A Literatura Como Remédio

A Literatura Como Remédio Leandro Karnal
Dante Gallian

Resenhas - A Literatura Como Remédio

Luana.Resende 23/02/2023

O livro fala como a leitura coletiva pode nos trazer benefícios, como ser um lazer, uma forma de se divertir lendo e descobrindo novos gostos pela leitura. Esses grupos de leitura traz a leitura de vários clássicos da literatura que as vezes sozinhos não teríamos o interesse de iniciar a leitura e a leitura em grupo traz um maior interesse a partir das discussões que geram após a leitura.

Rafa 12/06/2022

A cura através da literatura
Sempre tive essa ideia em mim: a leitura nos cura, nos liberta e nos transforma.
Dante Gallian descreveu perfeitamente as aplicações e benefícios dos projetos de Laboratórios de Leitura.
Em uma leitura leve, o autor reforça a importância da leitura para a evolução e reconhecimento de nós, como seres humanos.

A leitura é minha válvula de escape e um prazer que carrego na minha vida, que quero passar como herança para minha filha.

Kelly Oliveira Barbosa 01/06/2022

Toda essa loucura dos tempos modernos está nos adoecendo
A literatura como remédio. Para mim essa frase faz tanto sentido, faz tantos anos que eu leio e encontro nos livros tantas coisas que me fazem bem, que sim, concordo que a literatura pode ser um tipo eficiente de remédio para a nossa mente e coração… E principalmente em tempos como o nosso, que como o autor, Dante Gallian, denuncia, é tão marcado pelo imediatismo e pelo produtivismo.

A verdade é que estamos sempre com pressa e preocupados, e a tecnologia que veio para teoricamente nos ajudar a ter mais tempo, acaba por ser às vezes aquilo que nos rouba mais tempo e nos deixa cada vez mais ansiosos. O que nos escapa, e para mim esse foi o melhor insight desse livro, é que toda essa loucura dos tempos modernos está nos adoecendo e até desumanizando.

“Nossos tempos estão desnorteados, dizia o Hamlet de Shakespeare, há também quase quatrocentos anos. De lá para cá, esse desnorteamento aumentou e a humanidade, na mesma medida em que encheu a terra de conquistas e mazelas da ciência e da tecnologia, se viu esvaziada no território da alma, do sonho, do mundo interior. E nesse esvaziamento desumanizador, que tantas e tantas patologias tem provocado, homens e mulheres procuram desesperadamente remédios que lhes devolvam a saúde perdida.” (p.26 – grifos nosso)

O autor além de nos lembrar desse grande poder que esse antigo e extraordinário remédio que é a literatura, principalmente a literatura clássica, tem na recuperação da saúde existencial da humanidade, nos conta a história de seu experimento com seus Laboratórios de Leitura. O projeto dos Laboratórios de Leitura do professor Dante Gallian, surgiram inicialmente numa escola de medicina, se expandindo posteriormente para empresas, instituições e até grupos domiciliares. Para simplificar, os laboratórios que ele chama de LabHum (Laboratório de Humanidades) e LabLei (Laboratório de Leitura), são na prática uma espécie de clubes de leitura, porém com uma metodologia própria. Assim sendo, A literatura como remédio: os clássicos e a saúde da alma, publicado em 2017, pela editora Martin Claret, cumpre a missão de compartilhar toda essa experiência, afim não só de incentivar a leitura em si, e portanto um stop nessa nossa vida imediatista e super ocupada, mas incentivar a leitura da literatura clássica de forma coletiva.

Essa foi para mim uma leitura muito rica. Principalmente com capítulo 2 “A Literatura como remédio”, eu aprendi muito, pois o autor de forma sucinta explica o porque as histórias são tão importantes para a formação do ser humano – e aqui leia-se para a própria formação do humano. É aqui também que Dante separa os diferentes modelos de aprendizagem, que se dão: pelo exemplo e pelo conceito. Mostrando no decorrer dos séculos como chegamos até aqui, onde estamos todos presos a um processo terrível de desumanização “imposta por uma visão excessivamente técnica, racionalista e cientificista da Modernidade.” (p. 84)

Para além disso (feito o diagnóstico e receitado o remédio), o livro ensina uma metodologia para grupos de leitura. E não é tão óbvio como eu mesma imaginei inicialmente, ao contrário, as orientações são muito válidas e até dicas que podemos aplicar na nossa vida de leitura solitária.

Ah e eu já ia esquecendo de comentar sobre o prefácio que foi escrito pelo Leandro Karnal. Essa foi a única parte do livro que eu não gostei. Não gostei ao ler sem antes ter lido o livro e agora tendo o lido, gosto menos. Para mim, o estilo, digo a forma que, o historiador e doutor Leandro Karnal, escolheu escrever esse prefácio vai na contramão do próprio conteúdo do livro. Para mim seus parágrafos super elaborados não passam de um “verniz de intelectualidade”, que no final das contas não quer dizer nada – salvando a citação que escolhi para abrir essa resenha.

