Meu Amigo Dahmer

Meu Amigo Dahmer Derf Backderf

Resenhas - Meu Amigo Dahmer

PatrAcia184 16/04/2024

Meu amigo dahmer é o esperado
"Meu Amigo Dahmer" é uma graphic novel intrigante que oferece um olhar perturbador sobre a adolescência de um dos serial killers mais famosos da história. A ilustração, embora simples, é eficaz em transmitir a atmosfera sombria da narrativa. No entanto, apesar de interessante, o enredo não apresenta muitas surpresas, seguindo um curso previsível. No geral, é uma leitura envolvente, mas não inovadora.

Matheus Laneri 06/04/2024

Onde tudo começou
Definitivamente virei fã do Backderf. O autor teve o "prazer" de ter convivido com o assassino Jeff Dahmer e resolveu contar isso. O gibi é incrível porque foca em contar a origem do cara, não os crimes cometidos posteriormente. Aprofunda e acrescenta camadas ao cara.

Mais do que apenas contar a história de Dahmer, o autor faz uma importante contextualização da época nos EUA e em Ohio, dos problemas sociais e econômicos. Isso serve pra mostrar todo a construção do personagem, o que acho sensacional. As notas no final ajudam demais

Enfim, um gibi que recomendo demais! A história de Dahmer virou série na Netflix, não vi para saber se é bom. Mas se for igual ao gibi, provavelmente é

iammoremylrds 05/04/2024

Uma leitura pesada, densa, que não é pra qualquer um e ao mesmo tempo é uma leitura rápida, por ter poucas páginas e pelo seu formato, sendo feito com diversas fontes além das memórias do autor, sendo construído de modo cronológico!

lua 31/03/2024

Mais sobre Dahmer
Comprei este livro com o intuito de complementar ainda mais a história de Dahmer, considerando que já li e assisti outras obras, mas não tinha muitas expectativas. Afinal, os materiais acabam sendo sempre os mesmos, e após a série lançada na Netflix em 2022, sempre fico com o pé atrás em relação aos materiais sobre o caso. No entanto, a HQ me surpreendeu bastante. Derf retrata sua história com Dahmer, contando a história de alguém que foi colega de turma e conviveu socialmente com ele. A narrativa, organizada cronologicamente, é acompanhada por pesquisas. Derf busca além de suas memórias, materiais provenientes de entrevistas e confissões que o próprio Dahmer fez após ser capturado. Derf ainda adiciona outros rascunhos e versões anteriores a este. Ele complementa os quadrinhos com mais informações escritas, contextualizando os fatos de forma mais completa. Achei muito interessante que em nenhum momento ele força algo. Ele simplesmente relata o que viveu e o que sabe, e o mais importante, termina a narrativa até o ponto em que conviveu com ele. Depois de perder o contato, ele não sabe mais nada sobre Dahmer e retrata a primeira morte de acordo com documentos. Ele não retrata as vítimas de Dahmer sendo mortas. O máximo que ele retrata é Dahmer matando um peixe quando ambos foram pescar. Ele inicia a narrativa mostrando ao leitor para onde a obra vai caminhar com "você pode até ter pena, mas não empatia". É uma obra que complementa o livro escrito pelo pai de Dahmer e nos mostra de perto a vivência dele na escola e em ambientes sociais, coisas que nem mesmo o pai de Dahmer tinha conhecimento. Recomendo muito a leitura, mas para aqueles que realmente querem se aprofundar no assunto, saibam que a HQ fornecerá apenas uma parcela pequena e anterior aos crimes.

corareadss 26/03/2024

?Meu amigo Dahmer? mas nem tanto amigo assim.
"Meu Amigo Dahmer" é uma obra que retrata a visão de alguém que esteve "próximo" ao assassino em série Jeffrey Dahmer durante sua adolescência. No entanto, a obra reflete uma amizade do autor rasa e superficial, levantando dúvidas sobre a relevância do título.

A obra ilustrada, tem uma linguagem bem simples de fácil entendimento para o leitor.

Derf Backderf foi colega de classe de um dos assassinos e canibal mais notórios dos Estados Unidos, Jeffrey Lionel Dahmer, ou Jeffrey Dahmer.

Derf em sua obra retrata que desde aquela época (1970) Dahmer já apresentava sérios problemas psicológicos, trazendo em sua obra retratos de como era o jovem Dahmer, seus aspectos que ficariam evidentes após os crimes.

Em sua obra Derf retrata diversas vezes o quão infeliz era o Dahmer, retrata o infeliz casamento e divórcio dos seus pais, sua família ausente e uma vida sem amigos. Derf retrata no livro que Dahmer era apenas um rapaz que eles zoavam e excluíam logo em seguida, nunca foram próximos apesar de tanta conhecidencia. Derf acredita que se Dahmer tivesse alguma ajuda em seus anos juvenis, viveria uma vida infeliz, mas nunca teria matado alguém.

A obra reflete uma amizade superficial de Derf e Dahmer, mas é extremamente necessária e de fácil acesso para quem quiser ler e tiver interesse no caso.

