A Interpretação dos Sonhos

Resenhas - A Interpretação dos Sonhos

1 | 2 | 3 | 4

Higor Flávio 02/03/2022

Impressionante
Extremamente encantado com o livro. Super didático com toque de humor. Além de lindo é compacto, uma leitura que exemplifica com imagens (estilo mangá) o processo de descoberta de Sigmund Freud na origem da histeria.
Nele, conta a história de como o médico questionou a causa da histeria, motivando-o a investigar os mistérios dela até a criação da Psicanálise e suas implicações na saúde mental de seus pacientes. Acredito que, com o básico da teoria já é possível extrair pensamentos e críticas da época entorno da teoria sexual defendida por Freud.

Bart 04/03/2018

Freud "O sonho é a realização do desejo"
Me vi obrigado a ler esse p/entender outro livro que agora leio com outros olhos! A escrita de Freud é como se ele estivesse conversando com o leitor!

Vânia 29/07/2009

Não espere receber a interpretação de um sonho pra fazer sua "fezinha".
Mas aprendendo a interpretar seus sonhos vc se conhecerá mais e melhor e aprenderá a arriscar mais na vida. Tudo é uma questão de perspectiva... Qual será a sua?

Livia 13/10/2022

Livro muito difícil mas repleto de conteúdo excelente. Definitivamente vou reler quando tiver uma maturidade maior

Lis 13/08/2009

Análise de casos clínicos aparentemente reveladores sobre os artifícios de nosso inconsciente, mas que não podem nos fazer esquecer de que, assim como Freud esclareceu posteriormente, não necessariamente todas as pessoas têm algum problema não resolvido com sua sexualidade.

Julia Manjko 13/07/2021

Esperava mais .
Não sou muito estudada no assunto, mas consegui compreender os pontos de vista do autor que são escritos de forma didática e clara , o que me despertou interesse no início .
Porém me decepcionei ....
Pode ser por não ter começado a ler Freud pelo livro certo ou por ter iniciado com grande expectativa ( pois o assunto me desperta grande curiosidade ) , no final conclui que a leitura foi extremamente entediante e em alguns momentos até mesmo repetitiva .
Respeito o autor pois reconheço suas grandes contribuições em seu meio , espero ter experiência melhores com suas outras obras .

Berta 20/02/2012

Tem gente que pensa que esse livro é místico. Leia mesmo assim e entenda como cientistas devem pensar a respeito de uma idéia (vc tb deveria).

nemezio.darocha 11/01/2016

Livro horrível
A escrita é leve e simples, porém a leitura é entediante e inssossa. É como cai de cabeça numa aventura entendiosa e que não acontece nada. Sobre seu valor literário a única coisa válida é a dificuldade e incompreensão de Freud a respeito de sua teoria.
joaopedroou 23/06/2020minha estante
Não é um livro de literatura. É um livro de teoria psicanalítica.

Laura.Rafaela 28/07/2020

Muito interessante
?Quem é realmente fraco não sabe reconhecer a própria fraqueza? Leitura fácil e que desperta muita curiosidade, além de diversos insights, adorei!

Maria Eduarda 08/12/2023

A interpretação dos sonhos- Sigmund Freud.
A interpretação dos sonhos- Freud.
Em primeira instância, os conceitos fundamentos nessas páginas são sobre a psicologia do mundo onírico, acho interessante o processo de sonhar e o relato de certa forma exprime algo sobre você, sua vida e individualidade. Conforme Freud, os sonhos são um mecanismo do subconsciente para se comunicar com o consciente através da psicanálise. Apesar de não cursar psicologia e por primeira análise não ser minha primeira opção, sou interessadíssima nisso e oque me motivou a ler esse livro são os demais sonhos que me acontecem, meu mundo espiritual é extremamente sensível, apesar dos relatos serem íntimos são cabíveis as perspectivas do livro. Demorei certo tempo pra ler o livro que além de ser longo é um assunto muito pesado, que demora pra ser digerido e estudado, a linguagem dele não é tão fácil, mas ao decorrer da leitura você se acostuma e acata a familiaridade. A obra foi lançada em 1900, e um século depois ele se tornou um dos livros mais influentes do mundo, redigida com várias línguas. Quero ler mais sobre a psicologia dos sonhos e reler quando tiver mais maturidade para o assunto, entretanto, foi uma ótima experiência.

