Cartas do Pai Natal

Cartas do Pai Natal J. R. R. Tolkien

Resenhas - Cartas do Pai Natal

Coruja 01/01/2011

Fazia tempo que eu estava querendo ler as Cartas do Pai Natal; cartas que Tolkien escreveu ao longo de mais de uma década para os filhos, onde Pai Noel conta como vão as coisas no Pólo Norte, as últimas confusões que o Urso Polar causou, os terríveis combates com os gnomos.

É um pequeno vislumbre na intimidade desse que é um dos meus autores favoritos. É engraçado, é terno, é maravilhoso. Em detalhes como os mostrados por este livro, reconstruímos a imagem da pessoa por trás do autor - e essa é uma imagem que nos deixa curiosos para saber mais, e mais, e mais; e passamos a admirar o homem e não apenas o criador da Terra-Média.

E as ilustrações, o humor por trás de cada observação - mesmo nos anos de guerra, quando Tolkien escrevia para a filha caçula desculpando-se por não poder preencher a meia com tudo o que ela queria, pois era necessário cuidar do resto do mundo - tudo isso faz você terminar o livro com um sorriso e os olhos quase marejados.

Recomendado para o Natal e todo o resto do ano!
Erica Kodaira 21/02/2011minha estante
Estou lendo agora Roverandom, uma história escrita após Tolkien ter contado o mesmo para os filhos. Em especial para Chris e Martin, pois o filho mais velho perdeu o cachorrinho de chumbo de Martin. Para consolá-los, ele contou o que aconteceu com o brinquedo. Eis o livro.

Nanda 30/12/2020

Simplesmente encantador
Eu amei a dinâmica do livro! O carinho e a dedicação desse pai pra lá de criativo!

Morfindel 29/10/2010

Cartas do Pai
Um livro que nos revela um lado paterno de um dos grandes escritores de nosso tempo.

Aqueles que já conhecem J.R.R. Tolkien devem ler esse livro para conhecer mais a fundo a dedicação do Tolkien pai.

Se você se perguntasse como um Pai, durante muitos Natais dedicados aos seus filhos, cativaria os filhos (e a nós também) através de histórias o resultado seria esse livro.

Czar 26/12/2010

Tolkien usando elementos natalinos tradicionais para criar histórias para seus filhos. Os acontecimentos no Pólo Norte são a melhor parte: ataques de duendes, nevascas e etc. Por se tratar de uma reunião de cartas e não ter trama central ou algo do tipo (não que isso fosse necessário), pode ficar um pouco maçante, já que é quase rotineiro (faz parte da fantasia tornar Papai Noel um ser quase comum e próximo).

Vale pela curiosidade e para ver o cuidado que Tolkien tinha com a própria família.

Nat 25/12/2011

"Every December an envelope bearing a stamp from the North Pole would arrive for J.R.R. Tolkien's children. Inside would be a letter in a strange, spidery handwriting and a beautiful colored drawing or painting. The letters were from Father Christmas.
They told wonderful tales of life at the North Pole: how the reindeer got loose and scattered presents all over the place; how the accident-prone North Polar Bear climbed the North Pole and fell through the roof of Father Christmas's house into the dining room; how he broke the Moon into four pieces and made the Man in it fall into the back garden; how there were wars with the troublesome horde of goblins who lived in the caves beneath the house, and many more.
No reader, young or old, can fail to be charmed by Tolkien's inventiveness in this classic holiday treat."

Esse livro é muito lindo, uma leitura perfeita para o Natal. Além de mostrar um pouco da intimidade de J.R.R. Tolkien, o livro é recheado de ilustrações (dos postais e cartas trocadas entre Tolkien e seus filhos). Eu gostei porque até em uma história inocente existe um alfabeto inventado pelo autor. Uma coisa que me chamou a atenção é quando ele lamenta que seus filhos já estejam grandes demais para receberem cartas do Pai Natal, e mesmo assim não desanima.

site: http://meucantinholiterario.blogspot.com.br/2011/12/letters-from-father-christmas.html

Lincol Pedro 24/08/2013

O lado paterno de Tolkien
Poucos sabem (na verdade, apenas os fãs malucos) que J.R.R. Tolkien escrevia cartas para os seus filhos se passando pelo Papai Noel, ou Pai Natal neste caso. No livro “As Cartas do Pai Natal” enxergamos o renomado autor de “O Senhor dos Anéis”, “O Hobbit”, entre outros títulos tão importantes como estes, exercendo o seu papel de pai no melhor estilo tolkeniano: instigando seus filhos à leitura e ao mundo de fantasia.
John, Michael, Christopher e Priscilla sem dúvida tiveram um dos melhores pais do mundo, e não bastando isso, anualmente ele despertava a imaginação de seus filhos contando as mais loucas aventuras do Pai Natal, o Urso atrapalhado, os duendes malvados e outros personagens que compõem esse pequeno/grande universo. O livro te contagia tanto que ao folhear cada página você quase acredita que aquele mundo, de fato, existe. São tantas passagens engraçadas que é impossível ler apenas uma vez. Além de todas as histórias que Tolkien criou, ele fazia inúmeros desenhos representando as aventuras que os personagens passavam. Imaginem o quanto os filhos dele não esperavam pela chegada do natal, só para receber estas cartas? Abaixo está um dos desenhos mostrando as trapalhadas do Urso.
O livro parece ser infantil (e na verdade é), mas também, de uma riqueza tremenda, conquistando muitos adultos por aí (inclusive eu). Mais uma vez devemos agradecer ao (carrancudo) Christopher, pois sem ele, esta obra prima não teria chagado em nossas mãos.

Aos fãs e não fãs do autor, indico esta leitura, que com certeza será contada para meus filhos. Obrigado Tolkien!

site: http://livrovii.blogspot.com.br/

Rita Camacho 24/01/2022

Esse é um dos livros mais lindos que já li! O autor escreveu cartas aos filhos, se passando pelo Papai Noel. Nele, ele conta diversas aventuras do Pai Natal e do Urso Polar, na entrega dos presentes de Natal. O cuidado e criatividade do Tolkien são incriveís. As ilustrações são muito bonitas e as mensagens do Papai Noel são muito fofas. É muito legal poder observar o crescimento dos filhos durante as cartas - alguns deixam de se comunicar com o Papai Noel. Só fiquei curiosa para ver as cartas que os filhos dele escreviam!