Cibola Burn

Cibola Burn James S. A. Corey

Resenhas -

Karoline 07/05/2023

É realmente muito lindo ler o amor profundo que os autores dessa saga têm pela humanidade. É um sentimento tão palpável que é quase impossível o leitor não ser contaminado por ele. Pelo menos, é isso que eu percebo e sinto sempre que leio esses livros.

Mais uma vez temos vários pontos de vista como narradores e, claro, com o coitado do Holden triste por não ter café e fazendo um trabalho que não escolheu. As partes dele com o fantasma do Miller continuam sendo as melhores, mas foi muito bom ler sobre como toda a galera da Roci virou uma família mesmo.

A ambientação toda desse volume, o novo planeta Ilus/Nova Terra é maravilhosa e muito imersiva, assim como é na série de TV também (a quarta temporada é uma das minhas favoritas, se é que dá pra escolher). Mais uma vez me vi surpresa com o quanto realista essa história é, cientificamente falando. Apesar de ser provável que existam falhas, afinal eu não sou uma cientista, os autores conseguem criar argumentos que se justificam dentro da narrativa e não parecem deixar falhas, a ponto de eu achar que, se sobrevivermos mesmo todo esse tempo e chegarmos aonde eles estão, a realidade será bem próxima ao que temos aqui. É fascinante!

Por último, só não dei cinco estrelas cravadas, pois não gostei muito do começo da história da Elvi e de toda obsessão que ela sente pelo Holden. Não acho que a explicação que foi dada depois se mostrou satisfatória. Ainda bem que na série eles mudaram isso.

Mas, tirando esse detalhe, continua sendo uma saga maravilhosa e que tem o grande poder de não me fazer parar de ler. O escape perfeito, sim.