Kafka à beira-mar

Kafka à beira-mar Haruki Murakami

Resenhas - Kafka à Beira-Mar

luzzi8 18/04/2024

?O destino é como uma tempestade de areia...?
Foi a segunda vez que li esse livro, pois não consegui digerir muito bem da primeira, visto que fiquei bastante desconfortável com o decurso dos acontecimentos. Mas, agora, entendo que essa foi a intenção do Murakami ao escrever esse livro, causar desconforto, da maneira mais absurda que se poderia imaginar.
Enfim, foi estranho, mas, ao mesmo tempo, uma história extremamente imersiva.

Rayssa 16/04/2024

Perfeito até que
Vou ser honesta com vocês, quando chegou ali dos 60% aos 80% eu estava muito investida e não queria parar de ler! Queria saber o que ia acontecer e tals. Minha única ressalva era o livro ser longo, mas achava tudo amarradinho. Não estava vendo coisas aleatórias.

Mas ele não explica nada. Você fica querendo saber o que tava rolando ali e cri cri cri.

Achei decepcionante.

No final as coisas se resolveram sem emoção e justificativa.

Não poderia dizer que é ruim, pq o autor faz mesmo parecer que aquelas pessoas existem e a gente vibra com a complexidade deles e a singularidade do desafio, mas não achei que foi grande coisa no fim.

E FINS são sempre muito significativos na sensação final do livro, né?

soufernanda 14/04/2024

Haruki Murakami e a revolução na contação de histórias
Este livro foi a maior surpresa de 2024 e é também, sem dúvidas, um dos livros mais intrigantes e envolventes que eu já li em toda a minha vida.

Pra começo de conversa, o livro conta, em capítulos alternados, pelo menos 3 histórias ao mesmo tempo:

1. As aventuras de Kafka Tamura, um adolescente de 15 anos que foge de casa para escapar da maldição lançada sobre ele por seu próprio pai.

2. A vida pacata de Satoru Nakata, um idoso com problemas mentais e que possui a peculiar habilidade de falar com gatos.

3. Os depoimentos coletados pela polícia no ano de 1944, em que os envolvidos no incidente ocorrido da província de Yamanashi forneceram todas as informações que tinham a respeito da perda coletiva de consciência de 16 crianças.

Assim, desde os primeiros momentos da narrativa, somos tomados pela curiosidade e passamos boa parte da leitura tentando descobrir qual a conexão entre essas três histórias.

Este livro, que é permeado de eventos fantásticos, nos ensina importantes lições sobre a vida. Peculiar, não? Mas é justamente a forma inusitada de transmitir essas mensagens (envolvidas por um enredo interessantíssimo) que faz com elas fiquem gravadas em nossa mente.

Para além disso, os personagens são extremamente bem construídos e contribuem significativamente para a construir a aura de mistério do livro, ao mesmo tempo que nos servem como guias e nos ajudam a compreender as razões por trás dessas ações que apenas parecem ser aleatórias e desconectadas.
Dentre os personagens, Oshima, Hoshino, Nakata e Kafka são especialmente memoráveis ??

Mal posso esperar para ler mais livros desse gênio chamado Haruki Murakami.

Façam um favor a si próprios e leiam esse livro!

Marcelo.Alencar 10/04/2024

Um livro perfeito.
Que espetacular que são os livros de Murakami. Numa mais esquecerei das histórias de Kafka e Nakata. Uma obra mágica, personagens espetaculares, ensinamentos para uma vida inteira. Um NOBEL a caminho. Já é sem tempo. Nota 5 estrelas!

?Como num velho sonho de sentido ambíguo, o tempo recai pesado sobre você, que continua a se mover, procurando passar por ele. Mas dele provavelmente não será capaz de fugir mesmo que vá até a borda do mundo. Ainda assim, você tem de ir até lá. Pois há coisas que só podem ser feitas na borda do mundo.?

