Modernidade Líquida

Fabio.Nunes 19/06/2023

Bauman, karateca 5° dan
Modernidade líquida - Zygmunt Bauman
Editora: Zahar, 2000.

"ABANDONAI TODA ESPERANÇA DE TOTALIDADE, TANTO FUTURA COMO PASSADA, VÓS QUE ENTRAIS NO MUNDO DA MODERNIDADE FLUIDA."

Segundo livro do clube de leitura do Karnal e da Gabriela Prioli e, sem dúvidas, um dos livros mais densos que já li.
Afinal, um livro de sociologia não poderia ser diferente.
E que livro! Que livro!
Bauman nos mostra sua visão do mundo atual, da contemporaneidade, que ele chama de modernidade líquida. Passando por temas como emancipação, individualidade, tempo/espaço, trabalho e comunidade, esse livro é um diagnóstico extraordinário do nosso mundo.
Um mundo onde o amor faz parte do mercado do consumo; onde a individualidade substitui a ideia de cidadania; onde a libertação pode ser uma maldição; onde a comunidade é tão somente uma fortaleza de certezas bélicas contra um mundo que se move e se transforma; onde o trabalho é privado de seu poder de barganha; onde o sentido do presente está sempre adiante; onde o Estado não pode buscar o bem comum sem se aliar às forças frias mercenárias do capital...

Provavelmente Bauman era especialista em alguma arte marcial, por que esse soco no estômago doeu.

Recomendo fortemente. Livro fantástico.

Humberto.Martins 28/03/2022

Modernidade
Confesso que não consegui entrar de cabeça nessa leitura, pois não entendi várias partes do livro. Acho que deveria ter lido com muito mais calma. Fiquei muito mais ciente da ideia central, isso sim em alguns momentos do livro foi nítido para mim.
Contudo, volto a ressaltar que o livro deve ser lido com calma e com muita concentração.

Cris.Aguiar 29/06/2023

Difícil
Essa foi minha segunda leitura dessa obra, a primeira vez não fui em frente, mas dessa vez terminei.

Achei difícil, embora eu tenha entendido muitas linhas de pensamento e tenha entendido o conceito principal (da liquidez), muitos dos desenvolvimentos sociais elaborados pela Bauman vão requerer de mim um pouco mais de pesquisa na internet (achar quem tenha destrinchado alguns pontos).

É um bom livro, mas não é passeio no parque.
Recomendo para os que entendem do assunto ou gostam de um desafio.

Carol 28/01/2021

Um livro extremamente chocante e realista, nos permite permite pensar a sociedade e as relações fracas que estão acerca dela. Cuidado, leitura cansativa! Mas, necessária.

Milena.Tonkiel 22/03/2021

?As relações humanas não são mais espaços de certeza, tranquilidade e conforto espiritual. Em vez disso, transformaram-se numa fonte prolífica de ansiedade. Em lugar de oferecerem o ambicionado repouso, prometem uma ansiedade perpétua e uma vida em estado de alerta. Os sinais de aflição nunca vão parar de piscar, os toques de alarme nunca vão parar de soar.? Zygmunt Bauman
Estamos em rede, mas isolados dentro de uma estrutura que nos protege e, ao mesmo tempo, nos expõe. É isso mesmo? O sociólogo polonês Zygmunt Bauman, em seu livro Modernidade líquido, diz que estamos fragilizando nossas relações e, diante disso, nos contatamos inúmeras vezes, seja qual for a ferramenta digital que usamos, acreditando que a quantidade vai superar a qualidade que gostaríamos de ter. Bauman diz que, nesses tempos líquidos modernos, os homens precisam e desejam que seus vínculos sejam mais sólidos e reais.
Por que isso acontece? Seriam as novas redes de relacionamento que são formadas em espaços digitais que trazem a noção de aproximação? Talvez sim, afinal a conexão com a rede, muitas vezes, se dá em momentos de isolamento real. O sociólogo, então, aponta que, quanto mais ampla a nossa rede, mais comprimida ela está no painel do celular.
?Preferimos investir nossas esperanças em ?redes? em vez de parcerias, esperando que em uma rede sempre haja celulares disponíveis para enviar e receber mensagens de lealdade?, aponta ele.
E já que as novas sociabilidades, aumentadas pelas pequenas telas dos dispositivos móveis, nos impedem de formar fisicamente as redes de parcerias, Bauman diz que apelamos, então, para a quantidade de novas mensagens, novas participações, para as manifestações efusivas nessas redes sociais digitais.

