Eu Venho de Alepo

Eu Venho de Alepo Joude Jassouma
Laurence de Cambronne

Resenhas - Eu Venho de Alepo

Alisson 23/09/2021

Atravessamos o mar Egeu...
Única ressalva que tenho do livro é que ele não se aprofunda na história dos personagens, fora isso conhecemos um pouco da difícil vida dos sírios vivendo em meio da guerra.
patibenve 23/04/2022minha estante
não há personagens no livro, é um relato sobre uma fuga de um país em guerra

Ane 07/09/2021

Bom livro para entender um pouco sobre a história e a guerra da Síria. Além disso, ótimo para conhecer a luta dos refugiados, como demonstrado por Joude.

caroukruger 30/12/2020

Chocante
A história sobre o itinerário de um casal sírio com sua filha para a Europa é impactante e muito triste. Sabemos que diversas famílias passam pela mesma situação, algumas com menos sorte do que a chegada família a Franca.
Ficamos sabendo de detalhes da travessia, amizades feitas no caminho e da dificuldade de deixar a família em busca de algo melhor para sua vida de recém casados e recém país.

Sandra 10/11/2021

Bom novembro 2021
Não é um romance, é um livro didático. Bom. Estória contada em primeira pessoa. A trajetória de uma familia de refugiados. Verídico

day 02/08/2018

impactante
Há cinco anos, todos os sírios esperam uma paz que nunca chega. E mesmo que a paz volte, não haverá mais lugar para mim na Síria. Estou cansado...

Joude nos conta como era sua vida em Alepo ,Síria antes e durante a guerra...

Somos levados pelas palavras de Joude,um rapaz que gostava de estudar e queria ser uma pessoa com conhecimento acadêmico ,que começou a trabalhar cedo para ajudar seus pais .

A narrativa dele nos leva a ver como tudo mudou na Síria depois da guerra .

Podemos sentir um pouco da desolação e tristeza de todos aqueles que viram seus sonhos acabados,suas casas e memórias materiais destruídas .

Me emocionei muitas vezes com suas palavras ...

Me mostrou o quanto é mesquinho ,tantas pessoas que são contra os refugiados ,achando que alguém deixa sua terra ,seus costumes porque quer morar em outro país.

Essas pessoas não sabem o que é viver em guerra,presenciar mortes,perder tudo...

"Queria dizer ainda que os que deixam a Síria não são religiosos fanáticos, e sim pessoas democráticas, instruídas, modernas e moderadas." (from "Eu venho de Alepo: Itinerário de um refugiado"

Um livro maravilhoso,triste,real ,mas que deveria ser lido por todos,para podermos ter uma dimensão do genocídio que a síria tem vivido.

"Estamos maravilhados com as ajudas sociais que o Estado francês fornece a seus cidadãos, algo completamente inconcebível para nós: a previdência social, a saúde pública, o RSA – uma espécie de bolsa-família –, os auxílios-moradia, a ajuda para os SDF. Nada disso existe na Síria, que se pretende uma república socialista..." (from "Eu venho de Alepo: Itinerário de um refugiado"

Super recomendo.

site: http://escreverdayse.blogspot.com.br

Brandão 01/09/2021

Leitura rápida e fácil, mas talvez um pouco superficial
O autor não é um escritor, mas um cidadão que contou sua história. Levando isso em consideração, entendo o livro um pouco mais como uma redação do que uma biografia. Neste sentido se faz um livro gostoso de ler, fácil e rápido. Vale a leitura, mas esperava entender um pouco mais da cultura e dados históricos.

Nilson 21/03/2018

Quem dá faz a hora
Temos sempre a impressão que refugiado são ordas de setes humanos q fogem dedeus paises pelos mais variados motivos. E na grande maioria desqualificados profissionalmente. Não é o caso do autor deste livro um homem culto e catedrático línguas. Professor q com muito risco conseguiu fugir de deu país principalmente para não participar da quebra. Bom livro da pra se ter noção do sofrimento desta gente.
day 26/07/2018minha estante
Maravilhosa resenha!

Nilson 28/07/2018minha estante
Desculpe -me pelos erros ortográficos ...deveria editar para evita-los.

day 28/07/2018minha estante
Não prestei atenção a nada de erros,só na sua resenha maravilhosa. Acabei de ler o livro, e estou sensibilizada ,tocada com todo sofrimento desse povo.
Obrigada mais uma vez pela sua resenha.

