Histórias de Fadas

Resenhas - Histórias de Fadas

1 | 2 | 3 | 4

B.norte 21/10/2023

Recomendo muito!
Faz alguns dias que terminei o livro e tudo que tenho a dizer é que Oscar Wilde tem uma escrita maravilhosa e encantadora, suas histórias são apaixonantes, mexem com nossos sentimentos e nos fazem refletir sobre aspectos profundos do ser.

No enredo de cada conto, não apenas os humanos, mas também os animais e objetos possuem voz e apresentam complexos diálogos. Amei todas as histórias e acho que vale a pena a leitura.

Faixa etária: a partir dos 12 anos (praticamente a idade dos alunos do 6° ano do ensino fundamental II) em diante.

Leitura realizada pelo Kindle unlimited.
Vanessa.Castilhos 21/10/2023minha estante

Sara Muniz 19/04/2020

RESENHA - HISTÓRIAS DE FADAS
Histórias de Fadas, publicado pela primeira vez em 1888, é um pequeno livro de contos escrito por Oscar Wilde para seus filhos. Contudo, esta não é uma obra bonita, cheia de histórias de amor... Essa obra contempla histórias de fadas completamente diferentes de tudo o que você conhece do gênero.

O livro é dividido em vários contos de fadas, carregados de fantasias, com animais e objetos falantes, nada fora do esperado nesses quesitos, entretanto, os contos são únicos porque mostram o que ninguém quer ver: Como o mundo é cruel, feio e cheio de pessoas ruins. Sendo assim, não espere finais felizes nesses contos de Oscar Wilde.

Essa foi a primeira vez que li algo do autor e foi uma experiência muito interessante. Todos os contos no Histórias de Fadas são incríveis. Os personagens são muito bem construídos, assim como a moral por trás de cada história (confesso que não descobri nem metade delas, mas consegui absorver as mensagens da mesma forma). Você sente que cada história está ali para lhe dizer algo profundo, te criticar enquanto ser humano, criticar os seus maus hábitos, sua personalidade, seus defeitos. Wilde vai fazer tudo isso jogando na cara do leitor a feiura do mundo, expondo personagens malvados, egoístas, orgulhosos, narcisistas, indiferentes... Tudo o que nós geralmente somos e tudo o que nós fazemos quando somos humanos.

As histórias são predominantemente curtas e, obviamente, com elementos que fogem à realidade (a boa e velha fantasia dos Contos de Fadas). Ao mesmo tempo em que Wilde critica, ele também traz lições valiosíssimas, como a importância de ser uma pessoa boa e de superar seus defeitos, pois isso pode fazer com que você não tenha um final feliz.

O livro está carregado de referências da mitologia grega e católicas, o que nos mostra quais eram as bases de Oscar Wilde e quais lições ele queria passar aos seus filhos. É muito interessante essa proximidade que nós, leitores, podemos ter de algo que era para ser familiar e íntimo do autor.

Recomendo a leitura da obra, inclusive para crianças!

PARA A RESENHA COMPLETA COM TRECHOS E IMAGENS DO LIVRO, ACESSE MEU BLOG:

site: http://interesses-sutis.blogspot.com/2018/03/resenha-historias-de-fadas.html

Taka 08/03/2022

Contos maravilhosos!
Uma antologia cujos contos apontam as consequências das escolhas que fazemos em nossas vidas. Abrangem, também, a vaidade e os sentimentos mesquinhos que invaden o coração de certos humanos, sendo representados muitas vezes por figuras não-humanas o que deixa a narrativa um pouco fumada heuaheu, porém de um jeito bom!

Gostei de todos os contos, o meu favorito foi "O Jovem Rei".

Letícia Vincenzi 31/05/2021

Fofo
O livro traz pequenos contos, e que apesar de se intitular como "Histórias de Fadas" remetendo a ideia de que é um livro sobre contos de fadas, é na verdade um copilado de fábulas, vez que traz alguns animais falantes, bem como ensinamentos morais no final de cada história.
São historinhas fofas, breves, mas ainda sim, muito bem elaboradas, ricas em detalhes, e, por mais que seja contraditório em explanar isso, apesar de serem fofas algumas trouxeram um final meio cruel para passar a mensagem desejada pelo autor. Acredito que tudo que tenha passarinhos falantes, acaba sendo fofo anyway.
Ainda, a leitura para mim foi bem nostálgica, pois me remeteu uma época de minha infância em que eu frequentava a biblioteca do SESC em busca de livros sobre contos de fábulas, ou seja, me lembrou das ultimas vezes em que li alguma história com este tipo de narrativa.
Sugiro que não façam essa leitura estando contaminados com a ideia de que seja algo parecido com o Retrato de Dorian Gray, pois não é.
Reader.. 02/06/2021minha estante
Tenho bastante vontade de comprar o box da Nova Fronteira, que tem esse livro e mais outros dois, o que vc está achando da tradução?

