Dumplin

Dumplin' Julie Murphy

Resenhas - Dumplin

Tamires84 12/04/2024

Bonzinho
Eu comecei esse livro dia 1 de janeiro, na teoria era pra ser o meu primeiro livro do ano, porém o início história não me prendeu tanto quanto eu achava que prenderia. A escrita é leve, engraçada e triste ao mesmo tempo. Confesso que eu não dava muita coisa pro final, mas por incrível que pareça, eu gostei, sei lá, consegui sentir um conforto que eu não tive no decorrer da história.

Obs: Jolene agora faz parte da trilha sonora do meu ano.

Mah Mac Dowell 13/03/2024

Que livro incrível! Uma representatividade com uma protagonista gorda. Com pensamentos e sentimentos que só quem é gordo entende. Vários ensinamentos. Escrita super fluida. Só me decepcionei um pouquinho com o final, achei que faltou algo. Mas gostei muito mesmo do livro!

Cristina117 25/02/2024

Livro leve e gostoso de ler
Me fez lembrar Os 27 crushes de Molly
Que gordinha não passou por um romance que achou que era inacreditável ?

milena1171 07/02/2024

Minha opinião sobre esse livro
Essa leitura me ajudou muito. me conectei tanto com a personagem principal que a experiência de leitura transcendeu o maravilhoso. esse tipo de coisa raramente acontece, e a culpa disso é por eu raramente ler histórias com personagens que são fisicamente parecidas comigo. não tem muitos livros assim? eu não procuro o suficiente? não sei. mas simplesmente fiquei feliz por ter lido dumplin?

Cristina117 17/01/2024

Ótimo
O livro conta a história de Willowdean, apelidada pela mãe de Dumplin, apelido no qual ela detesta.

A narrativa gira em torno de um concurso de miss, cuja mãe é organizadora e vencedora há anos atrás, sendo praticamente o feito mais importante dela. Havendo entre mãe e filha uma tensão ao longo de todo o livro.

Will é uma menina gorda, que perdeu sua tia Lucy, sua referência de carinho e orientação, para um ataque cardíaco decorrente de sua obesidade mórbida. E sofre pela insegurança que o excesso de peso lhe acarreta, não se acha merecedora do amor que surge à sua porta.

E apesar de ser uma temática dramática, é extremamente leve sua narrativa e só ela parece não perceber o quanto pode ter.

Gostei bastante do livro, a narrativa foi me envolvendo que mal percebi a história chegando ao fim.

naluzete 03/01/2024

Faz muuuito tempo que eu comecei esse livro e só agora que eu consegui terminar. Por algum motivo eu me irritei com a protagonista em dado momento da história com o tal do Bo que acabou me fazendo parar de ler ele temporariamente.

Um dos motivos que eu quis ler esse foi pela questão da abordagem de gordofobia, e foi bem decepcionante porque eu não achei que foi tão bem abordado quanto achei que seria, isso até me desanimou um pouco.

Mas, apesar de tudo, o livro é bem escrito e os capítulos não são tão longos.

Leitora.de.Sonhos 06/12/2023

Bom demais!!!
Enrolei a essa pra começar a ler esse livro, mas não me arrependo de ter lido, a história é muito boa (apesar de um rançozinho que fui ficando da nossa querida protagonista, gente do céu quanta imaturidade e egoísmoooo), mas no fim deu tudo certo, e ela aprendeu então acho que valeu demais!

Priii Reis 22/11/2023

**Lido 2022 - Add Resenha**

Uma leitura leve,engraçada e inspiradora.
É principalmente sobre buscar o mesmo lugar que pessoas padrão tem na sociedade. Seja em um concurso de beleza,seja namorando publicamente e não dando a mínima para o bullying,ela e o grupo de amigas que se uniram por sua inspiração e juntas entenderam que tinham tanto direito como todas as outras garotas de se sentirem lindas e capazes para tudo!

**— Às vezes, descobrir quem você é implica entender que o ser humano é um mosaico de experiências. Eu sou Dumplin’. Will e Willowdean. Gorda. Feliz. Insegura. Corajosa.**

Willowdean precisa continuar se amando depois que sua tia Lucy se vai,até a paixão que elas tinham pela Dolly Parton está mais triste e distante.
Agora só tem a mãe e suas críticas silenciosas ao seu corpo,e seus hábitos alimentares. Ser adolescente não é fácil e gorda em uma cidade pequena e cheia de preconceitos é ser um alvo diário,do qual Will sempre quis ser invisível.

O ano não poderia está mais difícil e estranho pela distância de sua melhor amiga Ellen que agora tem um namorado,trabalha numa loja de gente magra e com amigas que criticam Will pelas costas,assim como todos.Will tem segredos com seu colega de trabalho Bo, que ficava com ela escondido,e mudou para sua escola e não a avisou e também não quis saber de ir atrás dela.

E foi em meio a tantos sentimentos e conflitos,que ela encontra um antigo formulário da tia para o tal concurso. Ela nunca imaginária que fosse algo que a tia queria,já que sempre criticou e na época da tia era muito pior o preconceito com gordas.
E assim Will teve uma grande ideia se inscreveria,e mesmo que a mãe soubesse em algum momento esconderia.
O que ela não esperava é que as outras meninas excluídas da escola,também a seguiria e juntas elas seriam a revolução!
______________________
****Resumo e Trechos****

A primeira pessoa que ela contou foi a melhor amiga que a incentivou logo.
E assim que uma das colegas da escola escutou no trabalho da Will,também quis se inscrever,porque disse que ela era um incentivo para que meninas fora do padrão mudassem como são vistas na cidade e ter respeito na escola.
Mas Will brigou com Ellen por ela querer também ficar no concurso,na mente dela se a amiga linda participasse ganharia e ia tirar o foco dela e das outras meninas do grupo da revolução.

