Mona Lisa Overdrive

Mona Lisa Overdrive William Gibson

Resenhas - Mona Lisa Overdrive

Daniel1145 11/07/2023

Um pouco demorado para engata porém com melhores personagens
Mona Lisa Overdrive demora para mostrar a que veio. Somente lá pela metade do livro as coisas começam a fazer sentido.

Essa seria minha crítica principal da conclusão da trilogia, que poderia ter entrado mais a fundo nas questões das IAs e explicado melhor alguns eventos que ocorrem durante a narrativa.

Apesar disso, o livro contém ótimos personagens e uma conclusão bonita e satisfatória para a saga.

Cesar Garcia 17/06/2023

Um pouco confuso
O livro tem algumas partes interessantes e aquela coisa toda de cyberpunk do resto da trilogia. Mas no fim é um livro arrastado, com passagens que não dizem a que vieram e no fim vira só um livro cheio de estilo.
O mais fraco da trilogia Spraw.

Tenan 03/04/2023

Paradíssimo até a pag 210... Para mim o mais fraco da trilogia.. Com jeitinho de pressão para o autor escrever mais livros desta temática.

Matheus Fariaaas 26/09/2022

4 histórias, uma conclusão: e eai?
Neuromancer e Count Zero eram histórias singulares, cada qual com suas particularidades mas que se complementam dentro do tema cyberpunk de Gibson.
Esse livro veio com a proposta simples: unir essa duas pontas soltas e independentes e encerrar de vez as grandes questões de ambos o livro.
Agora, se realmente Mona Lisa Overdrive cumpriu com essa tarefa, vai da leitura de cada um. Uma expectativa fora criada. Mas se será cumprida bem...

Em minha opinião, o livro tem ponto altos sim. Mas é estranho a história começar de fato depois de tanto tempo, (150), os personagens conseguiram me chamar a atenção em todos os seus núcleos, mas a história demora para engrenar.

A história de Kumiko, a filha do chefão da Yakusa, é carregada de momentos nostálgicos da trilogia, e contem explorações do mundo de gibson muito interessantes. A forma como o Sprawl e outro lugares é descrito sob o olhar de uma japonesa e seus conflitos culturais é um ponto altíssimo e cômico.

A história de Slick Henry, um construtor de robos ex presidiário com um distúrbio complicado, possue o núcleo mais fora da casinha e aloprado possível, são personagens um mais perturbado que o outro, e a volta do patético personagem do segundo livro agora mais... Absurdo

A história de Angela Mitchel, a estrela do entretenimento virtual, contém críticas tão sutis ao mundo das mídias, dos reality shows, da realidade virtual, além de uma extrapolação metafísica absurda com IAs, que fica até difícil acompanhar, é tudo muito abstrato.

Por último, a História de Mona Lisa, uma jovem prostituta sem rumo algum, proporciona ao meu ver os momentos mais tristes do livro em detrimento da constante fulga da realidade da personagem e de sua condição meio alheia e perdida de tudo o que está acontecendo na história.

Pra quem chegou até Count Zero, vale a pena, mas não vá com grandes expectativas.

Di3gao 15/05/2022

Uma conclusão digna para a série
Mona Lisa Overdrive é o terceiro livro da trilogia Sprawl, iniciada em Neuromancer, e realiza de forma magistral sua função de encerrar esse universo.
O roteiro é muito complexo, o que acaba ficando cansativo nos primeiros capítulos, mas, ao longo dele, o leitor vai pegando o ritmo e se interessando pela história louca e envolvente. As informações que ajudam na compreensão da história são apresentadas aos poucos e vão se conectando ao decorrer da leitura.
O livro é dividido em quatro focos narrativos sem qualquer semelhança e ligação que vão se conectando em prol de um objetivo comum, formando assim a trama dele. Cada um desses focos possuem histórias muito bem construídas e entrelaçadas, com ótimos momentos e que apresentam personagens profundos e carismáticos. Além disso, alguns deles são personagens já apresentados nos outros livros.
O universo cyberpunk do livro é constituído por conceitos já apresentados anteriormente e outros novos que contribuem para a expansão dele. Ele é muito criativo e imersivo, fiquei encanto enquanto era apresentado a ele.
Portanto, Mona Lisa Overdrive conclui tanto sua história própria ? sem deixar furos ? quanto todo universo da trilogia Sprawl. Vou sentir falta dessa obra e eu acho que preciso reler ela para entender completamente. Recomendo muito!!!

