Dumplin

Dumplin' Julie Murphy

Resenhas - Dumplin

Anne 22/01/2023

Perfeito
Primeiro livro muito famoso que eu leio que é bom.

As vezes a personagem principal me irritou mas valeu a pena a leitura.
Super recomendo ?

Maria 20/01/2023

Tinha tudo pra ser ótimo
A história é boa e interessante,mas eu não consegui me conectar com os personagens e por isso minha experiência com esse livro não foi das melhores

Fernanda.Ozani 17/01/2023

Em comparação com o filme
Achei o livro bom, tem algumas diferenças no filme, principalmente o relacionamento amoroso do casal e aqui mostrou mais a interação da protagonista com a sua mãe.

Iara.Borges 16/01/2023

Um livro muito gostoso de ler, que trata temas delicados de forma leve, mas que toca o leitor. Da pra se identificar com varias das inseguranças da protagonista e certos incomodos que ela sente, ainda q nao sejam as mesmas situacoes. Um livro que faz a gente refletir bastante.

Sariitinha 14/01/2023

Achei maravilhoso, a autora entretém a história toda
Maldita Netflix por fazer uma adaptação preguiçosa!
5 estrelinhas para dumplin

LavAnia 13/01/2023

É bom
A Will é meio chatinha em algumas situações mas dá pra entender. A história é legal, a leitura é bem rápida e o livro é bem melhor que o filme claro

Jôjô 12/01/2023

Já tinha amado o filme , mas o livro foi muito melhor com mais riqueza de detalhes e algumas coisas diferentes.

Gaby.Brito 09/01/2023

Livro ótimo pra adolescência
É um livro ótimo, fala sobre autoestima, sobre as críticas do tamanho de roupas que usamos e sobre o peso da balança (e como nada disso pode - nem deve - te impedir de fazer o que você quer). Dá pra refletir até que ponto é preconceito e quando que passa a ser sobre a saúde de fato.

Natália Tomazeli 08/01/2023

Um livro genuinamente sobre representatividades
"Acho que você deve ser quem quiser ser, até sentir que é a pessoa que está tentando se tornar, seja lá quem for."

Em 2022, além de outros desafios que estipulei, resolvi me aventurar em fazer o desafio "Leia representatividade" das meninas do @afrofuturas. Eram 12 livros que traziam reflexões pertinentes sobre vários tipos diferentes de representatividade, e já a primeira leitura foi 5 estrelas!

Um livro sobre auto amor, body positive, empatia, família, amizade, diversidade, lidar com o luto, combate à padrões estéticos e gordofobia, "Dumplin" vai fundo em temas importantes, muito mais do que eu esperava. É um livro que acabei com vontade de presentar todas as adolescentes por aí e com vontade de disseminar sua existência mundo à fora.

"Porque a palavra gorda deixa as pessoas constrangidas. Mas, quando alguém me vê, a primeira coisa que nota é o meu corpo. E o meu corpo é de uma gorda. Por exemplo, eu posso notar que algumas garotas têm peitos grandes, cabelos oleosos ou joelhos ossudos. São coisas que é permitido dizer sem rodeios. Mas a palavra gorda, que é a que melhor me descreve, deixa as pessoas desconfortáveis."

Acho que o melhor do livro é o seu carro-chefe: a representatividade gorda! Que é saudável, plausível e real. Sem esteriótipos, a autora traz as inseguranças e os sucessos de Will de uma maneira abrangente e humanizada. Todo o livro é assim, real, humano e sensato. Cheio de representatividade LGBT e de personagens femininas completas, é um livro que eu com certeza queria que existissem mais por aí!

Já to louca pra ler a sequência, "Pudim", já que o final do livro é super aberto e deixa muita coisa bacana pra ser desenvolvida num segundo livro!

Mirele 07/01/2023

Divertido e empolgante
O livro começa com uma história relativamente simples de um verão da adolescente Willowdean, então tem aquelas coisas básicas de livro adolescente. Maaaaas temos um porém: Will é gorda. Mas ela não se importa muito com isso, aparentemente.
Como um bom livro teen, Dumplin' mostra sobre os dilemas de Will enquanto cresce, as tentativas de romance mesmo sem achar que conseguiria, por ser gorda. As amizades. O relacionamento com a mãe (que não é dos melhores, pq ela organiza o concurso de miss da cidade e liga muito pro negócio de padrão de beleza).
Apesar de ser bem simples, Will obviamente tem que passar por reflexões e processos diferente da maioria dos protagonistas de romances teen, geralmente dentro de todos os padrões, e ela também não faz questão de ser uma mocinha tímida e assustada. Então é bem divertido ver o amadurecimento dela e as reflexões que ela tem ainda são bem válidas mesmo pra quem, como eu, tá mais perto dos 30 que dos 18.

Dadá 04/01/2023

Leitura leve, divertida e prazerosa.
Uma delicia de livro e uma aula de aceitação.
Willowdean ? BO ?

Bassi1 03/01/2023

Mais uma leitura proporcionada pelo skeelo ??
Já tinha visto vários trechos do filme nas redes sociais que me deixaram curiosa pra saber a história, então quando vi que tinha no skeelo resolvi ler o livro e só depois ver o filme, Recomendo os dois, o livro aprofunda mais nos temas, porém o filme é uma versão mais curta e moderna, que mesmo com as alterações ficou muito bom.
Consegui aproveitar muito o clima do Texas da leitura, algumas situações me lembraram muito o interior onde vivo, além disso consegui consegui conhecer vários elementos culturais de lá.
E pra finalizar so quero falar o quanto queria um Bo Larson na minha vida ???

manoela_ 02/01/2023

achei uma leitura fluída, sabe? foi bem gostosinho de ler, amei!
fiquei esperando mais migalhas de romance, mas como o foco não é necessariamente o romance, mas a relaçao de will com seu corpo, nao foi uma decepçao.