À cidade

À cidade Mailson Furtado

Resenhas - à cidade

Marker 10/01/2019

Como diz o título, este é um breve livro de poemas onde Mailson Furtado tenta render loas à sua terra natal e seus ancestrais, e o faz, a partir de um pastiche francamente risível de tudo aquilo que Drummond, Quintana e sobretudo Gullar já fizeram antes. Porque precisamos de alguém que se parece muito com Ferreira Gullar se a obra do próprio está aí para ser lida? É muito fácil ler essa aversão ao livro de Mailson como uma retaliação à sua inexplicável vitória dos Jabutis de Poesia e Livro do Ano, mas a verdade é que se trata de poesia muito pouco inspirada, quase adolescente em suas imagens e ladainhas sobre o que é a rua, no que consiste uma cidade, a importância de fincar raízes e tantos outros lugares comuns. Não me parece possível nem pensar o livro a partir de um ângulo regionalista, já que esse espaço também não é ocupado de fato pelo texto, travado no meio do caminho entre o mais contemporâneo "verso livre" e algo de musical, vaga memória de glosa sertaneja. Ruim.
Lari 02/02/2019minha estante
Vai lá e faz melhor! Quem sabe você não ganha o Jabuti!

Elomar 01/06/2019minha estante
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

@dropsdeleitura 24/12/2018

A cidade não se define, se vive..
Uma jornada bonita pelo interior: da cidade, do poeta, da memória. Que delícia passear e provar desse olhar de quem faz a cidade e é feito por ela. Sons, aromas, sabores, o calor do sertão na pele e o friozinho do sereno nas ruas de calçamento.. tudo está aqui.

Lorrana Feitosa 21/07/2023

Ao sertão
É emocionante mergulhar na cidade de Mailson porque sinto que também é a minha, vejo minha infância e minha história nas linhas desse sertão tão imenso e vivo. Depois de ler "ESQUINAS", escolhi "à cidade" para dar continuação à minha leitura de toda poesia de Mailson. Viva a poesia sertaneja-cearense-contemporânea! Viva!