Lady Macbeth do distrito de Mtzensk

Lady Macbeth do distrito de Mtzensk Nikolai Leskov

Resenhas - Lady Macbeth do Distrito de Mtzensk

Ronan 13/04/2024

Gostei bastante da história, de como a Catarina se deixou levar por esse amor que a destruiu.
Curioso pra ler mais coisas do Leskov...

Marianacmraa 17/03/2024

Lady Chatterley Russa
Bom, iniciei a leitura por motivos acadêmicos, mas me mantive nela por motivos pessoais.

Deixando de lado a sinopse e passando ao que interessa, o livro é cheio de traições e, apesar de ser um autor russo, os apelidos e a própria escrita não são um problema - eu diria até que é uma leitura de entretenimento.

Não é o primeiro livro de autor russo que eu leio, mas para quem não leu nada ainda, recomendo fortemente este livro. Por ser um livro pequeno e ter um início leve - em alguns momentos parece que estamos lendo uma fofoca - é um ótimo começo e desmitifica esse monstro que criaram da literatura russa.

Tem alguns apelidos para os mesmo personagens, mas com as notas e um pouco de calma todos conseguimos passar por isso com vida.

No mais, recomendo fortemente, principalmente para quem está de ressaca literária.

Paulo.Vitor 03/03/2024

"Como a gente se divertia, passamos juntos aquelas longas noites de outono, e despachamos pessoas deste para outro mundo por meio de uma morte cruenta"
Já tinha visto muita gente falar bem desse livro, e de fato, é muito bom.
Vamos a história de uma moça chamada Catierina Lvovna (Ou Catarina Leoa, para os íntimos) que passa de uma donzela indefesa e recém casada no tédio de seus aposentos para uma assassina, ao mesmo tempo calculista, e fervorosa, por mais que isso possa parecer uma antítese.
É incrível como em pouco menos de noventa páginas conseguimos criar a personalidade dos personagens em nossa cabeça de maneira perfeita, até Fiona e Sonia, que aparecem só no último trecho do livro.
A parte das meias me deixou muito pistola, visto que já era possível prever que Serguiêi faria alguma coisa ruim com elas.
Achei que o final, com o tal do croque do barco seria muito mais violento, mas não foi tanto, e o acabou por me lembrar o final do Rei de Havanna.
A leitura é ótima, flui de uma maneira incrível, não tem nenhuma dificuldade na leitura, aprendemos sobre a cultura russa, principalmente da baixa nobreza.
É incrível que aqui podemos ver aquilo que se diz: Em um livro, não é necessário uma história mirabolante, uma premissa complexa e inúmeras palavras difíceis para criar ótima literatura que entretém e que prende a atenção do leitor.
Recomendo demais a leitura, provavelmente, dá pra se ler em um dia.

Beatriz.Cortello 29/01/2024

Ótimo!
Queria me introduzir a literatura russa fazia um tempo, foi um ótimo ter começado com Leskov, a leitura é fluida e envolvente, Lady Macbeth foi uma ótima leitura! eu adorei o desenvolvimento e a persona de Catierina Lvona, absolutamente maravilhoso!

tr11zlma 21/01/2024

Fé nas malucas
Sou perdidamente apaixonada por livro de mulher maluca e nunca vi uma alma viva recomendando esse daqui, que decepção

Gostei muito desse aqui,só achei ela meio burra no final( mas acontece, quem nunca)

ca ;) 21/12/2023

Clássico livro de mulher louca com a essência da literatura russa, e escrito por um homem! A história provavelmente foi muito chocante e inovadora pra época, mas eu como boa leitora de livros de mulher maluca achei o final meio clichê, não tirando o mérito de ser um ótimo livro.

Airam.Etur 10/12/2023

Slay
Nunca irão permitir uma mulher que sabe o que quer viver em liberdade, forças katerina no seu lugar eu teria feito pior.

