As Luzes Mais Brilhantes

As Luzes Mais Brilhantes Augusto Alvarenga

Resenhas - As Luzes Mais Brilhantes

Bia 04/02/2024

Um bom livro nacional
Um livro muito bom de ler e rápido, que tratar de assuntos reais e comum entre jovem adulto. Só achei que faltou algumas resolução no final pra o livro ser melhor pra mim, mas vale a pena ser lido.

Luiza 11/01/2024

As Luzes Mais Brilhantes
Não sei se tenho palavras o bastante pra descrever esse livro! O que esse livro fez comigo foi algo inexplicável.

O Julién é provavelmente um dos personagens mais reais que eu já li, e com toda certeza um dos meus favoritos. Ele aparece pra mostrar o que uma pessoa real é e o que ela sente, e o que ela faz com esses sentimentos.

O livro mostra como uma pessoa erra várias vezes e se alto prejudica com esses erros, e em consequência prejudica as pessoas ao seu redor.

Julién e Bruna são um dos melhores casais literários que eu já li. Eles mostraram a verdade sobre o amor e como ele pode ser muito bonito e muito assustador e triste em determinados momentos, e é isso que torna esse sentimento o que ele é.

Augusto Alvarenga vai entrar pra lista de autores favoritos sem sombra de dúvida, me da a lista de supermercado dele que eu leio!!!!!!
É isso, 5 estrelas, favoritado. LEIAM!!!!!!

Bugboo 19/09/2023

Sem palavras
É um romance muito gostosinho de ler. Não é para quem espera um livro ou casal que vá ficar brincando com os seus sentimentos em uma montanha russa, cheio de dramas e de altos e baixos. Ele é um livro para ser lido em dias chuvosos, com uma xícara de chá para relaxar, refletir e se conectar com os personagens, além de aprender e sentir junto com eles. Traz muita reflexão sobre mágoa, perdão, família, superação de trauma, ressignificação e principalmente sobre saúde mental. Foi tanto sentimento, tanta coisa que eu aprendi, que é indescritível. Os relatos das dificuldades do Julién são muito reais e muito fácil de se identificar independente do seu estado de saúde mental. Todos nós alguma vez na vida estivemos no lugar em que ele esteve, seja pelo mesmo contexto ou por outro e isso traz reflexões e aprendizagens para o leitor sobre esses momentos e nos aproxima à ele como a um amigo.

Simplesmente AMEI como foram retratadas as mudanças na vida dele decorrentes a ela, sem se mostrar dependente dela para a melhora da saúde dele. Como também, o fato de não romantizar muito como outros livros fazem essas questões e nos mostrar que se apaixonar é algo que sim, nos faz muito bem e nos incentiva a ser melhor e a se desenvolver como pessoa, mas isso não nos exclui como protagonistas das nossas vidas e que ainda temos que viver por nós mesmos como seres humanos independentes. Principalmente por ter mostrado ela como incentivo a ele buscar tratamento para as questões de saúde dele, não pelo romance, mas porque ela faz com que ele queira melhorar como pessoa primeiramente por ele e secundariamente por ela e isso mostra a maturidade desse casal, apesar de serem relativamente jovens.

Ele mostra as pequenas demonstrações de amor nos detalhes e conversou muito comigo para me ensinar a me apegar a essas pequenas coisinhas do dia a dia e como amar alguém não precisa ser uma tempestade de sentimentos e declarações, por mais que isso também seja legal, é muito bom ver livros que mostram uma visão de amor mais realista e adaptada para a forma individual que cada pessoa tem de amar.

É um livro muito rico em cultura, com diversas referências cinematográficas e culturais que para quem conhece, dá um orgulho de ver sendo retratado e para quem não conhece, traz ótimas recomendações.

É um livro muito profundo e apaixonante, recomendo demais.

Maryana8 22/04/2023

É melhor do que eu pensei
Foi um livro que me prendeu desde o começo e a história é linda e trata de assunto relevantes de uma maneira incrível

Gaby 22/01/2023

É uma boa leitura para quem quer sair de uma ressaca literária, bem rápida e fluída. Fala sobre assuntos importantes também, e contém alguns gatilhos no meio da história (depressão, ansiedade, crises de pânico, dependência emocional etc).

Achei que faltou um pouco da resolução de alguns conflitos, como a relação do Julién com a mãe dele, fiquei curiosa por um desfecho que não teve. E o final deixou um pouco a desejar, podia ter sido mais trabalhado. Mas eu gostei, recomendo sim.

