Dumplin

Dumplin' Julie Murphy

Resenhas - Dumplin

Guacira.GonAalves 18/01/2019

Empoderamento feminino
Não precisamos ter o corpo perfeito para sermos felizes. O livro Dumplin conta a história de Will, uma adolescente obesa, cheia de neuras, mas que se aceita como é e decide participar de um concurso de miss, supervalorizado por sua mãe, mesmo fugindo dos padrões da sociedade. E, com essa iniciativa, acaba, sem querer, incentivando outras meninas da escola, que se espelham nela, a participarem do concurso também.
Mas Will tem suas inseguranças e precisa lutar contra elas.
Uma personagem muito real e que nos faz criar empatia por ela logo no início da história.
Gostei muito e lerei mais livros sobre esse tipo de temática, onde a protagonista pode ser ela mesma, sem necessitar fazer parte do padrão da sociedade.
Recomendo!

#resenha
#ggmaffra
Ingrid 18/01/2019minha estante
Não sabia que o livro se tratava disso, mais um motivo para ler

Ingrid 18/01/2019minha estante
Não sabia que o livro abordava essa temática, mais um motivo para ler!!

Guacira.GonAalves 19/01/2019minha estante
Eu adorei!

Rosana - @tudoquemotiva 12/05/2018

O livro vai apresentar uma protagonista gorda que se sente muito bem com o próprio corpo, porém em algum momento isso vai mudar e vai deixar nossa protagonista questionando a própria autoestima.

O livro vai contar a a estória da Willowdean, ela é uma adolescente gorda que se sente segura e bem com o próprio corpo. O título do livro se dá pelo fato de sua mãe usar "Dumplin'" como um apelido carinhoso para ela. Will repudia esse apelido e fica muito brava sempre que sua mãe a chama desse jeito, inclusive acontece uma vez em público e Will quase tem um treco por conta disso.

Will é gorda assumida e não tem problema nenhum com o seu peso, e também não se importa com que as pessoas vão pensar por conta disso. Ela não tem problema com o seu peso, mas a sua mãe sim. Sua mãe é a ex-miss de um concurso de beleza da cidade (que acontece todo ano) e com isso, ela está sempre tentando dietas milagrosas e fazendo com que Will também faça essas dietas, mas é claro que elas nunca dão certo. Como Will mesma diz, as dietas funcionam por um ou dois meses e depois sua mãe desiste.

“Eu perdi muito tempo na vida me preocupando com o que as pessoas diriam ou pensariam. E, às vezes, era em relação a coisas bobas, como uma ida à mercearia ou aos correios. Mas houve ocasiões em que me proibi de fazer coisas importantes; E tudo porque estava com medo de que alguém me olhasse e decidisse que eu não tinha valor.”

Por ter um relacionamento bem complicado com a mãe, Will acabou aproximando-se mais de sua tia Lucy, que também sofria por ter sobrepeso. As duas sempre entenderam muito bem, mas Lucy acaba falecendo e Will se vê sem chão e com os julgamentos constantes de sua mãe, que tem medo do mesmo acontecer com sua filha.

Will trabalha em uma lanchonete e acaba descobrindo que seu colega de trabalho gosta muito dela e isso faz com que ela comece a questionar-se e duvidar das próprias capacidades. Sua confiança fica abalada, pois ela não acredita com que o cara gatinho do serviço e o popular da escola possa gostar dela.

"A vida inteira tive um corpo digno de comentários, e se há uma coisa que viver na minha pele me ensinou foi que, se o corpo não é seu, você não tem o direito de dizer nada."

Com o concurso de beleza da cidade chegando, Will decide participar, para provar à ela mesma que ela consegue, para provar para a mãe que subestima a beleza da filha e provar as pessoas que seu peso não muda em nada a pessoa que ela é.

É um livro recheado de auto-aceitação, amor próprio e confiança, não só em si mesmo, mas confiar no próximo também. Os relacionamentos de amizade e amor, aqui representados, parecem reais e verdadeiros. A relação com sua mãe é algo real e aceitável, há discussões, momentos de alegrias e questionamentos, como qualquer relacionamento familiar.