JuBarros_ 31/10/2023

?Desdobrou ela, de súbito, toda a largura da sua natureza desperta e tornou-se tão resoluta que não se podia mais reprimi-la.?

Uma novela instigante. A crueldade e a falta de escrúpulos dos personagens aumenta a cada página. Da mesma forma, a trama fica proporcionalmente mais intrigante e magnética.

Inicialmente achei a prosa do Leskov incômoda, mas com o avançar da história fui me acostumando. As descrições dos eventos cruéis foram extremamente vívidas justamente pela maneira diferente com que o autor compõe as frases. Ele é mestre em descrever a atmosfera das cenas, em certos momentos chega a flertar com o terror.

Gostei muito da história, mas torci por um final diferente.

Galardo 14/09/2023

Não amava nem a si mesma
Uma personagem forte e marcante, que, por mais que suas ações sejam "questionáveis", demonstra uma força feminina que não se via muito na literatura da época.

A leitura é muito fluida, livro rápido que empolga com os acontecimentos e nos entrega, em poucas páginas, uma história muito boa, com profundidade (mesmo limitada pelas páginas) e que prende bastante, fazendo do livro uma ótima pedida pra quando se quer algo mais curto, por exemplo ao tentar sair de uma ressaca.

Priscila 08/09/2023

Incrível!
Chocada com essa história!
Que livro bem escrito! Tornou-se uma das melhores leituras deste ano, se não a melhor.
Os fatos ocorridos aqui são de cair o queixo. Vá ler imediatamente! ?
brunaentrelivros 08/09/2023minha estante
É uma leitura difícil?

Priscila 08/09/2023minha estante
Não! É muito fluida, desde o primeiro parágrafo. ?

Mathias Vinícius 16/06/2023

Um comentário sobre: Lady Macbeth do distrito de Mtzensk
Publicado pela primeira vez no ano de 1865 na revista Epocah dos irmãos Mikhail e Fiódor Dostoiévski, Lady Macbeth do Distrito de Mtsensk, obra do autor Nikolai Leskov(1831-1895) conta a história de Catierina Lvovna Izmáilova, uma mulher que vive em uma casa no interior com seu o marido comerciante, o sogro e os demais funcionários. Sua vida é imersa em tédio e nada atrativa que nem mesmo as conversas com o cônjuge são alguma coisa, sejam elas durante o dia ou a noite em seu leito. Em toda residência há apenas um livro, mas que esse não tinha grandes histórias como devia-se imaginar, era uma coletânea de textos ascéticos cristões de cunho moralizando, mas Catierina também era adapta da leitura. "O mesmo tédio, o tédio das casas de comerciante, em cujo clima, como se diz, é até uma alegria a gente matar.”

Em uma empreitada que parecia ter sido armada pelas forças da natureza, Zinóvi Boríssitch, esposo de Izmáilova, precisa ir concertar o moinho que fica longe da sua propriedade e seu pai, Borís Timofiêitch, parte para comemorações na cidade e por isso ambos ficam semanas longe de casa. Sem os chefes da propriedade presente, Catierina se vê ainda mais sozinha, porém livre e um dia conhece o mulherengo Serguiêi, um homem que nasceu favorecido beleza, tamanho e sedução e está disposto a traçar um romance proibido com sua patroa ao passo que ela também o tornará seu futuro comerciante. Na verdade, ambos estão em comum acordo neste amor, que será elevado as mais altas potencias para ser estabelecido, se seja, pessoas precisarão ser do caminho para que isso aconteça e tudo é projetado sem medir nenhuma consequência. Nada, não haverá remorsos ou eventuais desculpas, apenas a paixão desenfreada e destruidora que o amor é capaz causar.

