The Dollmaker of Krakow

The Dollmaker of Krakow R. M. Romero

Resenhas - The Dollmaker of Krakow

Heloisa.Alexandre 21/01/2022

Encantador e emocionante
? É uma história fofa mas trágica sobre a amizade entre uma boneca e um fabricador de bonecas durante a Segunda Guerra Mundial.

? The Dollmaker of Krakow é um livro de fantasia bem encantador. A história vai acompanhar dois momentos diferentes e em mundos diferentes. O primeiro deles é na Terra das Bonecas, um lugar fictício e também vai se ambientar em Cracóvia ña Polônia. O que esses dois momentos têm em comum, está acontecendo uma terrível guerra. Na Terra das Bonecas os vilões são os ratos, já na Terra, são os alemães.

? A história vai ter momentos brutais, até porque os alemães fizeram coisas terríveis na vida real e aqui, mesmo sendo um livro fictício, a autora vai abordar essa crueldade também, principalmente claro, com os judeus que aparecem aqui.

? Eu me encantei com todos os personagens queridinhos, principalmente a nossa protagonista boneca, Karolina. Mas eu sofri e chorei por esses mesmo personagens e também xinguei os alemães.

? The Dollmaker of Krakow é um livro fofo e encantador, mas mostra a brutalidade e a crueldade infligidas a inocentes pelos alemães durante a 2GM, enquanto aborda a magia. Eu me emocionei e recomendo para todos os leitores!

Rosana - @tudoquemotiva 18/03/2019

Maravilhosooo!
O livro vai apresentar a história de Karolina, ela é uma boneca que vive no Reino das Bonecas até o dia em que os ratos invadem seu reino. Ela decide fugir e tentar se esconder na floresta, é lá que ela encontra o gentil Espírito do Vento, que vai tirá-la do Reino das Bonecas e levá-la ao mundo dos humanos.

Karolina de repente vai encontrar-se em Krakow, na Polônia e na companhia de Cyril, o famoso criador de bonecas de Krakow. Ela acredita que o espírito que a levou até o Dollmaker tem um propósito com isso e ela vai tentar descobrir qual é.

É nesse momento que conhecemos o Cyril. Ele é muito sozinho, e com o tempo aprendeu a manter as coisas para si mesmo, e com a chegada de Karolina ele decide entender o porquê dela estar ali. Cyril passa a aprender e a aceitar certas coisas, assim como a abrir um pouco o seu coração sofrido pelo tempo e memórias. Os dois começam a se entender melhor e, eventualmente, surge uma linda amizade entre eles.

É nesse momento que a Segunda Guerra Mundial começa a assolar a Polônia, deixando todos os habitantes à mercê dos alemães e da vontade deles. O livro passa a fazer esse paralelo dos ratos invandindo o Mundo das Bonecas e os alemães invandindo a Polônia. Karolina acredita que Cyril tem um propósito nisso tudo e juntos decidem ajudar os judeus e ir contra os princípios dessa guerra.

Eu não consigo colocar em palavras o quanto eu gostei desse livro. Livros com o tema da Segunda Guerra Mundial sempre chamam minha atenção, não só pela carga histórica que apresenta, mas pelos vários pontos de vistas que os autores colocam, sendo ficção ou não.

O livro é escrito em terceira pessoa, mas acompanhamos a personangem de Karolina mais de perto. A escrita da autora é poética, cheia de sentimentos e emoções. É impossível não se sentir triste, com raiva e com vontade de fazer alguma coisa conforme fazemos a leitura. R. M. Romero consegue apresentar o tema, que é pesado, de uma forma tão simples, madura e com classe. Existe a maldade e pessoas que querem prejudicar os outros, mas também tem aqueles com empatia e com bondade no coração para ir contra esse tipo de pessoa.

“Podemos escolher participar em atos odiosos, fechar os nossos olhos... ou aliviar a dor que vemos no mundo através da coragem e da bondade.
Por favor, sejam bondosos.
Por favor, sejam corajosos.
Por favor, não permitam que aconteça outra vez.”

No meio disso tudo, a autora ainda conseguiu colocar mágica como ponto de partida em algumas ações de Cyril e aos poucos, assim como o personagem, vamos entendendo o propósito deles na história e no que eles podem ajudar.

A autora tinha milhões de formas de contar essa história, mas resolveu escolher a forma mais bela, delicada e cheia de emoções possível. Vamos sofrer, pois sabemos que grande parte do que está ali realmente aconteceu. Como ela mesma diz no final do livro: durante a guerra não existiram pessoas com mágica de verdade para ajudar, mas existiram aquelas que mesmo com o pouco que tinham, conseguiram salvar muitas crianças do seu próprio jeito.

Além de tudo isso, o livro em si é lindo. A edição é cheia de ilustrações e imagens personalizadas a cada capítulo. Tudo ali faz sentido. Eu recomendaria a leitura para TODOS, sem exceção. É um livro infantil, mas com certeza vai fazer adultos chorar ou pelo menos te deixar com o coração apertado.

site: http://www.tudoquemotiva.com/2018/10/livro-dollmaker-of-krakow-r-m-romero.html