Superman: Entre a Foice e o Martelo

Superman: Entre a Foice e o Martelo Mark Millar...

Resenhas - Superman: Entre a Foice e o Martelo

Cosmonauta 24/01/2022

Superman do Stalin
"Já não bastavam esses satélites e bombas nucleares suficientes para explodir a gente umas dez vezes ? Agora temos esse superman espacial do Stalin também?"

Kami 25/08/2021

Simplesmente perfeito.
É um quadrinho simplesmente sensacional, mostra uma história totalmente alternativa e diferente do personagem.

Pandora 09/05/2018

Surpreendente! Uma HQ com densidade dramática, não se esgota em uma primeira leitura, com um roteiro surpreendentemente redondo. Mark Millar condensou em seu mundo distópico inúmeros elementos canônicos do universo DC: o conflito com o Batman, a Tropa dos Lanternas Verdes, Lex Luthor como agonista genial, Lois Lane, Planeta Diário, Brainiac, as boas intensões do Superman (mesmo quando ele se torna um ditador nunca é com má intensão haha).
Por outro lado, se Mark Millar em um especialista nas peculiaridades do Universo DC e consegue transpor isso para a HQ com primor, densidade e uma imensa capacidade de fazer com que as peças se encaixem.

Ele passa longe de conseguir diferenciar capitalismo e socialismo, embora ele não deixe de apontar que em sociedades capitalista há crianças dormindo na rua, não vai muito longe. E parece que para ele o Comunismo é pouco mais que um regime de governo autoritário que deduz desigualdades na base da violência e considera liberdades individuais como um capricho desnecessário.

Bem... Bem... Bem... Todos sabemos que o capitalismo não é bem algo que possa apontar o dedo no assunto LIBERDADES INDIVIDUAIS, afinal por 388 anos ele promoveu, incentivou, potencializou a escravidão africana em prol do sagrado lucro - mais de 10 milhões de pessoas privadas de suas liberdades individuais, gerações inteiras de pessoas escravizadas ao longo de 4 séculos... Nas sociedades capitalistas a liberdade também emerge como um capricho desnecessário quando convém aos grandes proprietários de bens, terras e derivativos.

Enfim, a discussão política/econômica é rasa, mas a história é boa! Qualquer dia desses eu paro nela novamente. As histórias da DC tem esse dom de provocar reflexões e mais reflexões.

site: https://www.instagram.com/p/BijZ4Czn-ZW/?taken-by=pandoraelf

Malane @androidtriste 22/12/2019

Nunca me interessei por histórias do Superman individualmente, fui ler com dezenas de ressalvas.

Peca muito no desenvolvimento, mas é uma boa HQ, a premissa é sensacional.

Guerra 05/09/2021

Red Son
Red Son é uma incrível HQ, uma ótima versão alternativa do herói, quem, se não o próprio homem de aço conseguiria colocar em prática a tão sonhada utopia comunista? A Criação de um mundo de paz, segurança, sem doenças ou mazelas, porém, além de perceber que não é somente o comunismo que pode alcançar este objetivo, o último filho de kripton verá o quão cruel este sistema pode ser com seu próprio povo sobre liderança de Stalin, e quem sabe, até mesmo ele pode sucumbir e acabar sendo seduzido pelo poder e o controle absoluto.

Vitor16Hq 04/08/2023

A versão mais ousada do Superman.
Mesmo nessa realidade paralela, a essência do Superman foi mantida, o roteiro já deixou bem claro que os ideais dele estão acima dos ideais do lugar em que ele está.

Primeira página e já tem a Lois Lane com o Lex Luthor, essas realidades alternativas viu.

A motivação do Batman foi bem construída, o Mark Millar escreveu muito bem o confronto entre os dois, ele soube utilizar o lado estrategista do Batman mas deixou claro que isso não faz com que o Batman consiga vencer todas as vezes.

É um quadrinho que podia ter dado muito errado, mas deu certo.

Gostei da história, é uma ótima versão alternativa, tem uma premissa ousada e conseguiu dar destaque a vários personagens sem tirar o foco do Superman.

SavioAmin 08/05/2022

Xeque-mate
Como já disse outras vezes, amo ver outras versões de história padrão então foi mais um deleite ler essa HQ.

Em questão de história, ela deixa um pouco a desejar, sendo bem simples, mas o que mais me agradou nessa HQ é que os conflitos deixam de ser resolvidos puramente por violência, priorizando o raciocínio, sendo no final resolvido com uma questão moral e tendo um plot twist mais interessante do que poderia esperar.