E a partir dessa briga ela se abriu para outras amizades, tanto as meninas do grupo como para Mitch,que por um atraso de Ellen acabou sendo sua dupla em uma aula. Eles se tornaram muito amigos,ela nunca imaginou ter outra companhia. Ainda mais masculina e apesar de ele querer algo a mais,é tão respeitoso que respeita o tempo dela. Mas o coração de Will ardia por Bo,ao mesmo tempo que quando ele quis assumir tudo e a pediu em namoro e ela não conseguia pensar no que as pessoas iam dizer sobre um cara tão bonito estar com ela,o pânico das piadas,da pressão. Toda a segurança que ela fingia tanto ter desmoronava.

Ela se sente mal com a relação com o garoto, tentando esconder seu corpo,tensa com medo de que ele a visse além das roupas.
E ela sabia magoaria sua tia,que sempre a ensinou que deveria ser sentir bem consigo mesma e não com o que os outros pensariam.
E obviamente depois de ela dizer Não para Bo,ela desaba e desiste do concurso que ela nem estava levando muito a sério o que foi decepcionante e nenhuma novidade,
totalmente perdida.

Felizmente ela voltou atrás na ideia do concurso pelas meninas,e seu maior prêmio de cara foi fazer as pazes com sua melhor amiga,finalmente!
Will foi lá mostrou a Dolly que existia nela,e mesmo
sendo desclassificada teve seu momento de glória e apoiou as amigas.

**— Por que Dolly?
Nunca vi outra pessoa conseguir viver exatamente a vida que escolheu viver,como ela.
— É como se todos os dias fossem o Halloween para Dolly.
— Mas, para ela, não é um mundo de fantasias,não é um faz-de-conta.É a vida real. Exatamente como ela escolheu.**

**Há um certo consolo em saber que, para cada pessoa no mundo esperando ser encontrada, há alguém à sua procura.**

Trabach0 20/11/2023

5 motivos para ler
1. Com certeza um dos principais motivos para ler esse livro é sua protagonista, Willowdean é esperta, bem humorada, corajosa e mesmo sendo muito jovem consegue lidar muito bem com todos os conflitos que aparecem ao longo da narrativa.

2. Autoestima e representatividade, essas são algumas palavras que teriam feito toda a diferença na minha adolescência e acredito que na de muitas pessoas.
Ao contrário do que muitos dizem bullying não é brincadeira de criança e a forma como a autora aborda esses temas deixa bem claro não só a importância de conscientizarmos nossas crianças e adolescentes sobre esses assuntos como também a necessidade de termos uma referência, daí voltamos novamente na questão representatividade, é muito gratificante ver que hoje os jovens tem muitas referências positivas e que elas estão cada vez mais presentes na literatura.

3. O romance, sim é isso mesmo, normalmente esse é um aspecto que acaba me incomodando muito nos livros já que normalmente os autores acabam dando muito foco ao casal e deixando assuntos bem mais relevantes em segundo plano, porém em "Dumplin" o romance é mais uma peça que a autora usa para nos mostrar o quanto nossa protagonista está ferida e o quanto um problema de auto-estima pode influenciar na vida de alguém.
Todo relacionamento aqui é construído com muita delicadeza e ele é sim um dos pontos centrais do livro mas em nenhum momento ele vai sufocar outros aspectos da narrativa que são tão importantes quanto.

4. Relação mãe e filha, nem todas as famílias tem uma relação totalmente estruturada e nem todas as mães e filhas conseguem se entender, na verdade é muito mais comum que o contrário ocorra e em "Dumplin" a autora faz com que nossa protagonista tenha que encarar de frente essas questões, essas diferenças familiares e precise lidar com elas.

5. Dumplin vai virar filme, o livro teve seus direitos comprados e sua adaptação produzida pela Netflix chega já em dezembro desse ano e conta com ninguém mais ninguém menos do que Jennifer Aniston no elenco.

Mimi Macedo 14/11/2023

Willowdean
Difícil escrever sobre um assunto tão íntimo, de fora é sempre mais fácil né. Em vários momentos me perguntava se alguém deve se limitar aos seus desejos e necessidades por causa de "outros" , mas se refletimos: quem somos para querer decidir o que é bom ou não para alguém, fala a verdade é essencial, mas será que temos o direito de impor a nossa verdade a o outro, não somos perfeitos, cada um tem o direito de viver seus perengues e alegrias da forma que lhe convém, lembrando sempre que existem limites e deveres a serem respeitados. O livro é fácil de acompanhar, mas para mim o final ficou meio vago, queria mais.

Merabe 14/11/2023

Dumplin
Esse livro narra a história da linda Willowdean.
Apelidada de Dumplin pela mãe, uma ex-miss, Willowdean é uma moça gordinha com problemas recorrentes da adolescência, mas que passa por cima de tudo isso com sua coragem.

Numa jornada de autoaceitação e determinação,
"Dumplin" nos leva a criar um carinho enorme pela Willow, que é perfeita do seu próprio modo de ser.

Muito divertido e confortável de se ler. Li rapidinho e não larguei até terminar. Indico!

Aninha 04/11/2023

Necessário.
Acho que toda menina já teve essa fase: quando a insegurança e o falta de confiança está em todolugar.
"Dumplin'" é apaixonante em muitos sentidos. O equilíbrio entre o romance adolescente e assuntos que comumente são deixados de lado, como insegurança, perda de uma pessoa querida, amizade verdadeira, relação mãe e filha e conexões reais, é perfeito.
Em diversos momentos, me vi na personagem e pude sentir o que ela estava sentindo. Will e suas amigas provam que nada é impossível, a não ser que você pense que é.
É lindo e necessário.