As 108 Borboletas da Alma

As 108 Borboletas da Alma Enthony Cichocki

Resenhas - As 108 Borboletas da Alma

Isabela.Rodrigues 18/05/2017

Recomento!
Trabalhou um contexto totalmente diferente do habitual junto com uma pegada mistério: Platz nos guia num mundo que nem ele conhece. Aborda diversos conteúdos de maneira sutil e ainda te induz a uma reflexão sobre a morte. Livro excelente, recomendo a todos!

Rante Araujo 18/05/2017

CONHEÇA AS BORBOLETAS E VOE ALTO
São poucos os livros que me fascinam. Durante a curta trajetória como leitora voraz de diversos gêneros literários, nenhum encantou-me mais do que: "AS 108 BORBOLETAS DA ALMA". Uma obra encantadora e profunda, por assim dizer.
Devo ressaltar também que está é a primeira vez que exponho minha opinião sobre um determinado livro. Como citei acima, tive oportunidades de ler vários títulos, mas foram poucas as obras que me tocaram profundamente. Há pouco tempo (pouquíssimo tempo, mesmo) conheci por intermédio da rede social o Enthony Cichocki ? na verdade, ele me encontrou. Inicialmente, acreditava que seria apenas mais "um" na lista de amizade, porém logo descobri que ele ganharia um espaço gigantesco como um dos meus autores favoritos.
Enthony aos poucos foi percebendo o amor que carrego pela literatura, e também por esse fato, ele sugeriu um desafio a respeito da sinopse do seu livro: As 108 Borboletas da Alma. O desafio foi aceito, é claro. E, já nas primeiras linhas da sinopse foi possível me sentir presa na história.
Destaco aqui algo que poucos autores conseguem fazer: "uma descrição que prenda o leitor". Mas, aparentemente Enthony consegue com maestria e delicadeza o que poucos conseguem. O resumo do livro conta com uma riqueza de detalhes e mistério. Logo no início, você, leitor, poderá perceber que a história não é levada apenas pelo lado da ficção, mas também por uma realidade bastante conhecida no século XXI.
Fiquei sem palavras. Precisava expor minha opinião. Como? Não sabia dizer. Só sabia pensar: "uau, nossa, sinopse incrível". Realmente faltou palavras e ainda falta. Quando algo é mágico, magnífico e sensacional não existe letras, palavras e opinião a expressar ? bem, talvez exista, mas ainda não encontrei. Então ao ler a sinopse de As 108 Borboletas da Alma, leia com o máximo de atenção e euforia!
Com a sinopse aprovada, restava a última coisa a se fazer: era preciso ler a obra. E o Enthony foi bastante cordial ao me enviar o link da história completa, com a única condição de que eu indicasse a amigos e conhecidos. Ou seja, finalmente iria poder conhecer mais a fundo as Borboletas e o personagem Platz.
Ao começar a ler novamente fui agraciada como novas emoções. A escrita do jovem Enthony é bastante polida, o uso do português muito bem usado e diálogos maravilhosos. E quanto aos personagens?
Platz. Motoqueiro-Funerário. Nona. Alice... todos tão cativantes! Cada personagem cresce com o decorrer da história, e o leitor pode observar isso ao desenrolar das páginas. E, inclusive, observar muito bem as Borboletas, personagens importantíssimas, que, para mim, são as mais encantadoras.
O enredo criado para essa história é diferente dos demais livros, que eu e você já leu. Falar sobre suicídio e depressão, são assuntos que requer um cuidado minucioso (Enthony fez um trabalho bastante profundo e soube bem como manter o foco e não sair do contexto). Todos os personagens estão em um universo diferente, digamos que especial para aqueles que tiveram apenas mariposas enquanto vivos. Lá, Platz tem a oportunidade de viver novas experiências e aprender a cada nova aventura. Ao ler, você encontrará a mensagem nas entrelinhas que o autor quer mostrar a quem ler.
A trama é profunda e com segredos que aos poucos você vai descobrindo. É sem dúvida um livro enigmático e mostra a transformação de um ser. Manifesta suas reais ações, sentimentos envolvidos e que são relatados com clareza, o que se passa nos mínimos detalhes. Cada vírgula, cada ponto e frase, é único. Vale relembrar que antes de tudo o livro é uma verdadeira aventura que nos convida a imaginar cada parágrafo.
Ressalto que o objetivo das 108 Borboletas não é fazer com que haja mais suicídios, mas sim, que aqueles que passam por problemas assim descubram que não estão sozinhos. No entanto, o foco principal não é somente para aqueles com tendências suicidas, mas também para aqueles que se "fecham" e esquecem que seu próprio familiar pode estar passando por algum transtorno no momento.

