Peixe Fora D

Peixe Fora D'Água Lynda Mullaly Hunt

Resenhas - Peixe Fora D'Água

Fernanda 14/08/2020

Um livro fofinho que deixa o coração quentinho
O livro conta a história de Ally, uma menina que tem vários problemas na escola porque ela não consegue ler e escrever direito. Isso faz com que os outros alunos da escola, e até a professora, a considerem burra e fracassada. Quando essa professora sai da escola, e um novo professor entra no seu lugar, a coisa começa a mudar, pois esse professor tem outros métodos de ministrar aulas e interagir com os alunos. Ele acaba percebendo que Ally não consegue escrever e ler como deveria e, diferentemente da outra professora, procura entender o porquê. Depois de alguns testes, Ally é diagnosticada com um transtorno de aprendizagem, a dislexia. A partir disso, o professor começa a montar materiais didáticos e a adotar outras estratégias para ensinar a garota a ler e escrever.
É um livro bem bonitinho sobre educação e o papel do professor na formação do aluno. Além disso, o livro consegue mostrar como cada aluno é um ser único e individual, sobre como o processo de aprendizagem se dá de maneiras diferentes para cada indivíduo e sobre como a inteligência é um potencial múltiplo.
Gostei bastante da história, apesar de bem clichê. Algumas partes me incomodaram, como o fato de que a autora criou uma personagem (Shay) que é extremamente maldosa e sem noção por nenhum motivo aparente, reforçando aquele estereótipo de filme adolescente que toda escola tem a “menina má popular”. Mas, tirando isso, é um livro que vale a pena, principalmente para quem quer seguir a profissão de educador.

Clara 19/03/2021

MEU DEUS LEIA LEIA LEIA LEIAL LEIA LEIA LEIA

só comecei por causa de um menino que eu estava interessada, mas valeu TANTO a pena

Lua 27/05/2021

Um livro reflexivo, mas simples.
Gostei muito do livro. Ele é estremamente reflexivo e simples de se ler ao mesmo tempo.O livro conta a história da Ally. Ela é dislexa. A Ally se sente "inútil" e acredita que ela não consegue ler por ser "burra". Ela nunca havia falado isso pra ninguém e quem percebeu isso foi o professor Daniels . Se não fosse ele, ela nunca aprenderia a ler e ela seria tratada como "burra" a vida inteira.

Isso me faz pensar quantas vezes no Brasil crianças dislexas são retratadas como "burras" e não tem ninguém para ajudá-las no seu processo de aprendizagem. Pessoas dislexas são extremamente inteligentes, elas só aprendem de outra maneira.
?Todos somos diferente e isso nos torna especiais.?
_Acho que essa seja a grande lição do livro._

Gabi goes 09/10/2022

Maravilhoso!!
Quando eu falo que amo esse livro é sem brincadeira,além de me identificar MUITAS. Vezes com a protagonista,a leitura é perfeita, uma leitura que flui muito facil,se você gosta do livro "extraordinário" vai amar esse tbm!!

Maria Santos 16/05/2020

Sejamos ALLY-ADOS!!
Às vezes, achamos que aquela criança/adolescente/adulto não lê ou escreve totalmente errado porque não gosta de estudar, nunca quis nada com a vida ou é preguiçoso. Isso para não entender como burrice, não é mesmo? Pode dar uma dor ao lermos isso, mas é a realidade da sociedade.

Para Ally, conseguir ler como todo mundo, seria a nona maravilha do mundo! Mas por alguma razão ela não consegue, sua professora não questiona as possibilidades dos seus "erros" e sempre repreende, mandando-a sempre para a diretoria. E aí me fez questionar se isso era por falta de um olhar mais solidário, de interpretação dos fatos recorrentes ou de informação mesmo, por parte da área pedagógica.

E infelizmente, pode ser um conjunto disso tudo que culmina numa rotulação errônea do aluno em questão. Até que, surge um (a) professor (a) com um olhar diferenciado e procura novas formas de ajudar seus alunos. Tenham eles dificuldades sociais ou educacionais. No caso da história, conhecemos o Daniel, que explora diversas potencialidades que a Ally possui, dando a ela auto estima e confiança em si mesma.

Um livro com uma história linda de amizade, compreensão, aceitação e amor. A narrativa da Lynda é objetiva e simples, cativando o (a) leitor (a) desde a primeira página. E claro, deixando bem claro que a dislexia não é desleixo, preguiça ou burrice. Como ele mesmo diz: "é uma forma diferente do cérebro pensar."

site: www.instagram.com/ascronicasdemaria

ThAbata 20/11/2022

Esse livro é simplesmente incrível! Eu comecei a ler pra fugir um pouco do habito, porque ele é bem diferente do que estou acostumada, por isso fiquei com medo de não gostar, mas eu amei do início ao fim.
Esse livro me ensinou que temos que ser mais empáticos com os outros e tentar entender mais as outras pessoas, pois todos nós temos modos diferentes de lidar com cada situação. Além de despertar ainda mais minha paixão pela área da educação.
Acho que todos deveriam ler esse livro pelo menos uma vez na vida, ele deixa uma sensação de conforto no final, e ensina que todos nós somos inteligentes, só temos que descobrir o jeito certo de demonstrar isso.

Mariana_ 24/11/2022

Leitura obrigatória para professores!!!
Esse livro tem empatia, tem tanta coisa que nem saberia como descrever. Ally é incrível e corajosa. Tudo que o aluno precisa é de um professor que se importa!!!

Sara.Caires 28/06/2022

Um livro que mudou minha maneira de pensar
Todos nós funcionamos, aprendemos, socializamos, e pensamos de maneiras diferentes. Esse livro me mostrou que um professor, e um aluno podem mudar o mundo. Não só pelo incrível cuidado que o professor tem com a garota no livro, mas pela maneira com que ele consegue fazer ela se interessar pelos estudos. Hoje mais do que tudo, entendo que a inteligência vem de maneiras diferentes para todos nós, e admiro o trabalho de todos os meus professores e educadores que se dedicam ao aprendizado de todos os alunos da escola e contribuem de maneira tão nobre ao país.

Mari Imaginária 15/02/2018

Ally tem tem problemas na escola, ler e escrever são tarefas praticamente impossíveis. Shay e Jéssica, colegas de classe, fazem de cada dia de Ally um inferno, reforçando o quão burra e fracassada ela é. Em resposta disso Ally não faz seus trabalhos, passa a maior parte do tempo desenhando e acaba indo sempre para a direção. Certo dia o professor de Ally muda. Prof. Daniel está na faculdade e estuda educação especial. O prof. Tem uma abordagem diferente nas aulas, costuma incentivar as crianças e trabalhar a auto estima dos alunos. Ele identifica em Ally sinais de dislexia, e se propõe a ajudá-la no contraturno com aulas de xadrez e práticas de leitura e escrita a partir de outros métodos mais lúdicos. Professor Daniel promove uma verdadeira mudança na vida de Ally, resgatando sua auto estima e dando uma aula de perseverança!

O livro é maravilhoso, acho que todo professor vai gostar muito de ler. Bem simples e de rápido (matei em um dia) e uma história linda de superação e persistência. Cada pessoa deve ser respeitada pois trava sua própria batalha. Devemos ser facilitadores de oportunidades e não ceifadores de sonhos.