Comportamento Altamente Ilógico

Resenhas - Comportamento Altamente Ilógico

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Luly 10/05/2021

Altamente ilógico
No começo do livro, vemos Lisa, uma adolescente que almeja ir para faculdade de psicologia. Para entrar na universidade, ela precisa fazer uma redação sobre sua experiências com transtornos mentais, é aí que entra Sol, o protagonista agorafóbico. O livro é levinho de ler, bom para passar o tempo, da para ler em um dia. Mas se você procura um livro com um bom enredo e personagens bem trabalhados, recomendo procurar outro.
Ana 10/05/2021minha estante
que resenha perfeita, amei.

Luly 10/05/2021minha estante
Aí amg, tô tendo que resenhar pra concluir o desafio, vai vir mais umas 5 ainda

Paty.Moreira 23/06/2023

Mais uma leitura top 5
Livro pequeno, singelo, simples mas tão poderoso em palavras. Rico de sentimentos. Um livro lindo, sobre família,amigos objetivos.
Sobre valores, respeito.
Um livro sensível,com representatividade e verdades humanas esquecidas hoje em dia. Um livro sem preconceito, egoísmo.
Um livro que fala de empatia.
Eu adorei. Eu amei e sempre terei na memória, lisa,Clark e sol.

Giovanna 07/04/2021

Personagens rasos, objetivo da história impreciso. Não senti nada, nem simpatia pelos personagens. Não me apeguei a ninguém e nem à nenhuma relação.

Paola66 07/03/2020

Sobre adolescência, empatia, doencas mentais e amizade...
Solomon Reed não sai de casa há pouco mais de três anos, e está feliz assim. Até Lisa Praytor aparecer em sua vida. Ela sonha em entrar na segunda melhor universidade de psicologia do país, e fará qualquer coisa para ser admitida. Inclusive "curar" Solomon para conseguir uma bolsa de estudos, levando inclusive seu namorado, Clark, para mostrar "o que Sol está perdendo lá fora". Mas as coisas não são como eles esperavam: logo os três se tornam amigos próximos, mas os segredos deles começam a se tornar cada vez mais difíceis de guardar. A amizade deles parece estar por um fio, e Sol corre o risco de regredir mais do que nunca. Será que ele vai conseguir sair de casa pela primeira vez de todo esse tempo?

Um livro maravilhoso, terminei a leitura de coração quentinho ?

Lu | @rei_no_literario 22/10/2020

Amizade e problemas mentais
Um livro bem rápido de ler, com personagens que irão desenvolver uma amizade forte (porém iniciada de uma forma não tão correta assim) e que mostra a vida de um garoto que sofre de crises do pânico e desenvolveu agorafobia por conta disso.
Escolhi esse livro para ler pelo fato do Solomon não sair de casa há três anos e eu estar me sentindo assim (embora o caso dele seja por conta da agorafobia e não por conta da pandemia ksksks).
Foi uma leitura bem fluída.
O livro é dividido entre capítulos contando sobre o que se passa com o Solomon (e descreve bastante sobre as suas crises, o que me lembrou bastante Tartarugas até lá embaixo, do John Green, embora no caso desse livro fale sobre TOC) e outros capítulos sobre o que se passa com a Lisa. Ela é a garota que quer entrar na faculdade de psicologia de outra região para se afastar de tudo, e que para isso, usou a doença de Sol para ter conteúdo para a sua redação, sem ele estar ciente disso.
Além desses personagens tem o Clark, namorado dela, que acabou entrando no plano mas que não tem nenhum capítulo dedicado à ele, o que causa até um mistério sobre alguns segredos escondidos entre esses três amigos.
Confesso que fiquei mais interessado nos capítulos do Sol e as vezes não aguentava mais ler sobre a Lisa, porém ainda sim gostei de todos os personagens e a amizade deles era muito linda.

Luísa 23/12/2020

Um livro fofo e ao mesmo tempo sério. Trata de uma doença porém com delicadeza, simplesmente amei.

ACarolinneUs5 17/08/2017

Leiam.
Incrível.
Um livro muito bem escrito, com personagens marcantes e estória envolvente.
A trama é muito bem desenvolvida, creio eu que retrata muito bem quem sofre esse tipo de transtorno, e do meio pro fim simplesmente não dá mais pra parar...
Você lê um capitulo e "prevê" o próximo, você lê o próximo, vê que sua previsão estava errada e "prevê" novamente o próximo, você lê o seguinte e por aí vai. No fim apenas uma coisa foi prevista, (não quero dar spoiler) quem leu ou for ler saberá.
Cada decisão errada ou certa de cada personagem te faz pensar... Cada deslize te faz ficar angustiado, cada piada te faz dar uma risada, cada coisa boa que acontece te faz dar um sorriso de alivio do tipo "ah que bom"...
Apenas recomendo.

