A interpretação dos Sonhos

Resenhas - A Interpretação dos Sonhos

1 | 2 | 3 | 4

Theo.en 16/04/2024

Ideologia
Interessante e descritivo, são algumas das caracteristicas que chamam a atenção na obra. s
Sua maneira de contar a história em formato mangá foi divertido e acredito que auxiliar em relação a atenção transmitida pela obra, tornandoa objeto de fascinio não somente pelo interesse ao conteudo como o modo pelo qual a história passa a ser contada e personangens ali apresentados.
Quanto ao conteúdo acredito ter sido explicito na explicação à pesquisa de Freud de como se interfere o desenvolvimento humano com relação as experiencias vivenciadas na infância, a importância da psicologia para o tratamento do individuo e neuroses, e a psicanalise tendo seu lugar de importância tanto para desenvolver do conhecimento humano como para o próprio nascer da psicologia, no entanto não se identificar como ciência por se basear em conceitos abstratos por vezes arbitrarios ao contrário da psicologia. Assim sendo para a psicologia como foi a alquimia para a química, mas sem perder seu carater de relevancia como foi a alquimia para os dias modernos.
Foi uma obra legal, divertida e reconfortante de se ler onde apresentou, e desenvolveu conceitos da psicanalise e a posteriori a psicologia além da vida e crescimento de Freud como pesquisador e psicanalista.
Eu recomendaria a obra sem excesões a quaisquer que queiram ler.

david andriotto 04/04/2024

O sono significa um fim da autoridade do eu!
É uma leitura muito excepcional de minha parte, algo inovador em meu mundinho de leituras. É, na verdade, um exemplar que peguei emprestado de minha psicanalista… o que dá certa potencialização à leitura, por menos que minha pessoa seja perseguida pela frágil comunicação dos sonhos com a vida de vigília, como o autor denomina o período diurno. É um livro cuja função social é a de publicidade de pesquisa acadêmica. Logo em seu prefácio, nos adianta sobre a primeira e talvez fundamental problemática metodológica: muitos dos sonhos analisados são os dele e que, portanto, esbarra na incompatibilidade de sua posição em se expor em demasia, mas que sem isso o seu método científico é falho.
É uma obra extensa, vou tratá-la de modo didático. É certo que ao passar da quadringentésima página tudo fica enfadonho, como a vida de Alice. talvez seja por isso que haja tantos sonhos nestas páginas.

Os sonhos!
O primeiro capítulo é destinado a revisão bibliográfica do assunto, que Freud perpassa muito bem. Aponta diversos ângulos e visões através do tempo e do avanço do debate teórico. É nessa parte que recebemos o primeiro verbete sobre os sonhos: todo sonho se revela como uma estrutura psíquica que tem um sentido. É isso que nos guiará pelas próximas centenas de páginas. Descobri posteriormente que isso foi uma imposição do editor, que muito salvou a obra.

São trabalhados tópicos essenciais ao entendimento do método freudiano para os sonhos, afinal. “Todo o material que compõe o conteúdo de um sonho é derivado, de algum modo, da experiência”. Podem ser lembranças que são inacessíveis na vida de vigília e é simplesmente uma questão do acaso descobrir-se ou não a fonte dos elementos específicos de um sonho. Para a discussão histórica, a infância é uma boa fonte de recursos aos sonhos, mas a maioria continua sendo o penúltimo ou antepenúltimo dia do ocorrido sonho.

A escolha do “material” é revestida de irrelevância. São elementos que passariam despercebidos por nós no período de vigília, como por exemplo o nome de um café da Starbucks lido em um cartaz na Avenida Paulista que juramos nunca termos visto. Este aspecto é muito interessante e demonstra para Scholz (1893) que “nada que tenhamos possuído mentalmente uma vez pode se perder inteiramente”. Haja boa gestão de armazenamento interno!

Há um interessante debate sobre estímulos sensoriais, se internos ou externos. A ideia basilar é entender que ao estarmos dormindo não estamos completamente desligados do mundo exterior, que continua a funcionar apesar de nossa inércia. Alguns apoiam a perspectiva que uma porta batendo faz com que sonhemos com tiros, estrondos; assim como um cachorro latindo ou um galo cantando ocasionaria outros acontecimentos. A perspectiva que Freud toma é a de que não devemos nos limitar aos estímulos sensoriais objetivos durante o sono.

