O caminho de casa

O caminho de casa Yaa Gyasi

Resenhas - O Caminho de Casa

Jamile157 24/03/2024

Leiam!!
A história me prendeu desde a primeira página, a escrita é super fluída, os personagens são interessantes, e os eventos do início me causaram um grande  impacto. Depois do primeiro capítulo,  já percebi que a história seria dinâmica. Vamos acompanhar em linhas de tempos diferentes, diversas linhagens de uma família, e os impactos que a escravidão reverberou em diversas gerações.

É rica culturalmente, traz aspectos históricos que não são contados nas aulas de história. Os personagens são tão interessantes, cada um tem papel fundamental dentro do enredo, além de bem desenvolvidos e palpáveis.

Ao longo da leitura eu pensei muito em como a autora iria finalizar, confesso que tive receio de não corresponder minhas expectativas, isso pela forma que ela escolheu a narrativa. Estava completamente enganada quando a isso, pois o final foi incrível, me deixou com o coração quentinho e cheio de esperança.

Jenny 08/03/2024

"Tem coisas que você não aprendeu comigo, coisas que são do teu pai, mesmo que não o conheça, coisas que ele aprendeu com os brancos. Fico triste de ver meu filho, drogado, depois de todo o meu esforço, mas fico ainda mais triste de te ver achar que pode ir embora, como teu pai foi."

May 24/02/2024

Apesar da leitura lhe causar angústia e aflição, você não quer parar.
Traz reflexões necessárias e importantes.

Queila 16/02/2024

O livro traça a trajetória da descendência de duas irmãs nascidas em Gana. A história perpassa o caminho que percorreram os africanos, desde o início da escravidão em quem foram levados para as fazendas de algodão nos Estados Unidos até o momento em que estes eram livros e até alguns alcançaram as universidades.
A autora fez um paralelo entre a vida dos que foram escravizados e a vida dos que ficaram em Gana.

Thejoaogrilo 26/01/2024

Ancestralidade
O livro pode ser visto como uma serie de contos que iniciam em duas irmãs e terminam em seus descendentes se encontrando depois de inumeras gerações. O final me pegou um pouco com o simbolismo, achei bonito. São tantas que atravessam, é um livro bem denso mas acredito que a leitura vale a pena

Letícia 26/01/2024

Livro muito potente
Que livro potente! Percorrendo desde as guerras tribais em Gana até a escravidão e a Guerra Civil nos Estados Unidos, passando pelo trabalho de prisioneiros nas minas de carvão e a grande migração afro-americana, das fazendas do Mississipi às ruas do Harlem no século XX, esse livro permite uma compreensão dos horrores da escravidão e toda a carga emocional acumulada na vida de seus descendentes, nos relacionamentos entre pais e filhos, maridos e esposas. O romance não falha em captar a complexidade do espírito humano sob as condições mais adversas, resistindo através da resiliência e da esperança. A leitura é difícil no sentido de que revolta, dá nó na garganta e incomoda, mas é exatamente isso que faz desse livro a potência que ele é. Com certeza aprendi muito e isso é impagável!

Pamela 22/01/2024

Sem palavras
Termino hoje, janeiro de 2024 a leitura desse livro? em pensar que ele está por aí nas prateleiras desde 2017?
O caminho de casa é uma obra prima! Conta a história de duas famílias com uma ancestral em comum, Maame, e com o desdobrar da vida, sua linhagem tomou rumos totalmente diferentes. Cada uma se desenvolvendo em um lado do Atlântico e vivendo realidades completamente diferentes. Um lado sobrevivendo a realidade imposta e o outro lado lutando pela sua realidade e vivendo a consequência de suas escolhas. Algumas histórias mais duras que as outras, o amor trazendo a felicidade, ou não? O livro é um convite a repensarmos sobre nossa ancestralidade, nosso lugar no mundo, como e porque chegamos aqui. Sem dúvidas, em suas páginas, nos leva a trilhar o caminho de casa!

Amanda Vaz 11/01/2024

Effia e Esi. Duas irmãs. Dois destinos
Effia e Esi. Duas irmãs. Dois destinos. De uma geração a outra, Yaa Gyasi, nos conduz pelas histórias que tornam esse livro tão poderoso. Costurando histórias que nos permitem compor a trajetória de cada personagem que teve uma parte da sua vida narrada, e, que, aparentemente, acabaram no capítulo anterior, mas que não terminaram ali. Histórias de dor, saudade, separação, exploração, anseios e pertencimento que sensibilizam ao tratar sobre o comércio escravista e de pessoas escravizadas, sobre pessoas silenciadas, subjugadas, exploradas. Histórias que deixaram cicatrizes na pele e na alma. Ao terminar esse livro, você também se sentirá marcado.

manumoura18 22/11/2023

"Você quer saber o que é fraqueza? Fraqueza é tratar alguém como se pertencesse a você. Força é saber que cada pessoa pertence a si mesma."

"Por isso, quando se estuda história, é preciso sempre fazer perguntas. Que história não está sedo contada? De quem é a voz que foi reprimida para que essa voz pudesse se fazer ouvir? Quando vocês tiverem descoberto essas respostas, precisarão encontrar aquela história também."

Sandra 15/11/2023

Honrar os antepassados
O livro conta a saga de duas irmãs que foram separadas desde bebês e assim geraram descendentes em lados opostos. A leitura me trouxe a reflexão de como é difícil (ou até impossível) descobrir antepassados de um povo que foi escravizado. A narrativa nos fala sobre escravidão, racismo, preconceito. Esperança, resiliência, resistência. Como a História, dessas famílias, vai ficando pelo caminho e se perdendo na sua oralidade. Como a dor e o sofrimento que carregamos pode estar relacionado com a nossa ancestralidade. Enfim, amei a leitura e a forma como a escritora constrói a narrativa.

Felibalex 12/11/2023

Um conte de duas famílias
O livro é incrível. Facilmente a minha leitura favorita do ano. Tecnicamente, muito bem escrito, não deixando dúvidas para a competência da autora. A história é fascinante e envolvente, te levando a uma jornada ao longo do tempo dessa família. Impossível ler e não se questionar sobre toda a diáspora africana e sobre as histórias apagadas desse povo. Apagada pela escravidão e pelos colonizadores.