Modernidade Líquida

Modernidade Líquida Zygmunt Bauman

Resenhas - Modernidade Líquida

BeatrizFonseca1 28/02/2024

Os primeiros sólidos que derretem são elementos como a família, a base interfere na superestrutura, com base nos conceitos estabelecidos por Karl Marx , se o tempo das revoluções passou é porque as estruturas e superestruturas impedem que os revolucionários se desenvolvam, os solidos, estão se tornando líquidos, os patrões de comunicação e coordenação de vida estão em constate-te modificação, família, a classe e os bairros, estão se fragilizando por conta do processo acelerado da modernidade.
Os poderes do derretimento estão se tornando cada vez mais fortes , os padrões de comportamento e patrões de dependência , estão sendo sempre modificados, muitos padrões de comportamento se contradizem e se reclassificam de acordo com padrões de vida individuais, a modernidade fluida mudou a estrutura humana, a ideia da modernidade interferiu em elementos, complexos, como tempo e espaço, porque eles se tornaram variáveis , os meios de transporte se tornaram rápidos e flexíveis, Michel Focaut defende conceitos como o panotico, na qual os sujeitos, que estavam presos, se tornaram vigiados a todo momento, por causa da estrutura de lugares, como cadeias , o panotico, era um relação de luta entre os poderes , os edifícios são outra forma de vigia e de controle, porque sempre existem câmeras e controle nesses lugares, os celulares, interferiram nas relações de poder, porque não importa onde, seu chefe esteja ele vai está de dando ordens ou te analisando pelas câmeras , a era moderna, criou problemas como as guerras, as articulações políticas , os nômades foram vistos como incivixzados que se recusavam a evoluir , quando as redes humanas, começam a ficar fortalecidas, elas devem ser quebradas rapidamente .
A sociedade que desenvolve nossas sociedades culturais e materiais, a realidade é construida no ato de querer, o mundo cria uma retubalancia com relação as nossas vontades, ao nossos sonhos,Freud criou o conceito de principio da realidade, que está associada a busca da felicidade , a distintinçaõ entre liberdade subjetiva e objetivas, provocou enormes questionamentos para a filosofia, como podemos nos sentir livres vivendo na escravidão?
A liberdade é uma benção ou uma maldição , a indústria cultural, nos fez, criar a ilusão que é melhor ter do que ser, todavia isso nos gerou uma lesão cerebral, a felicidade para alguns é ter a responsabilidade da escolha própria, DURKAMEIN defende, que a coerção social é uma forma do ser humano escapar da escravidão , o ser humano vive constatem ente sobre regras e imposições, horários e rotinas que tornam a vida um inferno, as normas incapicitam e capacitam, já a asia total de regras torna tudo um caos...
Adam Smith defendia que a rotina trabalhista, pode trazer preguiçosos para o ser humano.

Tatiane.Fagundes 13/02/2024

Dificil
Um livro difícil de ler. Levei bastante tempo pra engrenar.

O conceito de modernidade líquida foi desenvolvido pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman e diz respeito a uma nova época em que as relações sociais, econômicas e de produção são frágeis, fugazes e maleáveis, como os líquidos. O conceito opõe-se, na obra de Bauman, ao conceito de modernidade sólida, quando as relações eram solidamente estabelecidas, tendendo a serem mais fortes e duradouras

Tamara Octaviano 02/02/2024

Péssima ideia começar o ano lendo um livro tão massante assim. Sou muito interessada nas ideias de Bauman, mas ainda não consigo ter uma leitura tão fluida dos livros dele. Com certeza terei que reler algum dia.

Dani 30/01/2024

Nesta obra Bauman faz uma análise acerca da transformação da sociedade por meio do "derretimento" de rígidos padrões, transformando-a numa "modernidade líquida".

Para tanto, o livro se divide em cinco capítulos, nos quais o autor aborda os conceitos básicos em torno dos quais essa modernidade tende a se desenvolver: emancipação, individualidade, tempo/espaço, trabalho e comunidade.

Roberta 19/01/2024

Essencial
Escrita tranquila de ler, fluxo bom. Leitura imprescindível para aqueles que buscam uma compreensão mais completa da dinâmica social dos dias de hoje.

