Superman: Entre a Foice e o Martelo

Superman: Entre a Foice e o Martelo Mark Millar...

Resenhas - Superman: Entre a Foice e o Martelo

mateuspy 31/10/2022

Meu amigo, que porcaria, hein?
Essa é uma HQ política, certo? Certo. Um quadrinho que se apresenta como "vou fazer aqui uma análise genial de geopolítica, segura aí". Daí ele me pega e faz essa análise mais estadunidense do mundo: o nosso capitalismo é a liberdade e o lado bom da história, o lado dos que matam cidades inteiras só pra demonstrar seu poder bélico e intimidar inimigos e aliados.

O que implica que não, você não vai ter uma leitura geopolítica aqui, no máximo um esboço. O que teremos é a boa e velha propaganda anticomunista. Aquele papo moralista de fome(que[ironia] foi erradicada na terra da liberdade, não é mesmo?) como algo intrínseco ao regime. Enfim, mas o quadrinho não é mal intencionado, mas tá chafurdado na ideologia do "você tem liberdade de passar fome na rua sem moradia e sem emprego, mas pelo menos você pode comprar 150 modelos diferentes de tênis".

Se querem leitura política interessante em quadrinhos, leiam "O Eternauta" e "A arte de Charlie Chan Hock Chye", são leituras realmente preocupada em levantar perguntas sobre disputas políticas e seus efeitos sociais.

Eduardo 04/08/2022

Obra excelente, cuja premissa é interessantíssima: e se a nave de Kal-El, ao invés de cair nos EUA, caísse na Ucrânia, em meio à sanguinária ditadura de Stalin?

A HQ aborda como seria o mundo ao longo de décadas de uma verdadeira batalha mental entre Lex Luthor e Superman. Discute aspectos morais, sociais e políticos importantíssimos.

Ao contrário do que pode parecer, não é uma obra que se resume a um panfleto ideológico sobre os ideias de liberdade e democracia americanos. É uma obra que realmente discute como um super-ser como o Homem de Aço poderia, dentro das condições certas, ser completamente diferente daquele que conhecemos (e, ao mesmo tempo, tão parecido).

Pode ser lido por qualquer um, ainda que não tenha lido qualquer outro quadrinho do Superman - digo isso com segurança, pois eu mesmo nunca li -, uma vez que vai muito além da história de super-herói contra o super-vilão. É uma HQ que vai além e, por isso mesmo, simplesmente adorei a leitura.

Thiago 20/07/2022

Um dos melhores Elseworlds da DC.
Sempre flertando com Superman tirano.
Muito bom.
E claro os coadjuvantes e vilões sobressaindo.

Caique.Emanuel 14/07/2022

Incrível
E surpreende como Millar conseguiu criar toda uma narrativa onde inverteu papéis de dois inimigos clássicos, e sem usar de clichês da guerra fria. O jeito que a HQ prossegue indo cada vez mais no futuro e um deleite, pois não nós deixa com perguntas soltas tipo "será que?".
Uma leitura quase obrigatória para fãs de clássicos da DC.

thaisquecida 14/07/2022

Gostei bastante da hq, antes de começar fiquei com um pouco de medo de não ter a essência do superman, mas teve e isso me deixou bastante feliz, o jeito como a trama anda te prende bastante além de ter vários outros personagens da liga que surpreende. A coisa que me incomodo um pouco foi o final com lutas muito rápidas, ainda mais com uma luta VS mulher maravilha que bate de frente com ele em outras obras. O plot do final me surpreendeu.
Mas no geral gostei da hq, recomendaria sim.
Moi_Ingrid 15/07/2022minha estante
O plot dela é muito show

diogo.s.silva.9 25/06/2022

Nunca imaginei que iria torce pelo Lex Luthur que realmente mostra ótimos princípios, outra coisa é muito triste ver o Batman morrer

JP 07/06/2022

Imagina
A HQ coloca um questionamento sobre como seria o Superman crescendo num ambiente ideológico completamente diferente do Americano. Incrível.

rafa fróis 26/05/2022

uau! que origem impressionante!!
mano! Superman: Entre a Foice e o Martelo faz uma releitura incrível da origem do superman, eu fiquei simplesmente encantado! que hq incrivel! recomendadissimo!

SavioAmin 08/05/2022

Xeque-mate
Como já disse outras vezes, amo ver outras versões de história padrão então foi mais um deleite ler essa HQ.

Em questão de história, ela deixa um pouco a desejar, sendo bem simples, mas o que mais me agradou nessa HQ é que os conflitos deixam de ser resolvidos puramente por violência, priorizando o raciocínio, sendo no final resolvido com uma questão moral e tendo um plot twist mais interessante do que poderia esperar.

Victor Oliveira 22/04/2022

Superman: Entre a Foice e o Martelo
Um dos maiores temores americanos pós WWII foi a ameaça comunista. Todo ideal vermelho era rechaçado das mais variadas formas. E o que pode ser mais assustador do que ver um dos maiores símbolos da cultura pop estadunidense convertido ao ideal soviético?

Acho que o grande lance aqui é que essa história alternativa não fere a essência dos personagens da DC. Superman têm seu coração nobre, sempre buscando ajudar o próximo. O Batman é um paranóico obscuro e a Mulher Maravilha segue seus ideais contra a opressão do patriarcado.

No mais, Superman com a foice e o martelo no peito e sotaque russo é muito impactante. E o final é um show a parte.

Mark Millar é um gênio e a arte do Dave Johnson casa perfeitamente com a proposta.

Vale muito a pena ler. Um dos materiais mais legais e importantes do Superman.

erica.leituras 16/02/2022

Muito interessante a perspectiva do quadrinho e mesmo com a alfinetada final sobre o regime de Marx não ser bom para a sociedade, mostra sob uma outra perspectiva que é diferente do tradicional: "caos, pobreza, miséria e afins".
Gostei muito da forma como inseridos os outros heróis do universo DC aqui, principalmente o Batman, que segue com a origem com a morte dos pais, mas de uma forma bem interessante!
Vale muito a leitura!

Os desenhos são incríveis e a versão que tenho ainda tem algumas observações dos desenhos dos personagens para esse história.

Alexandre 05/02/2022

Superman comunista
Sem sombra de dúvidas a melhor história do Superman que já li.
Diferente e abordando muito bem a disputa do Lex com homem de aço em um história totalmente fora do padrão e mesmice conhecida