Gleydianne 25/03/2024

Livro que se ler em 1 fds!
Eu tava louca por esse livro. Devorei ele no fds kkk. Ele complementou o livro do pai do Jeffrey. Foi perfeito, acredito que o ?amigo? do Dahmer deu muito mais informações que minha ?pesquisa? precisava. Eu gosto muito de ler um True Crime , analisando todos os fatos. Esse livro me surpreendeu.

VitorNerd 08/03/2024

Uma perspectiva diferente e traço bizarro
Esse livro é montado de forma efetiva, com muitas fontes, além de lembranças dos amigos do autor além das suas próprias, de uma forma cronológica, uma perspectiva diferente do pai dele, que é mais original, e é claro, um traço de desenho bizarro de uma maneira interessante, o que dá mais impacto à história de modo geral, e que a sensação de algo muito sério acontecendo não seria possível sem ele.

Caio Cruz 03/03/2024

Vale muito a pena
Eu não consigo seguir uma leitura se ela não estiver me agradando, então, eis que uma amiga me emprestou Meu Amigo Dahmer e falou: tenho quase certeza que vc vai gostar! Ficou parado um tempo na fila de leitura até que, com alguns livros travados eu resolvi passar esse na frente, para devolver logo, e não consegui parar de ler.

A frase que me pegou foi logo no prefácio: "Vc pode sentir pena mas não empatia".

É isso que o autor consegue fazer. A leitura segue no tom documental, com memórias pessoais, notas e documentos.

Imagina vc ter um "amigo" e quase 20 anos depois descobrir que ele é um serial killer que matava as pessoas as pessoas de forma cruel e sinistra, então vc começa remontar o passado, fazer umas pesquisas e descobri que ele era mais esquisito do que vc lembrava e que ele tinha uma vida pessoal quase miserável. O livro vai destrinchando essa vida ao mesmo tempo que vai contando que esse cara na escola tinha uma "vida" social, amigos, que passava por apuros e que cometia erros, mas que no seu cerne, no seu íntimo tinha uma maldade que ele mesmo não sabia lidar. É isso! Não dá para dizer mais sem dar spoiler.

O livro não leva a 5a estrela cheia por causa das notas finais em que achei o autor muito partidário em relação a vida familiar do Jeff, quando na verdade não há somente 1 responsável.

Além do mais: "Onde estavam os adultos?"

shuhua 02/03/2024

Depois da adaptação que a netflix fez acerca do Dahmer, vi muita gente romantizando-o pela aparência, como se já tivessem esquecido tudo que ele fez. Por isso, pra mim, o ponto alto desse livro foi que o autor conseguiu mostrar alguns dos muitos lados perversos do Dahmer, mas também apresentou o local onde ele vivia, as condições psicológicas e emocionais de sua família, seus relacionamentos e tudo que o moldou pra ser aquele que conhecemos hoje como o canibal de milwaukee.
Ainda não se têm certeza sobre o começo da psicopatia, acontece por puro acaso, por meio da genética, ou somos influenciados devido ao ambiente em que crescemos? Acredito fortemente na segunda opção, não acho que o universo rola dados pra ver quem vai ser o psicopata da vez, então esse tipo de obra, onde acompanhamos a adolescência, um momento decisivo na vida de todos, torna-se muito importante para compreendermos melhor as vontades e motivações desumanas dos assassinos em série.

Mari 24/02/2024

Interessante
MEU AMIGO DAHMER traz o perfil do psicopata
Jeff Dahmer quando este ainda era um aluno do
ensino médio. O autor do livro foi seu colega de
turma nos anos 1970,e conviveu com o futuro
Ncanibal de MilwaukeeN com uma intimidade
que Dahmer talvez só viesse a compartilhar
novamente com suas vítimas. Juntos, Derf e
Dahmer estudaram para provas, mataram aula,
jogaram basquete. Os dois tomaram rumos
diferentes, e Derf só voltaria a saber do amigo
pelo noticiário, anos depois. Em 1991, os crimes
de Jeffrey Dahmer vieram à tona: necrofilia,
canibalismo e uma lista de pelo menos 17
mortos, entre homens adultos e garotos. O
primeiro assassinato teria acontecido meses
após a formatura no colégio.
Além de remexer nos seus velhos cadernos e
álbuns de fotografia, Derf consultou seus amigos
de adolescência, antigos professores, os arquivos
do FBl e a cobertura da mídia após a descoberta
de seus crimes antes de roteirizar MEU AMIGO
DAHMER.

Ketllen5 18/02/2024

Oque uma família ausente pode te causar
É uma HQ muito bem retratada da vida do Jeff , a importância de um lar acolhedor para seus filhos mostra que é algo de extrema importância pro desenvolvimento de uma criança e nos perigos que isso pode causar caso não aconteça

Igor Miranda 12/02/2024

Não espere muito
Fui com a expectativa que iria mostrar os crimes , porém é um relato de um amigo e das lembranças que ele tinha no tempo de escola , no geral foi OK

Lucasfhb 08/02/2024

Sensacional
HQ com uma ideia muito boa e muito bem escrita. Ela não foca nos crimes do Jeffrey, mas sim na adolescência dele, sendo que a HQ é passada na visão de um colega de classe.