Mauricio - A História Que Não Está No Gibi

Mauricio - A História Que Não Está No Gibi Mauricio de Sousa

Resenhas - Mauricio - A História Que Não Está No Gibi

Rafa Durães 09/09/2020

Uma biografia pra ser devorada, como melancia pela Magali.
Mauricio faz parte da vida de milhares de brasileiros, e da minha não é diferente. Sou muito fã da turma da Mônica, e consequentemente de todos os seus trabalhos. Conhecer detalhes tão pessoais e importantes da sua vida se tornou uma viagem maravilhosa. Não consegui largar o livro.
Me encontrei com o Maurício três vezes pessoalmente. Encontros muito rápidos, devido a quantidade de fãs que ele sempre atraí, mas nunca consegui dizer a ele a importância de seu trabalho em minha vida, porém sempre foram encontros emocionantes e nos quais ele foi muito atencioso. Pra mim essa biografia foi exatamente assim, um encontro, muito mais longo e pessoal, e igualmente emocionante, tanto que chorei muito no final. Viva o Mauricio.
Aninha.Duarte 29/09/2020minha estante
Eu também chorei no fim do livro! Não quero nem imaginar a vida sem Mauricio. Depois do livro, queria ter dado um abraço nele. ??

Paulo 28/03/2022

Uma ótima biografia
Mauricio de Sousa certamente pode ser considerado um dos maiores desenhista do Brasil, seus mais quatrocentos personagens continuam vivos, relevantes e ainda divertem e influenciam a infância de muitas pessoas em nosso país. Além de suas histórias em quadrinhos a turma da Mônica está presente em diversos meios, seja através de livros, brinquedos, merchandising a propriedade intelectual da MSP (Mauricio de Sousa Produções) é um produto de sucesso em todo o país e em diversas partes do mundo. Neste livro temos a oportunidade de conhecer o homem por trás de todo esse universo fantástico e acompanharmos toda a sua trajetória de vida até os dias de hoje.

A obra está fantástica, o designer da capa e a diagramação estão muito bem feito, a escrito do livro é simples, ele tem capítulos curtos e ainda contém em suas páginas muitas fotografias que registraram momentos marcantes na vida do autor. A editora Primeira Pessoa (selo do grupo GMT) está de parabéns por essa edição, ela ficou ótima. Foi muito interessante conhecer a origem do Maurício e saber os desafios e dificuldades que ele enfrentou para ser o que é hoje. Outro ponto que também me agradou muito no livro foi conhecer as histórias que deram origens aos seus personagens, e saber as principais influencias que o lavaram ser desenhista. Em suma é um material que vale muito a pena ser lido, principalmente para quem é fã da Turma da Mônica. Super recomendo a leitura.

Dyego 14/04/2021

Inspirador e revelador, o livro mostra de forma muito sincera como o Maurício sempre persistente conseguiu levar seus personagens ao topo. Muito interessante também entender um pouco sobre o funcionamento do mercado editorial no Brasil, bem como todas as questões relacionadas ao licenciamento de produtos, tópicos que são tratados de forma leve e didática. É um livro que tem gosto de chocolate surpresa, aquele dos anos 90, com os personagens da turma da Mônica estampados.

Danilo Moreira 18/05/2020

Inspiradora história de vida
Quem é fã da Turma da Mônica e do Maurício de Sousa certamente já tem ótimas expectativas sobre o livro. Mas justamente neste período de pandemia, na qual estamos sendo obrigados a adiar nossos planos e sonhos, em um cenário repleto de incertezas e que às vezes desanima, ler essa obra me trouxe um certo conforto e inspiração. É um cara cuja vida foi e é movida pela criatividade e persistência, e lê-lo contando tudo isso com a sua simplicidade nos motiva também a pelo menos ter novas ideias. Fiquei chocado com algumas revelações, mas curioso também principalmente com a história do filho que faleceu. Espero que tenha atualização já que imagino que ele, de 2017 para cá, especialmente agora, tem muitas histórias para contar. Recomendo muito a leitura!

@lendocomjulian 27/02/2022

Me surpreendeu
Eu não curto muito biografias em geral, e nunca tive tanto amor pela Turma da Mônica, mas esse livro me surpreendeu demais!

A história do Mauricio é muito boa, fácil leitura (capítulos curtos, que eu gosto).

Gostei bastante de toda trajetória dele até ser esse mestre desenhista que conhecemos hoje.

Agradecimento especial ao Livrassos, o grupo de leitura do blog dos Crentassos por me mostrar essa obra!

Extra: vi ele pessoalmente na CCXP de 2016

Lize 23/05/2020

Maurício - A história que não está no gibi
"Por que não?"

Marcelo 02/06/2021

Uma conversa com Maurício de Sousa
Mauricio de Sousa e toda a Turma da Mônica sempre fizeram parte da minha vida. Desde a infância eu nunca gostei de quadrinhos de super heróis mas sempre gostei da Turma da Mônica. A Turma do Penadinho sempre foi a minha preferida.

Me lembro quando criança que meus pais levaram, meus irmãos e eu, para um evento chamado ?Feirança? onde haveria apresentação da Turma da Mônica. Aquilo marcou nossa infância... E o Mauricio relata estes eventos, que tiravam milhares de pais e filhos de casa, só para ver seus personagens.

A biografia do Mauricio de Souza é inspiradora: mostra como um garoto pobre do interior de São Paulo transformou seu sonho num negócio lucrativo, com talento, persistência, competência e dedicação.

Embora não tenha sido o próprio Mauricio a escrever o livro, a forma como ele é contado remete à uma boa conversa com ele, e ao descrever as cenas, é como se estivéssemos lendo uma de suas historinhas.

Só achei que poderia ter explorado um pouco mais os negócios na atualidade. Mas ainda assim o livro é muito bom e gostoso de ler.

Bruno 22/05/2020

Empolgante
Um livro apaixonante, que conta com detalhes a caminhada do autor até tornar-se o consagrado Mauricio de Souza. É absolutamente admirável a vontade de realizar seus sonhos e metas. Um livro para fãs e, sem dúvidas, empreendedores.

Jéssica 06/09/2020

Inspirador
Maurício é um artista sensacional, de muita sensibilidade e inteligência. O livro foi muito bem escrito e a leitura é leve e envolvente. Fiquei ainda mais fã do Maurício e da Turma da Mônica!!!

Raffafust 09/07/2017

Maurício de Sousa é meu ídolo desde que aprendi a ler. Não recordo exatamente quando ganhei meu primeiro gibi, mas antes de gostar de livros foi com suas histórias e seus Almanacões de férias que cresci.
Ler essa biografia autorizada por ele é portanto uma parte do sonho que já foi encontrá-lo uma dezena de vezes, é como se ele batesse um papo conosco, o como se dissesse " Vem cá, deixa eu te contar um pouco do meu mundo". Foi fácil começar mas uma dor imensa interromper a leitura algumas vezes porque atividades do dia a dia me chamavam.
Como um amigo que se abre para outro mostrando seus erros e acertos, o livro conta desde sua infância até quando começou a ler, se apaixonar por gibis e a desenhar. Curiosidades incríveis para os fãs também estão nele, desde os primeiros empregos como repórter, engraxate até o primeiro contrato fechado como desenhista.
A sensação que temos é a de que Maurício confirma nessas páginas sua genialidade, não terminou a escola, não veio de família rica e lutou muito para ser hoje o desenhista mais famoso - porque não dizer amado?- desse Brasil.
Para os que se interessam pelo lado amoroso ele descreve todos seus casamentos e o nascimento de cada um de seus 10 filhos. Sim, a mais conhecida Mônica que hoje toma conta da Maurício Produções, está a todo momento nas histórias contadas por seu pai, e claro que ele conta como foi o dia que transformou a filha em personagem. Como sabemos não foi somente ela, vieram Magali, Marina, e muitos outros filhos, amigos e familiares que foram eternizados pelo mestre.
É gostoso saber o como tudo começou, cada projeto de sucesso e também com sua humildade mostra que nem tudo foram flores em sua trajetória, tiveram muitas ideias que literalmente não saíram do papel inicial ou seja nem gibi viraram.
Em um formato agradável para o fã os capítulos fluem como um delicioso bate-papo entre fã e ídolo com fotos para ilustrar o que não temos ideia dos rostos.
Maurício faz parte da vida de cada um de nós, em graus maiores ou menores é difícil encontrar um brasileiro que não tenha lido um gibi da turminha do Limoeiro.
Sempre digo que se Maurício tivesse nascido nos Estados Unidos tinha parques temáticos imensos como os da Disney e seria mais famoso do que já é.
É um livro para se entregar à leitura e ter orgulho de seu ídolo, em um país com tantos exemplos tortos, ele é a certeza de que talento, humildade e honestidade podem sim ser sinônimo de sucesso.

