Dumplin

Dumplin' Julie Murphy

Resenhas - Dumplin

Marjory.Vargas 12/03/2022

“Não podemos ter coisas maravilhosas o tempo todo. Esqueceríamos o quão maravilhosas elas são.”

Willowdean (Will para os amigos, Dumplin para a mãe) é uma adolescente que convive bem com seu corpo gordo. Ao lado da melhor amiga Ellen, a típica adolescente americana (alta, loira e magra), Will vinha vivendo, e muito bem, sua vida. Mas tudo muda quando, ao arrumar emprego numa lanchonete, ela conhece Bo Larson. Aluno de uma escola particular, jogador de basquete, popular... Will não se surpreende nem um pouco ao se sentir atraída por ele. Mas tudo desanda quando ela vê o sentimento sendo retribuído pelo rapaz.

Will começa a duvidar de si mesma, se sentir insegura, tudo porque acha que um cara como Bo jamais poderia gostar dela. E pra recuperar a autoconfiança, ela decide participar do concurso Miss Jovem Flor do Texas - do qual, aliás, sua mãe foi vencedora e é organizadora.

Meu problema com a Will é que ela faz drama por tudo. A mãe dela é um pé-no-saco, é, mas ela também não é a pessoa mais fácil do mundo de se lidar. O que foi todo aquele drama por causa do quarto da tia?

A Ellen, melhor amiga dela, parece que vive em Nárnia. Sério que ela não percebia o jeito que as pessoas tratavam a Will? E ainda se sentiu no direito de ficar brava com ela? E quando ela reatam a amizade... cadê o diálogo? Desculpa de um lado, desculpa de outro e vamos voltar a ser amigas? Ficaram semanas sem se falar e do nada tá tudo bem de novo??

O final aberto também me incomodou. Se o livro era pra ser sobre ela recuperar a autoconfiança, queria ter visto um embate dela com a mãe (que precisava ouvir umas verdades), mas no fim... sei lá, eu não “senti” um crescimento na personagem, sabe?

Tamis 04/12/2020

?Às vezes, descobrir quem você é implica entender que o ser humano é um mosaico de experiências.?

cla17 02/07/2021

Me identifiquei com a Will em algumas partes do livro e acho que a maneira com que ela lida com tudo me inspirou em alguns momentos; Não sou muito fã de clichê mas até que gostei do romance desse.

+ O Livro também é um pouco diferente do filme, vale muito a leitura.

fox 04/08/2021

vontade de chorarrrrr
q odiooo esse livro me atingiu de todas as maneiras possíveis mkkkjdjeke me deixou feliz, com raiva, triste, depressiva, dps feliz de novo e me fez sentir corajosa? sei lá da última vez q isso aconteceu eu fiz coisas q não devia entao nao sei se eh bom KKKSKSKDJDJSK espero poder um dia estar tão confiante comigo mesma quanto a willowdean ?
vi que tem outros livros de continuação e estou louca pra ler hihi

Duda 21/09/2020

Minha primeira ideia a respeito foi de decepção (minha culpa por não ler a sinopse) pois esperava um new adult e não um juvenil. Mas como não devemos julgar um livro pela capa e nem pelas primeiras páginas, continuei a leitura e foi uma delícia! Apesar de personagens jovens que estão descobrindo a primeira vez, o primeiro beijo, o primeiro amor e etc, esses assuntos não influenciam em nada a história. A ideia principal realmente é trazer a autoaceitação e, independente da sua idade, ele vai te colocar pra pensar e você vai se sentir mais livre depois da leitura - pelo menos foi assim comigo, que me identifiquei com uma das personagens tidas como "fora do padrão". Acho uma leitura necessária pois, junto com Willowdean (a protagonista), nós vamos trabalhando em etapas a autoaceitação como o reconhecimento daquilo que você É, aprender a lidar com a opinião dos outros - ou, nesse caso, não estar NEM AÍ pro que vão dizer -, apender a amar a si mesma para assim poder amar outro alguém e aceitar ser amada, finalmente ser LIVRE das amarras do padrão que a sociedade impõe e tudo mais. É realmente divertido entrar no mundo de uma cidade do interior, pequena, onde a grande atração é um concurso anual e como ele molda a população que vive ali, sem falar que foi muuuuuito legal conhecer Dolly Parton e ler o livro com uma trilha sonora!

Stutz 24/04/2020

Dumplin’ | Julie Murphy | Valentina
Em Dumplin', nós conhecemos a Willowdean Dickson, ou Dumplin' como só sua mãe lhe chama, que significa bolinha fofinha. Nem preciso dizer o quanto esse apelido pode ser incômodo para uma adolescente gorda, certo?

Will é uma jovem que desde sempre teve que lidar com a obesidade, e com os comentários cruéis que vêm de brinde. Quem a ajudava a superar todos esses desconfortos e encontrar seu lugar no mundo era sua tia Lucy, que também era gorda e entendia Will mais do que ninguém no mundo.

Infelizmente, sua tia faleceu há um ano e, desde então, Will se sente meio perdida, e só não está mais porque tem sua melhor amiga, Ellen, também um dos presentes de sua tia Lucy. A mãe de Ellen era grande amiga de Lucy, o que ocasionou um "best friends forever" à primeira vista em Ellen e Will, que nunca mais se separaram.