O romance do livro é algo fofo, mas não é meloso. Há um pseudo triangulo amoroso que não faz muito sentido, mas até que é importante para a narração. As relações de amizade com Ellen e com as outras personagens que aparecem, são cheias de altos e baixos, mas são verdadeiras e plausíveis.

Apesar de gostar muito do livro, da narração e da escrita (é um livro muito leve e rápido de ler), parece que a autora deu uma corrida no final para tentar responder todas as questões pendentes. Além do quesito autoestima, o livro apresenta conflitos e situações reais com uma homenagem à Dolly Parton. No geral, gostei bastante e super recomendo a leitura. Mal posso esperar para a continuação que será lançado em Maio lá na gringa *___*

site: http://www.tudoquemotiva.com/2018/03/dumplin-julie-murphy.html
Juju ð 24/06/2018minha estante
Meu Deus vai ter continuação? Ainda bem... pq esse final deixou a desejar. Mas ótima resenha ?

Rosana - @tudoquemotiva 26/06/2018minha estante
Siiim! Na gringa lançou em maio, não sei quando a editora vai levar pro Brasil, mas falaram que vão lançar sim ^^

Giuliana Sperandio 07/10/2018

Gostoso de ler, mas não crie expectativas
Peguei esse livro depois de várias opiniões positivas e estava amando até metade dele, mas parece que desandou um pouco, tornando uma leitura rápida e um pouco frívola. Final foi vago e sem emoção, a relação da personagem com a amiga foi de 8 a 80 sem ser bem trabalhada, na realidade vi em Ellen, melhor amiga de Willowdean uma garota fútil, influenciável e que não merecia a amiga que tinha.
Enfim, uma leitura leve, mas sem grandes alardes.
Kel Arteira 27/10/2018minha estante
Concordo com sua resenha. Deixou a desejar .

Giuliana Sperandio 29/10/2018minha estante
eu fiquei triste pq a amizade do lado dela era bem mais verdadeiro que a da tal da Ellen e o empoderamente falhou miseravelmente :(

Julia.Silva 01/07/2020

Maravilhoso ?
O que mais gosto em dumplin tanto no livro quanto no filme é o empoderamento feminino que essa história passa e a evolução e a transformação de alguns personagens.. O fato de a Willow começar a não se sentir bem com o seu próprio corpo hoje em dia na sociedade em que vivemos e algo normal para nós mulheres, e ela nós ensina que palavras são apenas palavras tudo depende do significado que você coloca ali, e no concurso mulheres se apoiarem ,nós ensina que mulheres precisam apoiar mulheres ,é um livro que toda mulher deve ler, pois se trata de mulheres e nós ensina que o amor que devemos ter e o amor principalmente pelo nosso corpo somos nós mesmo que devemos ter, aquele tal de amor próprio!
P.S: assisti o filme dnv depois de ter lido o livro e fiquei brava, porque eles mudaram muitas coisas da história . Mas isso acaba sendo normal em todo filme que é inspirado em livro.. E gostei muito mais do Bo do livro..
(Não assisto mais o filme , mesmo sendo um filme maravilhoso, pois terminando de ler o livro vi que eles alteraram muitas coisas. Não vou conseguir assistir sabendo que as coisas aconteceram de uma forma diferente)..
Eu simplesmente amei esse livro ?
Yes 10/07/2020minha estante
Eu também li e fui assistir o filme. O Bo do livro não tem nada a ver com o filme. Amei como no livro o relacionamento deles acontece durante todo o livro e de como o Bo é muito mais seguro de si e de seus sentimento pela Willowdean. O filme parece que foi feito tudo em partes ( romance ~ concurso~ romance de novo).