Ana Tambara 01/06/2021

"Há cinco anos, todos os sírios esperam uma paz que nunca chega."

Esse relato mostrou diversos fatos acerca da Síria que eu nem imaginava. Foi muito bom saber mais sobre esse país que hoje se encontra fragmentado e sofrendo as consequências da guerra.
Para finalizar, achei super interessante de ler, sensível e informativo. Gostei muito do livro e recomendo muito para aqueles que curtem o tópico.

Thalita.Romolu 27/08/2021

Esse livro é uma leitura muito rápida e fluída, onde conta a história de um refugiado.
Os relatos do autor, a sua vida e a cultura da Síria está exposta de uma forma muito comovente.
É assustador tudo o que aconteceu e acontece na região.
No final do livro ainda tem toda a história cronológica da Síria e explicações sobre as religiões e os grupos.
Muito esclarecedor e muito triste também.

Fabiano1980 25/12/2021

Êxodo e superação
O autor ( um refugiado sírio) nos passa um relato comovente e de superação ao sair do seu país de origem devastado por uma guerra inconsequente e desumana, para tentar uma vida melhor com sua família na Europa.
A cada página, a cada capítulo, uma lição para a vida. É dureza demais para qualquer pessoa conviver com a tensão de uma guerra que bate à porta de sua casa, que a qualquer instante pode atingir a si e à própria família.
Viver como um "nômade" dentro do seu próprio país para não ser recrutado para uma guerra que não é sua, ver suas paixões como ensinar o Francês, ter liberdade de expressão e ter o direito de caminhar tranquilamente pelas ruas podados por uma catástrofe humanitária na Síria, é de revermos conceitos e valorizar a vida.
Heroísmo puro do autor em arriscar sua vida, e da sua família para chegar ao destino Europeu para ter uma vida melhor e digna ( Grécia e depois, na França), após ter passado apuros e sujeito a ser preso ou condenado na Síria e ser deportado na Turquia ao atravessar a fronteira.
Um livro que me fez rever conceitos, de valorizar a vida, a família e sobretudo, a paz.
Que livro, que trajetória.
Indico esta leitura, sem dúvidas.

Isabella 14/01/2023

Já tinha visto, com muita apreensão, um filme baseado em fatos sobre a travessia no mar Egeu dos refugiados da Síria. Mas, ler a autobiografia do Joude foi igualmente angustiante. É muito difícil imaginar que alguém em vida passe por uma situação tão delicada e angustiante como a do autor. Fiquei particularmente tocada com a parte que eles chegam na França, muito lindo! Enfim, super gostei!

Dadá 09/07/2021

Um olhar para o outro
Esse livro nos leva a conhecer e refletir sobre a guerra da Síria e seus milhões de refugiados desde que ela começou, em 2011. Quem não se lembra e ficou marcado pela foto do bebê morto em uma praia na Turquia ao tentar fazer a travessia pelo mar com seu pai? Quem não se lembra das milhares de pessoas em botes, barcos e chegando a pé em países da Europa pedindo asilo? Esse livro nos leva a conhecer as origens desse conflito pelo olhar de um refugiado Sírio. Vale a pena a leitura.

Molizini 08/11/2022

Um diário
Um diário interessante para conhecer as dificuldades de uma família de refugiados. Narra a história de forma bem objetiva e pessoal.

Trajano 20/03/2023

Ok Ucrânia, mas e a Síria?
Um livro que me fez repensar as minhas próprias condições e reclamações que eu faço na minha vida, que me fez pensar "será que eu sobreviveria nas condições que o Joude viveu?" Acompanhar essa narrativa de memória me trancou o estômago em vários momentos: quando ele atravessou o campo de milho ao entrar na Turquia seguido por soldados, quando as bombas começaram a cair ao redor de seu bairro, nas quase recrutações obrigatórias para o exército, na interrupção de seu mestrado em Francês e, principalmente, na travessia perigosa num bote até a Grécia junto a um bebê. Feliz em conhecer essa história de superação e de força, muito bem contada, e de abrir meus olhos pra uma região um tanto quanto esquecida do mundo, como a Síria, me fazendo me solidarizar com a tragédia humana que lá está ocorrendo. Queria que todos os sírios tivessem rumos semelhantes ao do Joude e sua família.