Apesar de sua tia Lucy ter sido mais mãe do que qualquer outra coisa para Will, sua verdadeira mãe é miss, e em nada compreende o porquê da filha não ser magra ou não se preocupar em se enquadrar no padrão de beleza socialmente aceito.

Quando o concurso de miss da cidade está se aproximando, Will decide participar. Ela quer protestar contra os padrões e, principalmente, entender a si mesma e reencontrar seu lugar no mundo. E um concurso de beleza pode e vai mudar muita coisa, inclusive sua percepção sobre si mesma.
"A vida inteira tive um corpo digno de comentários, e se há uma coisa que viver na minha pele me ensinou foi que, se o corpo não é seu, você não tem direito de dizer nada."

site: https://www.instagram.com/p/B-_rA5Njxam/

Bru 25/05/2021

"A perfeição não é nada mais que um fantasma que perseguimos".
Livro PERFEITO! Sem palavras para o quanto me senti abraçada e representada pela história e pelas lições que a autora apresenta. É ainda melhor que o filme. Mulheres e adolescentes que não se encaixam nos padrões da sociedade: leiam!

leferraz 21/03/2022

Que livro gostoso de ler! Leitura super leve, fala de questões importantes como bullying, aceitação, autoestima.
Gostei demais e recomendo!

Anne 22/01/2023

Perfeito
Primeiro livro muito famoso que eu leio que é bom.

As vezes a personagem principal me irritou mas valeu a pena a leitura.
Super recomendo ?

Lari - @LitteraLari 19/03/2021

Willowdean, Dumplin, é uma adolescente gorda, e tudo bem, ela não vê a palavra gorda como nada além de uma descrição de quem ela é, isso não a define. Ela decide entrar em um concurso de beleza organizado pela sua mãe, Rosie Dickson ex-miss, como forma de protesto.

Ela trabalha em uma lanchonete de fast-food e tem um crush no Garoto da Escola Particular, Bo. Mas ao contrário do que se possa imaginar, ao descobrir que o atração é reciproca, Will começa a duvidar de si mesma.

Me identifiquei muito com Will, não apenas por ela fugir do padrão, mas por suas inseguranças e preocupaçoes, porque não importa o quanto sejamos confiantes com nosso corpo, sempre tem alguém para comentar sobre o que pode estar 'errado' com ele, alegando querer o nosso bem, e esses comentários somados as inseguranças ficam nos pensamentos.

"Se o corpo não é seu você não tem direito de dizer nada. Seja a pessoa gorda, magra, baixa, não interessa."

Confesso que em alguns momentos queria entrar no livro e sacudir Will, acho que a autora enrolou um pouco e acabou se repetindo em alguns momentos, mas isso não tira a beleza e a necessidade da estória, só ter um pouco de paciencia com a protagonista e lembrar que é uma adolescente que está se descobrindo.

Dumplin' é um romance que propõe reflexões importantes sobre bullying, empoderamento feminino e ditadura da beleza, a autora consegue fazer isso de forma leve e divertida. O livro é uma verdadeira lição de vida, sobre desenvolvimento.

Hayra.Matos 03/03/2022

Gostei do início
O livro é bom no início o relacionamento dela com melhor amiga Elen .
Depois que que ela começa a se envolver com bo as coisas melhoram mas quando ela decide . Participar do concurso , tudo piora , o final é super confuso . Não gostei

mikele | @respiropalavras 04/03/2021

seja você!
eu gostei muito desse livro. Willow é uma protagonista com duas características que eu adoro: ela é divertida, tem umas tiradas ótimas e, ela pensa. ela está sempre refletindo sobre as coisas, o que os outros dizem, o que ela mesmo diz e faz. uma das minhas partes favoritas do livro foi com certeza acompanhar essa linha de pensamento da Willow, porque soa muito como eu mesma.

as discussões sobre padrões de beleza, gordofobia e sororidade foram muito bem feitas e a mensagem de "seja você" foi passada com sucesso.

o livro fala muito sobre amizade, família, luto e expectativas, com personagens diversos que carregam sua própria mensagem para quem está lendo. enfim, adorei!

Athenna 16/09/2021

Nunca tinha lido nada da autora e não dava muita coisa não, dai vi o filme e achei ótimo e então vim ler e mantenho a opinião. É muito bom, acho que todoa deviam ler.

Bruna 07/04/2021

MARAVILHOSO!
"Eu sou Dumplin'. Will e Willowdean. Gorda. Feliz. Insegura. Corajosa." – p.: 325

Ela encontra uma possível solução para recuperar a autoconfiança: participar do concurso de miss. E ela não vai estar sozinha! Mais três amigas, que também são totalmente fora do padrão, resolvem aderir. Juntas elas vão mostrar que são tão merecedoras de participar, como qualquer outra.

Além de propor uma autorreflexão, Dumplin' também te coloca no lugar do outro.

Quer saber mais?
Acessa meu canal no YouTube e assista a resenha completa!

site: https://www.youtube.com/watch?v=ECLrh3s5VrE

Lane 11/05/2020

Aprendizado...
O livro é um pouco chocante e fala sobre rótulos e preconceitos que a sociedade nos impõe,fala também sobre aceitação e principalmente sobre se amar do jeito que és.