Acredito ser muito difícil que o leitor não faça uma rápida associação do título do livro com a personagem Lady Macbeth da peça shakespeariana, A Tragédia de Macbeth, e sim, existem vários paralelos entre uma obra e outra, mas de antemão é importante informar que a utilização de nomes shakespearianos, além de ser comum na época, tinham uma função "irônica", como vemos nas obras de outra autores, "O Rei Lear da Estepe"(1870) e "Hamlet do distrito de Schigrí"(1849) do autor Ivan Turguêniev, ou em "Otelo nas Areias, ou Petersburgo Árabe " (1847) de Pyotr Karatygin.

Leskov tirou de Shakespeare não apenas o nome comum da protagonista. Há uma trama comum aqui – assassinatos que inevitavelmente acarretam outros assassinatos, uma paixão cega (desejo de poder e/ou luxúria), um processo imparável de corrupção, levando à morte. Aqui está uma fantástica comitiva shakespeariana com fantasmas personificando uma consciência impura, que o autor transforma em um gato: “tu sabes muito bem, Catierina Lvovna, que não sou gato coisa nenhuma, mas o ilustre comerciante Borís Timofiêitch. Eu só fiquei mal agora, porque aqui dentro todo o meu intestino rachou por causa de tua comida de nora.” Assim como vemos na própria estrutura da casa que parece estar assombrada e responde aos crimes cometidos no seu interior: “As paredes daquela casa tranquila, que encobria tantos crimes, tremeram com batidas demolidoras: as janelas retiniam, o piso oscilava, as correntes das lamparinas penduradas estremeciam e se projetavam nas paredes como sombras fantasmáticas. [...] Parecia forças extraterrenas sacudiam até os alicerces da casa pecaminosa.”

Se Macbeth, é suscitado por sua esposa, Lady Macbeth, a inundar a Escócia com sangue dos seus iguais, sem a participação dela, então Serguiêi ao longo de sua carreira criminosa é inteiramente liderado por Catierina Lvovna, que se torna um híbrido de Macbeth e Lady Macbeth, enquanto o amante se torna uma arma do crime: “Catierina Lvovna curvou-se, apertou com suas mãos as mãos de Serguiêi, que estavam sobre garganta do marido e pousou-lhe o ouvido no peito"⁠. Macbeth é guiado pela mesma lógica, forçado a cometer cada vez mais novos assassinatos para que o primeiro não se torne “sem sentido” e os filhos de outras pessoas não herdem o trono.

O tradutor dessa edição, Paulo Bezerra, escreve no posfácio que acompanha essa edição, deixa claro que: “Leskov imprime no sobrenome Lvovna um elemento oriundo da tradição mítica, onde o nome e a função do nomeado são idênticos. Lvovna deriva de lev, isto é, leão, e Catierina Lvovna se comporta como uma leoa no empenho de promover Serguiêi à categoria de comerciante: como a leoa que mata alimentar o filho, ela mata para alimentar o sonho de tornar Serguiêi um comerciante”. Catierina Lvovna supera Lady Macbeth, ela mata institivamente, elimina os concorrentes sendo fria e calculista nas ações digna de uma catarse sofocleana.

A esposa do comerciante que vivia em tédio eterno, agora é mais, mais Lady Macbeth do que a própria Lady Macbeth, e que ao contrário de Lady Macbeth, que cometeu suicídio por remorso, Catierina não conhece o remorso, não se arrepende dos atos, e usa o suicídio como uma oportunidade para levar sua rival com ela. Assim, Nikolai Leskov, refaz a imagem criada por Shakespeare, sua protagonista supera o protótipo em tudo, tonando-se na dona de seu próprio destino. “Gritou ” Catierina Lvovna. — Pois agora veremos... será do meu jeito, e não do teu...”

@letravermelha 30/05/2023

Leitura Fluída!
Que leitura boa e fluida, e diferente se comparado à Dostoievski. Leskov narra a vida de Caterina Lvovna, uma jovem casada com um comerciante mais velho que si. .

Catierina passa os seus dias sozinha e entediada, nada ela faz senão ver a vida passar, sua personalidade até então é pacífica, submissa e de pouca fala até que ela passa a ter um amante, este é o capataz do próprio marido. É a partir daí que você vê como ela se transforma completamente, e tudo por amor ao seu amante. .