M Ferreira 12/09/2022

O conceito de Modernidade Líquida é bastante conhecido e constantemente usado para descrever a contemporaneidade. Contudo, eu sempre tive a curiosidade de ler essa obra para compreender forma como o autor chegou à construção desse conceito.

Neste livro, em cada capítulo, o autor analisa e desenvolve cinco pontos principais que servem como base para compreender as mudanças observadas na, assim chamada, sociedade líquida. Sendo eles: emancipação, individualidade, tempo/espaço, trabalho e comunidade.

Em cada capítulo, os temas vão sendo destrinchados e costurados em uma narrativa muito envolvente que conduz o leitor aos pensamentos e observações críticas do autor. Reflexões que não se limitam à esfera social como um todo, mas se referem também às ações e perspectivas individuas de cada membro que compõem a nossa sociedade.

O livro não possui uma linguagem difícil, mas devido à complexidade dos conceitos abordados pelo autor, a leitura se torna mais densa, exigindo maior concentração para acompanhar o raciocínio do autor. Não é um livro para ler no ônibus, por exemplo. Acredite, eu tentei.

No entranto, é uma leitura enriquecedora que promove muitas reflexões e questionamentos sobre a nossa sociedade. Apesar de ter sido escrito há mais de duas décadas, o livro continua atual em suas críticas e pensamentos desenvolvidos. Recomendo a leitura para quem se interessa em assuntos como esse.

Dani 19/12/2022

Livro intenso, deve ser estudado, lido e relido. Nos ajuda a entender muito do que está acontecendo nas nossas relações com tudo e com todos.
Sem dúvida farei uma segunda leitura para conseguir captar ao máximo todos os conceitos.
Recomendo a todos.

Raquel 11/04/2021

Líquido, mas denso.
Este livro conta com embasamentos sociológicos que nos permite entender quão instável é nossa sociedade.
É, também, uma leitura bastante densa e para ser lida com calma para que assim consigamos entender todos os conceitos apresentados.

Não é um livro fácil, mas ainda sim muito importante e interessante.

Pronta para outros livros do Bauman.

Elias.Fernando 28/07/2021

Segue o fluxo
De tanto ouvir sobre o Baumann e seu livro Modernidade Líquida demorei para ler porque achava que não ia acrescentar muito, sempre falavam sobre a fluidez do mundo moderno e em como as coisas mudam depressa e isso já parecia resumir o livro. Mas depois que comecei a ler foi bem mais interessante do que as coisas que ouvi sobre o livro, a forma com que ele apresenta o mundo moderno, capitalista, individualista, veloz, faz com que fique mais claro do porque a modernidade é líquida. O tom do livro é crítico do capitalismo e da forma com que levamos o mundo, não enaltece a velocidade do "progresso", mas questiona a que custo vem esse "progresso". Vale muito a pena, melhor ler do que ouvir coisas sobre ele e achar que já é o suficiente. Recomendo.

Adilson22 16/04/2022

Livro muito bom, porém bem difícil de ser lido. A linguagem é complicada, de fato, um livro sobre sociologia e filosofia.

Lucas.Gabriel 23/12/2020

O resumo do pensamento de Bauman
Com uma linguagem complexa e detalhada, o livro fala da teoria completa do filósofo e sociólogo Zygmunt Bauman sobre "o mundo líquido". São vários campos em que esse mundo já é uma realidade e como foi que ele acabou sendo implantado em nossas vidas. Além disso, vários exemplos e situações literárias são apresentadas a nós para compreender tal fenômeno. Vale super a pena ler!!

Diogo 21/05/2023

Modernidade líquida, amorfa, transitória, etc..
Primeira leitura que fiz do Z. Bauman. Apesar de não estar familiarizado com alguns conceitos, pude extrair bastante desse livro. Seus apontamentos para a realidade, onde nada é duradouro, sólido, mas líquido, transitório e frágil, é preciso e escancaram os problemas da nossa modernidade. As relações se configuram numa fragilidade imensa, descarte de pessoas como objetos de consumo e individualidade exarcebada.

Fabiane 05/06/2022

Que fôlego!!!
Não é a toa que Bauman é uma referência na área das Ciências Sociais na atualidade.
Este livro condensa uma análise profícua da sociedade pós moderna.

Rafaela1002 25/03/2022

Líquido, mas não Leve
A modernidade líquida é "leve", "líquida" e "fluida". O livro é bem complicado de entender, então eu sugiro que leia com calma e sem pressa. Não consegui entender todas as partes, mas o tema central ficou claro.

Recomendo !