Confissões de Um Adolescente Depressivo

Confissões de Um Adolescente Depressivo Kevin Breel

Resenhas -

Tham 06/04/2022

Ele contar a experiência dele faz você se sentir acolhido de alguma forma, acho que ele descreve bem

Taciane 24/01/2021

Histórias reais e dramáticas são sempre complexas por que não estamos falando de um personagem e sim da vida real.
Gabe 26/11/2021minha estante
Realmente. Terminei de ler esse livro agora. Derramei algumas lagrimas lendo o epilogo e os agradecimentos, porque me lembraram que eu estava lendo a vida de alguém que é real.

gean. 20/04/2022

O livro possui uma temática delicada, uma vez que nem todo mundo consegue externar sobre por ser bem complexo.

É um relato curioso para alguns e para outros pode se tornar um gatilho. Para o autor que conseguiu (com ajuda) pontuar muito bem, foi um grande desabafo, dos mais difíceis como ele diz.

Achei bem interessante e confesso que me identifiquei em alguns pontos.

Recomendo a leitura, assim como o autor recomenda que busque ajuda com algum especialista e não em pseudos psicólogos por ai a fora com direito a tapinha nas costas.

Jackeline 04/05/2020

Eu simplesmente amo esse livro e vocês precisam amar também. É uma leitura simples e rápida, além de falar detalhadamente sobre a depressão e a dor do próximo, além de que nos ensina a enxergar o próximo mais além do que ele permite demonstrar, nos ensina a ter empatia com quem está ao nosso lado porque ninguém sabe a dor que o outro carrega.

Vanessa_RC 06/04/2020

Intenso/uma leitura necessária
Eu gostei muito do livro desde as primeiras páginas já me prendeu no enredo. É um livro intenso. Por mais que tenha a linguagem simples a história é incrível. Eu não conhecia a depressão dessa maneira tão crua e real, e meio que foi bom ter esse conhecimento, me tornou mais sensível perante a dor do outro, sendo a dor pequena ou não. Que todos que estão nessa batalha fiquem bem ?

Hayanne Lins 11/02/2023

Uma descrição crua e muito realista dos momentos mais difíceis da vida do ator, quando sofreu várias perdas em sua adolescência, e começou a sentir que a vida não fazia mais sentido. Apesar de ser um livro com vários gatilhos, gostei bastante de ver como ele conseguiu superar tudo isso com a ajuda de família, amigos e um terapeuta. Não percebemos o valor de nossas vidas até que somos confrontados com o fim dela.

Eder Ribeiro 16/01/2021

Um mundo está doente
"Todo mundo no fundo só que ser amado e não ser solitário, e essas duas coisas muitas vezes são traduzidas por meio do sexo".

Há uma doença mundial chamada solidão, e que muitos buscam aplacar no ter, como se a felicidade fosse uma posse. A felicidade é mais uma busca interna que tem muito a ver em conviver na diversidade. E estamos tão centrados na possibilidade de que a posse possa nos trazer a tão sonhada felicidade sem atentar que esquecemos de quem nos cerca, a parte primordial. Deixamos de importa com o outro, de respeitar a diversidade, de compreender o outro como ele é, e para finalizar, entender que todos nós somos únicos como pessoa e temos defeitos e qualidades. Somente convivendo com as diversidades e dialogando, vamos ter maior compreensão do ser, e penso, esse é um passo primordial para nós livrarmos da depressão.

Diego361 22/10/2017

É um achado
Gostei do livro muito mais do que eu esperava.

O título é autoexplicativo.
Como psicólogo, recomendo a leitura para adolescentes que se encontram depressivos. Tenho que ler novamente e anotar algumas frases. Achei o livro com uma profundidade que é rara para um escritor tão jovem. Linguagem simples, mas não banal. Ele escreve com muita sinceridade sobre si mesmo. No final de cada capítulo, há um "toque para mim mesmo" que também serve para reflexão do leitor.

De negativo, só não acho que uma leitora mulher aproveite tanto o livro quanto um leitor homem, especialmente um adolescente homem, porque a autoidentificação é muito mais forte para um garoto.

Concluindo, recomendo muito para jovens que estão depressivos e para profissionais que trabalham com esse público, pois, a partir de situações que são muito comuns para todos nós, pode-se ter uma boa discussão em trabalhos grupais.