Resenha completa com fotos e etc no Blog - https://cafeebonslivros.home.blog/

site: https://cafeebonslivros.home.blog/2022/06/01/a-literatura-como-remedio-de-dante-gallian-108/
almeidalewis 01/06/2022minha estante
???, muito bom Kelly ?. Qdo vc mencionou o grande papel da literatura na nossa formação lembrei do livro o cérebro na era digital ( salvo engano ) o de justamente ela descreve quais são as áreas do cérebro que a leitura toca e há diferença qdo a leitura é em tela ativa outro pontos. Enfim parabéns pela resenha.

Kelly Oliveira Barbosa 01/06/2022minha estante
Que interessante vou procurar saber mais. Muito obrigada!

almeidalewis 02/06/2022minha estante
Para nós leitores Kelly é uma obra indispensável ( sem exagero ?? )

Barbara.Tomaz 07/06/2022minha estante
Ai! Já quero!

almeidalewis 07/06/2022minha estante
É muito bom mesmo Barbara ???

Eliza.Rezende 25/05/2022

Excelente! Fala sobre a criação do Laboratório de Leitura realizado pelo autor na UNIFESP, a partir desse primeiro experimento o LabLei foi crescendo e se expandindo para outros contextos. É uma ótima leitura, fluída, direta e objetiva. Vale a pena para quem se interessa pelo tema ou, que como eu, quer estudar o assunto.

Patricia 20/05/2022

Boa leitura
A literatura é um refúgio. O livro auxilia a ampliar a perspectiva da realidade. Através de um livro você viaja na temática, na geografia e principalmente na "alma" da história.

Analu 13/05/2022

Uma leitura muito boa, bastante técnica, mas que nos apresenta como um projeto de leitura criado em uma universidade foi inovador e conseguiu transformar a vida das pessoas.

Thayssa.Tannuri 02/03/2022

Maravilhoso! Uma verdadeira declaração de amor à literatura, à sua capacidade de humanização e ao seu efeito terapêutico de nos fornecer repertório e palavras para expressarmos nossos próprios sentimentos e reflexões. Eu adoraria participar de um LabLei!

Inspirações Literárias 08/02/2022

Um livro que fala do poder humanizador da literatura.

Uma narrativa que revisitarei algumas vezes ao longo da jornada chamada vida.

Um daqueles livros que apresentam uma beleza rara aos amantes da leitura.

Gratidão ao autor por nos presentar com este livro.

Lidiany.Mendes 25/01/2022

Sobre o ato de ler
Um livro sobre o ato de ler e os benefícios que a leitura traz para nós enquanto indivíduos e enquanto seres que vivem em sociedade.
Uma obra interessante para quem gosta de ler e essencial para quem trabalha na área da educação.

lolorenamaria 05/01/2022

Receita do "remédio"
"DESOCUPA-TE, DESPREOCUPA-TE E, SEM PRESSA, DESFRUTA DO SUBSTANCIOSO REMÉDIO DA LITERATURA. [...] NÃO TE PROMETO A CURA MAS GARANTO QUE, PELO MENOS, SENTIRÁS CUIDADO E ALIVIADO DA TUA PRESSÃO, PREOCUPAÇÃO E, TALVEZ, DA TUA SOLIDÃO."

@vidaliterata 12/09/2021

A humanização através da literatura clássica
Esse livro deve agradar principalmente os que gostam de literatura ou até mesmo para aqueles que querem um estímulo para ler os clássicos.

Resumindo: basicamente o livro trata sobre o projeto experimental LabLei (Laboratório de Leitura) que surgiu numa universidade de medicina, que visa estimular a leitura e a humanização de pessoas de diversas áreas, especialmente os de saúde, através da literatura clássica, organizando encontros de leitura onde discutem sobre as obras. Mas o LabLei não é um clube de leitura qualquer.

Gostei bastante de vários depoimentos dos participantes do LabLei, de como a leitura mudou a vida e a forma deles de pensar, a terem mais empatia, a refletirem sobre questões da vida, inclusive acharam na literatura seu abrigo, seu "remédio".
Muitos achavam a leitura de clássicos difícil, mas com a ajuda e depoimento dos outros colegas e até do coordenador do projeto, eles conseguiram entender a mensagem e refletir sobre cada obra.
Me identifiquei e me inspirou bastante a continuar a desenvolver o meu hábito de leitura, porque além do conhecimento que vc adquire, vc também acaba se tornando uma pessoa mais "humanizada".

Enfim, adorei e recomendo a leitura para os interessados no assunto.

Vou colocar algumas frases que mais gostei aqui:

?Nazistas queimaram livros, com a consciência do poder de um bom texto contra a barbárie que propunham.?

?Literatura de alto padrão e bem lida é um combate à infecção grave do nosso mundo doente e violento.?

?Numa sociedade cada vez mais marcada pelas patologias causadas pelo processo desumanizador característico da Modernidade, o Laboratório de Leitura desponta como um remédio possível ao apontar o caminho da saúde pela humanização; pela redescoberta e resgate do humano através da literatura.?