Julia.Silva 10/07/2020minha estante
Simmm, o bo do livro é um garoto encantador e como você mesma disse um garoto muito mais seguro de si.. E realmente o relacionamento deles durante todo o livro mostra que além de estarem apaixonados eles tinham uma amizade que torna muito mais bonito o relacionamento deles.. Normalmente em todos filmes eles fazem isso eles cortam partes , separando somente as que eles acham importante mas é uma pena porque a maioria da vezes a historia fica meio incompleta para quem conhece a historia toda (dos livros)..

teh. 18/08/2021

incrível até chegar na última página
sinceridade aqui, o livro é incrível demais, a will tem mta personalidade, é tudo muito bem desenvolvido, a gnt ama e surta com ela, mas a ellen me irritou muito, parece q ela eh sempre certa???? mesmo fazendo merda e ,,,, a mãe dela mto vilã pra mim rs mas eu amei mesmo assim, ela e bo MTO bem desenvolvido mas MANO O FINAL VÉI PQ TÃO EM ABERTO?????? vou ler o livro 2 pra ver o q vai ser mas VÉI PQ EU FIQUEI MUITO FRUSTRADA MOÇAAAAAA PQ VC FEZ ISSOOOOOO Q SACO enfim amei o livro tirei meia estrela pelo final e pela ellen mas deveria TIRAR ERA UMA INTEIRA MAS ENFIM VIDA Q SEGUE, a will merecia mais ela merecia o final, a gnt merecia ver algo que todo mundo acha impossível acontecer, ver ela quebrar a cara de todo mundo q n acreditou principalmente a mãe dela, a parte da aceitação do corpo é maravilhosa a evolução, espero q ela aceite o Bo agoraaaaaa
Bigu 18/08/2021minha estante
Odeio final aberto, só quando é muito bem feito, lamento kkk

teh. 23/08/2021minha estante
SIM VEI eu odeio tb nossa q dor ? acabou com minhas expectativas

Helder 14/10/2018minha estante
Concordo com sua resenha. Will vai contra a sinopse do livro. Depõe contra as gordinhas. Até mais da metade do livro eu a achei tremendamente egoista e problemática. Todos que a rodeavam eram legais e ela não merecia aquelas companhias. Até a mãe dela tinha mais razão que ela.

Renata Louise 20/01/2019minha estante
Concordo!

Renata @riodelivros 10/12/2017

Eu entrei em clube do livro e esse foi o livro do mês.
Vou falar a verdade, nunca tinha ouvido falar desse livro e foi uma grande decepção. No começo eu gostei, tava ate empolgada, mas o final foi horrível. Ela simplismente correu no final... ?
Rafaelly Monike 19/03/2018minha estante
Enrolou, enrolou e não fez nada. ?

Kelly 29/04/2018minha estante
Me senti da mesma forma, esperava bem mais. Esperava uma jovem empoderada e feliz com o corpo, não insegura e fujona.

Elitoria 14/11/2020

É aquele livro que você fala " é tá bom"
Sei lá eu gostei, mas esse é um dos raros casos em que eu prefiro o filme (recomendo muito).
Esse livro fez eu amar Dolly Parton.
Acho que tô sendo chata tem algumas partes no livro que são incríveis, mas comparado as minhas expectativas decepcionou um pouco.
Ilana Beatriz 07/12/2020minha estante
Eu também gostei mais do filme, achei q ele cumpriu mais a mensagem q queria passar

Elitoria 12/12/2020minha estante
É também acho, eu realmente não sei oque disser do livro.

Bia 30/07/2019

Primeiramente quero dizer que talvez eu esteja sendo influênciada por ter assistido o filme e depois lido o livro.

Agora vamos a resenha.

De cara, quando vi o livro (e o filme) serem anunciados soube que eu iria precisar ler (e assistir) eles, o filme é engraçado, fofo, representativo e eu simplesmente adorei, então por que não ler o livro não é mesmo?

E aqui estou eu, a Bia depois do livro, e valeu a pena ter as duas visões (embora eu tenha que admitir que gosto um pouco mais do filme, EI, EI, PAREM DE JOGAR ESSAS PEDRAS)

Gosto da Wil, mas eu achei que ela ia ser badass, principalmente pela sinopse, e ela não é badass, não tem autoconfiança e não está satisfeita com seu corpo, que era tudo o que eu estava torcendo, pedindo, implorando, rezando pra não acontecer.

