Superman: Entre a Foice e o Martelo

Superman: Entre a Foice e o Martelo Mark Millar...

Resenhas - Superman: Entre a Foice e o Martelo

thaisquecida 14/07/2022

Gostei bastante da hq, antes de começar fiquei com um pouco de medo de não ter a essência do superman, mas teve e isso me deixou bastante feliz, o jeito como a trama anda te prende bastante além de ter vários outros personagens da liga que surpreende. A coisa que me incomodo um pouco foi o final com lutas muito rápidas, ainda mais com uma luta VS mulher maravilha que bate de frente com ele em outras obras. O plot do final me surpreendeu.
Mas no geral gostei da hq, recomendaria sim.
Moi_Ingrid 15/07/2022minha estante
O plot dela é muito show

Guilherme.Monteiro 13/11/2021

É uma ótima ideia de recontar a história clássica do Superman sob a perspectiva do lado oposto ao EUA, que funciona muito bem por toda a criação feita aqui com uma abordagem mais política, desenvolvendo a figura messiânica que o homem de aço representa e sua áurea de liderança, representada pela União Soviética e unindo os ideais do próprio Superman com o do comunismo. Além das sensacionais representações da Mulher-Maravilha e do Batman.
Jacinta.Vieira 12/01/2022minha estante
Gostei muito quando li pela primeira vez. É interessante perceber que mesmo em um mundo utópico o ser humano nunca se dá por satisfeito ?

Nadine Hoffmann 07/07/2020

Coloquei expectativa demais
renan fernandes 07/07/2020minha estante
Eu aí

Leonardo1263 08/09/2017

E Se...
Depois de anos de espera, pedidos e suplicas, eis que a Editora Panini atende ao pedido de seus fãs e republicam de uma forma melhorada, a tão aclamada e desejada edição de Superman: Entre a Foice e o Martelo. Publicada originalmente em 2003 com o título Superman: Red Son, teve sua primeira publicação aqui nas terras BR em 2006 com uma edição em capa cartunada. Agora é reapresentada ao grande público em uma edição capa dura que merece sua atenção.

Por mais sugestivo que seja baseado no título, de qual premissa se trata Superman – Entre a Foice e o Martelo, temos uma história alternativa de um dos maiores símbolos americanos de todos os tempos. A ideia genial partiu da cabeça de uma das mentes mais pensantes e criativas da indústria dos quadrinhos, Mark Millar.

Basicamente, toda grande ideia surge de uma dúvida: E se… O Superman não tivesse caído no Kansas/EUA e sido encontrado por Jonathan e Martha kent, mas sim caído nas terras geladas da grande União Soviética?

Será que poderíamos acreditar que o maior de todos os super-heróis iria manter sua mesma fibra moral, caráter e amor ao povo terrestre se tivesse sido criado em outro extremo?

Essa pergunta foi a responsável por essa bela edição que merece compor a prateleira de todo bom fã de quadrinhos.

Partindo de um princípio, conforme mencionado acima, Superman, agora é um grande símbolo da União Soviética. Pupilo de Stalin, criado em uma grande fazenda coletiva, o Homem de Aço é braço direito do grande homem que comanda suas terras com seu implacável regime comunista, tornando Superman seu principal trunfo para tal. A população está segura, os crimes diminuíram exponencialmente, não há mais nada com o que se preocupar, um vigilante alienígena, com super força, super audição, olhos de raio-x, super sopro, voa, visão com raios laser e é mais rápido que uma bala, está atento a tudo e a todos, e o principal de tudo isso… Ele faz parte do povo!

Leia mais no link!!!

site: https://mundohype.com.br/review-superman-entre-a-foice-e-o-martelo-de-mark-millar-e-dave-jonhson/

Will 25/09/2017

Hq que todos deviam ler.
Simplesmente perfeito, uma visão de Superman única e magistral

eriksonsr 16/10/2017

Depois de uma longa ausência aqui do Skoob e quase um ano sem escrever nada sobre algo que acabei de ler, começar a botar a estante em dia por esse hq não poderia ser melhor!

Não sou muito de super heróis, mas quando entrei na Saraiva a capa de "Entre a Foice e o Martelo" me saltou aos olhos, quando li a sinopse e vi que estava em promoção fui obrigado a comprar! Sainda da Saraiva, esqueço o livro no trajeto antes de ir pra casa! Que ódio! Mas só de raiva fui lá no outro dia e comprei de novo! E não me arrependo nem um pouco do gasto extra! Esse hq foi simplesmente uma das melhores coisas qeu li este ano!