?São os artistas. A arte visa nos mostrar, na natureza e no espírito, fora de nós e em nós, coisas que não impressionavam explicitamente nossos sentidos e nossa consciência. O poeta e o romancista divulgam o que estava em nós mas que ignorávamos porque faltavam-nos as palavras.?

?O texto literário me fala de mim e dos outros; provoca minha compaixão; quando leio eu me identifico com os outros e sou afetado por seu destino; suas felicidades e seus sofrimentos são momentaneamente os meus.?

?Assim, extremamente apressado e ocupado leitor, concluo e me despeço. Porém, se ainda te interessar a cura para os males de nossos tempos desnorteados, creio que deixei claro aqui a prescrição: desocupa-te, despreocupa-te e, sem pressa, desfruta do substancioso remédio da literatura. E, de preferência, tomando-o segundo a posologia do Laboratório de Leitura. Não te prometo a cura, mas garanto que, pelo menos, te sentirás cuidado e aliviado de tua pressa, preocupação, e, talvez, da tua solidão. O que não deixa de ser algo bastante importante para a saúde da alma. Não é mesmo??

Letícia 04/09/2021

Um laboratório de criar humanos
Nunca poderia imaginar que um ebook que estava grátis na Amazon seria o livro que se tornaria uma de meus favoritos. Um livro que acabo de terminar e ja estou pensando em quanto irei reler para absorver ainda mais o que me impressionou.
O laboratório de leitura que este livro descreve é uma reunião de pessoas guiadas por um coordenador que leem um livro clássico durante um ciclo que dura um determinado tempo. Todas as semanas há um determinado número de páginas a serem lidas e então discutidas no laboratório de leitura. Mas a discussão está longe de ser técnica: é humana. E objetivo do processo é promover a humanização dos participantes.
Os relatos de participantes contidos no livro só me fizeram querer encontrar um lugar desses para participar desta reunião.
Basicamente a leitura em conjunto é de um nível que vai muito alem do que um pobre leitor solitário poderia imaginar.
Os que participam dizem que essa experiência começa a fazer parte da vida deles de tal forma que não podem mais viver sem.
Enfim, parece que agora vou precisar encontrar um grupo de leitura desses ou morrer tentando.
Victor.Oliveira 27/01/2022minha estante
Oi, Letícia. Por acaso você encontrou algum grupo de leitura de livros clássicos assim? Eu estou procurando também

Letícia 27/01/2022minha estante
Olá Victor
O grupo de leitura mencionado neste livro se chama Laboratório de leitura Casa Arca, eu vi que eles têm grupos online, mas achei caro para participar...

Mariana 28/07/2021

Um livro instigante! Como foi bom encontrar uma "alma" que sente as mesmas dores e o mesmo amor pela leitura literária que eu. A leitura é fluída e nos motiva a não desistir do nosso trabalho. Esperava ter uma apresentação mais ampla sobre o projeto de leitura.

Aline Maia 18/07/2021

"(...) se ainda te interessar a cura para os males de nossos tempos desnorteados, creio que deixei claro aqui a prescrição: desocupa-te, despreocupa-te e, sem pressa, desfruta do substancioso remédio da literatura".

Acompanhar a criação e o desenvolvimento do Laboratório de Leitura foi muito interessante. O processo de humanização relatado pelos participantes só nos mostra como livros são transformadores. Conseguimos nos enxergar nos personagens ou levantar questionamentos que nos fazem pensar sobre nós mesmos dentro de uma sociedade ou individualmente.

Os relatos me instigaram a ver se já não é hora de voltar a me abrir e me desafiar com a leitura de clássicos.

Fabi 18/05/2021

Um excelente remédio para a saúde da alma: Literatura
Livro maravilhoso sobre como a leitura dos clássicos pode contribuir para o processo de humanização das pessoas. Dante Gallian, formado em história e professor de História da Medicina na UNIFESP criou, juntamente com outros docentes, o LabLei, um laboratório de leitura cujo foco é ?apontar o caminho da saúde pela humanização; pela redescoberta e resgate do humano através da literatura.?

Todo o processo de desenvolvimento e as conclusões parciais sobre os resultados do LabLei foram apresentados, o que é muito rico para mim, já que estudo sobre as formas de humanização na medicina, em particular por meio da leitura. Muitos trechos apresentam citações dos livros debatidos, o que nos ajuda a formar uma lista dos clássicos a serem lidos. Entretanto, eu gostaria muito que o livro trouxesse uma lista com os livros/contos debatidos ano a ano; essa foi minha única crítica ao livro!

Super recomendo para quem queira entender mais sobre como a leitura pode servir como um remédio possível, que não promete a cura, mas que garante cuidado e alívio dos nossos males, em especial o da solidão. Então...?desocupa-te, despreocupa-te e, sem pressa, desfruta do substancioso remédio da literatura.?