E o famoso esquecimento. Grande quantidade dessas imagens oníricas são esquecidas em totalidade ou fragmentos. A explicação é diversa e muito objetiva, na verdade. Os sonhos são confusos e desordenados (apenas os colocamos em ordem (sequência causal com sentido de enredo) quando tentamos ordená-los ao acordar), portanto são difíceis de mantê-los guardados na memória por não terem este sentido claro de sequência, como um filme. Além disso, é destacável que os sonhos esquecidos (nada é esquecido totalmente, como já vimos) podem ser recordados ao longo do dia ou dos tempos a partir de uma percepção causal (vi um homem na rua usando um paletó = omg ontem sonhei com um casamento). E, claro, ninguém se importa tanto com os sonhos. É nítido e perceptível que quem os anota e realmente os guarda com afinco os lembrará com maior facilidade. Inclusive, depois que comecei a ler este livro tive uma percepção maior de minha atividade onírica. Uma externalidade que descobrirei positiva ou negativa com o passar do tempo.

O método de interpretação!
O método para interpretação difere do clínico e do popular (embora, surpreendentemente, se aproxime mais do segundo, de acordo com o autor). A análise das imagens oníricas é feita en détail, adotando os sonhos como de caráter múltiplo, um conglomerado de formações psíquicas. Nesse sentido, o sonho deve ser dividido em suas partes e nunca analisado como um todo.

A grande máxima a se saber é que o sonho é a realização de um desejo, não necessariamente aparente e atual. Assim como sonhos de angústia (os famosos e terríveis pesadelos) também revelam em si uma compensação de desejos. Se, no estado de vigília, algo lhe é negado ou uma vontade reprimida, o inconsciente a revela e a realiza durante a noite.

penso em ilustrar a ideia de sonhar/analisar:

conteúdo latente (mensagem inconsciente) → conteúdo manifesto (as cenas de um sonho)
o conteúdo latente por ser inconsciente é, em geral, reprimido. sua aparição só ocorre em momentos de baixa guarda (quando estamos adormecidos) e mesmo assim de maneira censurada: o conteúdo manifesto talvez esteja irreconhecível se comparado ao que saiu de sua fonte. a análise busca esta tradução, em identificar a mensagem inconsciente, este é nosso ouro.

a fábrica dos sonhos possui diretrizes para a produção deste roteiro censurado. freud identificou a (i) condensação, como o artifício de resumir o amplo conteúdo latente, garantindo a cada elemento de um sonho tem um amplo conjunto de pensamentos oníricos sendo representados através dele; e o (ii) deslocamento, como a arte de inverter a intensidade psíquica de alguns elementos do sonho. se no inconsciente algo é protagonista, o roteiro de um sonho pode lhe garantir um papel sub-representado; e a (iii) elaboração secundária, que acontece quando já estamos acordados e, ao tentar recapitular as imagens sonhados, acabamos por influir cenas que não existiam neles, mas que acabam fazendo sentido para a narração da história.

a análise é de todo modo individual. cada caso é um caso. a interpretação deve se valer da narração do sonho e de todo um preâmbulo necessário, informando todas as informações possíveis que possam fazer relação ao sonho. mas há algo generalista identificado pelo autor: a simbologia universal. o uso dos símbolos (método popular) não deve ser encarado como irrelevante, mas auxiliar à interpretação, principalmente quando tais elementos são universalizados a partir da cultura e história [e aqui faço um adendo a sigmund freud de que tais símbolos e significados irremediavelmente devem se alterar no tempo e no espaço]. posso citar reis e rainhas como símbolos de pais; príncipes e princesas como os próprios sonhadores; o ato de subir e descer escadas como representação do ato sexual; armas, instrumentos e chapéus como analogia do órgão sexual masculino.

