Black Hole - O Fim

Black Hole - O Fim Charles Burns

Resenhas - Black Hole - O Fim

§abio82 06/03/2024

Cotidiano
Bom uma hq que representa sua época com os jovens desse período misturado com algumas metáforas, e mesmo assim uma história universal pra muitos.

(Quem nunca passou de alguma forma oq foi mostrado nessa hq?)

Essa história é sobre a vida e o cotidiano, mas é claro que o chamativo dessa hq é a doença. E mesmo assim oq realmente importa é entender o cotidiano que é familiar pra muitos sendo beber, fuma, sexo, isolamento, frustrações, arrependimento. Entre outras coisas que só quem passou pode sentir e ver pelo lado de fora.

Se você não passou por algumas das experiências que é mostrada nessa hq vc vai achar vago, então vá com o pensamento de ver como é a vida de dois adolescentes e suas frustrações.

JoAo.Vitor 02/12/2022

Namoral... Entendi foi nada, de verdade.
Foi uma leitura divertida e intensa, alguns momentos tensos mas no fim... De verdade... Não entendi absolutamente nada...

-natalia 10/04/2022

Não atingiu expectativas
Esse segundo volume esclareceu um pouco mais o que Black Hole: Introdução à Biologia deixou em aberto, mas admito que ainda assim me decepcionei. Achei a história muito vaga com a questão mais importante, que seria a da doença em si! Focou demais em assuntos aleatórios que acho que não havia necessidade de aprofundar, como a história de vida dos personagens.
No fim, gostei muito da arte de ambos os volumes, é realmente muito bonita. No entanto, no restante acredito que deixou a desejar, principalmente porque eu nutria certas expectativas para uma história que foi publicada até pela Darkside. Também não entendi tantas referências a detalhes que não foram aprofundados... No mais, como foram HQs rápidas de ler, até valeu um pouco a leitura; mas eu não releria!
Isadora- 11/04/2022minha estante
Então eu devo ler ou não? ??

-natalia 11/04/2022minha estante
Leia e tire suas próprias conclusões ?

§abio82 06/03/2024minha estante

§abio82 06/03/2024minha estante
Foi mau pelo monólogo grande ?

-natalia 06/03/2024minha estante
Pois é! Quem sabe, se eu relesse hoje em dia, eu visse a história de outra forma hehehe. Provavelmente o erro foi meu mesmo, por ter lido esperando que o foco das HQs fosse outro. ??

Lara Aimee 23/03/2021

Um bom razoável...
Sou fã do Charles Burns, mais confesso que o primeiro volume é muito melhor, nesse volume senti falta de emoções e viradas de mesas, as presentes nesse volume são bem mornas!
curti o final porém achei ele aberto demais, gostaria muito que esse segundo volume, explorasse mais a vida dos personagens, por exemplo como eles vieram a ficar isolados da sociedade, quem eles eram antes, e como o vírus o mudaram, mais acaba que a história sempre se centraliza na Cris e no Keith.
Fora isso não tenho oq reclamar em si, arte maravilhosaaa como sempre! viciante e super gostosa de ler, estilo do Burns como sempre sem igual.

berserkgirl 27/01/2021

A história é claramente uma alusão à epidemia de AIDS nos anos 80 e 90. A trama é bem alucinógena cercada por drogas, álcool e sexo, mas consegue entregar com êxito tudo oque promete através do terror e alguns elementos grotescos.

Cilmara Lopes 07/05/2017

Before / After
Uma das melhores leituras da vida, impressionante, enigmático e sombrio.
Lendo esse segundo volume pude analisar melhor as alusões não só a Aids mas também a transição de adolescente a vida adulta. O quanto nossas decisões e o meio em que vivemos podem pesar sobre nossos ombros. O lado intrínseco dos personagens é tão bem desenhado e escrito que chega a ser poético!
Uma obra que eleva o patamar da nona arte!

Realtche 14/12/2016

Uma das HQ'S mais linda que eu já li.
Apesar de ser um história bem macabra e que por vezes fez meus estomago revirar, os personagens são de um profundidade e de uma emoção que fez eu me arrepiar em cada quadro, em cada agustia e diálogos.
Não consegui parar de ler até chegar ao fim.
Simplesmente 5 estrelas.

Jonathan 17/04/2015

Fui atrás dessa obra graças às referências a ela na música do duo sueco The Knife, bem como no projeto solo de um dos integrantes, chamado Fever Ray, (observando a capa do disco, nota-se a enorme semelhança no estilo da ilustração http://ecx.images-amazon.com/images/I/61AGlT5Y1TL.jpg), que gosto bastante.

A mesma aura deliciosa de mistério e bizarrice trabalhada na música eletrônica do The Knife é encontrada aqui. Temos a presença do sobrenatural e até mesmo do macabro funcionando como metáfora para os conflitos que assombram os adolescentes e os desenhos são cheios de simbolismos interessantes, com um traço original e marcante.

Porém, com o desenrolar dos fatos, a trama cai muito no romance entre os jovens (algo que me desagrada bastante), muitos diálogos chatos que são pura embromação e o final é preguiçoso e irritante.

Lemostr00 07/01/2014

Fraco.
Meh.

Uma HQ TOTALMENTE regular, fui esperando encontrar um horror e encontrei apenas uma chatice imensa. O simbolismo das DSTs e a exclusão foi fraco, e os protagonistas, meu deus, que protagonistas péssimos, incrivelmente chatos e sem muito sentido. Até a motivação do "vilão" foi fraca, se teve algum único personagem bom foi a Eliza, mas nada realmente incrível ou memorável.

O primeiro volume foi regular, esperava algo grande nesse segundo volume, mas me foi apresentado uma história realmente fraca. História sem final conclusivo que em 400 páginas, o Junji Ito em 30-40 páginas consegue fazer uma história e arte melhor.

Totalmente decepcionante. Não recomendo para ninguém, e para os que gostaram, melhor começar a ler outros quadrinhos de qualidade, para saber o quão decepcionante essa história foi.

WicCaesar 14/04/2013

Média
Peguei esses volumes com um colega, achando que seria algo meio ao estilo de Lovecraft, Junji Ito, mas não, nada a ver.

Ilustrações e simbolismo = 5 estrelas
Conceito da história = 3 estrelas
Desenvolvimento e conclusão = 0

Média 2, arredondando para baixo porque não chegou perto de atender às expectativas.

Ricardo 21/09/2012

Concluindo o desfecho da primeira edição com algumas redenções,algumas tragédias e uma boa dose de auto destruição. A juventude retratada em seu estado mais sincero, o da selvageria e das primeiras de muitas desilusões.

janaina 31/08/2011

...
e pensar que levou 10 anos pra ser feito...
nielison 23/01/2018minha estante
noob.

evenancio 11/07/2010

Black Hole
Excelente Graphic Novel de Charles Burns, publicada em 2 volumes pela editora Conrad. Não conhecia nenhuma outra obra do autor, então foi com uma grata surpresa que pude saborear tão deliciosa e sombria narrativa. De fato não há nada de novo na trama presente no livro de Burns, mas a atmosfera alinha aos diálogos e desenhos são sensacionais. O clima, em minha singela opinião, é perfeito.

A história se passa em algum momento entre os anos 60 e 70 em plena época da contracultura predominantemente jovem, cujo rock psicodélico, uso abusivo de drogas, sexo livre e o movimento hippie foram ingredientes que pintaram esta década com cores vivas que jamais seriam esquecidas.

Continua em: