Guns N

Guns N' Roses - O Último dos Gigantes Mick Wall

Resenhas - Guns N' Roses - O Último dos Gigantes

Leitorah 12/08/2021

Guns eu te amo??
Eu estou muito feliz de poder ter conhecido mais sobre essa banda que eu sou completamente apaixonada!
Eu sabia de algumas informações, mas não com tanta riqueza de detalhess, e eu amei.
Meu deus, gostei muito de saber mais sobre os bastidores dos albúns ???????
(Escrevendo no surto).
Mas enfim, se você é fã dessa banda (foda demais) eu super recomendo!

?Porque, quando o Guns N? Roses se acabar, também se acabará a era de ouro do rock, para sempre, sem bis. Quando eles forem, nós também iremos, gerações de nós que se rejubilaram ao permitir que nossa vida passasse a se indentificar com essa música, essa mensagem, esse significado?.

Axl, tu é foda!????

Nick 24/10/2020

Guns N' Fucking Roses
Livraço pra quem é fã de uma das maiores bandas de todos os tempos. Eu particularmente tenho o GN'R como a primeira e mais importante banda de rock da minha vida, sempre será. Embora reconheça a importância de outras bandas (como o Queen principalmente, The Beatles), nenhuma outra se iguala em patamar na minha prateleira. O livro conta histórias incríveis e nos localiza muito bem nos altos e baixos da banda em sua carreira. Eu particularmente só não gostei muito do destaque demasiado ao Velvet Revolver, é praticamente uma biografia dentro de outra... e no meu caso o interesse pelo VR é inversamente proporcional ao Guns, ou seja, zero. Esse longo trecho foi maçante pra mim.

Livro essencial pra quem é fã.
Michelle 25/10/2020minha estante
Mick Wall escreve muito bem! A biografia do Iron também é bem detalhada, cheia de fotos... vale a pena.

Nick 25/10/2020minha estante
Essa é outra que quero ler em breve também.

Marina.Nascimento 25/05/2021minha estante
Como q faz p ler? Kkkkk desculpa, sou nova

Nathalia Cecconello 25/01/2022

Oi :)

Não sei porque, mas realmente não consegui ir adiante na leitura desse livro.
Mesmo Guns n' Roses sendo minha banda preferida, não consegui conectar com a leitura e acabei abandonando. Acho que não gostei da forma da escrita, como ele abordou os integrantes...

Deise.Ribeiro 01/11/2022

Biografia de uma das minhas bandas de Rock favoritas
Gostei de saber mais detalhes sobre o início da banda, como os integrantes se conheceram, como a banda foi formada, o que faziam antes da fama, suas loucuras, excessos, tudo bem a cara mesmo de astros do Rock n' Roll. Só achei a escrita um pouco confusa, às vezes eu ficava perdida sem saber quem falou o que. Não sei se realmente é da escrita do autor ou é uma questão da tradução ser um pouco enrolada, mas valeu a experiência, embora eu não seja muito de ler biografias, visto que a leitura geralmente não flui tão bem para mim. Para quem não leu, o que esperar da leitura? Drogas, sexo, Rock n' Roll e várias histórias sobre os ataques de mau temperamento, já conhecidos, de Axl Rose, o caminho percorrido pelos demais integrantes para se livrarem do vício das drogas, os conflitos que levaram ao rompimento da banda, terminando com a tão aguardada reunião da formação original.