site: http://www.meninaquecompravalivros.com.br/2017/07/resenha-mauricio-historia-que-nao-esta.html

Vinicius 09/09/2020

Desista, menino!
Maurício de Sousa despensa apresentações. Um dos maiores ícones brasileiros vivos! Responsável por entreter milhões de brasileiros em mais de cinco décadas de carreira.
Em pensar que talvez, se Maurício desse bola para os que os outros falassem, jamais alcançaria o reconhecimento que tem hoje.
Ao dezenove anos, buscando uma oportunidade como desenhista profissional em um jornal, Maurício recebeu a seguinte resposta do chefe de arte do departamento 'desista, menino! Desenho não da dinheiro nem futuro para ninguém.'
65 anos depois, Maurício se tornaria uma marca, com inúmeros personagens e com sua própria empresa que fatura cerca de 100 milhões de reais anualmente.
Maurício alcançou um patamar inigualável mas, melhor que qualquer número, ele marcou gerações, sua arte hoje é patrimônio do Brasil.

Janaina 10/04/2021

Mauricio - A História Que Não Está No Gibi
Posso dizer que os gibis da Turma da Mônica foram meu primeiro contato da vida com o mundo da leitura. Até hoje eu amo.
E esse livro me permitiu conhecer e redescobrir tanto da vida do Mauricio, de como ele é gente como a gente.
Foram tantos apuros e obstáculos, mas que bom que ele não desistiu do seu sonho lá atrás quando tudo parecia ir contra. Obrigada por persistir e nos presentar com esse mundo maravilhoso.

Esse livro é acima de tudo um relato sobre determinação e a busca incessante pela realização dos nossos sonhos, mesmo os mais loucos.

Érico 25/05/2020

Um grande brasileiro
O que dizer da autobiografia de Maurício de Souza? É um livro encantador, a história de vida dele é muito rica, e sua narração é deliciosa. Ele definitivamente, mais que um grande desenhista, é um exímio contador de histórias.
Recomendo a todos que gostam de quadrinhos!

Arnaldo.Veiga 20/02/2021

Maior quadrinista brasileiro
Você sabia que Maurício não completou o Ensino Fundamental? Pois é, uma novidade e uma tremenda surpresa, um jovem super inteligente que por perseguição do seu professor por causa de uma caricatura nunca se formou.

Que Maurício de Sousa é o maior quadrinista brasileiro já não é novidade, nessa autobiografia endendemos o por quê. Acompanhos a jornada dele desde criança no interior de São Paulo, buscando modos de ganhar dinheiro pra comprar os seus gibis desde ajudando o seu pai na barbearia até fazendo cini apresentação dos seus desenhos para as crianças da vizinhança.

Ainda entendemos a paixão pela arte do desenho, o desejo de seguir essa carreira e a dificuldade da mesma. Trabalhou como jornalista policial pra que conquistasse espaço dentro do jornal pois seu desenho recebeu vários nãos até então.

Vemos os seus relacionamentos afetivos, a perda de uma esposa, a separação dos seus pais e a relação deles com a família, a criação dos seus filhos, a relação dele com outros quadrinistas mundialmente famosos, com jornalistas e a criação dos seus amados personagens.

Maurício mesmo com mais de meio século continua encantando gerações, com personagens encantadores, engraçados e atuais, sempre por dentro do que está em alta, não tendo medo de apostar e dar errado e sempre aprendendo com os erros. Atualmente a MSP está presente nos gibis, em mangás, televisão, cinema, youtube, parque de diversão conseguindo conquistar as novas gerações e ainda encantando as gerações mais velhas, tornando todo esse universo simples em algo grandioso.