Para impedir que todos ao seu redor atrapalhe seu romance com o amante capataz, ela mata sem pensar sequer uma única vez , sem remorso e sem piedade, nada nem ninguém se entre põe à ela e seu amor, nem Sogros, maridos ou crianças, ela faz oque acha que precisa ser feito pra se manter feliz. O seu amante a ajuda e em certo momento até mostra um quê de incentivo nas atrocidades para que eles mantenham a herança do marido sob posse deles. Até que final as coisas mudam pro lado deles e a gente pode ver qual é a real natureza dessa jovem insensível. .

Já de início eu me vi presa ao enredo, a leitura flui muito bem e não é truncada, você consegue facilmente ler ele todo em um dia. A jovem comerciante comete suas atrocidades com tal sangre frio que você se pergunta se ela está em seu juízo perfeito, mas ela está, daí você se pergunta então porque ela faz tudo aquilo? Ela o faz por... Amor! Amei esse livro e muito recomendo pra todos, principalmente pra quem quer ler algo ótimo e curto!

triz.machado 17/03/2023

EU FIQUEI PRESA NA LEITURA???????WWW
Pensem em um livro que eu devorei... seria Lady Macbeth do Distrito de Metzensk, de Nikolai Leskóv: livro pequeno, fácil de ler, rápido e super recomendado para quem quer iniciar na literatura russa.

Quem gosta de literatura bem clássica [clássica, clássica mesmo] vai identificar o nome "Lady Macbeth". Sim, ela é a personagem principal da Tragédia de Macbeth, de Shakespeare. Vocês vão entender.

Vou tentar explicar.

Catierina Lvovna é uma personagem com traços característicos de Lady Macbeth, como bem dito no posfácio da obra, onde assim foi escrito: "Leskov recria em Catierina Lvovna traços bem semelhantes de Lady Macbeth, fazendo-o, porém, à luz da violenta história da Rússia". Em Shakespeare, Macbeth instiga seu marito a cometer ato de grande violência contra o Rei Duncan, e assim a linha sucessória estaria aberta, rumo ao trono escocês. Macbeth via qualquer pessoa que aparecia em seu caminho como um impedimento para este feito, o que levava a novas tragédias.

Na obra de Leskóv a situação é bem parecida, mas não igual. Catierina é uma mulher casada com um homem bem mais velho, estéril [mas queria um herdeiro, ué?], desinteressado, o que a faz sofrer de tédio. Porém, para ele, a culpa de ele não ter filhos não é de sua questão biológica, mas sim culpa de Catierina.

Nessa vida de tédio, a protagonista conhece um funcionário da propriedade, o Serguiêi, o qual se apaixona e aqui começa algo que podemos considerar semelhante a obra de Shakespeare. Obcecada por ter este homem sob seu domínio, Catierina age pela hediondez, e começa a matar quem aparece em seu caminho de forma a impedir tal relação e não somente isso, como também abrir a herança do então marido, morto por ela própria, para que então ela herde boa parte de suas benesses dele como comerciante.

Aqui, Catierina vai ter uma pedra em seu caminho, seu próprio sobrinho, uma criança e ela não vai deixar a hediondez de suas ações de lado em prol da criança, ela quer muito além de Serguiêi, mas sim que ele também se torne um comerciante e que ambos usufruam da própria parte deixada pelo marido da Macbeth russa.

E é uma ótima leitura para iniciantes 💗

site: https://www.instagram.com/readstriz/

Dafne.Allane 07/03/2023

Uma ótima escolha para quem quer começar a ler os russos. A história é rápida e dinâmica. Possui vários acontecimentos e o autor escreve tudo direto ao ponto.

Apesar da clara referência a Shakespeare direto no título, o livro me remeteu muito a outro clássico: Madame Bovary de Gustave Flaubert.