Taty está lendo 09/04/2024

10/10
Primeiro livro do Murakami que leio e posso dizer que eu amei do início ao fim e se tivesse mais mil páginas eu iria ler sem reclamar. Personagens envolventes e carismáticos que me proporcionaram uma leitura rápida e gostosa.
Uma leitura leve, empolgante que mescla realidade e fantasia que requer muita atenção do leitor para não misturar os acontecimentos q abrangem a trama.
Dele tirei vários aprendizados e otimas reflexões, caso vc leia o livro com o intuito q foi posto na obra.
Vou ler mais livros dele com certeza e Murakami entrou na minha lista de melhores escritores.

"Todo o mundo precisa de um lugar a que possa pertencer" - Oshima

Laura.Brito 09/04/2024

Filosofia de bar
A sensação que tive lendo esse livro foi de que, definitivamente, ele não foi escrito para mulheres. A narrativa é envolvente, a escrita é leve e gostosa e as metáforas, certeiras. Mas o abuso das personagens femininas não funcionou comigo. Entendo o peso do mito de Édipo dentro da narrativa, mas algumas cenas me pareceram somente desnecessárias. Como mulher, me cansa ler personagens femininas que são só pontes para o desenvolvimento pessoal do protagonista. O sexismo, a hipersexualização da mulher e a chacota com o feminismo tornaram essa leitura, por vezes, insuportável. Pensei em abandonar a leitura de vez, mas consegui retornar com o objetivo de terminar a leitura para ter uma opinião melhor formada. E minha opinião é: minha irritação não foi recompensada.
Foi meu primeiro contato com Murakami e talvez esse só não tenha sido o livro pra mim, mas confesso que esse primeiro contato não me dá vontade de ter mais nenhum.

Mel 09/04/2024

Confesso
Que não entendi nada. Foi complexo demais pra mim, provavelmente tinha muito subtexto que eu não peguei.
Também falou demais do pênis de um menino de 15 anos pro meu gosto.

Lucaslucasrocha 06/04/2024

Uma viagem onírica
Os acontecimentos do livro poderiam facilmente ser resumidos em umas 20 páginas
Não acontece muita coisa, objetivamente falando... Ah! Mas no campo das ideias, diálogos, apreciação da arte e música e principalmente sonhos, esse livro é um deleite onírico e filosófico. Kafka a beira mar vai do brutal ao lisérgico... Da contemplação a explosão. Tudo isso acompanhando personagens interessantíssimos, multifacetados e únicos!

BiblioMahnia 31/03/2024

Um dos melhores livros que já li
Absolutamente fantástico. Enquanto lia era como se eu estivesse flutuando. Mesmo com o ritmo lento dos acontecimentos, que a princípio parecem desconexos, da metade pro final você percebe que tudo vai se encaixar, mas como? Impossível prever antes da última página. É um livro que te prende, que te choca, te entristece, te alegra, te leva pra mundos estranhos. Uma mistura de realismo mágico com mistério e ficção científica, etéreo e musical (inclusive recomendo ler enquanto escuta uma das playlists do livro, criadas por fãs no Spotify). A escrita de Murakami é sem dúvidas uma das minhas preferidas. Tomo a liberdade pra separar o autor da obra (lavo minhas mãos e saio correndo).

Mari Vannucci 20/03/2024

O príncipe nômade que detém a chave do mistério.
Murakami explorou muito bem o tema e o mito de édipo. Uma jornada no autoconhecimento. Sobre autoconsciência e adquirir a capacidade de ouvir a si (através de um menino chamado corvo).
Um livro muito bonito e sensível (e bizarro às vezes).