Juliano 14/08/2023

Gostei!!!
Sinceramente gostei bastante em muitos momentos da leitura me identifiquei com o personagem do livro algumas dores são impossíveis de descrever.

Castiel 21/10/2022

Um...
A depressão é difícil de ser escrita muita das vezes, esse livro falou apenas de uma realidade da depressão que muitos se recusam de conhecer, o lado sombrio, quem viveu ou até mesmo ainda vive, sabe que nada se torna fácil, tudo que você ver é escuridão, nada claro, só é você e sua mente perturbada.

Jessica 11/08/2021

Arrastado...
Parei pra pensar se não gostei por ser um livro adolescente. Mas concluí que não, é ruim mesmo. Na tentativa de criar um contexto para sua experiência depressiva, o livro coloca seis capítulos antes de chegar ao assunto da história propriamente dita. Mesmo quando finalmente fala de como é ser um adolescente deprimido, a narrativa é chata, não envolve. Parecia que eu estava passando as páginas, mas o livro não andava. Também tenho muitos entraves com essa escrita tipicamente norte-americana.

Juponesa 31/12/2020

Esse não é um livro pra qualquer um, mas deveria. Pode soar chato e entediante pra alguns pois o conceito de depressão das pessoas comuns é muito diferente da realidade. Não é um super drama que vai te fazer chorar, não tem nada de extremamente chocante na vida do menino, e é isso que deveria ser normalizado. A depressão não necessariamente vem de um super trauma, mas de pequenos conflitos não/mal resolvidos e pode acometer qualquer um, como uma gripe. Não nos cabe julgar a razão de cada um, mesmo lendo todo o relato eu jamais poderia dizer que ?sei exatamente como ele se sente? porque eu não sei, só tenho a versão escrita, traduzida e provavelmente muito revisada do que ele quis expor, do jeito que ele tem de se expressar. Por outro lado, pode ser que te ajude a se entender caso esteja passando por um momento delicado, a linguagem simples nos leva para muito próximo do que o autor quer nos dizer, talvez você se identifique o suficiente pra se sentir mais confiante em buscar ajuda. Não existe vergonha nenhuma em ter depressão ou qualquer outra doença, ninguém precisa se sentir um merda por considerar que tem ?problemas menores? do que uma pessoa qualquer e se sentir pior por isso e é essa a principal mensagem desse livro. Cada um expõe o que quer, do jeito que quer e cada coisa impacta de uma maneira distinta em cada pessoa, em cada fase da vida.

Tentando ser leitora 04/01/2021

Um livro para se identificar
Nunca achei que iria me identificar tanto com um livro. A forma como o autor descreveu o que aconteceu em sua vida foi tão sincera e real que me fez parar para refletir sobre as escolhas que tenho feito em minha vida.
Aprendi com esse livro a ver que há pessoas que se importam e que a vida se torna boa quando você a vê com os olhos certos. Como o autor falou, às vezes, a vida é como uma gangorra que oscila entre momentos bons e ruins. Tenho tentado encontrar significado e esse livro veio no momento certo.
Com certeza, essa foi um livro que valeu a pena ser lido. Recomendo a leitura.

acpaesa 25/03/2021

Confuso
O livro, em alguns momentos, banaliza a depressão. Talvez seja a visão do autor mesmo, mas me senti incomodada com as palavras usadas e a forma de falar de algo tão sério, sei que a intenção do livro é justamente essa: naturalizar falar sobre a depressão, mas os exemplos que ele dá são desconfortáveis (na minha opinião, obviamente).

A obra é boa, fala sobre assuntos sérios, mas não sei se recomendaria pra outras pessoas lerem, justamente por causa dessa banalização. Para quem quer ler e acha que tem muito gatilho: é uma boa pedida, pois não achei pesado.

É muito difícil analisar uma autobiografia, ainda mais quando se refere a suicídio/depressão, por esse motivo não irei comentar sobre fatos da vida do autor, tentei analisar apenas o livro sem levar para o lado pessoal.

O livro é bem escrito, usa uma linguagem acessível para falar sobre um assunto sério como a depressão (lembrando que a linguagem acessível não tem nada a ver com a banalização a qual me referi), o autor faz a descrição de vários momentos de uma forma muito detalhada, a fim de fazer com que o leitor se sinta na situação a qual está sendo retratada.