Count Zero William Gibson

Resenhas - Count Zero

Becca0 31/12/2023

Nessa obra, o autor se aprofunda mais no universo distópico introduzido no livro anterior, trazendo uma maior riqueza de detalhes para nós. Há novos personagens no livro, e até mesmo a forma para desenvolvê-los ao longo da trama é bem diferente do primeiro livro, apresentando histórias distintas que vão, aos poucos, se conectando e dando um novo sentido ao plot do livro.

Escrita clara, plots twists e um gostinho de quero mais ao final, um clássico de William Gibson.

Larissa V 28/09/2023

Achei menos confuso do que Neuromancer, talvez por eu já ter me habituado com os conceitos técnicos da saga, então a leitura foi mais rápida.

A premissa é bem interessante, mas é bem confusa. São três protagonistas e cada capítulo é centrado na história de um deles, e eles não estão relacionados entre si, não interagem.

Essa quebra de narrativa deixou tudo mais confuso, quando começava o novo capítulo de um personagem o leitor acaba perdendo o fio da meada.

Mas enfim? uma baita história escrita de forma confusa em que as coisas só se esclarecem na segunda metade, e ainda assim restam dúvidas.

Daniel1145 03/07/2023

Caos no Sprawl
Muito melhor que Neuromancer em minha opinião, principalmente pela melhora na escrita do Gibson.
As três histórias se conectam de uma forma muito boa e com ótimos plot twists. Além disso Gibson aprofunda mais na distopia futura no mundo corporativo, onde as empresas praticamente entram em guerra por conta de informações e avanços tecnológicos.
A forma como as IAs são vistas também toma outra forma e proporção, de uma forma bem criativa.
Os personagens também são mais bem trabalhados nesse livro se comparado com Neuromancer.
Enfim, um clássico do Cyberpunk e do Sci-Fi. Já ansioso pra ver a conclusão em Mona Lisa Overdrive

Thiago 23/10/2022

Ainda mais caótico
Esse livro é para quem ama cyberpunk mas ainda mais para quem não tem problemas de cognição.

3 histórias que vão se intercalando de forma estranha e demorada sendo elas cada uma mas louca e complicada que a outra o que eu particulamente amei.

O mundo vai se aprofundando com algumas ligações claras ao primeiro livro mas contendo um mundo muito mais diversificado.

Mesmo as histórias sendo intercalada de forma demorada elas acontecem muito rapido separadamente sendo fácil se perder porém se conseguir compreender é uma das ficções mais legais que você lerá.

Matheus Fariaaas 22/09/2022

Três histórias, uma conclusão: que loucura!
Diferentemente do seu antecessor este livro desenvolve-se em três núcleos que ricamente expandem o universo de Neuromancer, e retornam alguns personagens. A princípio parece uma história totalmente diferente, são 7 anos depois, mas a prosa frenética de Gibson está aí desde os primeiros capítulo.

A história de Turner proporciona momentos marcantes, segue a lógica do primeiro livro, alem de contem reviravoltas e personagens dos mais peculiares possíveis. É a parte cyberpunk do livro.

A história de Marly, uma artista ou poetisa ou os dois, extremamente insegura e claustrofóbica, que proporciona convenientemente os momentos mais poeticos e bonitos deste livro, também os mais marcantes de toda a trilogia. É sem dúvida a personagem que mais me prendeu a continuar o livro.

Por último, a história de Bobby Newmark, o "Cont Zero" que é o personagem mais patético possível, proporciona os momentos mais cômicos e engraçados do livro, além de conter a parte mais metafísica da trilogia em relação as IAs e como elas interagem neste mundo

Bom livro, honra seu antecessor. Mas deixa uma vontade de mais...

Biel 29/08/2022

Count Zero
O segundo livro da trilogia Sprawl não é uma continuação direta de Neuromancer (se passa sete anos depois), mas preserva toda a essência do universo apresentado na primeira obra. Esse segundo livro tem um ritmo frenético e que te prende muito, alternando entre três protagonistas diferentes enquanto explora a todo momento cada parte do cyberpunk que a obra oferece. É um ótimo livro, com uma ótima história e uma ótima sequência.

