A Interpretação dos Sonhos

Resenhas - A Interpretação dos Sonhos

1 | 2 | 3 | 4

yagoalmeida 20/10/2021

Novas percepções
Esse livro foi o marco da psicanálise para o mundo. Freud, com maestria, conseguiu categorizar a interpretação de uma coisa tão ampla, o universo onírico, em dois volumes (esta edição de 700 pag junta as duas num mesmo livro). Em 1900 esta obra colossal foi lançada, mesmo sendo finalizada em 1899, Sigmund Freud resolveu publicar no ano seguinte para "marcar" o novo século... Infelizmente no primeiro ano não tomou as proporções devidas, mas logo foi consagrado no universo de estudos psicológicos, colocando o Freud como um dos lideres da cadeira de psicologia na Universidade de Berlim.
Agora sobre o livro, Freud teve muitos sonhos recorrentes sobre a morte de seu pai e viu a importância pré-consciente dos sonhos, que motivou o então neurologista a pesquisar sobre. Os sonhos não tem a perspectiva poética, como este o cita, de forma que o sujeito forma uma frase com o sonho (predicado). As noções também não são pictográficas, ou seja, não existe um dicionário de sonhos, por exemplo "sonhar com dente significa sucesso financeiro". Freud descarta essas ideias para desenvolver sua nova linha de pensamento, os sonhos são reflexo do material inconsciente com o pré-consciente, envolvendo elementos infantis, sexuais e uma perspectiva subjetiva sobre cada imagem (uma montanha pode ter significados para um diferentes do outro). Não dá para resumir o processo inteiro de formação do sonho nem de sua interpretação neste comentário, mas é certo que, a fim de conseguir desenvolver um método único de interpretação, foi atingido neste livro. Mudou minha forma de analisar e perceber o mundo e as pessoas que me rodeiam. Freud além disso tudo expõe sonhos de pacientes e os interpreta, transcrevendo tudo no livro. O sonho sempre busca a felicidade(satisfação), independente de como seja, sendo distinto em conceito : sonhos de princípio e de contra princípio. Enfim kkkkkk tentando não ser prolixo pra falar dessa obra de arte. O Freud foi fundamental, nesse livro, para a ideia de inconsciente e motivou o seu pupilo Jung a pesquisar e usar seu método, que depois "adaptou" por meio de tautologia. Recomendo a leitura se quiser se aventurar no mundo inconsciente das pessoas que te cercam, esta é uma ferramenta poderosa, saiba que por meio dela saberá de muita coisa que, talvez, queira viver não sabendo sobre quem o rodeia. Boa leitura :)

Leticia 05/09/2021

Para quem tem curiosidade sobre o assunto
Achei interessante a ideia de adaptar clássicos de não ficção para mangá. É uma maneira interessante de ser introduzido ao assunto, principalmente se você for totalmente leico sobre o mesmo.
A linguagem do mangá de A Interpretação dos Sonhos é simples e ágil, como a coleção se propõe ser. Não espere algo complexo, os conceitos são apresentando de maneira simples e sem aprofundamento.
É uma boa maneira de checar se o assunto seria ou não do seu interesse. Se for uma experiência positiva, o leitor já se anima para ler a obra original. Isto porque a leitura do mangá desperta curiosidade sobre a obra original.
Recomendo também para aqueles que tem curiosidade sobre a psicanálise, mas preguiça de ler livro de não ficção ?.

Alex 03/09/2021

Não é "A Interpretação dos Sonhos", mas é uma boa introdução
Só o primeiro capítulo desse livro é da publicação original de "A Interpretação dos Sonhos", os outros capítulos são fragmentos das obras "Estudos sobre a histeria" e "Primeiras publicações psicanalíticas", então se a ideia é se introduzir no universo da psicanálise sem gastar muita grana (paguei R$ 10,00 nesse livro em uma feira de shopping) é uma boa pedida, mas caso queria estudar a análise de sonhos de Freud este livro não vai ajudar muito, aí só investindo nas publicações originais.

Julia Manjko 13/07/2021

Esperava mais .
Não sou muito estudada no assunto, mas consegui compreender os pontos de vista do autor que são escritos de forma didática e clara , o que me despertou interesse no início .
Porém me decepcionei ....
Pode ser por não ter começado a ler Freud pelo livro certo ou por ter iniciado com grande expectativa ( pois o assunto me desperta grande curiosidade ) , no final conclui que a leitura foi extremamente entediante e em alguns momentos até mesmo repetitiva .
Respeito o autor pois reconheço suas grandes contribuições em seu meio , espero ter experiência melhores com suas outras obras .

Matheus 27/02/2021

"Todo ser humano possui emoções primitivas dentro de si, como uma selva escura e profunda... Lá não há pensamentos. Somente o instinto de viver conforme seus próprios desejos." O livro me ganhou por esse pensamento... Uma boa introdução para a vida e as ideias de Freud de uma forma bem lúdica, os traços de desenho são muito bem feitos e o roteiro é macio e fácil de ler, no geral vale a pena para uma leitura de entretenimento...

Erico.Jose 05/02/2021

O sonho da psicanálise
Achei interessante como todos os pensamentos mais comuns que temos em relação aos sonhos tenha derivado da teoria freudiana. O autor fez um compilado das maiores ideias acerca dos sonhos e investigou com rigor científico quais eram válidas e quais não era. Apesar da psicanálise não ser ciência, essa obra mostra o esforço do Freud em elevá-la a esse patamar.

Minha crítica maior se dá justamente nessa defesa da psicanálise enquanto ciência, o que torna o livro chato em alguns momentos. Pois não é por ser um livro de estudos e teorias que precisa ser maçante. Para provar o seu ponto e conseguir o respeito da comunidade científica, Freud gasta muito tempo rebatendo críticas dessa comunidade e redundando em exemplos para poder provar seu ponto. Acredito que mesmo sem isso, a contribuição do livro e da psicanálise em breve não poderiam mais ser negadas.

Outro ponto legal de ler o livro é ver que muitos dos críticos da psicanálise e das teorias freudianas nunca leram a obra dele. Por exemplo, quando o autor explica que as crianças (às vezes) secretamente desejam a morte dos pais isso parece assustador. Mas quando Freud explica que as crianças veem a morte como a "Ausência definitiva de alguém" sem a decomposição, a irreversibilidade e a tristeza trazida pela morte, você começa a ver a teoria com outros olhos. Parece sensato que uma criança secretamente queira que o pai não chegue em casa para poder continuar dormindo com a mãe.

Por fim, é uma obra essencial para quem tem interesse em temáticas oníricas e também para quem quer entender melhor a psicanálise freudiana. Não é um livro tão fácil de se ler e nem tão prazeroso. Por se tratar de um clássico pioneiro talvez falte uma estrutura e divisão do texto que o tornasse mais palatável. Enfim, necessário, mas enfadonho.

Laura.Rafaela 28/07/2020

Muito interessante
?Quem é realmente fraco não sabe reconhecer a própria fraqueza? Leitura fácil e que desperta muita curiosidade, além de diversos insights, adorei!

Paulo Silas 19/01/2020

O grande livro de Freud que foi publicado em 1899, mas pretensiosamente datado de 1900, em que o sonho é dissecado e abordado em toda a sua estrutura - da forma com a qual o autor o concebeu em sua análise. "A Interpretação dos Sonhos" traz os processos inconscientes, conscientes e pré-conscientes envolvidos no fenômeno do sonho, e as formas com as quais é possível reconhecer cada um desses processos, tratando-se de uma extensa obra que se pretendeu abordar a questão dos sonhos de forma única e inovadora quando da época em que foi escrito. E de fato assim foi, permanecendo presente até hoje sua importância ao considerar as contribuições de Freud para as diversas questões tratadas no livro. Um livro denso e profundo que vale o esforço do seu estudo.

