Dumplin

Dumplin' Julie Murphy

Resenhas - Dumplin

MaykonGomesOliveir 30/04/2022

Há algo no biquíni que faz com as mulheres achem que precisam conquistar o direito de usá-lo. E isso é um absurdo. Na verdade, o critério é muito simples: você tem um corpo, não tem? Então veste um e manda a ver!
Que livro sensacional!! A Will apesar de ser bem chatinha e as vezes paranóica rsrs, pra mim e uma personagem muito cativante. O livro e muito, muito diferente do filme, eles basicamente cortaram personagens que tiveram importância e cortaram acontecimentos também. Mas ainda assim amo os dois??
Jeny 01/05/2022minha estante
O livro parece ser incrível ??

MaykonGomesOliveir 01/05/2022minha estante
Acho que se tu ler, vai gostar demais ????

Luísa 17/11/2022

Dumplin
Gostei do enredo e dos personagens. Apesar da Willowdean ter sido tóxica com algumas pessoas, adorei o fato dela não ter ganhado o concurso. Não por achar que ela não poderia ganhar, mas sim para que a história não se tornasse um "clichê" onde o protagonista sempre conseguirá o que quer. Os personagens masculinos são muito fofos e simpáticos (exceto o Patrick), principalmente os que relacionaram com a Will. O final foi muito interessante e a leitura é cativante também, não sendo cansativa e fácil de ler. O livro passa mensagens lindas que todas as pessoas deveriam ler. Ensinamentos sobre autoconfiança e amizade.

Rayanne Fortes 03/12/2021

Willowdean vive com seus medos e inseguranças que compartilha com sua tia Lucy, entretanto, quando chega o momento da despedida entre elas, Will se vê encarando suas inseguranças sozinhas. Essa garota vai aos poucos aprendendo a se reerguer?
Eu me identifiquei com Will, quanto carinho por essa personagem

Iara.Antunes 13/10/2020

Dumplin é livro cheio de aprendizados e reflexões sobre amarmos com somos, pelo nosso corpo e aparência que temos e sem ser influêncida negativamente pro padrões criados e estabelecidos pela sociedade sobre o corpo perfeito e não nos sentirmos mal por quanta disso.

A minha primeira experiência com o Dumplin foi com adaptação da Netlix onde adorei o contexto e temas trabalhado de forma leve, mas reflexiva .

Porém o livro aborda muito as inseguras e pré-conceitos que própria Dumplin' sente consigo, mesmo ela parecendo forte contra as maldades por ser uma menina fora dos padrões estáticos, ela no fundo também carrega traumas e medos. Nisso que livro foca e como ela vai se descobrindo e inspirando outras pessoas.

O livro é super bom, porém senti falta de alguns elementos na história que me agradaram mais no filme mais enfase ao concurso e relação dela com Lucy.

No desfecho do livro ficou muito aberto. O leitor pode imaginar se a Dumplin' parou de fugir do que ela sentia por medo do que os outros irão pensar, isso referente ao relaciomanetos amorosos, familiares e ciclo de amizades.

Mas tirando isso o livro trás vários temas importante que devemos refletir sobre auto-estima, sobre medo do que outros pensam sobre nós, sobre a leadade, sobre o significado de ser amigos e como devemos acreditar no amor, mesmo que universo diga que não pode acontecer, pois a sociedade julgaria.

Roberta Maruki 25/09/2020

Um livro incrível!
Como a insegurança, pensamentos negativos e o que pensamos da opinião dos outros pode afetar a nossa vida.
Esse livro nos mostra que, independente de tudo, temos que ser felizes do jeito que somos. Nada mais importa.

Naty 23/06/2023

Bom para refletir
Dumplin traz várias reflexões, coisas que são necessárias pra todo mundo, e gostei de acompanhar a Will, seus desafios, e enfim sua aceitação. É engraçado ler um livro e se identificar tanto com os pensamentos da personagem, conseguir entender perfeitamente como ela está se sentindo e por que está se sentindo daquele jeito.

Simplesmente amei os capítulos curtinhos!

Julia.Moraes 24/01/2022

Apaixonada desde sempre
Sempre fui apaixonada no filme, devo ter assistido umas dez vezes, pude finalmente ler o livro que eu tanto queria

Cíntia Costa 14/12/2020

Gostei.
Achei essa história bem legal. Como entretenimento valeu muito a pena. Agora quero assistir o filme. Achei a personagem principal muito madura e com opiniões bem centradas. É um livro que traz muita história de vida. Ela é gorda, e sofre muito com isso, pelo julgamento que sofre das pessoas, ela mesma se sente insegura. É um livro que aborda questões familiares (sempre gosto de livros que tratam desse tema). Ela tem algumas questões não resolvidas com a mãe, e perdeu a tia que era como uma mãe para ela, e agora lida com o luto e com essa perda (super me identifiquei). O romance que rola é super fofo.
O livro aborda a importância das amizades também. De como necessitamos de amigos a nossa volta.
Só não gostei da parte do concurso de beleza, achei desnecessário e não gostei do final, ele termina de forma muito abrupta. Por isso não dei 5 estrelas.
É um livro muito fluido.

Elitoria 14/11/2020

É aquele livro que você fala " é tá bom"
Sei lá eu gostei, mas esse é um dos raros casos em que eu prefiro o filme (recomendo muito).
Esse livro fez eu amar Dolly Parton.
Acho que tô sendo chata tem algumas partes no livro que são incríveis, mas comparado as minhas expectativas decepcionou um pouco.
Ilana Beatriz 07/12/2020minha estante
Eu também gostei mais do filme, achei q ele cumpriu mais a mensagem q queria passar

Elitoria 12/12/2020minha estante
É também acho, eu realmente não sei oque disser do livro.