Marafa 04/02/2022

Meu companheiro de isolamento
Esse livro foi o meu companheiro no meu primeiro dia de isolamento, que foi hoje (04/2/22). Que coisa impressionante. Eu nunca li uma série que me deixasse tão curioso pra chegar no final e descobrir o que estava acontecendo. Nada nunca me deixou assim. Nem mesmo Fundação, que é outra série que eu adoro, me prendeu tanto quanto a Trilogia Sprawl.

De qualquer forma, esse é o terceiro e último livro da série. Alucinante como os outros, e eu discordo de quem achou mais fraco. Acho que tem os mesmos elementos dos demais, inclusive a confusão e a falta de uma conclusão explícita. Mas eu fiquei alucinado por esses três livros. Pretendo ler de novo o quanto antes.

Basicamente, neste livro acompanhamos 4 personagens, cada um em sua própria trama e com os próprios problemas, e a continuação da saga e seus desdobramentos.

Não tem muito o que dizer. Só lendo pra entender. E entrando de mente aberta, consciente de que muitos detalhes vão se perder ao longo da história, a menos que vc leia com atenção ou releia vários trechos.

Boa sorte a quem vai tentar.

OBS: eu curto ler ouvindo música, de preferência algo que não se entenda a letra. Pra ler esse livro, eu ouvi o seguinte:

Blue Effect - Nová Syntéza (FULL ALBUM, jazz-rock/psych big band, Czechoslovakia, 1971) (https://www.youtube.com/watch?v=sA33UBVUWNM&ab_channel=FunkedUpEast)

Jože Privšek ‎- Križanke (FULL ALBUM, jazz-funk / jazz fusion, 1973, Slovenia, Yugoslavia (https://www.youtube.com/watch?v=v1vbovhySXw&ab_channel=FunkedUpEast)

Nektar __ Journey To The Centre of The Eye 1971 (https://www.youtube.com/watch?v=gxPEtdL0JHs)

Hawkwind - Hall Of The Mountain Grill 1974 Full Vinyl (https://www.youtube.com/watch?v=fhvnI2yxxWo)

Aera - Mechelwind (1973 jazz/funk) (https://www.youtube.com/watch?v=M661fyooUpw)

H̲awkwi̲nd - W̲arrior On The E̲dge Of T̲ime (Full Album) 1976 (https://www.youtube.com/watch?v=z8qI_emsnzM)

Thaynan.Oliveira 29/06/2021

Complexo mais gostei...
O último livro da saga Sprawl é complexo e um pouco denso, a história em si e ligada em vários pontos nesse último livro, com explicações sobre tudo, mais sinto que ainda faltou alguma coisa, sinto que ainda teria uma continuação para a história, mais enfim para quem gosta dessa pegada cyberpunk índico ler essa saga, eu particularmente gostei.

Samael 09/03/2021

Fim da trilogia
Ao todo, eu gostei. Há uma amarração de todos os pontos da história anterior, fechando a saga; mas não forma totalmente completa. Acho que o autor poderia ter expandido um pouco mais o conceito final. Fora isso, é uma boa recomendação para quem gosta de ficção científica.

pulsaodemorte 20/02/2021

definitivamente a melhor história da trilogia do sprawl, é super fluida e tem 100% ligação com a metafísica da Matrix, a relação de cada personagem com a Matrix e entre eles mesmo é de impressionar, fechou com chave de ouro

Buda 29/12/2020

Complicado, louco e bom
É o fim da trilogia do Sprawl, um clássico da literatura, criador do CyberPunk, mas é dificil, complicado, meio sem pé nem cabeça.
Sinto que a melhor maneira de aproveitar essa trilogoa é relendo-a.

Nicolas.Raline 24/04/2020

Presente para os fã
Um fã-service para os aficcionados pela série que materializa o encontro das duas avenidas independentes anteriores. Depois da conspiração e da rebelião, enfim, o entretenimento.

Nesse novo episodio do Sprawl vamos conhecer um pouco mais sobre a Sensenet e seu impacto no mundo cyberpunk seguindo o destino de quatro protagonistas com uma mesma finalidade. Talvez o mais conceitual de todos os livros, colocando em xeque a estrutura de novo futuro e mistificando ainda mais o desconhecido.

O único problema é que apesar do encerramento do episódio, Monalisa não encerra uma das principais questões de todo esse universo. Por que será?