Di3gao 01/05/2022

Outra aventura no Sprawl
Count Zero é o segundo livro da trilogia Sprawl e continuação de Neuromancer, mas essas obras não possuem relação. As semelhança entre elas seriam: o universo cyberpunk em que se passam e suas histórias muito complexas.
A história de Count Zero é densa e exige muito foco e paciência do leitor, mas compensa por ser fluída, imersiva e cativante. Além disso, ela é dividida em três focos narrativos, que são intercalados entre os capítulos e se conectam por conta de uma causa em comum: o biosoft.
Cada foco narrativo possui uma trama muito bem construída e coesa, pois as diversas informações arremessadas no começo vão sendo esclarecidas aos poucos e fazem o leitor conseguir compreender os fatos. Além disso, são apresentados vários personagens carismáticos e bem construídos, porém eles não são muito aprofundados.
Portanto, eu amei minha experiência de leitura e achei mais compressivo que seu antecessor, talvez por já ter me acostumado ao universo. Recomendo muito!

lpalomino__ 21/04/2021

QUE LIVRO INCRÍVEL
no começo fiquei bem perddida, principalmente por serem 3 histórias, mas quando elas se cruzam fica PERFEITO

Samael 23/02/2021

Publicado em 1986, Count Zero, sucessor de Neuromancer, é um livro que não apenas desenvolve o universo apresentado pelo seu antecessor, mas também a escrita e estrutura narrativa.

Na obra, acompanhamos três histórias separadas que, aos poucos, vai se juntando por forças exteriores comuns: A história de Bobby, um hacker conhecido como Count Zero que, após realizar uma missão, quase é morto; Marley, uma crítica de arte de arte que é contratada para investigar a produção de peças de arte específicas; e Turner, um agente como habilidades de espionagem. Interessante notar que Gibson desenvolve uma história muita mais dinâmica e fluída comparada com Neuromancer, seja por causa da estrutura escolhida, seja por causa da melhora quanto a escrita.

Além disso, ao expandir o universo do livro anterior, ele não apenas introduz novos personagens, como também grupos e corporações novas, sem contar às referências aos personagens anteriores que estão todo o tempo presente.

Por fim, há algo que me chamou bastante a atenção: O aumento da força da crítica social. Gibson, nesta obra, coloca mais explicitamente o poder e os conflitos entre grandes corporações, a desumanização causada pelo dinheiro e individualismo excessivo, as frações de grupos sociais específicos e, até mesmo, espiritualidade

pulsaodemorte 20/02/2021

essa é a história mais parada da trilogia, mas é essencial pra que se entenda o próximo livro, de novo, a questão da Matrix é de impressionar..

Buda 28/12/2020

Loucura
William Gibson deve ter escrito essa trilogia do sprawl chapado, ou apenas querendo dar a ideia do que é a mente sob efeito de drogas quimicas.

Marcio Falcão 24/09/2020

Boa sequencia
Uma boa sequencia para Neuromancer. Historia um pouco complexa e pode ficar um pouco confusa ate que se pegue o ritmo da historia. O enredo é bom cheio de acao e perseguicoes

Lary 22/07/2020

Count Zero
Assim como em Neuromancer, Count Zero é um livro que exige foco, paciência e tempo não só para compreender a linguagem mas também toda a história.

Nesse livro acompanhamos os personagens em três narrativas, 7/8 anos depois dos acontecimentos de Neuromancer, suas histórias vão se conectando em um "objetivo" ou motivo em comum.

Count Zero funciona muito bem sozinho, não havendo necessidade de ler Neuromancer, apesar de ser interessante lê-lo para que a história se torne muito mais compreensível.

Esse é um livro mais explicativo e bem menos frenético que seu antecessor, o que me agradou mais.