dito tudo isso, não me sinto nenhum pouco seguro em inferir sobre meus próprios sonhos, mas é ótimo ter este guia basilar. ao ter um sonho, me parece errado a imediata busca pelo desejo ali manifesto, deve-se ater aos mecanismos de censura (condensação, deslocamento, elaboração secundária) e não se objetivar em simbolismos, assim como observar en détail. em suma, busque anotar sua atividade onírica ao acordar e converse bastante com um especialista em interpretação, de preferência algo certificado pelo ministério da educação e cultura.

maria 16/03/2024

Muito bom.
Essa adaptação em mangá de um clássico da psicologia apresenta as ideias, história de vida e conceitos base da psicanálise de uma maneira envolvente. Os termos e linha de raciocínio são facilmente entendíveis e coerentes, além de mesclar a narrativa com os argumentos propostos por Freud. Acredito que é uma leitura recomendada para iniciantes/curiosos da psicologia, principalmente psicanálise.

Lory 21/02/2024

A INTERPRETAÇÃO DOS SONHOS (mangá)
? "O que Freud está tentando é dar enfoque científico à natureza do ser humano"

? Esse livro faz parte de uma coleção da L&PM Pocket, de clássicos da literatura universal, representados em forma de "mangás de bolso", em uma linguagem descomplicada, que nos desperta curiosidade e interesse pelos temas abordados.

? Neste exemplar, a editora compilou e se inspirou em vários textos de Sigmund Freud e os simplificou em quadrinhos didáticos, abordando desde o surgimento da psicanálise ao desmembramento de conceitos típicos, tais como: neuropatias, histeria, hipnose, complexo de Édipo, narcisismo, ID e ego.

???? Ao longo da história, é possível acompanhar a trajetória de Freud desde seus tempos de universidade até se tornar o pai da psicanálise, como hoje o conhecemos.

? Eu achei simplesmente sensacional essa adaptação!

? Sou suspeita pra falar, porque sempre tive muita curiosidade por temas que envolvem o estudo da nossa mente, e livros como este ajudam a nós, meros mortais ? leia-se: não-estudiosos-da-área ? a compreender melhor e a se conectar com esse tipo de literatura (que, na grande maioria dos títulos, é super densa e complexa).

? A série traz outros nomes, de diversas áreas (não só da psicologia), como Dostoiévski, Proust, Franz Kafka, Jean-Jacques Rousseau, Marx, entre outros; e nem preciso dizer que agora quero ler todos, né? Alô, L&PM, me patrocina, quero montar toda a coleção! ??

Editora: L&PM
Nota: 5 ??

Lucas de Deus 11/01/2024

Introdutório
Excelente opção introdutória para se conhecer um pouco sobre a psicanálise, a mesma é extremamente complexa e mesmo Freud utilizando-se dos mitos gregos para explicar certas essências humanas, ainda assim a psicanálise tem sua complexidade de conhecimento, mas este mangá para mim foi divertido e condensa de forma rápida os conhecimentos mais essenciais.

Maria Eduarda 08/12/2023

A interpretação dos sonhos- Sigmund Freud.
A interpretação dos sonhos- Freud.
Em primeira instância, os conceitos fundamentos nessas páginas são sobre a psicologia do mundo onírico, acho interessante o processo de sonhar e o relato de certa forma exprime algo sobre você, sua vida e individualidade. Conforme Freud, os sonhos são um mecanismo do subconsciente para se comunicar com o consciente através da psicanálise. Apesar de não cursar psicologia e por primeira análise não ser minha primeira opção, sou interessadíssima nisso e oque me motivou a ler esse livro são os demais sonhos que me acontecem, meu mundo espiritual é extremamente sensível, apesar dos relatos serem íntimos são cabíveis as perspectivas do livro. Demorei certo tempo pra ler o livro que além de ser longo é um assunto muito pesado, que demora pra ser digerido e estudado, a linguagem dele não é tão fácil, mas ao decorrer da leitura você se acostuma e acata a familiaridade. A obra foi lançada em 1900, e um século depois ele se tornou um dos livros mais influentes do mundo, redigida com várias línguas. Quero ler mais sobre a psicologia dos sonhos e reler quando tiver mais maturidade para o assunto, entretanto, foi uma ótima experiência.