Freud abre o livro anunciando que apresentará "provas de que existe uma técnica psicológica que torna possível interpretar os sonhos", de modo que quando esse seu procedimento é aplicado devidamente seria possível observar o sonho como algo revelado "como uma estrutura psíquica que tem um sentido e pode ser inserida num ponto designável nas atividades mentais da vida de vigília". E é justamente nesse sentido que o livro todo caminha. Dividida estruturalmente de modo concatenado para que a questão dos sonhos evolua em sua compreensão tal qual pretende o autor que o leitor acompanhe, a obra inicia abordando "a literatura científica que trata dos problemas dos sonhos", onde Freud faz uma considerável revisão bibliográfica sobre a temática dos sonhos, abordando estímulos, fontes, características, sentidos e teorias acerca do sonho. "O método de interpretação dos sonhos" é apresentada na sequência a partir da análise de um sonho modelo, estabelecendo desde logo em seguida que o sonho seria a realização de um desejo - esse é o grande mote proposto na obra. Prossegue o livro tratando das distorção dos sonhos, de seu material e suas fontes, seu trabalho até concluir com a "psicologia dos processos oníricos". Há ainda um apêndice que aparece como reforço daquilo que Freud expõe ao final do livro: a refutação da possibilidade de sonhos proféticos.

Um dos principais argumentos que Freud defende no livro é então o de que "o sonho é uma realização (disfarçada) de um desejo (reprimido ou recalcado). Para provar o seu ponto, o autor traz na uma obra uma série considerável de sonhos de seus pacientes e colegas (inclusive seus), pondo em evidência ali o seu método interpretativo, concluindo sempre com um reforço de sua ideia defendida, pois sempre encontra na análise o tal desejo que estaria sendo realizado através do sonho. Sobre esse ponto, importante ressaltar que o argumento de Freud é o do tipo que não existe saída ou refutação, quando, de forma peculiar, sustenta que nos sonhos em que não seria possível apontar para o desejo que estaria sendo ali realizado, isso não significaria que a proposta estivesse errado, pois o desejo seria na verdade justamente o de Freud estar errado em sua teoria. Enfim, para além da peculiaridade desse argumento que reforçaria sua tese, tem-se o livro como um excelente trabalho digno da teoria psicanalítica de Freud. Os sonhos abordados de maneira séria e profunda é o que o leitor pode contar com "A Interpretação dos Sonhos".

Riquelme 19/03/2019

Um Livro Que me Ajudou a Desatar Muitos Nós
Sempre achei absurdos os relatos de pessoas sobre sonhos premonitórios. Nunca vi nenhuma coerência nas definições do misticismo sobre objetos e situações específicas dentro dos sonhos, que supostamente tinham uma conexão direta com a realidade. Depois de ter sonhado infinitas vezes com situações que pessoas próximas diziam significar coisas trágicas, e até hoje não ter visto nada se cumprindo, a minha curiosidade pra entender o que de fato existe por trás deste maravilhoso fenômeno só aumentou. Freud e a Psicanálise me trouxeram respostas livres de qualquer contaminação delirante. À medida que passei a analisar os meus sonhos e ver a real conexão que tinha com as minhas demandas emocionais, não restou mais nenhuma dúvida ou descrença.

Marcus 29/10/2018

cadê o padê
nem mostra a vida dele de viciado cheirando pó

Adriana Scarpin 07/05/2018

Quem foi a mente brilhante que colocou a versão mangá junto com as edições do Freud?
Estou resenhando a versão mangá que vagamente menciona o livro de Freud e suas ideias, mas que conta basicamente como se deu o nascimento da psicanálise, o papel de Breuer, Charcot, a acolhida inicial de Adler e Jung para a posterior ruptura, tudo costurado com pequenas inserções dos pontos básicos da teoria freudiana.
É um livrinho divertido e acho que feito justamente para aqueles que não sabem nada de psicanálise e querem saber um pouco sobre o assunto, faz um papel equivalente ao que John Huston fez trazendo a biografia do Freud para o cinema.

1 | 2 | 3 | 4