Comentário de Romanos

Comentário de Romanos João Calvino

Resenhas - Comentário de Romanos

Tonny 07/11/2021

Romanos nas palavras de Calvino
De fato demorei muitos dias para a conclusão deste livro. Foi meu primeiro comentário lido de João Calvino e o mesmo requer de cada leitor tempo, perseverança e paciência.
Os ensinamentos aqui trazidos são de uma profundidade excelente, é enxergar a sagrada escritura com mais clareza.
Pretendo reler novamente o mais breve possível.

Vianna 09/08/2017

Tive a oportunidade de ler todo esse comentário, capa a capa. E posso dizer que, mesmo sendo mais de 600 páginas, valeu cada linha. A compreensão que o autor nos traz do livro de Romanos é monumental.
Já tive a oportunidade de ler outros comentários e sempre sinto que eles são ou sucintos demais, não abordando partes que seriam indispensáveis, ou prolixos demais, com muita divagação em cima das aplicações práticas do texto. Não é, contudo, o caso de Calvino.
Ele tem justamente o equilíbrio entre profundidade e sucintez. Nenhuma expressão problemática será deixada de fora, mas também não se perderá tempo com aplicações devocionais alegórias exageradas. Portanto, acho o comentário de detalhamento ideal.
Claro, não se pode deixar de mencionar a robustez teológica do autor, que faz exegeses precisas do grego, cita com fluência os pais da igreja e compara diferentes interpretações com maestria. O livro também possuem notas do editor, nas quais outros pontos de vista, por vezes até conflitantes com os de Calvino, são trazidos, os quais só enriquecem a compreensão do texto. Tenho utilizado somente esse comentário como auxílio na preparação dos estudos da mocidade sobre Romanos, e não temos sido decepcionados. Além disso, por ser um dos livros da Bíblia com maior conteúdo soteriológico, a compreensão de Romanos se faz prioritária. Se puder comprar somente um comentário bíblico, compre o comentário de Calvino sobre Romanos.
P.s.: No site da Editora Fiel os comentários de Calvino são disponibilizados online gratuitamente. Além disso, os ebooks são em torno de 7 reais na Amazon. É algo a se considerar,

Lucio 18/11/2010

Uma palavra sobre o livro...
Quando estamos diante de um grande autor, renomado, de grande influência, criamos uma grande expectativa sobre o conteúdo de suas obras. No comentário de Calvino da epístola de Romanos pude me deparar com esse gigante, e as expectativas foram atendidas.

Calvino mostra-se plenamente atualizado para sua época, trabalhando com a patrística (citando Agostinho, Orígines...), com os escolásticos e com autores comtemporâneos.

Seguindo o princípio hermenêutico de buscar o pensamento imediato e próximo do autor nas proposições, sem fazer análises excessivas, como se o autor pensasse duas horas para cada período que redigisse, Calvino cobre todo o livro de Romanos, lidando com textos difíceis de maneira muito hábil.

Calvino presume que está falando com pessoas que já estão, pelo menos iniciadas no grego e na exegese, pois ele declara e demonstra suas interpretações com base na exposição do original (onde mostra grande domínio da língua).
Mas sua análise não para no nível acadêmico. Os comentários estão recheados de aplicações devocionais preciosíssimas, as vezes com palavras duras.

Que erudição. Que gigante! Glória a Deus pela vida de João Calvino!
Val 04/02/2014minha estante
Faz muito tempo que estou à procura desse livro pra comprar, mas não o encontrei de jeito nenhum... :(

Lucio 25/06/2014minha estante
Val, consegui na 'estante virtual'. :)