Nesta releitura da história do Homem de Aço, a nave dele caiu Rússia comunista, ele cresce em uma fazendo coletiva e tem uma inclinação as ideias socialistas. Durante a guerra fria ele passa a ser uma peça chave, o "camarada de aço"...

Não vou falar mais pra não dar muito spoiler, mas existe um mundo praticamente unido sob a sua égide, temente a sua vigilância e com um Batman rebelde contra este sistema...

Goste de política ou não, goste ou não de super heróis, a leitura deste a hq vale muito a pena!

Lamboglia (@estantedotibas) 11/11/2017

Esta é a primeira obra do universo do Superman que eu leio. Uma história bem diferente, uma boa sacada e que foi criada com uma pergunta repleta de possibilidades: e se? É com esta pergunta que Mark Millar expande o universo do Superman com um ponto de vista fora do padrão. Ao invés de ser um símbolo potencial do capitalismo, o homem de aço é o símbolo do socialismo. Ele não caiu em uma pequena fazenda de Kansas e foi criado por Jonathan e Martha Kent, mas sim na fazenda coletiva da União Soviética e foi criado por Stalin. Millar viajou? Muito! Mas ele sabe segurar muito bem a história. O interessante que além do Superman temos a Mulher Maravilha, Lanterna Verde e claro, o Batman. Os dois primeiros são desnecessários, mas o Batman além de roubar a cena, o seu contraste entre ele capitalista e ele socialista é o mais desenvolvido. Ou seja, aqui refuta o argumento que ele só é o que é por conta do dinheiro (aceitem, Batman é o melhor). E temos o final... é, o final é muita loucura também, mas nem tudo é bem aceito nele. Fica então essa dica de leitura que é muito boa mesmo. Vale a pena comprar a ideia do Millar.

Estevao21 17/04/2024

Sustentado pelo final
Bom, considerando a alternativa é uma história que é levada de uma forma muito boa. O quadrinho não é dos melhores desse universo, porém o final faz valer a pena os períodos de tédio do começo da leitura. Se mudassem as últimas 7 páginas provavelmente não seria tão bom.

fabriciolelis 28/11/2017

A melhor história do Superman
Não é apenas um quadrinho, não é apenas mais uma história do Superman. É quadrinho com política e não apenas para defender um ponto de vista. Você ver os dois pontos de vista Capitalismo x Socialismo. Um clássico que todo colecionar e fã de quadrinho deve ser. Uma maneira de ver o mundo diferente e abrir o horizonte.

regifreitas 28/12/2017

E se a nave que trouxe o bebê Kal-El para a Terra não tivesse caído no interior do estado do Kansas (EUA), mas na Ucrânia (URSS), em 1938, em uma fazenda coletiva, em pleno regime comunista? Essa é a ideia central desenvolvida aqui pelo roteirista Mark Millar, misturando fatos e personagens reais - Stálin, JFK, Nixon, Norma Jean (Marilyn Monroe) - com personagens clássicos da DC Comics - Lex Luthor, Batman, Mulher-Maravilha e o Lanterna Verde.

Sempre acho curiosas essas tentativas de se reconstruir eventos históricos do nosso mundo com pequenas variações (ucronia). E se os nazistas tivessem ganhado a guerra (O HOMEM DO CASTELO ALTO, de Philip K. Dick)? E se a morte de Antônio Conselheiro foi forjada por seus seguidores (A CASCA DA SERPENTE, de J.J. Veiga)?

ENTRE A FOICE E O MARTELO consegue fazer isso muito bem até certo ponto. Os problemas: a obra se constitui de apenas três histórias curtas, o que não dá muito tempo para desenvolver mais esse mundo e seus personagens. E também existem lapsos temporais entre os capítulos – o primeiro se passa na década de 1950, o segundo no final dos anos 1970 e o último no início dos anos 2000 – cabendo ao leitor preencher com a imaginação o como as coisas se desenvolveram nesses intervalos até chegar ali.

Mesmo assim, o saldo final é o de um exercício interessante de “e se...?”.

Marieliton M. B. 23/01/2018

Um "faz de conta" deveras legal
Seria a vida do maior super herói da Terra diferente se ao invés de ser criado pelos Kents ser criado por uma família da Ucrânia em plena URSS? Superman continuaria sendo o “bom moço” de sempre? Em Entre a Foice e o Martelo, Mark Millar imagina um mundo onde o ser mais poderoso do planeta não pertence aos EUA, mas sim a sua maior rival durante a Guerra Fria. Se já existia uma baita tensão entre essas potências só com a ameaça nuclear, imagina com uma delas ostentando um alienígena mega poderoso?

