The Gathering Storm

Robert Jordan

Resenhas - The Gathering Storm

Lucas1429 31/08/2020

Resenha: A tempestade iminente
E aqui estamos nós no verdadeiro começo do fim. Na trilogia final que nasceu pra ser uma história contínua que nos leva até o grande final dessa saga tão cheia de emoção e momentos épicos.
Eu admito que nunca fiquei receoso com a troca do autor, conheço alguns livros do Brandon e, mesmo que nas obras mais recentes ele tenha tomado uma voz própria, o Jordan sempre foi uma grande referência pra ele. E o seu jeito mais dinâmico de escrita deu uma roupagem nova e interessante pra trama, com muitos momentos onde simplesmente não tem como parar de ler. Os personagens estão ótimos, os arcos finais tomando forma e o mundo todo finalmente se preparando no grande tabuleiro da Última Batalha.

Math 13/02/2023

Antes de chegar no topo, deve descer ao fundo do poço
Esse para mim foi o melhor livro até agora, focado nos meus personagens preferidos, Rand, que está no seu pior, mesmo já tendo curado a mácula, isso não tira a dor e os traumas do passado, que aos poucos vão se infiltrando no seu âmago, e deixando o Dragão Renascido desconfiado de todos, inclusive dele mesmo...
Já a Egwene está no seu ápice, nunca esteve tão forte e segura de si, como já venho falando à algum tempo, ela está se tornando uma das minhas favoritas, e nesse livro ela mostrou para que veio, se submetendo a muitas coisa para um bem maior, e que trajetória incrível para um final ainda melhor! Falar mais que isso talvez sejam spoilers, então oq posso dizer é que para quem gosta do Rand e da Egwene, ou para quem não gosta, esse livro é deles, e é INCRÍVEL!

Kissia 20/05/2020

"At the end of time,
when the many become one,
the last storm shall gather its angry winds
to destroy a land already dying.
And at its center,
the blind man shall stand upon his own grave.
There he shall see again,
and weep for what has been wrought."

MariPhoenix 06/11/2021minha estante
Concordo com quase tudo, mas não vejo Egwene sendo

MariPhoenix 06/11/2021minha estante
... ditadora, levando em conta como ela pensa e seus objetivos de união entre as Aes Sedai. Ela carrega nos ombros uma responsabilidade enorme, mas acho que vai conseguir lidar bem com isso.

Gean 21/11/2021minha estante
Nem eu o acho. Na época foi referência ao que o pedro pensava dela.

Emerson 01/12/2016

Excelente
Excelente. Estou muito impressionado com a qualidade desse livro. A narrativa sutil do Brandon Sanderson deu uma acelerada que a série precisava. Não senti mudanças na personalidade dos personagens, e isso me agradou muito, era algo que eu receava...
Muitos momentos tensos e agoniantes me fizeram ter diferentes sensações, da alegria a tristeza...
Simplesmente fantástico.

"At the end of time,
when the many become one,
the last storm shall gather its angry winds
to destroy a land already dying.
And at its center,
the blind man shall stand upon his own grave.
There he shall see again,
and weep for what has been wrought."

Fimbrethil Call 07/11/2015

Bom!
Muito bom. Finalmente a situação da Egwene se resolveu, mas eu até fiquei com pena da Elaida.

