

Uma leitura sensível e prazerosa
"Quem me dera que houvesse uma ponte entre quem eu sou e quem eu gostaria de ser. Porque esse lance de ficar fingindo ser alguém até poder chegar lá não está mais dando certo comigo". P. 215.

Dumplin' foi uma leitura sensível e prazerosa. Conta uma história de autoconhecimento, empoderamento feminino, descobertas e relações familiares de uma protagonista gorda, bonita, insegura e corajosa.

A forma como Julie Murphy narra a história a Willowdean despertou em mim tantos sentimentos.. eu ri e chorei com a protagonista.

Dumplin' não é o melhor livro que já li, mas com certeza é um ótimo livro. Vale super a pena a leitura!

"Às vezes, descobrir quem você é implica entender que o ser humano é um mosaico de experiências. Eu sou Dumplin', Will e Willowdean. Gorda. Feliz. Insegura. Corajosa." P. 325.

Van 15/04/2023

Esperava mais dessa história?
Eu tinha altas expectativas para essa história, porém acabei de terminar a leitura e me sinto levemente frustrada.
O fato é que demorei demais para finalizar a leitura. Um dos problemas foi que achei a história com tanto potencial mas muito mal trabalhada.
Sei que não podemos colocar tantas expectativas em cima de uma obra, mas foi inevitável. Queria tanto que o assunto de gordofobia fosse mais explorado, mas achei bem raso.
Enfim, não é uma leitura ruim, mas poderia ser excelente e não foi.

Eliana 13/04/2023

Inspirador!
Dumplin, é o apelido que Willowdean Dickinson recebeu da mãe. As duas têm um relacionamento bastante conturbado. Will é fã de carteirinha da Dolly Parton, o livro trás muitas referências das músicas da cantora.

A historia se passa em Clover City uma pequena cidade do Texas em que todo ano acontece o famoso concurso de Miss por qual a mãe de Will costuma se dedicar cem por cento do seu tempo. Apesar do livro ter o foco maior no concurso temos outros diversos assuntos sendo explorados como a relação de Will com a mãe, o luto de uma pessoa próxima da família, questões relacionadas ao corpo e a busca de se encontrar e poder ser a protagonista da sua própria história.

O ponto importante pra mim foi o fato da autora não focar somente na Will, ela também se aprofunda nas personagens secundárias no primeiro momento temos a sua melhor amiga Ellen, que em quase todos os momentos me tirou do sério, por ser a melhor amiga de Will na minha opinião ela tinha que enxergar como a amiga se sentia mas pra Eleen as coisas são bem mais fáceis pois seu corpo é visto pela sociedade como padrão. Por causa do concurso mais três personagens entram em cena Mille, Amanda e Hahhah.

E por fim temos Bo, o garoto da escola particular que despertará em Will sentimentos muito conflituosos porque ao mesmo tempo que gosta de estar com ele também se sente insegura.

Acompanhamos a jornada de Will para construir a sua autoconfiança enquanto lida com a relação conflituosa entre a mãe e outros problemas que surgem. É nesse momento que Will toma a atitude de participar do concurso e encoraja outras garotas a participarem.

Apesar do livro ter capítulos curtos a história pra mim se tornou em muitos momentos arrastada principalmente na parte de um suposto triângulo amoroso achei muito cansativo e chato não tinha necessidade disso.

Apesar das minhas ressalvas dumplin é uma história emocionante e inspiradora. Muito se fala de autoaceitação mas todos nós em algum momento passamos por problemas de autoestima agora imagina uma adolescente?

O que eu mais gostei do livro foi quando o enredo foca mais no concurso porque foi o momento que senti a leitura fluiu mais rápido também gostei da amizade que Will constrói com as garotas, cada uma delas enfrentando seus conflitos. Juntas vão encarar qualquer obstáculo que surgir pela frente.