Gustavo.Morsch 06/01/2024

Conexão com o nosso tempo
O conceito do líquido é tão simples e direto que muitas vezes falamos dele sem nem mesmo nos darmos ao trabalho de ler a obra. Eu estava nesse grupo... Mas após ler vi que só estava arranhando a superfície. A capacidade de Bauman em fazer conexões e explicações de quase todos os fenômenos comtemporâneos é impressionante.
A minha leitura se arrastou durante muito tempo, menos pelo estilo de escrita, que é bastante acessível considerando o tema, mas pela densidade das propostas e reflexões. Não dá para sair lendo (pelo menos não para mim). Tinha que dormir com as ideias, digerir um tempo para poder seguir.
Certamente um livro que merece ser lido e relido durante muito tempo.

Maria Fernanda 31/12/2023

Interessante
Acessível e de fácil compreensão. O autor aborda o contexto social e cultural, principalmente no âmbito do trabalho, no qual estamos inseridos. Superou minhas expectativas de todas as formas, super recomendo.

Paola 29/12/2023

Só terminei de ler porque sou teimosa.
6 meses depois de começar, criei coragem pra terminar de ler esse livro.
Que livro difícil de ler. Chato, cansativo, cheio de palavras difíceis, milhões de referências?

No geral, da pra entender as ideias e o contexto. Mas tem muita divagação.

Ainda não entendi como esse livro estourou a bolha da academia. É um livro difícil pro cidadão comum, tipo eu.

Julijpg 10/12/2023

Modernidade Líquida... não tão Líquida
Apesar de bem estruturado, o roteiro não é convidativo. Senti repetição em pensamentos, causando, inclusive, dificuldades de conexão.
Não desaconselho a leitura, mas sugiro que a faça com calma, anotações e reflexões.

Natalie39 27/11/2023

Gênio da atualidade
Nas sábias palavras de Sebastian em La la land, ?eles não valorizam nada mas idolatram tudo?, é assim que eu me sinto tendo crescido em uma sociedade tão hipocritas e acostumada a ser levada por falácias.
Política virou uma piada, ninguém liga para o bem social, só se importam em estar certos. Em uma modernidade líquida tudo se torna descartável, até mesmo os humanos.

Rafael.Gomes 23/11/2023

Liquidez
Trechos:

(?) o mundo que todos habitamos nos dias de hoje como um "território flutuante" em que "indivíduos frágeis" encontram uma "realidade porosa". A esse território só se adaptam coisas ou pessoas fluidas, ambíguas, num estado de permanente transformar-se, num estado constante de autotransgressão. O "enraizamento", se existir, só pode ser dinâmico: ele deve ser reafirmado e reconstituído diariamente (?).

Compreender aquilo a que estamos fadados significa estarmos conscientes de que isso é diferente de nosso destino. E compreender aquilo a que estamos fadados é conhecer a rede complexa de causas que provocaram essa fatalidade e sua diferença daquele destino. Para operar no mundo (por contraste a ser "operado" por ele) é preciso entender como o mundo opera.

O tipo de esclarecimento que a sociologia é capaz de dar se endereça a indivíduos que escolhem livremente e têm por objetivo aperfeiçoar e reforçar sua liberdade de escolha. Seu objetivo imediato é reabrir o caso supostamente fechado da explicação e promover a compreensão.

lucaismaia 02/11/2023

Impactadissimo com o dyvo Bauman macetando programas de entrevistas, coachings, influencers do Instagram, realitys show, livros de auto-ajuda, governos gen0cidas, conflitos armados, pessoas vazias, pessoas solitárias, insegurança e ansiedade no trabalho, consumismo, descarte das relações amorosas e familiares... ELE PISOU DEMAIS ???????

Drica.Barros 02/11/2023

Cansativo
Um livro muito difícil de entender. Não pela complexidade do tema, mas porque o autor não parece saber escrever tão bem quanto sabe discursar.
O livro parece chato muitas vezes.
O cara sabe falar bem, conhece o tema, mas não acertou a medida da escrita.

Ariane335 01/11/2023

Leitura densa, mas vale a pena
"Modernidade Líquida" é uma obra que desafia o leitor a refletir sobre as complexidades da sociedade contemporânea e oferece uma perspectiva crítica sobre as mudanças que moldaram o mundo moderno. É uma leitura fundamental para quem deseja compreender as dinâmicas sociais e culturais do século XXI.