Vanessa 29/03/2021

Gostaria de ter lido esse livro com 13 ou 14 anos. Sinto que teria me ajudado a lidar com questões que só mais tarde eu aprendi a aceitar. Willowdean representa muitas meninas que sofrem com a gordofobia e a pressão que nos faz não aceitar o próprio corpo, a nos olhar como inferiores e ao mesmo tempo faz uma chamada pra quebrarmos esses padrões. A tomada de iniciativa dela em participar do concurso é genial. Queria muito ter feito essa leitura mais jovem.

Caroline.Casaes 26/01/2021

Poderia ser melhor
O livro conta a história de Willlowdean, uma garota de 16 anos que está passando por todos os desafios da vida adolescente. O fato dela ser gorda permeia a história do início ao fim, até porque a sua mãe além de ser magérrima é a Ex Miss Jovem Flor do Texas de Clover City, o que definitivamente não torna a sua vida mais fácil.

O livro tem uma premissa muito, muito boa e poderia ter sido bem interessante se a autora não tivesse deixado a personagem principal tão irritante. Assuntos como bullying, auto estima, relacionamento entre mãe e filha e superação poderiam ter sido trabalhados, mas a história simplesmente não se desenrola.

Will se vitimiza por quase tudo e busca aprovação constante das pessoas, ao mesmo tempo que as julga o tempo inteiro. Pra mim o grande plot do livro seria se ela procurasse um psicólogo pra tratar todas as frustrações que permeiam a vida dela.

Outra coisa que me deixou irritada com a leitura foi que muitas situações poderiam ter sido resolvidas se os personagens apenas conversassem e expressassem os seus sentimentos, mas nesse livro todo mundo sofre calado.

Apesar do livro ser bem morno, a escrita é bem fluida e os capítulos são curtos. Achei o final bem corrido pra o tanto de coisa que aconteceu e eu me apeguei a um personagem, o Mitch! Nossa, que cara fofo e cativante, guardarei no ??

Confesso que eu esperava mais do livro, vou ver o filme e espero que seja bom.

Mikaela9 11/04/2022

Esse livro tem tudo que eu gosto e mais um pouco, o que facilmente tornou ele um dos meus favoritos lidos nesse ano.

A história de uma garota gorda numa cidade pequena que é mexida toda ano por um concurso de beleza não poderia ser mais perfeita e recheada de sequências e quotes maravilhosos. Fora os personagens que pelo menos um você vai se identificar e se apegar.

Claro que houveram coisas que me incomodaram bastante, como a Will sendo preconceituosa em certos momentos, o fato da El não se desculpar pelas coisas que falou (o que me deixou a pensar que ela concordava em partes com que a Callie achava), a babaquice evidente do Bo, e, claro, a mãe da Will. Por Deus! A mulher não se toca que se Will e Lucy viam algo de maldoso nas falas dela então era porque essas falas eram maldosas!

Com relação esses pontos que citei eu fiquei incomodada e ainda levo isso comigo após o fim da leitura, porém as coisas boas da história também me acompanham nesse fim, como, por exemplo, o fato da maior diva do livro ser uma Drag e o show de Queens que as meninas foram! Deus, só faltei berrar! Essa foi uma das minhas sequências favoritas, sem dúvida.

O fim, em aberto sob vários pontos, me deixou um pouco decepcionada porque 1 eu não suporto final aberto e 2 eu não suporto final aberto, mas como Dumplin atrás esse sabor agridpce ao longo de toda narrativa, então acabou que combinou.

Particularmente falando, como uma boa fã de finais felizes, terminei imaginando o final bom para Will, as meninas, Bo e Mitch (QUE EU AMEI SIM! Adotei ele e até desejei por um momento que eles terminassem juntos, mas meu neném também vai acabar encontrando alguém que mereça ele por completo!).

Por fim, o que eu posso dizer é que Dumplin é sim uma história (bem sincera e crua) sobre pessoas gordas, mas com um encanto a parte único.

Anny Karol 26/03/2021

Levinho
Esse livro é uma história fofinha, mas com muitas reflexões principalmente sobre PADRÕES DE BELEZA! Vemos a perspectiva da personagem sobre seu corpo que na verdade é resultado de uma imposição social. Achei bem real porém achei o final meio corrido, faltando algo. Mas fora isso a história é maravilhosa!

Amanda3913 25/01/2023

Ruim, mas poderia ser pior
Ok, vamos lá!

Sei que é exigir demais da Willowdean levando em consideração que ela é uma adolescente e suas escolhas são movidas pela emoção, mas isso foi demais para mim.

Durante todo o livro ela demonstra grande aceitação com seu corpo e não liga para a opinião das outras pessoas, mas quando os outros dizem o mesmo, ela parece congelar e achar que todos estão mentindo.

O concurso, a parte mais importante do livro, teve dois capítulos apressados e quase não deu para sentir a emoção dentro deles.

As brigas foram banais (o que faz sentido por serem adolescentes), mas a reaproximação foi mais banal ainda! Nenhum personagem foi bem desenvolvido, nem mesmo a própria protagonista.

Tentaram criar um triângulo amoroso entre Will, Bo e Mitch, mas as decisões gerais dela eram tão sem noção da realidade que isso não funcionou.

O livro não é ruim de ser lido, mas a estória peca no desenvolvimento. Algumas cenas são ricas em descrição e outras são tão mal escritas que é preciso voltar o parágrafo para ver se vc leu direito.

Se o livro tivesse dado mais abertura para os acontecimentos do concurso, assim como um desenvolvimento real da Will, ele seria uma obra-prima! Mas infelizmente a autora não soube trabalhar o conteúdo que tinha em mãos