Rafael 01/05/2023

A obra-prima de um mestre, a ser finalizada por um gênio
A primeira colaboração entre as anotações póstumas de Jordan e a criação de Sanderson para entregar um final para uma das maiores séries de fantasia de todos os tempos, é mais do que digna do mestre original de sua composição. Na verdade, faz questionar a proeza narrativa do aprendiz.
Em 2007, o mundo dos fãs de A Roda do Tempo veio ao chão. Robert Jordan, o autor da série, havia falecido devido uma doença cardíaca, deixando para trás, a conclusão da série, que fora o trabalho de uma vida, lançando aos seus fãs a ansiedade de nunca ver o sua magnum opus completa.
Não muito tempo depois, no entanto, após o anúncio de que um autor relativamente desconhecido levantaria a caneta de Jordan para assinar os capítulos finais da série, deixou leitores duvidosos por todo mundo. Brandon na época era conhecido por ter encontrado sucesso com seus livros recentes, mas para muitos fãs, a substituição narrativa, apesar de finalmente prometer entregar um final a uma série com já 13 livros, foi difícil de engolir, dado o carinho pelos personagens, pelo universo, pela narrativa de Jordan, e também pelo medo do final escrito por uma mão alheia, não ser o suficiente para encerrar todas as expectativas geradas após anos de desenvolvimento.
Dois anos depois da morte de Jordan, em 2009, Brandon lançaria a Tempestade Iminente (em tradução livre), que contemplaria um terço do plano de Jordan para o término de toda a série, cercado por dúvidas, expectativas e luto. O resultado de seu trabalho, no entanto, foi capaz de, apesar de pequenas diferenças narrativas entre os dois autores, o que já é esperado dada a situação, um livro recebido abertamente pela comunidade da série.
Baseando-se em todo o trabalho de Jordan nos demais livros, Brandon apoia-se nos ombros do criador para pintar os últimos traços de sua obra-prima com firmeza e destreza e elegância. Podemos sentir em cada cena o peso de sua escrita e o modo como ele está disposto a entregar um final digno para uma geração de leitores que passou anos acompanhando estes personagens.
A narrativa e a escrita de Brandon é quase perfeita, tirando algumas má interpretações de personagens que, por mais que sejam mínimas, não passam dos olhos ferozes dos fãs mais fervorosos. De resto, não há muito o que se dizer além de que é realmente, um dos melhores de toda a série até aqui. A escrita imersiva é muito bem realizada, construindo tensões que são neutralizadas com clímaces que além de arrepiar o último fio de cabelo, fazem nosso coração bater mais rápido de emoção. Poucos autores conseguem causar esse tipo de sensação nas pessoas. O trabalho de Brandon é Jordan aqui é monumental, desde as relações interpessoais de suas personagens até os momentos grandiosos que fazem a Roda do Tempo ser a Roda do Tempo.
Talvez seja esse o motivo do livro ter sido tão bem recebido. Mesmo sobre outras mãos, ainda nos enxergamos no mesmo universo, ainda conhecemos todos os personagens, e sentimos o quanto o trabalho dos dois autores foi valorizado aqui.
Com mais dois livros ainda pela frente, o esperado final da série finalmente aproxima. Mas sem a aura negativa que caminha junto das outras séries não terminadas pelo seu criador original. O que o acompanha na verdade, é uma dúvida, que ao nos lembrarmos dos trabalhos recentes de Jordan, nos deixa inquietos: Teria Jordan entregado um final tão bem resolvido assim? Talvez. O que temos, no entanto, é digno de nota. A Roda agora gira sobre os olhos de um novo Criador.
Mais sobre A Tempestade Iminente em @rafaelpf00

Débora 13/08/2019

Admito que comecei a ler esses livros por causa do Brandon Sanderson. Já conhecia alguns livros dele e descobri que ele havia terminado essa história, então resolvi começar a ler pra ver se ia gostar. Não dei outra, né? Adorei a história e a escrita do Jordan (apesar de ela ficar um pouco cansativa em certos momentos por ser muito descritiva).
Nesse livro, com a mudança de autor, a mudança no ritmo do livro é sutil, não senti que os personagens haviam mudado de maneira alguma. O Sanderson fez um excelente trabalho continuando a história (que já estava toda planejada pelo Jordan).

A história agora está avançando um pouco mais rápido e já é possível perceber que a batalha final realmente está chegando. Esse livro tem um foco maior na Egwene e no Rand (que andavam meio sumidos), mas senti falta do Mat (que eu não gostava muito no início e virou meu personagem favorito haha)

@livrostasticos 11/03/2020

Excelente!
The Gathering Storm foi um livro incrível do início ao fim. A escrita de Sanderson trouxe a história a velocidade e fluidez necessária e, devo dizer, que o autor fez um trabalho fantástico em continuar o que Robert Jordan começou! Eu não senti grandes diferenças nas personagens, na forma como agem e pensam e isso em deixou muito feliz! Era uma das minhas maiores preocupações quanto à troca de autores!
Tarmon Gaidon está se aproximando e eu mal posso esperar pra ler os últimos dois livros dessa série épica!

DryBooks 28/12/2021

Mano, perfeito!
Esse livro tem a alma do Robert Jordan com o ritmo do Sanderson e é TUDO que eu queria.
Sério, provavelmente o meu livro favorito da série até aqui!
Recomendo muito!

Joao.Sedai 26/07/2022

Para os fãs de Rand Al?Thor, o melhor livro da série
The Gathering Storm foi o décimo segundo livro da Roda do Tempo e o primeiro escrito por Brandon Sanderson, após o falecimento de Robert Jordan. Aqui a história é focada em Rand Al?Thor e Egwene Al?Vere, que tem cenas de tirar o fôlego. Posso resumir esse livro a: ?antes de chegarmos no topo, é necessário chegar ao fundo do poço.?

Rodrigo 26/02/2022

Avalanche de emoções
O Brandon Sanderson fez um trabalho impressionante com o livro, com certeza foi a escolha certa pra continuar a série. O livro flui muito bem, em nenhum momente me senti forçado a terminar um capítulo. E a história é fantástica. O livro também traz uma carga emocional muito forte, faz você sentir na pele do Rand, lembrando de tudo que aconteceu nos outros livros, e vendo a luta dele contra ele mesmo. Um dos melhores livros da série.