Ridículo Político

Ridículo Político Marcia Tiburi

Resenhas - Ridículo Político

Hel 09/09/2022

De qual borda da terra plana vamos pular?
É interessante que em um livro que critica a estética, o que me fez mais gostar do livro é a sua estética.
Isso também é ridículo (?)

Wallace17 14/01/2021

Fica a indireta
Ridículo Político é uma obra que li angustiado, acho que Marcia Tiburi também esteve ao escrever. Segundo meu entendimento, o termo Ridículo Político é um enquadramento da estetização da política para um rebaixamento ético e moral. A figura presidencial talvez seja a melhor tradução para este livro. Um político autoritário, desqualificado e medíocre. Ele não esconde nenhuma destas características, pelo contrário, as assume e faz graça com isso. Ele se apropriou da linguagem e da estética do mundo virtual para reduzir tudo no "oclinhos da mitagem". Tiburi na sua elegância intelectual diz: "O ridículo apresenta seu ápice de astúcia, quando aquele que foi traído pelo destino das próprias performances aprendeu a dar a volta por cima com o que nele era precariedade. Aprendeu a controlar os efeitos da precariedade da própria imagem. Sendo uma personalidade ostentatória que em termos políticos, cresce pelo caso merda elevado a discurso".

O distanciamento e a incredulidade da população com a política favorece este fenômeno de reducionismo da política para algo sem valor. Este sentimento de reprovação à política é alimentada pela máquina imbecializante dos ridículos políticos e do neoliberalismo predatório. A política é minimizada a publicização vazia e sem criticidade. Discursos de ódio são relativizados, tudo é brincadeira, tudo adquire uma aura cínica. É a imagem manipulada e distorcida. A verdade é somente uma palavra sem significado. O esteticamente correto assume novas proporções e colabora na manutenção do atual status quo.

Uma leitura que me trouxe muitas reflexões pessimistas, todavia é preciso encarar os fatos objetivamente reconhecer que retrocedemos politicamente. Como viemos para aqui? E como é possível sair desta deplorável condição?

Pra finalizar, o desfecho do livro de Marcia Tiburi trás uma reflexão sobre o pixo e como esta atividade contestatória desafia e resiste as imposições estéticas burguesas. É uma analogia inteligente e que pode ser uma das respostas para os dois questionamentos que fiz.

site: https://www.instagram.com/p/B6L_FxFH5vJ/

Ana Rohrer 29/08/2020

Penso que a @marciatiburi nem imaginava estar escrevendo um livro com tantas previso?es acertadas. ?Uma investigac?a?o sobre o risi?vel, a manipulac?a?o da imagem e o esteticamente correto. Da autora de Como conversar com o fascista.

Edilmar 01/08/2019

Filosóficamente
Marcia Tiburi, neste livro, põe pra fora toda a sua áurea de professora e de filosofa, em uma escrita que leva o/a leitor/a a uma profunda reflexão do nosso dia-a-dia em uma sociedade cada vez mais "plastificada", moldada por conceitos estéticos e pseudo ético, em que, quem for de encontro a esta lógica preestabelecida, sofre as mais diversas sanções socais. É um livro para quem está afim de refletir sobre o papel que a política ocupa nos dias atuais, e isso não fica apenas no campo de agentes políticos, mas, a política como balizadora das relações entre as pessoas que co-vivem na polis. Recomendo a leitura.

Wagner 09/11/2018

FINITUDE...

(...) Estamos mortos em vida desde que perdemos a relação com o caráter finito da vida. Perdemos a nossa morte (...)

in: TIBURI, Márcia. Ridículo Politico Rio de Janeiro: Record, 2018. pg 176.
Bruno T. 16/03/2019minha estante
Márcia Tiburi, que recentemente se "auto-exilou" para Paris (onde está acompanhando o marido juiz), ficou famosa por teorizar sobre o c* (https://www.youtube.com/watch?v=pqjWc2gLc3c) e também, quando candidadata ao governo do RJ, justificar os assaltos. Deve ser uma escritora de primeira linha e esse livro, um clássico.