Carma-Cola

Carma-Cola Gita Mehta

Resenhas - Carma-Cola

Biblioteca Álvaro Guerra 22/02/2024

Carma-Cola é um livro de Gita Mehta, uma escritora e jornalista indiana que viveu na Inglaterra e nos Estados Unidos. O livro é uma coleção de crônicas sobre o encontro entre o Ocidente e o Oriente, especialmente na década de 1970, quando milhares de ocidentais viajaram para a Índia em busca de espiritualidade, misticismo e exotismo.

O livro é uma crítica ácida e bem-humorada aos estereótipos, aos equívocos e às contradições que marcaram essa relação. A autora retrata com ironia e sarcasmo os diversos tipos de viajantes que encontrou na Índia, desde os hippies, os roqueiros, os artistas, os intelectuais, os políticos, os empresários, até os gurus, os charlatães, os fanáticos e os oportunistas. Ela também mostra como a Índia reagiu à invasão ocidental, ora se adaptando, ora se resistindo, ora se aproveitando da situação.

O livro é uma obra de denúncia, de reflexão e de humor, que revela as distorções, as manipulações e as consequências da comercialização do Oriente Místico. O livro também é uma homenagem à cultura indiana, com referências a autores, artistas, filósofos e religiões da Índia. O livro é um clássico da literatura indiana contemporânea, que foi publicado pela primeira vez em 1979 e ainda é atual e relevante.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/titulo.jsf?codigo=192104&fonte=

Mel 07/02/2024

Diferente do que eu estou acostumada
Esse tipo de livro - mais descritivo e com mais reflexões- nao são muito a minha casa mas eu gostei, é legal saber como todo esse misticismo que pintam a Índia funciona por lá e como eles usam esse estereótipos com os gringo.

Maristela 29/07/2020

Apenas legal
A autora , em minha opinião , se perde em alguns momentos da narrativa . Parece um livro escrito com uma certa preguiça. Ou pressa , vai saber ...
Mas também é esclarecedor , no que concerne à espiritualidade dos hindus . No meio deles também há os que se aproveitam da fé alheia para lucros pessoais , e para condutas horrendas .
Recomendo

fabioabu 02/02/2010

Bom livro
Este é um livro interessante e intrigante. Gostei de assunto e de como ele é abordado, apesar de em algumas linhas a autora divagar e pensamentos viajantes e particulares demais, aonde fiquei boiando. Mas são pequenas passagens.
Muito bom para se compreender o "mercado" de "meditação" que foi criado na índia na década de 60 e exportado para o resto do mundo. Praticantes de ioga e semelhantes não devem deixar de ler.