Dumplin

Dumplin' Julie Murphy

Resenhas - Dumplin

natmoreira 22/07/2020

Quem lê as minhas resenhas já deve ter percebido que o meu maior problema com os livros, é a falta de profundidade e de como temas incríveis são facilmente desperdiçados, causando assim uma enorme decepção em quem está lendo. Quando pensei em ler “Dumplin” a primeira coisa que cogitei encontrar seria uma garota gorda tendo problemas de aceitamento, mas fui surpreendida.

Willowdean é uma garota bem resolvida com o seu peso, mas tudo muda quanto ela conhece Bo, um garoto que trabalha com ela, e então decide participar do concurso de beleza da cidade. Willow tem uma personalidade forte, em vários momentos da história ela é sarcástica e reflexiva, o que nos leva a pensar sobre profundamente sobre os acontecimentos de sua vida adolescente.

A trama costura muito entre o luto, a aceitação e gordofobia. Inclusive a relação com a própria mãe é meio fria e distante, já que ela foi vencedora e é organizadora do tal concurso. O que vemos é que Rose não aceita muito bem o fato da filha ser gorda e não se encaixar nos padrões dela nem da sociedade.

O que me incomodou aqui foram duas coisas: o fato da Willow agir como uma escrota quando mais garotas resolvem participar do concurso também e como ela coloca empecilhos sobre o que as pessoas vão achar do romance dela com o Bo. Poxa, se ela era bem resolvida, isso não deveria acontecer.

É claro que existem as inseguranças, mas aí caímos na mesmice de sempre quando de trata de personagens gordos: o será se? Esperava mais empoderamento da Willow nessa questão, que ela não se abatesse por causa de um garoto.

Achei o triângulo amoroso totalmente desnecessário aqui, além de aspectos que poderiam ser mais explorados. Contudo, não deixo de indicar. É uma leitura gostosinha de, de certa forma, proveitosa.

site: instagram.com/resenhaneios
Ivy 12/11/2020minha estante
Nossa sim, as vezes ela agia como uma maneira tão escrota que me fazia querer parar de ler. E o triângulo amoroso foi tão zzz

Tatá 19/03/2022

Dumplin
História linda demais
Eu já tinha assistido ao filme mais o livro é sensacional ???
Tem altos e baixos
Mais é uma história linda de se aceitar como é .... O que temos de mais lindo e precioso está dentro de nós e com essa história eu vi isso .
Amor próprio
É sobre isso ??
Ameiiiiiii ???

Fellipe 01/10/2022

Willowdean é uma mulher gorda, segura de si, que quer participar de um concurso de beleza. Com isso, diversas outras meninas como ela acabam se inspirando e se encorajando a fazer o mesmo. Um livro lindo, real e emocionante!

Lae | @vivoliteral 25/11/2022

Temática boa
Mas o livro em si é muito cansativo, a personagem Will não ajuda muito, em vários momentos ela me irritou, a mãe dela é doida doida e sem contar que a mesma se diminui por macho

Nathi 01/10/2021

Quando você tem certeza que vai amar...
Demorei definitivamente uma vida para Dumplin', e não me orgulho disso!

Também não me orgulho de falar que demorei para ler, pois só fui conhecer o livro depois de ter assistido ao filme algumas vezes.

Tá, confesso...

Assisti aos filmes muitas e muitas vezes. Não por amar o filme, mas pela necessidade de se sentir representada nas telas.

Quando se é gorda a vida inteira, passamos muito tempo da adolescência odiando o nosso corpo, odiando comprar roupas e principalmente, odiando o que as pessoas podem pensar quando nos olham.

Também confesso que por ser uma leitura mais jovem, a preguiça bateu de leve. Sempre penso, como livros e filmes com protagonistas gordas teriam facilitado a minha adolescência e economizado anos de ódio ao meu próprio corpo.

Willowdean, é mais que uma adolescente gorda e fã de Dolly Parton.

Ela é alguém enfrentando o luto pela morte de quem a criou, morte essa provocada pela obesidade. É filha de uma ex-miss, que vive de dieta e não consegue aceitar a filha feliz com o próprio corpo.

Sua melhor amiga de uma menina magra, alta, com um namorado e levemente popular.

E para confundir anda mais a sua cabeça, se apaixona por alguém que em sua mente ela não é merecedora.

Como alguém pode te amar, se você não se ama?