Será que pelo menos uma vez na vida seria pedir demais uma garota que não se compara com as outras e que não fica triste por ser gorda? Aparentemente sim.

Além disso a Will é meio idiota com a El, não é como se a garota tivesse culpa de ser linda e ter um namorado e transar com ele, entendo que ela está passando pela morte da pessoa que ela mais amava no mundo mas isso não é uma desculpa pra ser escrota.

E sejamos sinceros, a Will é uma escrota em muitas partes.

Em outras histórias isso provavelmente me faria tirar mais estrelas mas nessa não, e eu não sei dizer exatamente o porquê, talvez seja porque pareceu autêntico aqui, como quando você olha pra alguém e pensa "AI MEU DEUS QUE ROUPA E HORRÍVEL" e logo em seguida pensa "E o que eu tenho a ver com isso?" A Will, pode ser uma escrota às vezes mas ela tem ciência e não se orgulha disso e acho que talvez seja esse o motivo de ter (não amado, não adorado, mas) gostado dela um pouco.

O Bo aparece bastante no livro (e preferia que ele não aparecesse tanto, preferia que aparecesse por 5 minutos como no filme, EIIIII, JÁ DISSE PRA PARAREM COM AS PEDRAS), não é que ele não seja um cara legal, ele é, mas a Will põe o cara num pedestal e eu acho isso um saco, até porque ele não merece, ele é ok, nada além disso, não é porque ele beijou uma garota gorda que eu vou amar ele.

Os personagens secundários foram os melhores pra mim.

A Millie que é TUDO QUE EU QUERIA QUE A WILL FOSSE, porque ela sim é badass, não se importa com apelidos ou ser zoada ou com ser gorda, ela vai lá e é do jeito que é e se você não gosta ela simplesmente te dá um sorriso doce e vira as costas (ou pelo menos é o que eu imagino que faça)

A Amanda já é mais difícil de saber, ela parece meio sarcástica e com um pé atrás com toda essa história mas tá ali com a Millie e isso já é o suficiente pra mim.

A Hannah, o céus, a Hannah, a gótica lésbica de Clover City (eu amei a personagem no filme e ela é diferente no livro mas continua com espaço no meu coração) ela é sarcástica, ácida e não se importa nenhum pouco com isso, mas também é um pouco frágil quando se conhece melhor e eu adoro isso nela, não é fácil ser a garota diferente numa cidade que se parece com um ovo e ela não finge que é fácil.

Pensando bem eu gosto dos dois extremos, tanto a Millie que sofre numa cidade pequena demais pra ela e mesmo assim age com doçura porque é o jeito dela, tanto a Hannah que sofre mostrando um belo dedo do meio para pessoas escrotas como Patrick Thomas.

E por último, Mitch, que quase estragou tudo quando disse que seria um namorado legal mas que ok porque tava bravo e ele só falou a verdade, aposto que o Mitch seria um bom namorado.

Ele é tão obviamente apaixonadinho pela Will que me doía quase fisicamente ver aquele garoto sendo tratado como segunda opção, principalmente porque ele não parece se apaixonar muitas vezes e porque ninguém merece ser segunda opção não importa o motivo.

Em questão de construção de história acho que a autora se perdeu um pouco e prolongou demais coisas que não devia ter prolongado e que o final ficou, não corrido, mas menos resolvido do que eu gostaria (e nisso o filme me deixou muito mais satisfeita).

O que também me deixou mais satisfeita no filme do que no livro foi a Lucy, no livro ela parece ser insegura com si mesma e eu não esperava isso e não gostei disso.