Duda 20/01/2023

Me lembro quando li esse livro pela primeira vez. Eu deveria ter uns treze anos na época e era totalmente viciada nesse livro e no autor, e confesso que hoje em dia ainda sou.
O livro conta a história de Julién, um homem que sofre de ansiedade, quando sem querer, por um pequeno acidente, conhece Bruna, uma mulher encantadora e com traços fortes.
Eu recomendo muito esse livro, e se eu pudesse ler ele como se fosse a primeira vez de novo, eu leria.
Augusto, você NUNCA decepciona.

Lis 05/12/2022

Gostei- bom-
Esse livro trata de tantos assuntos delicados. Eu gostei mas faltou algo que eu não sei. O formato não é ruin, a escrita também é boa, eu até que gostei dos personagens e a história de Julien é bem triste e cheia de observações. Complicado eu penso. A capa é linda também.

Recomendo.

Beatriz 16/11/2022

Aquece o coração, mas...
Achei as luzes mais brilhantes um livro super fluido e gostoso de ler, abordou temas como ansiedade, depressão, dependência emocional e perdas, assuntos que são comuns a todos nós e, que muitas vezes, se mostra mais presente nos jovens adultos de hoje. Porém, senti falta de uma resolução dos problemas criados mais elaborada, Jules que sofre com ansiedade e também com perdas, reflete sobre a sua dependência excessiva de outros para conseguir enfim ser completo e chega a conclusão que não deve viver assim, mas não é o que o personagem mostra. Queria ter visto a conclusão dos pensamentos do Jules , virar ações efetivas e, como gostei muito do livro, isso partiu meu coração.Mesmo assim essa leitura vale a discussão e indico a quem quer sair de uma ressaca e ler algo para aquecer o coração ??.

Eduarda 31/08/2022

?? TDH, Ansiedade, Perda

?É um romance fofinho que aquece o coração

?Julién trabalha em uma livraria no centro de São Paulo. Sofre de TDH devido a suas perdas do passado. Mari, é sua grande amiga que conhecera em uma festa anos atrás.

?Bruna é estudante de cinema e passa a maior parte do dia na faculdade. Filha de pais famoso, tem o sonho de viajar para Hollywood.

?Os dois se conhceram à partir de um acidente de bicicleta. Surgi então uma amizade engraçada e com o passar do tempo, essa amizade vira um romance.
Ao realizar seu sonho de conhecer a cidade cinemática, o relacionamento deles acaba e ele tem complicações de saúde.
Como grande amiga, Mari bola um plano para reatar o namoro de seu amigo após ela voltar de viagem e tudo acaba bem.

LetAcia324 01/08/2022

No começo do livro, ele não prende muito, mas no meio, começa a ficar interessante.
Chorei horrores e me identifiquei bastante com os personagens

Vitoria Milhomes 16/07/2022

Leve!
É muito bom ler um livro brasileiro e que retrata tão bem São Paulo. Além de ser um romance contemporâneo.
"As luzes mais brilhantes" é um romance bem levinho, sem muitos acontecimentos. Perfeito para quem precisa sair de uma ressaca literária!
Infelizmente, isso me incomodou um pouco. Esperava que houvesse um acontecimento maior no enredo, que me fizesse sofrer ( isso que torna o livro bom hahaha), mas não ocorreu.
Senti que faltou finalizar a história de Júlien com sua mãe também.
Apesar disso, o livro nos trás o personagem com problemas de ansiedade e crises de pânico, o que nos ajuda bastante a entender sobre essas doenças e como é conviver com elas.

HellenLibrary_ 03/02/2022

Livros Nacionais são incríveis!
Para ser sincera, achei que seria aqueles romances que dão certo do começo ao fim, mas ai a Brunna tem seus empecilhos e você se sente realmente em uma história que qualquer um passa. Eu amei, e me senti muito representada, pois não são muitos livros que mostram como o amor pode ser difícil para uma pessoa ansiosa, além de que a história se parece muito com a minha e do meu ex (tirando que meu ex era horrivel skskskk)

samira_tgda 28/01/2022

O que tornou minha leitura agradável foi o fato de autor tratar de temas um tanto quanto delicados de maneira leve e prazerosa ao leitor, além de trazer um lindo romance entre Julién e Bruna que sejamos sinceros, são perfeitos.