Tamirez | @resenhandosonhos 07/08/2018

Comportamento Altamente Ilógico
Esse livro me chamou a atenção pelo nome e pelo buzz que gerou lá fora quando saiu. Várias pessoas falaram sobre ele e, ao chegar ao Brasil, teve sua capa adaptada a uma versão que não agradou tanto assim. Eu não leio tantos livros young adults, mas fiquei intrigada em saber se essa história fugiria um pouco dos clichês.

Comportamento Altamente Ilógico vai trabalhar a agorafobia, um transtorno psicológico que usualmente evolui de ataques de pânico, fazendo com que a pessoa se sinta extremamente incomodada com lugares amplos, públicos ou que possam levar a situações de aprisionamento, constrangimento ou impotência. Como não sabia quase nada sobre essa condição fui aprendendo conforme o livro andava e compreendendo as consequências e anseios de quem vive com isso, através da ficção.

Se formos pensar na premissa do livro ela já aponta pra algo péssimo: Lisa Praytor pretende se aproveitar da situação de Solomon para ter um ganho pessoal. Por mais que a garota diga para si mesma e para os outros que seu objetivo é ajudar Reed a melhorar e “curá-lo”, sua motivação distorcida e comportamento não podem ou devem ser esquecidos. O fato de uma das partes já não ter a total realidade da situação e, sendo ela a mais fraca e propícia a se machucar, gera um cenário péssimo.

Mas, pensando dessa forma, parece que o enredo vai ser completamente óbvio né? A coisa vai evoluir até que ele descubra e talvez role até um romance com Lisa?. Porém, é ai que o livro se salva em seus detalhes e desdobres. Solomon é gay e não tem interesse em Lisa. E, mesmo tendenciando em um breve momento para a história ter um toque de romance, isso logo cai por terra. Esse é um livro puramente sobre amizade e suas facetas.

“Não havia como negar. Agora sabia que era a mais absoluta verdade: ele tinha uma amiga. E estava morrendo de medo dela.”

Solomon é doce e querido. Um nerd de plantão e aquelas pessoas que são tão vivas quando na nossa presença que costumo chamar de “necessárias”. Ele a princípio não entende o que Lisa quer com ele, mas acaba abrindo seu coração para que uma amizade, a tanto tempo não permitida, crie espaço. Ele é seguro de sua sexualidade, tem um bom relacionamento com os pais e é atormentado sobre como será o seu futuro, já que não pretende sair nunca de casa. Agorafobia pode ser tratada, mas ao contrário do que Lisa supõe, não há uma cura específica, colocando ainda mais sobre os ombros da pessoa que sofre dela o peso de melhorar ou não.

Eu detestei Lisa desde seu primeiro momento. Ela queria usar alguém extremamente sensível para seu ganho pessoal. Mesmo que suas justificativas estivessem misturadas com o desejo de ajudar, uma coisa não anula a outra e eu não consegui me relacionar nem um pouco com a personagem. Já Clark, que no começo pode parecer alguém a quem não iremos gostar, ao chegarmos no meio do livro já o estamos adorando. Ele é aquele cara brilhante que é popular, mas que está um pouco cansado das “bullshits” das pessoas que o cercam em seus círculos. E é realmente quando os três interagem que a trama ganha um tom diferente e começa a se confundir em sua essência.

“Não comece uma briga só porque é a coisa mais fácil a fazer.”

Fora a relação dos três há também toda a construção familiar em volta de Solomon. A figura de sua avó é muito especial e ela dá muita força a ele. O pai e a mãe também, mas há um anseio enorme de que ele melhore, de que de algum passo em frente, que acaba anulando pra ele esse amor e fazendo com que ele também se preocupe com o que vai lhe acontecer.

Acho que independente do nível desse transtorno, nunca é bom que a pessoa se feche totalmente. É importante o convívio, mesmo que em ambientes fechados, com outras pessoas e amigos e, nesse único aspecto, acho que Solomon realmente precisava de uma interferência. Entretanto, as motivações do livro em si já começam causando desconforto.

Eu gosto que a história não seguiu caminhos completamente óbvios, mas pra mim também não foi o suficiente para que eu achasse o livro ótimo. Em alguns momentos parece haver uma certa falta de foco em pra onde a trama quer ir, em o que quer passar e isso gera uma certa inconstância.

Comportamento Altamente Ilógico é uma leitura super leve, curtinha e fluida sobre uma condição que não é muito comentada, mas que merece ser conhecida. O autor já havia sido publicado no Brasil com Quando Tudo Volta, pela Novo Conceito, mas esse acabou sendo o meu primeiro contato com sua obra. Acho que, apesar do tema importante, a história em si não foi tudo o que eu estava esperando, mas deve agradar quem curte mais livros do gênero e quer dar uma fugida dos clichês totais.

site: http://resenhandosonhos.com/comportamento-altamente-ilogico-john-corey-whaley/

amy lê uns livros 14/08/2021

Mixed feelings
Partindo da premissa de uma adolescente que quer fazer de um garoto agorafóbico seu ?projeto? para conseguir entrar na faculdade, esse livro corre de forma leve e bem tranquila, considerando que o assunto abordado poderia facilmente ser redirecionado para uma aproximação bem mais tensa ou mesmo arrastada. Comportamento Altamente Ilógico escolhe por nos entregar uma típica narrativa adolescente que, apesar de não ter grandes aprofundamentos nos personagens, ainda nos prende na história.