Um romance com não uma, mas três garotas gordas, uma gótica lésbica, Dolly Parton e Drag Queens pode não ser tudo que você quer, mas talvez seja o que precisa.
Hanna 30/07/2019minha estante
To suspeitosamente pendendo pra minha (quase) xará hauhauaha

Bia 30/07/2019minha estante
Kkkkkkk você não sabe como era ler Hannah e pensar na personagem e não em você

MaykonGomesOliveir 30/04/2022

Há algo no biquíni que faz com as mulheres achem que precisam conquistar o direito de usá-lo. E isso é um absurdo. Na verdade, o critério é muito simples: você tem um corpo, não tem? Então veste um e manda a ver!
Que livro sensacional!! A Will apesar de ser bem chatinha e as vezes paranóica rsrs, pra mim e uma personagem muito cativante. O livro e muito, muito diferente do filme, eles basicamente cortaram personagens que tiveram importância e cortaram acontecimentos também. Mas ainda assim amo os dois??
Jeny 01/05/2022minha estante
O livro parece ser incrível ??

MaykonGomesOliveir 01/05/2022minha estante
Acho que se tu ler, vai gostar demais ????

Skyllary 01/08/2022

É muito bom ler um livro com representatividade com uma personagem gorda, em um mundo tão cruel que nos ensina que o tamanho do nosso corpo é um defeito e não uma característica. Esse livro mostra claramente que ser gorda e linda do coisas que não se anulam, e o mais importante o mundo seria bem melhor se cada um cuidasse da sua própria vida ao invés de reparar nos corpos alheios.
Todos tem o direito de brilhar e ser feliz, não importa a largura da sua cintura, o tamanho dos seus dentes ou a cor de sua pele.
Então brilhem!!!
E leiam Dumplin rs
andrimilly 01/08/2022minha estante
eu sou apaixonada nesse livro

Skyllary 01/08/2022minha estante
Somos duas.

Laura Soares 31/01/2019

Não é tão bom
Willowdean é uma adolescente de dezesseis anos que está passando por uma fase difícil na vida: ela acabou de perder Lucy, sua tia, por quem nutria grande afeto. Lucy era como uma âncora à qual Will se segurava, buscando conselhos e usando-a como modelo a ser seguido. Lidando com o luto e começando a imergir em seu primeiro relacionamento, ela passa a ter dúvidas em relação a seu próprio corpo e aparência.

Eu tinha expectativas razoáveis para com esse livro, porém me decepcionei. Muito da história traz acontecimentos banais, com Will em um romance adolescente que não ata nem desata. Seu par romântico, Bo, é insosso e sem graça. Desejei inclusive que ela desencanasse de vez dele, pois o casal não tem química.

Além disso, os receios de Will em relação a ser gorda são explícitos. Ela fala que aceita ser como é e a todo momento se contradiz. Esperei por uma mudança radical, mas mesmo ao finalizar a leitura não detectei grande amadurecimento ou aceitação nela.

Ainda, Will é muitas vezes impulsiva e egoísta em suas decisões, punindo inclusive quem tenta ajudá-la. Depois que ela resolve participar do concurso – o que demora bastante a acontecer - a trama se torna um pouco mais interessante, porém acredito que a autora poderia ter explorado mais essa questão, que não é bem abordada e ficou destinada exclusivamente aos últimos capítulos. E como essa é a parte em que mais deram ênfase na sinopse, fiquei com a sensação de ter sido enganada, esperando por algo que não veio. Além disso, o final da história é aberto.

Em relação aos outros personagens, as amigas de Willow são o ponto positivo do livro: determinadas e cativantes. A mãe de Willow também não é uma pessoa ruim, como imaginei que seria. Não concordo com o fato de ela ter apelidado a filha, e é óbvio que Will era mais ligada à tia do que à mãe, mas Rosie gosta da filha e a quer feliz.

Enfim, a ideia inicial da autora, ao trazer uma protagonista que foge aos padrões, é ótima, no entanto, faltou desenvolvimento e o livro não traz o que promete. Ainda assim, estou ansiosa para o lançamento do filme na Netflix.

QUOTES:

"seja você quem for, sempre haverá alguém mais bonito, mais esbelto ou mais inteligente. A perfeição não é nada mais do que um fantasma que perseguimos."

"Acho que, às vezes, a perfeição que vemos nos outros é feita de mil pequenas imperfeições"

" - Meu Deus - sussurra Ellen. - Ela nasceu para isso. Tem uma miss dentro daquela gordinha fofa.
Um sorriso lento e satisfeito se abre no meu rosto, e respondo:
- Não. Aquela gordinha fofa é uma miss."
Monica.Mirela 09/02/2019minha estante
Faço das suas palavras as minhas rsrs.