?Quando deixamos de ser estudantes, nossos castigos já não nos são infligidos por nossos pais ou por aqueles que nos criaram, ou, posteriormente, por nossos professores. As implacáveis cadeias causais da vida real se encarregam de nossa educação ulterior, e passamos a sonhar com o vestibular ou com os exames finais (e quem não tremeu nessas ocasiões, mesmo que estivesse bem preparado para as provas?) sempre que, tendo feito algo errado ou deixado de fazer alguma coisa de maneira apropriada, esperamos ser punidos por esse acontecimento em suma, sempre que sentimos o fardo da responsabilidade. Por uma explicação adicional sobre os sonhos com exames tenho de agradecer a um experiente colega, que certa vez declarou, numa reunião científica, que, ao que ele soubesse, os sonhos com o vestibular só ocorriam nas pessoas que tinham sido aprovadas, e nunca nas que foram reprovadas nele?.
Warley Pablo 07/02/2024minha estante
Freud é um cara fora da curva demais. E olha, sei bem o quanto esse livro foi importante pra você! Sei o quanto dá valor a essa área da psicologia.

Rê_2021 08/12/2023

O subconsciente é incrível!
Apesar de achar a leitura difícil, acho incrível o processo de sonhar, lembrar e relatar um sonho junto à razão que nos leva a tal. Pela visão de Freud os sonhos são formas de realização de desejos e tentativas de resolver conflitos recentes ou não; um mecanismo para o subconsciente se comunicar com o consciente através da psicanálise.

Lara 25/11/2023

Eu demorei meu tempo pra ler esse, achei muito interessante, a forma como ele expõe as ideias dele contrapondo a de diversos teóricos é bem explicativa, estou fazendo faculdade de psico e esse foi o primeiro do freud que eu li, tirei muita coisa da leitura, ótimo.

Kelly313 05/10/2023

A Interpretação dos Sonhos
Gosto muito do conceito de que antes não existia esse olhar mais profundo e analítico sobre a mente humana, e que agora, depois de Freud descobrir isso, descobrir a psicanálise, parece interessante entender as origens daquilo que um dia nos afetou e nos moldou a ser como somos.

Claudia 02/07/2023

Muito bom !!!
No estilo mangá,de fácil compreensão e interpretação.
Um pouco das teorias de Freud ,ficam mais simples de entender.

Alice 01/04/2023

A interpretação dos sonhos
Volume 4 da coleção das Obras Completas de Freud, A interpretação dos sonhos é o livro mais famoso do criador da psicanálise e lançou as bases do novo saber ao ser publicado, em 1900. A primeira edição de A interpretação dos sonhos foi lançada no final de 1899 (com data de 1900) numa tiragem de apenas seiscentos exemplares, que levaram oito anos para serem vendidos. Mais de um século depois, ele se tornou um dos livros mais influentes da época moderna, com incontáveis edições em dezenas de línguas. O livro se divide em sete grandes capítulos. No primeiro, Freud passa em revista toda a bibliografia sobre o tema, desde a Antiguidade. O segundo traz seu método de interpretação, com o exemplo do ?sonho da injeção de Irma??.

amandocao 01/04/2023

Psicanálise.
Nessa hq as explicações "psicológicas" foram reduzidas, o que tornou o livrinho de fácil entendimento. Gostei muito.
rebeca 06/04/2023minha estante
gostei muito
2 estrelas

amandocao 10/04/2023minha estante
sou assim, difícil de ser agradada

Matheus 08/01/2023

Para iniciantes,esse livro é otimo
Recomendo para pessoas que tem dificuldade em ler livro com palavras muito difíceis,esse livro aqui,além de ser fácil de carregar para os lugares(pocket),deixa de fácil entendimento os conceitos de Freud sobre a interpretação dos sonhos.

Mauve 19/11/2022

não é um monólogo sobre o significado dos sonhos
Queria que o livro fosse maior, mas entendo que o tamanho seja pra tornar a leitura mais rápida e dinâmica, mais fácil. Fiquei com vontade de ler o livro original, e ler os outros clássicos dessa coleção de mangás.
Do meio pro final a história me pareceu mais resumida como se fosse uma despedida por ter muitos acontecimentos pra pouco espaço, mas isso não tornou a leitura ruim.

1 | 2 | 3 | 4