Contos de Enganar a Morte

Contos de Enganar a Morte Ricardo Azevedo

Resenhas - Contos de Enganar a Morte

Loba 10/10/2021

Já pensou em enganar a morte ?
O livro de Ricardo de Azevedo é um manifesto lúdico sobre a morte. Ainda que o ser humano resista e tenha criado várias formas de tornar a vida mais longeva, não haverá outro fim a não ser o fatídico encontro. É um livro infantil, mas tão divertido e adulto quanto o tema tratado, com vários contos de origem popular, verdadeiras lendas.

Matheus.Lamec 12/07/2021

NÃO HÁ COMO FUGIR DELA!!!
Um livro que fez parte da minha infância. Eu li com minha irmã, e tenho boas lembranças dele. Lembro que tinha medo, e certa admiração pelas histórias. E relendo agora consegui captar a poética do livro, mas com aquela nostaugia pesada.
O livro é curto (56 paginas), até por que é um livro para "crianças". Tem quatro histórias: 1) O homem que enxergava a morte; 2) O último dia na vida do ferreiro; 3) O moço que não queria morrer; 4) A quase morte de Zé Malandro. Confesso que os meus preferidos nos tempos de moleque eram o conto 1 e 4, e ao reler ainda continuo com essa opinião. Todos os contos são muito bem escritos, apesar de curtos, lembram muito um cordel (até as ilustrações, que infelizmente não são muitas para um livro infantil).
Enfim, se você tem filho, ou criança pequena, leia esse livro para ela, é um ótimo incentivo à leitura, digo por mim. Não é assustador, por outro lado, é engraçado, pois todos os personagens tenham enganar a Morte, mas ela é mais esperta, por que não importa se é rico ou pobre, branco ou preto, homem ou mulher, vai tudo pra sete palmo dos chão!

Ana Otaka e Potterhad. 23/05/2021

Leia também.
O livro conta narrativas populares de pessoas que querem enganar a morte.
Para isso tentam fazer de tudo para evita-la.
As ilustrações e os contos foram "feitos" por ele.

Géssica 02/05/2021

Mas já? Ainda quero viver mais
Do nosso jeitinho brasileiro maneiras que enganaram na certa a morte, com humor e malandreza

Florisel 02/05/2021

Ganhando tempo
Ah!!!
Quem aí não gostaria dessa oportunidade de encontro?
E ganhar a chance de prorrogar os dias.
Em contos rápidos e divertidos viajamos nas aventuras e astúcias dessa gente esperta que com seu jeito simples sabe como viver bem. Muito embora seja certa a chegada da hora fatal.
Géssica 02/05/2021minha estante
Li agora gostei muito

Rafinha 18/12/2020

Muito bom... queria mais
O livro os contos de enganar a morte traz várias histórias que são muito gostosas e divertidas de se ler, e lembram muito aquelas histórias de tradição oral que a gente escutava de nossos avós. Já li e reli várias vezes, é como se eu mesmo estivesse contando uma historinha para mim toda vez que leio. Ele envolve, cativa e prende o leitor nas histórias. Recomendo muito!!!???

Ju 01/09/2020

A Única Certeza na Vida...
Livrinho rápido e gostoso de ler, gostei bastante também das ilustrações no estilo literatura de cordel. Alguns contos surpreendem no final, já outros terminam sem surpresas,mas a gente se pega justamente tentando adivinhar como aquele conto vai terminar, quem vai levar a melhor, se é que é possível...

É um livro legal por tratar de forma natural e simples um tema espinhoso que sempre foi e, pelo visto, segue sendo tabu. O curioso é que lembrei de alguns filmes enquanto lia, como O Homem Bicentenário, e também alguns livros que li na infância.

Só pela coragem de focar de forma lúdica, divertida e poética num tema tão demonizado e temido e ao mesmo tempo tão natural, já merece ser lido!

Ah, vale ressaltar que a morte é retratada de forma neutra, nem boa nem má, apenas honesta, justa e democrática, como um personagem dos contos a descreve. Malandra e desonesta aqui é a raça humana que tenta trapaceá-la...sempre querendo se dar bem...

P.S.: To besta com o preço sugerido por esse livro aqui no Skoob, mais de 50 reais, pela hora da morte, ops!!

Rafa 18/08/2020

Livro criativo e intrigante
Livro muito bem feito e escrito, achei os contos bem legais e criativos, você lê num instante de tão intrigante, e os finais são sempre muito bons.

Taly 06/04/2019

Esse livro é especial para mim, pois o conheci quando estava na 5ª série. Eu não tinha o costume de ler livros na época, e esse foi o primeiro. Esse livro é interessante e divertido de se ler.

O conto que mais gostei foi "A quase morte de Zé Malandro".

Li, e recomendo.

Juju 20/03/2018

Enganando a morte
Muito bom, todos querem saber da morte bem longe de suas vidas mas a morte sempre consegue suas almas.
Muito intrigante ,eu recomendo a todos

soso 16/11/2017

A morte
"Contos de Enganar a Morte" é um livro em que tem vários contos ,e em todos eles aparece a morte ,que é parecida com uma assombração .A morte é a personagem principal e aparece sempre no meio e no final do conto,tentando levar alguém à morte mas nunca consegue de primeira.