Dressa Oficial 22/05/2018

Resenha - Dumplin
Olá, tudo bem com você?

Dumplin é um livro que eu estava querendo muito ler pois fala sobre um assunto pouco abordado na literatura que é a beleza de uma pessoa mais gorda.

Todos os livros que lemos os personagens são perfeitos, ótimos, magros, fortes e normalmente ricos, e já em Dumplin isso não é assim.

Willowdean Dickson é uma adolescente do ensino médio quase terminando a escola, ela sabe que é gordinha porém não vê problema em ser assim, lógico que ela não se acha a pessoa mais linda do mundo, mas também não deixa de sair de casa ou aproveitar a sua vida apenas por que está acima do peso.

Ela tem uma melhor amiga Ellen que é super magra, e linda de morrer mas as coisas começam a mudar entre elas, quando Willow começa a trabalhar em uma lanchonete depois da escola e conhece Bo um menino super fofo e que trata Willow muito bem e começa a desejar ficar cada vez mais com ela.

Só que ao invés de Willow sentir orgulho de ficar com um cara super bonito, ela acaba ficando mais insegura, do seu corpo, de falar com Bo sobre o relacionamento deles e ela acaba ficando chateada com ele de certa forma e os dois vão se afastando.

A amizade dela com Ellen acaba e ela acaba ficando um pouco perdida com todas essas mudanças ocorrendo em sua vida e então decide participar do concurso que sua mãe trabalha "Concurso Miss Jovem Flor do Texas" e ela e outras meninas fora do padrão de beleza imposto pela sociedade se inscrevem também e acabam ficando muito animada com isso.

Willow perdeu a sua tia por ser gorda demais e desenvolver muitas doenças e ela sabe como é importante cuidar da sua saúde, sua mãe é magra mas não costuma pegar muito no pé dela desde que sua irmã morreu pois acaba ficando sem jeito.

Achei o livro bem lento para ler, para mim não funcionou a dinâmica da escrita da autora, os dilemas dos personagens são fracos e o livro como um todo não me passou uma mensagem legal, achei o tema super atual e tinha tudo para ser ótimo livro mas infelizmente para mim não funcionou.

Algumas amigas leram e amaram e outras acharam a mesma coisa que eu que o livro não teve uma diferença legal para se tornar muito bom.

Então vai depender de você querer ler e tirar as suas conclusões as vezes não funciona para mim mas acaba funcionando para você!

Beijos

Até mais!

site: http://www.livrosechocolatequente.com.br/2017/10/resenha-dumplin.html
Ny 31/01/2019minha estante
Eu estou quase largando o livro. Acho que poderia ter sido uma baita história.

Iza 13/02/2019

Dumplin': 4,5
Adorei esse livro e como ele descreve bem as inseguranças de uma adolescente em relação ao próprio corpo e autoestima, as relações amorosas e familiares, entre outras questões, além de retratar o amadurecimento através dessas experiências. Até me identifiquei com a Willowdean em algumas partes.

O livro foi totalmente fora do que eu achei que seria, sem clichês e com final aberto e imprevisível, o que foi ótimo! A leitura é bem gostosinha, rápida e divertida.
gaby.bino 02/03/2019minha estante
Tem a opção 4,5 na hora de dar a nota

Rilaine Reis @livrospetseprosas 05/01/2019

Não me cativou....
Quando soube que esse livro iria virar livro me deu mais vontade de ler pensando que deveria ser uma linda história, mas não me cativou, gostei dos personagens mais achei eles muito vazios, com pensamentos e atitudes frágeis demais para uma história que deveria ser forte, de coragem e aceitação, tirando o final que me decepcionou profundamente, quando virei a ultima pagina fiquei procurando o restante da história, inconformada por ter acabado daquela forma, enfim não curti.
Renata Louise 20/01/2019minha estante
Quando acabei só pensei: ué!