Entretanto, o livro peca em algo fundamental: um bom arco de personagem. Solomon e, principalmente, Lisa têm suas mudanças feitas de forma corrida e mal-ajustada no fim da história. Lisa passa quase o livro inteiro sendo cheia de si e se achando a dona da razão, mesmo em situações que está sendo obviamente antiética, como ao decidir que faria de Solomon seu ticket de entrada para faculdade e ao presumir a sexualidade dos personagens. Isso faz com que esperemos que uma humildade gradual surja na personagem, porém não é bem isso o que acontece. Ela tem uma transformação repentina nos últimos capítulos do livro que simplesmente não transmite naturalidade.

Ademais, é impossível não falar sobre a grande decepção que é a abordagem da homossexualidade nele. Pontos para o livro por não fazer grandes dramas inicialmente com isso, Solomon revela ser gay já bem no começo e não coloca muito drama na fala, até porque sabe que sexualidade não faz muita diferença quando se vive trancado dentro da própria casa. [SPOILER - aviso quando acabar] No entanto, a partir do momento em Lisa começa especular que o namorado é gay simplesmente porque ele não quer transar com ela, a coisa toma uma proporção bem desconfortável.

Lisa nunca cogita que Clark seja bi ou pan, muito menos que ele possa ser assexual, o que francamente achei que aconteceria e que traria uma representatividade bem melhor ao livro. Sua amiga Janis, de princípios cristãos bastante duvidosos, nunca sofre alguma consequência por ficar fazendo a cabeça de Lisa que um garoto gay e um garoto hétero jamais poderiam ser amigos. Já Clark perdoa Lisa facilmente por questões de sexualidade que não cabiam a ele perdoar, já que não é uma pessoa LGBTQ+. [FIM DO SPOILER] Enfim, o que poderia ser uma boa representatividade toma um caráter duvidoso e que dá a entender que impor suas especulações de sexualidade sobre os outros não é algo tão problemático quanto é e multisex não podem existir nesse universo do livro, aparentemente.

Num modo geral, sinto que foi uma leitura fácil e que, desconsiderando os problemas de representatividade e arco de personagem, conseguiu me fazer rir e me envolver nesse pequeno mundo a que somos apresentados. As referências de cultura pop encaixam bem e os personagens tem diálogos bem leves e adequados à adolescência. Não vou dizer que é um livro que vai te impactar muito, mas serve bem para passar o tempo.

Jeeh @jeehtc 27/02/2023

Apesar de estar um pouco enjoada de histórias adolescentes, essa foi diferente e muito interessante, nos faz lembrar o quão importante são os amigos em nossas vidas.

Ronan 21/08/2021

Que livro maravilhoso, acho que eu nem tenho palavras pra descrever o tanto que esse livro mexeu comigo, que história incrível, a forma que o autor aborda saúde mental e como tudo é desenvolvido fez com que eu me identificasse demais com esse livro.

victor lopes 07/05/2018

Ahhhhh esse livro é uma fofura!
Eu adoro "Quando tudo volta", do John Corey Whaley, e minhas expectativas pra esse livro aqui eram bem altas. Confesso que fui surpreendido, porque esse livro aqui é bem diferente do outro e bem diferente do que eu esperava.
Eu amo o Solomon com todas as minhas forças. Queria ele pra mim. Sério! E o clark é um fofo tbm e mostra que héteros às vezes podem ser pessoas legais também (rsrs). A Lisa é bem cheia de altos e baixos e eu consegui amar e odiar essa garota (Mas no fim amei mesmo). Todos os personagens são maravilhosos, principalmente nos diálogos. A relação do Solomon com os pais, então, é maravilhosa demais e super realista.
O livro é muito fácil de ler, mesmo tratando de assuntos delicados como síndrome do pânico e agorafobia, os quais foram muito bem explicados sem parecer uma aula de psicologia. aliás, acho que esse livro presta um grande serviço falando sobre ansiedade e outras questões psicológicas, ele mostra tudo de um jeito bem realista e sem nenhum tipo de romantização disso, o que é maravilhoso. E a maneira com que os sintomas são explicados me atingiram com força, fazendo com que eu entendesse certos sentimentos que eu tenho e percebesse também certas reações do meu corpo, o que me deixou ansioso, mas também muito mais interessado e apaixonado pela história.
Acho que em alguns momentos senti falta de um pouco mais de desenvolvimento de alguns pensamentos, alguns trechos um pouco maiores dos personagens com eles mesmos. A narrativa fica rápida demais em determinados pontos, por isso dou 4 estrelas e não 5.
Mas é um livro altamente recomendado, falando de temas sérios de uma maneira leve e interessante. Tem tudo o que um bom YA precisa. É maravilhoso mesmo. Leiam!

Ps: Talvez possa ter alguns gatilhos pra ansiedade e tals (Pra mim teve), então fiquem atentos. :)

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6