Letícia Vincenzi 03/06/2021minha estante
A tradução é bem boa, não moderniza demais o texto e flui naturalmente, e o box é lindo
Todos os livros são capa dura, em uma estética meio white academy

@literatoando 20/07/2021

Eu li esse livro milhares de vezes na infância e eu AMAVA!!!!!!!!!!!! Muito bom rever um pouco dele numa leitura atual.

Beatriz.Sanchez 02/04/2021

Bastante cristão
Acredito que o nome seja um pouco inapropriado, já que o que se espera de histórias de FADAS (criaturas fantásticas/mitológicas com histórias mostrando o tradicional maniqueísmo bem vs mal) é pouco presente. O que esse livro apresenta são fábulas com uma presença muito forte do cristianismo. Não vejo isso como defeito de modo algum, mas acho importante ressaltar. De modo geral, um livro bonito.

Hortência Maria 03/07/2021

Como contos, Wilde escreve de forma lúdica e com um toque infantil sobre amor, integridade e humildade. E, de forma simples, o amor bondoso.

Ligiane 29/12/2009

Belos contos.
Não é à toa que Oscar Wilde é um dos meus autores favoritos. Histórias de Fadas é mais uma obra que merece ser lida.
Esse foi o primeiro livro que li na minha infância e até hoje consigo me emocionar com a história do Príncipe Feliz ou d'O Rouxinol e a Rosa.
E não julgue o título como sendo uma história para crianças, pois cada uma das histórias carrega uma moral, uma lição de vida, portanto, são dignas de atenção.
Paula Tromps 10/07/2017minha estante
Exatamente!!! Eu li quando era pré-adolescente e foi o primeiro livro que me fez chorar! Nunca esqueci das Histórias de Fadas! É delicado e ao mesmo tempo feroz, faz uma confusão nos sentimentos, mistura realidade e contos de fadas até certo ponto... adoro!!!

Cláudio Pianicci 24/07/2017minha estante
Olá, Ligiane. Você fez grandes elogios ao livro, mas deu uma nota bem baixa (1 estrela). Está certo mesmo ?

Mandark 21/10/2023

Beleza e moral...
Nesse volume encontramos as aventuras criativas de um grande autor no mundo dos contos de fada. Oscar é um escritor fascinante e as imagens que ele cria nesse volume são deslumbrantes e cheias de sentido e moral. A cada conto somos confrontados com a essência da humanidade: sua maldade, seu egoísmo, seu cinismo e suas fraquezas morais. Mas em cada texto há também esperança e reflexões. É impressionante como Wilde conduziu cada conto para finais muitas vezes inesperados. Longe do felizes para sempre, cada conto mostra que o mundo pode ser cruel e que nem sempre as coisas podem ser redimidas e que finais felizes estão longe de serem o que a gente espera. Uma grande obra de um autor que viveu o melhor e o pior do mundo e nos deixou um legado que jamais será esquecido.

Gabrielle 06/12/2021

Resenha - Historias de fadas - Oscar Wilde
Desde que li "O retrato de Dorian Gray" tive curiosidade de conhecer outras obras do autor. Nesse livro gostei mais de alguns do que outros, mas todos valem a leitura!
Segue as notas individuais de cada conto:

O principe feliz - ?????
O gigante egoísta - ?????
O amigo dedicado - ???
O foguete notável - ???
O rouxinol e a rosa - ?????
O jovem rei - ?????
O aniversario da infanta - ????
O filho da estrela - ?????
O pescador e sua alma - ?????

Paula1735 06/05/2021

Contos de fadas ao contrário
Se você quer ler contos com finais felizes, não leia esse livro! Em algumas histórias curtas, Wilde procura passar suas lições de moral de um jeito bem distinto. Certamente, só contaria esses contos a crianças maiores de doze anos...
Meus favoritos: O Príncipe Feliz; O Amigo Dedicado; O Rouxinol e a Rosa

Wilza.Alves 09/03/2022

Primeiro contato com Oscar Wilde e gostei bastante, os contos passam várias mensagens importantes e atemporais. Recomendo a leitura

Vivi 01/11/2021

Perfeito.
Minha primeira leitura de Oscar Wilde e posso dizer que comecei muito bem! Os contos são maravilhosos e trazem reflexões que cabem muito bem nos dias atuais. Gostei de todos!

streading 01/07/2023

Histórias de fadas
é um livro de contos, gostei de alguns deles, apesar de achar que todos tiveram uma coisa meio religiosa no meio, mas foi bom para passar o tempo.

Karinny 27/04/2020

Cheio de lições
Essa reunião de contos é tão bonita quanto triste. Fiquei muito angustiada em alguns momentos, como na história ?O Amigo Dedicado?, mas a experiência é muito válida. As melhores lições nem sempre vêm dos finais felizes.

1 | 2 | 3 | 4