Vitor.Romito 04/06/2023

Interessante, porém podia (deveria) ser melhor
Às vezes nem só de talento consegue-se “vencer” naquilo que propõe. Outros fatores contam muito para alcançar o topo, como: desejo, persistência e direcionamento. Tudo isso junto, somado ao caminhão de polêmicas que carregaram ao longo de sua trajetória, fizeram do Guns ‘n Roses uma banda gigantesca. E é disse que este livro trata. Uma trajetória penosa de como esses cinco caras se juntaram, persistiram e alcançaram o topo. E não pararam, pois chegado ao pico, rumaram ladeira abaixo, em uma montanha russa bem frenética, regada aos maiores clichês do gênero: sexo, droga e rock ‘n roll (não necessariamente nessa ordem).
Escrevendo um pouco sobre minha experiência com a leitura sobre os acontecimentos, muitos não eram desconhecidos, mas os pormenores das questões gerais, sim. A penosa trajetória no início, com a Hell House, conhecia, entretanto, o que realmente ocorreu, não. Ou os casos das saídas dos integrantes originais, como o Steven. Sabia destes casos porque era uma das bandas que mais curtia quando da adolescência, junto do Nirvana. O processo desta saída (ou das outras) foi uma informação nova para mim.
A trajetória da banda é digna de nota, pois, além do talento que tem (não dá para não se empolgar com a intro de Jungle e Sweet ou se emocionar com November Rain), há muita polêmica entorno dos caras. Os atrasos constantes, os cancelamentos, o abuso absurdo nas drogas, os problemas com a justiça. Coisas “leves” se comparados a outros descritos no livro. Nestes casos, os envolvendo o Steven e outros envolvendo o Slash são bem pesados.
O livro aborda bem o começo e os tempos áureos da banda, porém começa a se perder a partir da separação da formação original (o que é irônico para o livro). Outro ponto que gostei foi o envolvimento das pessoas dos bastidores. Destaco para o relacionamento com Alan Niven. Embora seja um tanto quanto trágico, o que aconteceu com ele, da forma como foi, chega a ser hilário. As disputas entre os membros também são bem documentadas e interessantes. Gosto também da descrição do relacionamento com o Doug Goldstein.
Sendo um livro sobre o Guns e como o Axl adquiriu os direitos e permaneceu como o único integrante original, muito da narrativa aborda mais ele que os demais. Mas, dado a este acontecimento, a dose para cada membro foi bem calculada.
Na parte da queda da narrativa, faltou um pouco mais sobre como a banda estava no período de declínio (ao menos queria mais coisas); como foi o processo do “novo Guns”, a rotação dos músicos que entravam e saiam. Enquanto que sobre o Velvet Revolver, apesar de escrever sobre os integrantes originais, foi longo e desnecessário. Metade de um capítulo seria, para mim, mais que suficiente. No último capítulo, vem a reaproximação e reintegração de alguns membros, assim como o tempo do Rose com o AC/DC. Este tive um misto de interesse e chatice. Meio conflitante, mas foi o que senti.
Agora, a escrita do livro. É a primeira vez que leio algo do autor e pelo que vi em outras resenhas, o cara já escreveu outras biografias. Particularmente, não gostei. Muitas vezes me via voltando uma frase ou parágrafo, porque me perdia pela forma da escrita. Misturava pensamentos e ideias numa mesma frase. Colocava inserções de falas meio desconexas, que pareciam quebrar as ideias em desenvolvimento. Lembro que, quando comecei a ler, conversei com o meu irmão sobre isso (o livro é dele e já o lera) ele respondeu: “em partes parece que foi escrito por um drogado”. Acho que isso resume bem o que senti ao longo da leitura. E a cereja do bolo, para mim, foi a falta de modéstia do autor ao tentar engrandecer o livro.
Por último, apenas uma opinião. Não posso afirmar que seja o “último dos gigantes”, visto que não conheço a biografia de outros, como o próprio Nirvana ou mesmo um Linking Park (só para deixar claro, não estou comparando o LP com GnR, apenas citando o alcance, já que as músicas daquele estão sempre entra as mais executadas nos últimos anos se pegarmos somente a esfera do rock). Teria que ler mais sobre as outras bandas que moveram multidões ao longo do mundo para ter uma opinião mais concreta sobre a afirmação do título.
Portanto, a trajetória da banda é muito interessante. Uma montanha russa de fases e de sentimentos que deixam o leitor, caso aprecie este tipo de narrativa, instigado. Mas a escrita do autor me desanimou muito. Sabendo que há outras biografias publicadas, não sei se recomendaria este livro. Se não tem outro em mãos, pode pegar para ler que é interessante; caso contrário, eu iria pela outra.

annabeattriz 24/05/2021

Perfeito
“... mas é como se o Guns N’ Roses não funcionasse plenamente, nada nunca acontece de verdade, em seu máximo potencial, se não tiver em rota de colisão.” Axl para Mick Wall.

Me senti o tempo todo colidida com essa leitura, inclusive era a leitura matutina, porque ler a noite me tirava o sono! Me prendeu de uma forma surreal.