Mas se você está se perguntando o motivo pelo título da obra, irei citar o que o nobre Enthony citou em sua rede social: "108 é considerado sagrado nas religiões Dármicas, como o Budismo, Jainismo e Hinduísmo. Judeus geralmente dão presentes e fazem doações usando múltiplos de 18. Nos ensinamentos Neo-gnósticos, são 108 chances de se reencarnar e transcender os diversos egos. No budismo há 108 sentidos humanos. Quanto a borboleta, significa transformação, felicidade e renovação.

As 108 Borboletas da Alma?

São 108 passos que a alma necessita para ser curada. Diferente das demais, as almas torturadas precisam se renovar. Desse modo, o sofrimento de um suicida em vida se torna sua cura em morte. Vira e mexe me perguntam o sentido desse título estranho."
Essa foi a explicação que Enthony deu a respeito do título da obra.

Se pudesse o teria em minha estante, no maior local para que todos pudessem ver.
Então, se você ainda não leu As Borboletas, leiam meus queridos. Assim como eu, vocês também iram se fascinar com os personagens, o mundo criado e com cada borboleta.

Prepare o café, a pipoca ou um suco e venha conhecer As Borboletas.

E lembre-se, como Enthony sempre diz:
"UMA BORBOLETA NUNCA ESTÁ SOZINHA".

(Se você gostou meeeesmo, pode encontrar o livro na Amazon e bem baratinho: https://goo.gl/7iHlcc )

Amy 10/03/2021

Uma leitura bem diferente, gostei da forma que o suicídio foi tratado, com respeito a dor das pessoas.
É um livro curtinho, na verdade tem 170 páginas, então é rápido de ler.
A escrita é simples, e apesar de gostar bastante dos desenho de borboletas, deveriam ser um pouco mais claros (pessoas quase cegas, como eu, não enxergam direito).
Enfim, acho que só deveria ter falado sobre como Nona e Alice chegaram onde chegaram...

thaisdreveck 28/06/2017

Uma jornada magnífica
Livro: AS 108 BORBOLETAS DA ALMA
Por: Enthony Cichocki

CAPA 5/5
Meiga e delicada, é convidativa com um belo contraste de cores.

HISTÓRIA 5/5
Enthony nos leva por uma viagem pós-morte de um suicida. Platz não vê mais sentido em sua vida, e então dá um fim a ela. No pós-morte, indefinido entre céu ou inferno, ele se vê em uma trajetória para definir todos os sentimentos de sua alma e finalmente ter a paz.

Sempre guiado por borboletas (podem ser anjos, ou guardiões, ou fadas, nunca saberemos) é levado ao submundo pelo motoqueiro-funerário. Ainda guiado pelas borboletas encontra com Nona, uma senhora de idade que também desistira da própria vida, e depois de um tempo indefinido ela parte (impossível calcular o tempo na eternidade) e uma garota com um violão e uma grande história aparecem.

É um livro que trata de um assunto polêmico e importante, mas que o faz com delicadeza e com outros olhos. A escrita de Enthony é envolvente e de rápida leitura, que conquista e faz parar para pensar sobre a vida. O tipo de pequeno livro que causa ressaca.

Nos faz perceber que depois das grandes tempestades o barco ainda está em pé para encontrar um grande final. As 108 borboletas, os 108 passos para curar, as 108 transições da alma para encontrar a paz. Um livro leve e ao mesmo tempo recheado de significados.

Indico demais esse livro do sósia mais novo do Benedict Cumberbacth: Enthony kkk (fazer o que se parece mesmo)

Degustação no Wattpad e o livro na Amazon, leiam pois vale muito a pena.

Michely 10/07/2017

Recomendo!
As 108 Borboletas da Alma é um livro que aborda o suicídio e a vida após a morte, de um jeito único e muito bem escrito.
Platz, um homem sem motivos para viver, e sem forças para continuar, coloca fim em sua existência, pelo menos neste plano. Mal sabe ele que sua jornada está apenas começando.
Após seu suicídio Platz se vê em um lugar totalmente diferente e confuso, sendo conduzido até seu destino por um rosto familiar, o motoqueiro com quem tomou uma dose enquanto estava vivo.
Este livro é de uma leitura rápida e envolvente, com personagens bem construídos, rico em detalhes, e que nos leva a reflexões profundas sobre depressão.
Não consigo escrever muito mais sobre o livro, pois daria spoiler, (e quase ninguém gosta de spoilers), mas eu só digo leiam esta obra! Vocês não irão se arrepender, pelo menos eu não me arrependi.
Este livro como o próprio autor diz “é uma homenagem a todas as pobres almas torturadas que somente conhecem mariposas durante a vida”.
Eu recomendo a todos! Ele está disponível em e-book na Amazon, e para quem tem Kindle unlimited está gratuito.