?Quando deixamos de ser estudantes, nossos castigos já não nos são infligidos por nossos pais ou por aqueles que nos criaram, ou, posteriormente, por nossos professores. As implacáveis cadeias causais da vida real se encarregam de nossa educação ulterior, e passamos a sonhar com o vestibular ou com os exames finais (e quem não tremeu nessas ocasiões, mesmo que estivesse bem preparado para as provas?) sempre que, tendo feito algo errado ou deixado de fazer alguma coisa de maneira apropriada, esperamos ser punidos por esse acontecimento em suma, sempre que sentimos o fardo da responsabilidade. Por uma explicação adicional sobre os sonhos com exames tenho de agradecer a um experiente colega, que certa vez declarou, numa reunião científica, que, ao que ele soubesse, os sonhos com o vestibular só ocorriam nas pessoas que tinham sido aprovadas, e nunca nas que foram reprovadas nele?.
Warley Pablo 07/02/2024minha estante
Freud é um cara fora da curva demais. E olha, sei bem o quanto esse livro foi importante pra você! Sei o quanto dá valor a essa área da psicologia.

Erico.Jose 05/02/2021

O sonho da psicanálise
Achei interessante como todos os pensamentos mais comuns que temos em relação aos sonhos tenha derivado da teoria freudiana. O autor fez um compilado das maiores ideias acerca dos sonhos e investigou com rigor científico quais eram válidas e quais não era. Apesar da psicanálise não ser ciência, essa obra mostra o esforço do Freud em elevá-la a esse patamar.

Minha crítica maior se dá justamente nessa defesa da psicanálise enquanto ciência, o que torna o livro chato em alguns momentos. Pois não é por ser um livro de estudos e teorias que precisa ser maçante. Para provar o seu ponto e conseguir o respeito da comunidade científica, Freud gasta muito tempo rebatendo críticas dessa comunidade e redundando em exemplos para poder provar seu ponto. Acredito que mesmo sem isso, a contribuição do livro e da psicanálise em breve não poderiam mais ser negadas.

Outro ponto legal de ler o livro é ver que muitos dos críticos da psicanálise e das teorias freudianas nunca leram a obra dele. Por exemplo, quando o autor explica que as crianças (às vezes) secretamente desejam a morte dos pais isso parece assustador. Mas quando Freud explica que as crianças veem a morte como a "Ausência definitiva de alguém" sem a decomposição, a irreversibilidade e a tristeza trazida pela morte, você começa a ver a teoria com outros olhos. Parece sensato que uma criança secretamente queira que o pai não chegue em casa para poder continuar dormindo com a mãe.

Por fim, é uma obra essencial para quem tem interesse em temáticas oníricas e também para quem quer entender melhor a psicanálise freudiana. Não é um livro tão fácil de se ler e nem tão prazeroso. Por se tratar de um clássico pioneiro talvez falte uma estrutura e divisão do texto que o tornasse mais palatável. Enfim, necessário, mas enfadonho.

WilsonSacramento 10/12/2016

Freud
Um pouco da teoria psicanalítica em mangá. .. material bem elaborado, seja na vida do Freud e dos fundadores da Psicanálise, bem como, nos fundamentos de linhas teóricas conflitantes aos pensamentos freudianos.