OBS: Eu sou apaixonada por ultimas paginas de livros e eu me apaixonei pela ultima desse livro. Emocionante!

Saulo Branco 27/09/2017

Para quem é fã é um prato Cheio!
Aprecio bastante as Biografias escritas pelo Mick Wall. As bios do Metallica e Iron Maiden escritas por ele são muito boas. Mas essa do GNR realmente é envolvente. Você entende o porque de Axl ter feito o que fez no passado e ter dado a volta por cima hoje, onde seus shows não atrasam e ele não sai mais do palco sem retornar.
Ponto fraco é a parte que descreve muito as fanfarrices das banda e também há uma parte longa demais sobre a banda Velvet Revolver e seu ex finado vocalista, achei desnecessário o alongamento.
No mais, é um prato cheio pra quem é fã da banda, com o terceiro ato maravilhoso falando do retorno da banda com Axl, Duff e Slash.
Ainda há, no final, umas considerações do autor que são emocionante.
Se você curte GNR, não deixe de ler este livro!
cacautoledo 13/11/2018minha estante
a ironia da coisa é que o Mick Wall foi citado na música Get In The Ring do album Use Your Illusion II, que é uma critica a imprensa.

Na Contramão
Li a biografia de todos os demais integrantes, com um ponto em comum: Quem destruiu o GNR foi o Axl Rose. Ponto do Slash, Duff e Steven, do Izzy não foi publicada uma biografia apesar dele ser favorável à ideia. Bem, sempre que vejo algo do Mick Wall sei que é coisa boa. Dessa vez me decepcionei mesmo esperando por um ano a tradução brasileira. Parecendo patriotismo bobo, mas informando, o Rock N Rio não é caça níquel assim como o Maracanã não é o estádio mais conhecido do Brasil mas sim do mundo. Desculpa aí Mick. Por fim, o Axl é o grande herói da banda, fez tudo por todos e foi um incompreendido, em um último desespero tentando colocar a culpa nos supostos abusos (nunca provados) sofridos na infância do pobre menino. Uma opinião pessoal, leiam apenas por diversão, as outras estão muito melhores. A maior prova de incompetência desse cidadão é que ele simplesmente levou 13 anos para lançar material novo, e dói o ouvido saber que aquilo é o ?novo GNR?. O livro não valeu a pena!!!

Ana Clara 22/12/2017

Sensacional!
Sou fã de Guns desde pequenininha e essa biografia escrita pelo sensacional Mick Wall foi tipo uma aula.
Já li as autobiografias do Slash, do Steven Adler e do Duff Mckagan e faltava essa pra minha coleção. Muito boa MESMO.

Romulo 16/01/2019

Bom Livro
O livro é bom, principalmente para fãs.

Já li dois livros do mesmo autor, sendo as histórias do Black Sabbath e Led Zeppelin. Dessa forma, naturalmente fazemos uma comparação entre os três livros. A principal diferença é o tamanho da história dessas três bandas.

Sem entrar em preferências, tanto o Black Sabbath quanto o Led Zeppelin possuem uma discografia muito mais ampla que o Guns n´Roses, sendo bandas criadas no final da década de 60. Assim, os livros dessas duas bandas são mais fluídos, uma vez que é preciso contar uma história maior. Já no caso do GNR, a história se arrasta um pouco mais.

Feito essa observação, o livro é bom, sendo que os fãs se deliciam com as histórias contadas. O processo de criação musical também é detalhado e bem interessante notar a forma como as músicas foram concebidas.

Outro ponto positivo é o detalhamento dos projetos paralelos, principalmente do Velvet Revolver, uma banda excelente por sinal.

Vale a pena a leitura, sendo notável o caminho percorrido pela banda.

Didi 03/02/2019

Viagem Louca
Toda a história desses rapazes que marcaram época. Verdadeiramente sexo, drogas e rock and roll. Como estiveram longe do equilíbrio o tempo todo. Muito loucos. Irresponsáveis. Poderiam ser bem mais longevos. Boa narrativa para quem gosta do Guns. Revela a intimidade dos nossos ídolos desvairados, a disputa pelo poder na banda e a vaidade de seus integrantes aflorada pelo sucesso - elemento desintegrador. Bom passatempo.