site: https://www.instagram.com/p/BV40-1bF8Nx/

vannessa 03/11/2017

Leitura envolvente
As 108 Borboletas da Alma é um livro que aborda o suicídio e a vida após a morte.Ele vai falar sobre Platz, um homem sem motivos para viver,que coloca fim em sua existência. Mal sabe ele que sua jornada está apenas começando. Após seu suicídio Platz se vê em um lugar totalmente diferente, sendo conduzido até seu destino por um rosto familiar.
É um livro de uma leitura rápida, com personagens envolventes, rico em detalhes, e que nos leva a reflexões profundas sobre um assunto muito importante .

@mundodos_sonhos10 03/02/2018

As 108 Borboletas da Alma
Essa leitura mexeu com meu ser!Nunca mais vou enxergar as coisas da mesma forma.O assunto principal do livro é um tabu da sociedade: o suicídio.Não é mais um livro que mostra o suicídio sendo unicamente triste e miserável.Ele mostra o que há depois do suicídio sem dar importância para os fatos que levaram a pessoa a cometer.O livro mostra a jornada de auto conhecimento que existe após o suicídio. A história conta da jornada de Platz(nome lhe dado após a morte) no mundo de baixo.Após descer a escada e pegar o trem Platz chega a uma casa de jardim encantador e borboletas. O cheiro do bolo de laranja o convidou pra entrar e lá Nona o esperava.Com Nona ele ela aprendeu a dividir seu tempo, a valorizar as pequenas coisas e os momentos, dividir as tarefas, fazer bolo de laranja e a conviver com um pessoa.Depois de muitas eternidades Nona vai embora sem se despedir e deixa somente uma carta. Platz novamente se lembra da dor. Quando menos se espera ele ouve batidas na porta.Lá fora está Alice, uma adolescente que pelo mesmo motivo que ele foi parar lá embaixo.Ele passa para Alice tudo que Nona lhe ensinou e juntos eles vivem mais algumas eternidades naquele lugar aonde sempre está amanhecendo e o tempo nunca passa. Sua hora de ir chegou e assim como Nona, Platz não pode se despedir de Alice que estava dormindo. Mais uma vez sua caminha se inicia e ela te leva até o mar. Após veleja sozinho e correr perigos ele aprende a dar o valor aos tempos solitários e a vida e tudo isso após perdê-la.Quando ele finalmente se deu conta disso sua viagem no mar termina e ela encontra uma casa num campo com direito a cachoeira, cavalos, flores e lógico, borboletas. Novamente um cheiro de bolo de laranja o convidou e lá estavam Alice e Nona lhe esperando!E lá eles continuaram vivendo sua eternidade só que em um paraíso onde o tempo passa, a noite vem e onde eles têm um ao outro. Juntos e com a experiência de cada um,eles aprendem o significado da vida e se tornam um só!Todos deveria ler esse livro um dia! A vida está aí para ser vivida e nos não conseguimos vencer o monstro que vive dentro de nós sozinhos!

Janeide.Magalhaes 16/06/2018

Voe
Em As 108 Borboletas da Alma temos uma versão diferente do suicídio. O vemos sobre a ótica do próprio suicida.

Platz viaja para outro mundo após cometer suicídio, um lugar onde o alvorecer é eterno e que o aroma de bolo de laranja é viciante. É neste lugar e a presença de outras almas que ele se sentirá vivo.

O livro não é uma apologia ao assunto, mas mostra que qualquer pessoa está suscetível a depressão e aos pensamentos assombrosos que ela trás consigo. Enthony faz do livro um farol para qualquer pessoa que venha se aventurar em suas palavras e diz que se enfrentarmos as tempestades e os vendavais encontraremos vários jardins e suas borboletas.

>> “Entendi, naquele momento de paz, que a alma transcendia a vida, que a sensação de viver estava além das barreiras do corpo, do ar que respiramos e das aventuras que vivemos. Viver era fazer parte de um mundo e saber”

Fagner 08/11/2018

Sublime
Assim é a obra desse jovem autor. Que prazer eu tive ao ler cada página. Simplesmente não conseguia parar. Sem dúvida alguma uma das melhores histórias que já li. Gratidão.

thaise 03/09/2022

Me trouxe uma paz imensa.
a forma fluida e gentil do autor escrever esse livro me conquistou bastante, além de que, ele trata o suicídio com o devido respeito abordando os fatos com cuidado. gostei muito!! recomendo demais!