Gosto muito desse tipo de história em que se colocam grandes personagens em uma situação totalmente diferente do habitual. E esse quadrinho é um excelente exemplo das histórias “e se...” que trazem situações incomuns para os heróis. Abordar personagens em histórias totalmente fora da caixinha é algo bastante desafiador e não é qualquer um que consegue fazer um bom trabalho. Ainda bem que Mark Millar cumpriu bem o desafio.

Apesar de ter gostado bastante da história, ela não me impactou tanto pelo fato de já ter lido antes (e estar ainda acompanhando) o quadrinho Injustiça – Deuses Entre Nós, que carrega um pouco a premissa encontrada em Entre a Foice e o Martelo. Mas mesmo com isso, muita coisa nova é apresentada aqui. Principalmente por ter uma participação maior de personagens coadjuvantes ao invés de destacar os outros heróis. E isso achei bem legal.

Os desenhos do Dave Johnson e Kilian Plunkett são bem bons e pra quem já leu algumas histórias do Super, vai achar em várias páginas pequenos (ou grandes) easter eggs que marcaram a trajetória do super herói.

Enfim, esse é um quadrinho bem legal e mais um exemplo de que é possível fazer boas histórias com o Superman (mesmo que elas sejam de “faz de conta” heheh).

Israel145 04/02/2018

Premissa interessante porém execução fraca. Chega a se tornar uma história "elseworld" Tão comum e arrastada que poderia ter sido bem mais desenvolvida. A presença da liga da justiça sendo transformada em acéfalos a serviço do grande Luthor me causou repulsa.
Enfim, Mark Millar concebeu uma história fantástica mas não a desenvolveu bem. A arte Também não empolga muito. Bem decepcionante.

Mauricio (Vespeiro) 07/05/2018

Preferia ter ido ver o filme do Pelé... jogando a Copa pela Argentina.
Duvido quem não tenha ficado curioso com a premissa. Tão curioso quanto desconfiado, vi minhas suspeitas serem confirmadas já no meio da leitura. Mark Millar criou um “samba do super-herói doido” e estragou uma ideia. Na verdade, uma ideia de jerico, mas que se fosse executada de forma menos pretensiosa, poderia até ficar interessante. A forçada engenhosidade para contemplar tantas inversões e ainda contextualizá-las na Guerra Fria excedeu minha tolerância.

“Superman - Entre a Foice e o Martelo” apresenta uma história confusa, mal desenvolvida e (sem spoilers) finalizada com um NHÉ gigantesco. O roteiro é tão artificial que os diálogos (a pior parte da graphic novel) precisam do limitadíssimo recurso da narração em off para situar o leitor e explicar (o tempo todo) o que o Superman tem em mente, quais seus planos, o que achou de determinada coisa... enfim, uma muleta que, quando em excesso, acaba virando um freio de mão no ritmo da narrativa. Nessa HQ, gerou diálogos lentos, empolados, artificiais, chatos, cheios de explicações desnecessárias. Millar foi, de uma só vez, no sentido contrário de inúmeras recomendações de Stephen King, especialmente aquela em que o mestre ensina: “Mostre, não diga!”.

Há também uma avalanche de personagens do universo do Superman que o autor entendeu que precisariam aparecer. Pra mim, há um enorme exagero, pois a trama já traz elementos demais para se concentrar. Um Superman invertido que acaba tendo uma crise existencial entre comunismo e capitalismo já seria mais que suficiente. Parando por aí, pouparia o leitor dos demais devaneios, como o neo-feminismo tosco da Mulher Maravilha, além de figuras políticas dos dois lados sendo “plantadas” de forma inadvertida. O final - juro que não tem spoiler! - mistura “O Segredo da Cabana” com “Feitiço do Tempo” (aquele filme do Dia da Marmota). Que viagem, maluco!

A história naufraga de vez quando convida a uma reflexão sem antes contrapor de forma suficientemente inteligente os dois lados. Mas nem tudo são espinhos. O símbolo do Superman adaptado para o comunismo ficou muito bom. Um belíssimo e ousado trabalho de redesign. O traço e as cores aplicadas na HQ pela dupla Johnson e Plunkitt, ainda que não empolguem, são resultado de um projeto competente.

Nota do livro: 6,16 (3 estrelas).