yagoalmeida 20/10/2021

Novas percepções
Esse livro foi o marco da psicanálise para o mundo. Freud, com maestria, conseguiu categorizar a interpretação de uma coisa tão ampla, o universo onírico, em dois volumes (esta edição de 700 pag junta as duas num mesmo livro). Em 1900 esta obra colossal foi lançada, mesmo sendo finalizada em 1899, Sigmund Freud resolveu publicar no ano seguinte para "marcar" o novo século... Infelizmente no primeiro ano não tomou as proporções devidas, mas logo foi consagrado no universo de estudos psicológicos, colocando o Freud como um dos lideres da cadeira de psicologia na Universidade de Berlim.
Agora sobre o livro, Freud teve muitos sonhos recorrentes sobre a morte de seu pai e viu a importância pré-consciente dos sonhos, que motivou o então neurologista a pesquisar sobre. Os sonhos não tem a perspectiva poética, como este o cita, de forma que o sujeito forma uma frase com o sonho (predicado). As noções também não são pictográficas, ou seja, não existe um dicionário de sonhos, por exemplo "sonhar com dente significa sucesso financeiro". Freud descarta essas ideias para desenvolver sua nova linha de pensamento, os sonhos são reflexo do material inconsciente com o pré-consciente, envolvendo elementos infantis, sexuais e uma perspectiva subjetiva sobre cada imagem (uma montanha pode ter significados para um diferentes do outro). Não dá para resumir o processo inteiro de formação do sonho nem de sua interpretação neste comentário, mas é certo que, a fim de conseguir desenvolver um método único de interpretação, foi atingido neste livro. Mudou minha forma de analisar e perceber o mundo e as pessoas que me rodeiam. Freud além disso tudo expõe sonhos de pacientes e os interpreta, transcrevendo tudo no livro. O sonho sempre busca a felicidade(satisfação), independente de como seja, sendo distinto em conceito : sonhos de princípio e de contra princípio. Enfim kkkkkk tentando não ser prolixo pra falar dessa obra de arte. O Freud foi fundamental, nesse livro, para a ideia de inconsciente e motivou o seu pupilo Jung a pesquisar e usar seu método, que depois "adaptou" por meio de tautologia. Recomendo a leitura se quiser se aventurar no mundo inconsciente das pessoas que te cercam, esta é uma ferramenta poderosa, saiba que por meio dela saberá de muita coisa que, talvez, queira viver não sabendo sobre quem o rodeia. Boa leitura :)

Luciano Luíz 15/01/2017

A INTERPRETAÇÃO DOS SONHOS, o maior e mais respeitado livro científico sobre o tema que existe até o momento. Escrito pelo célebre e imortal SIGMUND FREUD, esta é a obra que procura responder e colocar em questão perguntas sobre um dos maiores (se não for o maior) mistérios do ser humano. O ato de sonhar.
Antes deste muitos outros livros abordaram o assunto, mas nenhum foi tão profundo no aspecto de impor novas perspectivas e assim Freud usou vários destes como base para a criação de sua obra. Alguns ele elogia e outros, bem, prefere nem comentar.
É um livro grande. Li a edição em formato tijolão com 700 páginas e papel de graduação ligeiramente mais espessa que o habitual e assim a coisa fica ainda maior. A diagramação é decente a leitura anda bem.
Com relação ao conteúdo, é escrito de forma a imaginar que Freud era bem zoeiro além de claro, levar a sério seu trabalho. Ele insere humor em meio aos comentários e assim o livro mostra-se como uma surpresa realmente significativa.
Mas, deixando isso de lado, suas explicações para interpretar sonhos são de todos os tipos. Não cabe a mim em hipótese alguma discordar ou mesmo concordar, pois esse é um assunto psíquico bem complicado. Muito bom ver que os sonhos sonhados por Freud também são analisados. Mas os de seus pacientes mostram-se mais curiosos. Ele então vai desmontando e depois remontando o que as pessoas conseguem lembrar pelo que passaram e assim vemos muito relacionado ao sexo (ah, Freud sem sexo não existe), à época infantil, aos acontecimentos do dia a dia e por aí vai seguindo muitas rotas determinadas que funcionam com todos e outros caminhos que são funcionais somente em alguns casos.
Existem trechos que são simples e outros onde a complexidade atinge níveis estratosféricos e aí depende do leitor passar um bom tempo analisando ou então seguir adiante. Apesar do título, que chama a atenção, acho que poucas pessoas vão fazer da leitura desta obra algo realmente aproveitável.
Lembro daqueles livros que muito se via na banca, onde se prometia explicar todo e qualquer tipo de sonho. Se usavam esta obra Freudiana como alicerce eu não sei, mas tenho na memória que quando criança tinha visto um livreto que continha palavras e o que elas representavam no sentido de sonhos. Não sei onde esse livrinho foi parar, pois seria bom ler hoje para comparar com o miolo do Freud.
Tenho um livro de JORGE LUIS BORGES intitulado LIVRO DOS SONHOS. Não li ainda e por isso não sei dizer se é também acerca de interpretações. E tenho aquele livro de JACK KEROUAC, O LIVRO DOS SONHOS, onde ele reuniu diversos sonhos e assim obteve um novo título em sua bibliografia.
Enfim, a Interpretação dos Sonhos de Freud é uma leitura inteligente, mas massante quando o autor deixa tudo mais confuso. Compensa ter na estante, mas somente se a leitura fazer os leitores pensarem com profundidade.

Nota: 10

L. L. Santos