Como alguém pode tocar o seu corpo, quando você evita olhar para ele?

Como Bom poderia chamar Will de linda se ela não se enxergava assim?

O que as pessoas vão falar?

Will achava que era confortável em seu corpo, até não se aceitar mais na própria pele, até não se achar boa o suficiente para ficar com alguém que ela acha bonito, extremamente bonito.

Um concurso de beleza, um grupo de meninas que estão totalmente fora dos padrões impostos e uma missão:

Todas poderiam ter o direito de participar de um concurso de beleza!

E entre ensaios e vestidos, Will se abre para a amizade com Millie, Hannah e Amanda, e aprende com cada uma sobre aceitação e amor próprio.

O que começa como uma afronta a mãe e por anos de mágoa acumulados, se transforma em uma jornada de autoconhecimento.

A história de Willowdean é sobre aceitação, sobre luto, sobre perdão e sobre lidar o [*****] para o que os outros vão pensar de você.

E já estou ansiosa para Pudim, afinal é impossível não se encantar pela doçura da Millie e querer descobrir o que ela vai aprontar.

Marjory.Vargas 12/03/2022

“Não podemos ter coisas maravilhosas o tempo todo. Esqueceríamos o quão maravilhosas elas são.”

Willowdean (Will para os amigos, Dumplin para a mãe) é uma adolescente que convive bem com seu corpo gordo. Ao lado da melhor amiga Ellen, a típica adolescente americana (alta, loira e magra), Will vinha vivendo, e muito bem, sua vida. Mas tudo muda quando, ao arrumar emprego numa lanchonete, ela conhece Bo Larson. Aluno de uma escola particular, jogador de basquete, popular... Will não se surpreende nem um pouco ao se sentir atraída por ele. Mas tudo desanda quando ela vê o sentimento sendo retribuído pelo rapaz.

Will começa a duvidar de si mesma, se sentir insegura, tudo porque acha que um cara como Bo jamais poderia gostar dela. E pra recuperar a autoconfiança, ela decide participar do concurso Miss Jovem Flor do Texas - do qual, aliás, sua mãe foi vencedora e é organizadora.

Meu problema com a Will é que ela faz drama por tudo. A mãe dela é um pé-no-saco, é, mas ela também não é a pessoa mais fácil do mundo de se lidar. O que foi todo aquele drama por causa do quarto da tia?

A Ellen, melhor amiga dela, parece que vive em Nárnia. Sério que ela não percebia o jeito que as pessoas tratavam a Will? E ainda se sentiu no direito de ficar brava com ela? E quando ela reatam a amizade... cadê o diálogo? Desculpa de um lado, desculpa de outro e vamos voltar a ser amigas? Ficaram semanas sem se falar e do nada tá tudo bem de novo??

O final aberto também me incomodou. Se o livro era pra ser sobre ela recuperar a autoconfiança, queria ter visto um embate dela com a mãe (que precisava ouvir umas verdades), mas no fim... sei lá, eu não “senti” um crescimento na personagem, sabe?

Lore 13/05/2022

É um livro legal, mas a protagonista comete umas idiotices sem tamanho, coisas que eram desnecessárias para o desenvolvimento dela e do livro, eu estava esperando uma mulher e não uma adolescente a imaturidade dela em situações ( com a Ellen e com o Mitch) irrita demais. Mas ainda assim foi ótimo ver a representatividade de mulheres gordas os pensamentos que a gente tem mas não conta a ninguém. A escrita é fluida e o livro é bem rápido de ler.

Tamis 04/12/2020

?Às vezes, descobrir quem você é implica entender que o ser humano é um mosaico de experiências.?

Josy de Paulo 26/09/2021

Eu gostei bastante do livro. A história é muito devorável.
Só não gostei muito do final. Acho que algumas coisas podiam ser cortadas e o final mais trabalhado.

gabrielrjf 29/10/2021

Mais um leitura em conjunto
Me surpreendeu.. achei que seria uma leitura mais chata e arrastada; com muito tema mimimi.. mas não foi! Gostei da representatividade e de como foi abordado cada assunto que precisa ser falado

A protagonista é irritante, dramática, chata, insuportável, egoista. Típico livro bom com protagonista que não me cativa nem um pouco.

Final achei uma bosta, o que me fez diminuir para 4 estrelas. Contudo, super recomendo