Superman: Entre a Foice e o Martelo

Superman: Entre a Foice e o Martelo Mark Millar...

Resenhas - Superman: Entre a Foice e o Martelo

Paulo 24/07/2020

Uma ótima história alternativa do Superman!
Imagine se a nave que transportava o Superman bebê tivesse caído na Rússia nos tempos da união soviética ao invés dos Estados Unidos capitalista, qual rumo a terra teria tomado?
Através dessa ideia simples o autor consegui entreter o leitor e conduzi-lo em um universo reimaginado de forma muito competente. Mesmo se tratado de um tema político o escritor não traz um material enviesado e não tenta nos vender um ideal político. Pelo contrário, de forma inteligente e concisa ele construiu uma história inteligente e imparcial que faz críticas a ambos os lados antagônicos dentro do enredo.
O que achei mais interessante na história foi a forma como os personagens foram apresentados, como um grande fã da DC comics foi maravilhoso ver o universo dos heróis que eu tenho muito carinho reimaginados e duelando para decidir o destino da hegemonia global. Ver por exemplo o Superman e a Mulher Maravilha comunistas, um Batman anarquista, a tropa de lanternas verdes a serviço de uma única nação e o mais icônico personagem da revista, Lex Luthor lutando pelos ideias de liberdade da América do Norte. Por causa da descomunal força e poderes do Superman, ele instaura um regime comunista sobre quase todo o planeta, somente os Estados Unidos se mantem firmes ao seus ideais de liberdade e capitalismo ao lado do seu líder maior Lex Luthor. Um confronto entre as duas nações EUA x URSS é iminente, que repercussão esses fatos trarão para a humanidade? Isso o leitor vai ter que descobrir lendo a revista, mas de uma coisa eu que li tenho certeza, o final do gibi é surpreendente!
A história também traz a tona várias questões interessantes, mas as que me chamaram mais atenção foi a indagação: Seria melhor deixar o destino das pessoas nas mão invisíveis do estado, controlando todas as suas ações ou deixa-las livres para escolher como viveram suas vidas?
A edição da Panini é dívida em três partes e ao final do último capítulo ela nos brinda com uma galeria de material extra que aborda os esboços dos personagens e as ideias do desenhista principal da revista. Entre a foice e o martelo é um obra prima, com certeza entrou no meu hall de melhores histórias em quadrinhos, ela nos presenteia com um ótimo roteiro e uma arte magnifica, eu vibrei com os traço e cores dos artista por traz dos desenhos, tudo ficou muito bonito!

isaak_gd5 21/02/2023

Inovador e Revolucionário SIM!
Foi uma das minhas melhores leituras desse ano, com certeza, amei cada página, os arcos, gostei muito da história, como cada personagem foi imaginado e que rumo cada história tomou.

Recomendo a tudo e todos, sem exceção alguma, apenas leiam!!!

thaisquecida 14/07/2022

Gostei bastante da hq, antes de começar fiquei com um pouco de medo de não ter a essência do superman, mas teve e isso me deixou bastante feliz, o jeito como a trama anda te prende bastante além de ter vários outros personagens da liga que surpreende. A coisa que me incomodo um pouco foi o final com lutas muito rápidas, ainda mais com uma luta VS mulher maravilha que bate de frente com ele em outras obras. O plot do final me surpreendeu.
Mas no geral gostei da hq, recomendaria sim.
Moi_Ingrid 15/07/2022minha estante
O plot dela é muito show

Valesi 07/07/2023

Frutos do meio
Uma simples questão geográfica, meia volta do planeta para mais ou para menos e Kal-El aterrissou no território soviético.
Nesse universo paralelo, Mark Millar mostra como o meio influencia tanto quanto a genética, mesmo que esta seja kriptoniana. Superman continua seguindo seu código moral e princípios rígidos, só que estes princípios foram forjados, como diz o título, a foice e martelo.
Com boas subtramas e uma arte bem feita, o título serve tanto para divertir quanto para provocar.

