Blood and Sand

Blood and Sand C.V. Wyk

Resenhas - Blood and Sand

Queria Estar Lendo 16/04/2020

Resenha: Blood and Sand
Minha primeira leitura da TBR de Abril foi Blood and Sand, da autora C.V. Wyk - o livro reimagina a história de Spartacus, colocando uma mulher no papel do famoso gladiador rebelde. Um livro enérgico e rápido que com certeza me trouxe muitas emoções, e todas elas positivas.

Na história, a terra de Trácia foi conquistada pelos romanos - os que sobreviveram à conquista foram feitos escravos, sua história e legado apagados pelo império. Attia é uma princesa, proclamada herdeira do trono de Trácia por seu pai, Sparro. Mas só ela sabe disso agora.

Sua herança e seu sangue e o desejo de vingança são seus motivadores para resistir à opressão do ludus ao qual foi colocada para servir - como escrava, ela vai aprender a se mover nas sombras, a entender quem são seus inimigos e como derrotá-los. Em meio a isso, acaba se aproximando de outros como ela, pessoas que também tiveram tudo tomado pelos romanos e que também carregam seu desejo de vingança - tal como Xanthus, gladiador campeão das arenas, com quem cria uma forte ligação emocional.

Seu caminho para liberdade será escrito em sangue e glória mas, até lá, em sacrifício e luta.

"Ela imaginou se a História se lembraria do genocídio dos Maedi, da aniquilação do seu povo. Pouco provável, ela pensou. A História obedece os vencedores. Roma victrix."

Blood and Sand é perfeito para quem, assim como eu e as meninas aqui do blog, viveu e respirou Spartacus - mas também é uma história perfeita para quem gosta de ação, romance e mistério. Um YA sobre rebeldia e liberdade como vários outros, usando o império romano como cenário para seu desenvolvimento.

A releitura do guerreiro Spartacus ficou muito interessante e inesperada a princípio. Attia tem os mesmos traços a respeito de honra, fidelidade e amor ao lar. Trácia é seu coração e o que foi feito a ela pede por vingança - presa às correntes da escravidão e forçada a servir o lar do homem que destruiu tudo que conhecia, Attia se torna uma sombra para arquitetar seu plano de retaliação.

E é nesse meio tempo que ela acaba se envolvendo com todos os outros personagens - membros da casa de Timeus e seus escravos. As relações dela dela com Lucretia, amante de Timeus, e com Rory, sobrinha dele, foram as mais bem desenvolvidas. A primeira por falar sobre as dores da servidão e de perder quem você é nela, a segunda por falar sobre esperança e empatia.

"Talvez nessa casa, nessa prisão, os dois quisessem uma mesma coisa impossível: ser apenas um homem e uma mulher de pé, libertos, em meio à chuva."

O relacionamento mais importante da história é da Attia com o "deus da arena", Xanthus - e meu deus como eu morri um pouco com o slow burn entre esses dois! Suas interações começam no estranhamento, se desenvolvem para um companheirismo e então de repente aquela faísca apaixonada (ainda que Attia não admita essa parte, com medo do que o amor pode trazer e tomar dela).

Xanthus é gentil, compreensivo e carrega as dores de uma vida inteira servindo ao ludus. Como campeão, ele tem glória - mas ainda está preso às correntes da servidão, e a única maneira de escapar delas é continuar ganhando; seu background envolve retaliação também, mas tem a ver com sua terra natal e o homem que causou todos os horrores que o assombram até então, história que é interessante de ir descobrindo conforme Xanthus se abre sobre ela.

As cenas de ação e duelo são impressionantemente bem narradas - Attia e suas habilidades são de tirar o fôlego; na arena, Spartacus é deus. Os diálogos fluem bem e os personagens crescem junto com a trama. É uma pena, de partir o coração mesmo, que a editora tenha decidido não publicar a continuação e volume final dessa duologia - porque o fim é um cliffhanger desesperador e essa história merecia sua conclusão.

Vou ficar torcendo para que a autora consiga outros meios de publicar - até lá, fica aqui meu amor a Blood and Sand e como foi fiel à história de Spartacus do início ao fim.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2020/04/resenha-blood-and-sand.html