Por mais que tenham capítulos densos, não é uma leitura arrastada mas também não é um livro que foi construído para ser devorado. Esse se saboreia, aos poucos; para digerir e compreender. É literalmente aquele tipo de história que você tem que SENTIR.

marcosandrade.e 18/03/2024

Haruki Murakami demais
Um livro que é Haruki Murakami demais. Dentre todos que eu li (Sono, Minha Querida Sputnik, Tsukuru Tazaki), esse é o mais fantasioso e complexo.
Cativante e cheio de cenas controvérsias e nuançadas, esse livro consegue trazer o real, a fantasia, o sexo, o cômico e o trágico de um modo totalmente entrelaçado e coerente, mas que ao mesmo tempo é absurdo.
Gostei muito da leitura, me cativou ainda mais a ler outras obras do autor.

Vanderson.Gomes 16/03/2024

Boa leitura, mas?
Gostei da história, a fantasia me agrada bastante, o personagem Nakata é maravilhoso! Porém, a relação de Kafka com a Sr. Saeki não me agradou, bem polêmica para não dizer mais.
Daiana 17/03/2024minha estante
Achei a mesma coisa. A história até o ponto desse encontro foi bem, após isso eu só via a hora do livro acabar.

paula1735 15/03/2024

Incrível em todos os sentidos
Ler esse livro não é o suficiente, é necessário mergulhar e se aprofundar nele
o menino de 15 anos mais valente do mundo, o senhorzinho Nakata, o rapaz que o acompanha, oshima ... entre outros personagens adoráveis e intensos.
é um livro mais que encantador, ele chega a perfeição nítida sem esforço, o haruki tem esse talento, ele é incrível e intenso, como nenhum outro.

Debora.Olindina 15/03/2024

Profundo na medida certa
Primeiro contato com Murakami, posso dizer que foi uma surpresa a leitura. Não crie expectativas com a leitura e fui lendo pela curiosidade na escrita e indicações que fazem sentido na minha mente.

Uma escrita arrastada de detalhes minuciosos em paradigmas da vida, mas breve em detalhes enriquecedores da história. Acredito que o imaginei não seria o conteúdo a ser entregue, pois muitas questões ficaram em aberto.

Se eu olhar pelo modo de Nakata, consigo absorver aprendizados da vida e realidade (solidão, incapacidade, rejeição, dificuldade). Bem, não foi a leitura extraordinária que poderia ser entregue, entretanto, adquiri bons conselhos e desfrutei de uma leitura interessante.

Obs: Grande parte desse feedback desmotivado foi recorrente a cenas pecaminosas.

Ser 13/03/2024

Um ótimo portal mas pedofilia, incesto e maltrato a animais
Apreciei profundamente a experiência literária, embora devo confessar que frequentemente me detenho para absorver as informações adicionais quando o autor cita referências externas. Para alguns, essa interrupção pode ser frustrante. No entanto, concluo esta leitura enriquecido por uma miríade de outras obras que percorri. Desde os clássicos ?Contos de Genji? e ?As Mil e Uma Noites? na tradução de Richard Francis Burton ? uma preparação para o que está por vir ? até a obra completa de Kafka, incluindo ?O Processo?, e as narrativas de Natsume Soseki, a maioria em inglês. Não me esquecendo do único título de Goethe que me faltava e dos pensamentos de Hannah Arendt. A jornada cultural se estendeu por uma diversidade musical que vai de Beethoven a Prince e incluiu a visualização da série em anime Gundam Wing.

Contudo, é preciso salientar que a experiência proporcionada pelo livro em questão se mostrou inferior quando comparada às obras mencionadas. Os personagens, apesar de suas semelhanças mentais ? seja o jovem de 15 anos aficionado por Duke Ellington ou a senhora de mais de 50 anos indiferente à música ?, são apresentados de maneira leve e divertida. No entanto, a obra não se esquiva de temas controversos como incesto, pedofilia e maus-tratos a animais. Tais descrições remetem ao conteúdo encontrado em ?As Mil e Uma Noites?, embora este último tenha envelhecido de forma questionável. ?Kafka à Beira-Mar?, por outro lado, não pertence a outro século.

A habilidade narrativa do autor é indubitavelmente notável, mas transparece um desafio pessoal em capturar a atenção do leitor, independentemente da natureza vil, sádica ou depravada dos temas abordados.