Eduardo 04/08/2022

Obra excelente, cuja premissa é interessantíssima: e se a nave de Kal-El, ao invés de cair nos EUA, caísse na Ucrânia, em meio à sanguinária ditadura de Stalin?

A HQ aborda como seria o mundo ao longo de décadas de uma verdadeira batalha mental entre Lex Luthor e Superman. Discute aspectos morais, sociais e políticos importantíssimos.

Ao contrário do que pode parecer, não é uma obra que se resume a um panfleto ideológico sobre os ideias de liberdade e democracia americanos. É uma obra que realmente discute como um super-ser como o Homem de Aço poderia, dentro das condições certas, ser completamente diferente daquele que conhecemos (e, ao mesmo tempo, tão parecido).

Pode ser lido por qualquer um, ainda que não tenha lido qualquer outro quadrinho do Superman - digo isso com segurança, pois eu mesmo nunca li -, uma vez que vai muito além da história de super-herói contra o super-vilão. É uma HQ que vai além e, por isso mesmo, simplesmente adorei a leitura.

xsmits0 05/01/2023

RESENHA
Meu Deus, que quadrinho incrível!!!
Ele conta a versão de como seria o Superman caso tivesse sido criado/crescido na Rússia.
Contém críticas tanto ao capitalismo quanto ao comunismo, bem legal se você gosta de sempre olhar os dois pontos de vista.

Se eu não me engano tem o filme na HBO caso você queira ver também!

Juan.Abreu 07/09/2021

Superman entre a foice e o martelo!
Embora seja uma história alternativa, não faça parte do cânon do Superman pode-se dizer que esta história é uma graphic novel das melhores que há.

Uma história emocionante, com viradas, plot twist, talvez tenha sido a história do Superman que mais gostei. Se não é a que mais gostei, certamente está no top 5.

O fato do Superman cair na URSS na época da guerra fria e o desenvolvimento do próprio Superman, do Lex Luthor, do Batman e do Brainiac é sensacional.

Eduarda 23/05/2021

Amei, o final é muito ?! Achei muito corajosa a ideia pra HQ, afinal o Superman é um ícone americano.

Vertinho0 13/01/2023

Nem o superman foi capaz de fazer o comunismo vingar kkk
Uma realidade de que o comunismo não vale à pena em quando nem o super humano não consegue fazer o sistema funcionar jkk uma hq muito boa que relata esse partido horroroso e toda a sua mafia. Um final muito bom e uma origem do superman bem diferente.

Aidan.Paim 27/11/2022

O fantasma do comunismo frente a realidade do conflito
Uma das melhores histórias do super, embora não concorde com a visão padrão de ser uma crítica a União Soviética. Com uma experiência diferente do que estamos acostumados, vemos o escoteiro defendendo o lado socialista da guerra fria mas sem passar pano nem ser gentil com qualquer um dos lados. Enquanto o super encarna a face mais feia do socialismo vemos Lex do outro lado mostrando a construção do capitalismo norte americano que perdura até hoje: um protecionismo extremo com forte autoritarismo numa tentativa de vender uma liberdade ilusória. Mais do que apenas um exercício mental, entre a foice e o martelo nos mostra como a narrativa de soviético vilão e Yankee salvador é falsa. O mal se estende em toda a parte que poder se proliferar e ambos os sistemas se mostram de forma agressiva porque decidiram instituir guerra. Talvez o final da história seja a melhor parte, mostrando como os problemas e hostilidade da época são frutos das escolhas dos líderes, e não das visões políticas.

Adriano 25/07/2019

Questões morais e políticas e determinismo humano
Nunca fui fã de Superman...devo ter lido uns 5 quadrinhos à vida inteira. Mas quando fiquei sabendo desse quadrinho em especial, fiquei com muita vontade de ler. A premissa é incrível: o que aconteceria se o homem de aço tivesse caído na União Soviética e não nos Estados Unidos? E se ele fosse treinado e ensinado a defender os valores soviéticos? O que seria do mundo? Uma premissa dessas sozinha seria suficiente pra me fazer curtir muito o quadrinho, mas a história é muito bem escrita e desenhada. Os desenhos lembram a propaganda soviética, com seus ângulos retos e abuso das cores vermelhas. Mas o que é marcante, e até me surpreendeu, foi o roteiro: questões éticas e morais, tocando em questões de dominação totalitária, de domínio de um grupo sobre outro, de se ter uma arma que coloque os outros sobre seu domínio, enfim, temas fortes não só durante a guerra fria mas que continuam a afetar nosso cotidiano.
E por fim, pra mim o que mais se pode refletir (e tema caro à filosofia e antropologia) é: o homem seria determinado pela cultura e ambiente em que nasce?