O Segredo dos Sinais Mágicos

O Segredo dos Sinais Mágicos Sérsi Bardari

Resenhas - O Segredo dos Sinais Mágicos

Clio0 30/08/2023

Um dos últimos livros publicados pela série Vaga-Lume traz como tema a intolerância religiosa. Parece brincadeira que após quase vinte anos, esse tema ainda seja corrente nas rodas de conversa.

Janaína é uma jovem baiana que vai a Portugal em busca de um tesouro de família. Lá, ela usa seu conhecimento de religiões afrobrasilerias para desvendar as pistas e poder ajudar sua família. Essa é basicamente toda a trama, embora ainda se veja uma incipiente discussão sobre racismo e xenofobia em alguns momentos.

É interessante.

mariaedudda_ 13/04/2023

É um livro bom, assim como todos que já li da coleção vagalume. Ele tem uma história que te faz ficar curioso, e ainda mostra como realmente são as religiões da cultura Afro.

Grid 30/04/2022

Um livro que eu devia ter lido antes
Esse livro é muito bom, quando eu comecei a ler de cara me surpreendeu. Queria ter tido a oportunidade de ter lido ele mais nova, quando eu era o público alvo do livro, talvez dessa forma eu tivesse me interessado mais pela leitura mais cedo. O livro é leve e fácil de ler, uma história interessante e também ajuda entender melhor a religião africana.

Michele @leituraempauta 12/01/2020

Maria de Fátima é uma portuguesa que vem a Salvador para uma feira de artesanato. Conhece Raimundo, organizador da feira, e se apaixona por ele. Sua família em Portugal não aceita o relacionamento, pois Raimundo é negro. Maria abre mão de sua família, se mudando para o Brasil. Se torna madrasta de Janaina, filha de Raimundo, a quem considera como sua verdadeira filha.

Algum tempo depois, recebe um telefonema de sua família em Portugal, pedindo para que ela vá à Lisboa, pois seu pai está muito doente, e deseja rever a filha e também falar com Janaina.

Acredita-se que existe um tesouro na família, que foi deixado por um antepassado de Vicente, pai de Maria, um tesouro que envolve muitas lendas à respeito das culturas africana e portuguesa.

Chegando a Lisboa, Vicente chama Janaina e Jorge, seu neto, para falar sobre a lenda do tesouro, pois Vicente acredita que Janaina poderá ajudar a encontrar o tesouro.
Porém, existem outras pessoas muito interessadas em encontrar esse tesouro. Será que Janaina e Jorge irão descobrir os mistérios envolvendo essa fortuna?

Uma aventura muito envolvente, cheias de lendas e mistérios. Gostei muito do fato do autor ter mostrado um pouco da cultura da Bahia e também de Portugal. Muito interessante a lenda do tesouro envolver as culturas africana e portuguesa, que são totalmente distintas.

O livro mostra também o preconceito racial, através do relacionamento de Maria e Raimundo, e depois entre a amizade de Janaina e Jorge, preconceito que infelizmente existe até hoje.

site: @leituraempauta

Marriete 11/08/2019

O Segredo dos Sinais Mágicos - Resenha Autor: Sérsi Bardari
Janaína é uma linda garota negra, mora no estado da Bahia com seu pai, a madrasta portuguesa e sua tia Conceição, praticante ativa do candomblé.

Sua tia Conceição tenta por todas as formas fazer com que Janaína compartilhe de sua fé, no entanto, Janaína ainda não tomou sua decisão, e, procura sempre fugir as investidas da tia, mesmo conhecendo a fundo a religião africana.

Tudo corria bem até que sua madrasta recebe uma ligação de Portugal, e fica sabendo que seu pai está em fase terminal de um câncer. Janaína acompanha sua madrasta a Portugal e se envolve em uma busca ao tesouro que pode mudar a vida de todos.

Essa aventura atrás de um tesouro antigo, pertencente a um antepassado da época de Dom José, trará perigos a Janaína, pois, diz a lenda, que somente a fé e o conhecimento da religiosidade africana serão capazes de descobrir esse tesouro.

#OSegredodosSinaisMágicos#SérsiBardari#Livros#InfantoJuvenil#SérieVagalume#EditoraÁtica#LiteraturaNacional#LiteraturaBrasileira#AutorNacional#ReligiosidadeAfricana#Books#Amoler#Instabooks

Lindiara.Paranhos 21/12/2015

Um livro que, ainda na infância, me ajudou a desmistificar o preconceito com as religiões de matriz africana.

Washington 30/01/2012

Em poucas palavras!
O livro descreve o que ainda aflige a sociedade no mundo em pleno seculo XX. O preconceito, seja ele de raça, religioso ou o que for.
Nos mostra que o Amor verdadeiro rompe barreiras, supera distancias, vence qualquer tipo de obstaculo. Que devemos nos amar mais sem nos preocuparmos com a ganancia que so traz dor e tristeza. Demontra que a fé remove montanhas e pode nos salvar.

*Jaque 27/08/2011

pennsei que obteria mais informações lí mas não era o que eu esperava a história foge um pouco do assunto aborda outra linguagem que deicha a história confusa não recomendaria.

Luiz Cláudio 25/06/2009

Religião
Esse livro é basicamente sobre o Candomblé/Umbanda. Fala sobre as divindades Exú, Ogum e outros. Interessante para quem quer conhecer um pouco sobre os símbolos dessa religião e sobre os marcos importantes de Portugal.

Mih 07/02/2009

Muito bonitinho
Li quando tinha apenas 11 anos, mas foi um livro que me marcou muito.Lembro-me até hoje dos personagens e da história.

Bruna 13/08/2011minha estante
Lembro até hoje de como foi bom ter lido esse livro. ainda mais por ter tirado 10 na prova que fiz sobre ele