diogo.s.silva.9 25/06/2022

Nunca imaginei que iria torce pelo Lex Luthur que realmente mostra ótimos princípios, outra coisa é muito triste ver o Batman morrer

Pizza Fernandes 19/12/2022

Excelente história a nivel de entretenimento. Na parte política tem uma perspectiva que acho bastante equivocada de querer colocar EUA e URSS como dois lados da mesma moeda dizendo que ambos tiveram a mesma medida de erros e acertos mas é algo que da pra engolir seco e passar por cima, diferente do filme que modifica bastante a história e torna a propaganda anti comunista muito mais explicita. O roteiro é muito bem escrito e tem uma grande sucessão de momentos de tensão que realmente te prendem e fazem você ficar se perguntando como tudo isso vai terminar e o final consegue ser satisfatório.

Guilherme.Monteiro 13/11/2021

É uma ótima ideia de recontar a história clássica do Superman sob a perspectiva do lado oposto ao EUA, que funciona muito bem por toda a criação feita aqui com uma abordagem mais política, desenvolvendo a figura messiânica que o homem de aço representa e sua áurea de liderança, representada pela União Soviética e unindo os ideais do próprio Superman com o do comunismo. Além das sensacionais representações da Mulher-Maravilha e do Batman.
Jacinta.Vieira 12/01/2022minha estante
Gostei muito quando li pela primeira vez. É interessante perceber que mesmo em um mundo utópico o ser humano nunca se dá por satisfeito ?

João 05/12/2021

??? Superman: Entre a Foice e o Martelo...
Devido a uma semana que a figura do personagem foi destaque devido a bissexualidade do novo Superman Jonathan Kent e a série da HBO Max envolvendo o Superman negro, projeto com o ator Michael B Jordan. Fui atrás de um Superman que foi muito falado em 2003-2004 e criou um burburinho enorme por trazer uma versão de um Superman ( símbolo americano) Comunista e para uma criança de 7 anos naquela época como eu, só queria fazer parte dessa grande mudança e saber oq poderia ter acontecido com o Superman, o famoso " e se"...

Superman Entre a Foice e o Martelo conta a história de um Superman que ao invés de cair em Smallville cai numa fazenda coletiva na Ucrânia e que de certa forma possui uma parceria com Josef Stalin...
O conto em si coloca em xeque o comunismo com o capitalismo com grandes referências ao xadrez , a Guerra Fria e aos momentos políticos que o Estados estava passando naquele período.
Guerra fria que esta nessa HQ é totalmente mais conflituosa devido o lado Soviético representado pelo Superman e o Capitalismo com Lex Luthor!!!
A história te prende como se fosse um grande filme e isso nos leva a um final que te deixa com um quero mais.
Em nenhum momento o Superman Soviético deixou de ser ele mesmo comparado ao que estamos habituados, salvou os pobres e os famintos e os americanos sendo eles inimigos da Rússia ou Não, ele só queria salvar as pessoas e retirar a imagem de arma alienígena soviética...
Mas coisas acontecem nessa história que te fazem Surpreender e buscar depois as versões de heróis mostrados nesse universo como o Batman Soviético!( Que é maravilhoso kkk)
A história é escrita pelo brilhante Mark Millar, que fez nada mais e nada menos que Guerra Civil da Marvel, Kick Ass e entre outras coisas...
Nota: 10/10
Independente do preço vale super a pena ter essa obra na estante e é uma das poucas coisas que as pessoas qnd olham na estante e querem levar pra casa kkkk

Ana 08/04/2020

Superman comunista: melhor Superman

Nadine Hoffmann 07/07/2020

Coloquei expectativa demais
renan fernandes 07/07/2020minha estante
Eu aí

Alexandre 05/02/2022

Superman comunista
Sem sombra de dúvidas a melhor história do Superman que já li.
Diferente e abordando muito bem a disputa do Lex com homem de aço em um história totalmente fora do padrão e mesmice conhecida

Israel145 04/02/2018

Premissa interessante porém execução fraca. Chega a se tornar uma história "elseworld" Tão comum e arrastada que poderia ter sido bem mais desenvolvida. A presença da liga da justiça sendo transformada em acéfalos a serviço do grande Luthor me causou repulsa.
Enfim, Mark Millar concebeu uma história fantástica mas não a desenvolveu bem. A arte Também não empolga muito. Bem decepcionante.

herbert.goncalves 05/03/2021

mais uma obra sensacional da dc
e mais uma vez essa grande editora acerta!! superman comunista x batman anarquista é o embate do século!!! gostei muito da forma como foi tratada essa ambiguidade de capitalismo x comunismo. hq foda!!!

site: https://filmow.com/usuario/herbert_

Victor Oliveira 22/04/2022

Superman: Entre a Foice e o Martelo
Um dos maiores temores americanos pós WWII foi a ameaça comunista. Todo ideal vermelho era rechaçado das mais variadas formas. E o que pode ser mais assustador do que ver um dos maiores símbolos da cultura pop estadunidense convertido ao ideal soviético?

Acho que o grande lance aqui é que essa história alternativa não fere a essência dos personagens da DC. Superman têm seu coração nobre, sempre buscando ajudar o próximo. O Batman é um paranóico obscuro e a Mulher Maravilha segue seus ideais contra a opressão do patriarcado.

No mais, Superman com a foice e o martelo no peito e sotaque russo é muito impactante. E o final é um show a parte.

Mark Millar é um gênio e a arte do Dave Johnson casa perfeitamente com a proposta.

Vale muito a pena ler. Um dos materiais mais legais e importantes do Superman.

Djeison.Hoerlle 02/05/2021

Vamos falar do filho vermelho?

Ok, esta é sem dúvida uma das histórias com uma das premissas mais interessantes que já me deparei. Interesse esse que se sustenta por diversos motivos, seja o apreço cada vez mais ostensivo por heróis, o gosto por referências históricas, o nome de peso do autor ou mesmo as disputas políticas que vem a cada dia mais mistificando e condensando todos os conceitos inerentes à política em uma dicotomiazinha digna de uma partida de futebol.
Dito isto, é natural que criemos altas expectativas para a obra, o que todo fã de cultura popular sabe bem, costuma não resultar em boa coisa. Mas esse seguramente não é o caso Red Son.
A narrativa de Mark Millar navega de forma engenhosa e coerente pela história, sejam os feitos reais ou os mitológicos do universo do Superman, sem nunca se perder nas panfletagens e discursos batidos que autores menos resolutos (ou até consagrados, vide Frank Miller) fariam. Até porque independente do seu posicionamento, vamos combinar que criticar o comunismo em 2021 invariavelmente soa saudosista e brega.
Inclusive, brega é uma coisa que esse Superman acertadamente não é. Trata-se de um personagem muito bem escrito e que transparece com sinceridade a empatia e a esperança que o herói representa, mesmo tendo sua guinada para o absolutismo no final, o que convenhamos, é até que bem esperado em uma história americana sobre socialismo. Ele dialoga com seu povo não somente por seus salvamentos bregas, mas literalmente por meio de uma imagem de símbolo. Chega até a ser um pouco irônico de perceber que um Kal-El marxista consegue sintetizar muito mais a essência do homem de aço do que a versão que temos visto no cinema há quase uma década. Mas isso é outra história.
As versões dos demais personagens são também muito interessantes e pouco óbvias, e fazem jus ao restante da história. Especialmente o Lex Luthor, que é praticamente o protagonista ao lado de Kal-El.
Feitas estas considerações, vale por fim pontuar que esse é seguramente um dos finais mais interessantes que já me deparei em um quadrinho de heróis. O que parecia um epílogo deveras extenso, culminou naquele tipo de encerramento que reafirma toda a história contada, enchendo-a ainda mais de propósito e significado. Vale a leitura de qualquer fã de quadrinhos.