Ponciá Vicêncio

Ponciá Vicêncio Conceição Evaristo

Resenhas -

Emerson Dylan 28/03/2024

Sentimento estranho
Eu gosto muito da figura Conceição Evaristo. Nunca tinha lido nada dela, mas achava essencial a sua presença nos lugares que ela ocupa. Ao desafiar a ABL, se candidatando a imortal, e mostrando as idiossincrasias da instituição; ao transformar a posse na AMLetras numa celebração popular etc.
Gostei muito das duas ou três entrevistas que ouvi da autora. Mas daí, percebendo a simpatia natural por uma escritora, me dei conta do erro central de qualquer leitor: nunca li nada dela.
Por isso, foi com tremenda decepção que terminei a leitura de Ponciá Vicêncio, obra das mais famosas da Conceição Evaristo. Achei um livro fraco, por vezes mal escrito, até. Cheio de repetições, as angústias das personagens nunca saem da esfera superficial. As perambulações de Ponciá, Luandi e Maria são por vezes confusas, marcadas por um fio condutor limitado, cujo destino é óbvio, de certa forma, mas cujo trajeto é bastante esquecível. Percebo diálogos com grandes clássicos literários, Vidas Secas principalmente, mas Ponciá Vicêncio narrativamente não é uma grande obra. Tem elementos potentes da memória do país pós escravidão e um importantíssimo diálogo com a ancestralidade preta. Mas só. Tem outras tantas obras que também possuem esse diálogo, de forma muito mais contundente e marcante.
Fiquei pensando no quanto das pessoas que torceram pra CE entrar na ABL de fato leram a autora. Será que a torcida foi pelo mérito literário ou simplesmente pela simpatia gratuita a qual eu também fui acometido? É claro que fazer parte da ABL está muito, muito, muito longe de qualquer mérito literário (isso é o que menos importa lá), mas é bom pensar no quanto outras obras de autores negros, engajados, são superiores a esta. Da mesma forma, por eu ter detestado Ponciá Vicêncio, eu não vou abandonar a obra de Conceição Evaristo. Pretendo ler os outros títulos e fico na torcida que o grande público também o faça. Afinal, são tantas obras maravilhosas de artistas horríveis que a gente consome (e que não devemos deixar de consumir, porque é possível e saudável separar joio e trigo), que um livro ruim de uma autora massa não deve fechar as portas para o restante de sua obra.

luana 25/03/2024

Ponciá Vicêncio era para ela um nome que não tinha dono.
Ponciá vicêncio é uma experiencia curta, doída e gostosa. não apostei tudo que tinha com o começo do livro por não criar apego à personagem logo de cara, mas a fluidez da história contada por conceição e todo desenvolvimento envolta da família vicêncio através de uma narrativa tão humana me fizeram entender a grandiosidade do livro. assim como ponciá, mergulhamos no rio em que se perdura o real e o imaginário, o físico e o psíquico. o louco e o palpável.
gostei muito do final, da forma como a pauta da herança do avô é trabalhada e do desenrolar das diferentes narrações e suas identidades. até a dor se faz bonita sob as palavras de conceição.

Cacau 24/03/2024

Triste e lindo
Uma história cheia de significados. Sabia que, apesar de ser um livro bem curtinho, seria um livro com profundidade. Amei a escrita da Conceição Evaristo e a forma como ela traz toda a questão da ancestralidade e das injustiças sociais que existem até hoje. Muito bonito, mas também muito triste.

Nayara 24/03/2024

Ponciá Evaristo
Ah, que livro mais lindo ? tem suas tristezas, mas ainda assim lindo. Meu segundo encontro com essa escritora maravilhosa.

VitAria540 21/03/2024

De todas as escritoras que venho lendo e descobrido aos poucos, Conceição foi a que mais sente impacto em linhas. Não saberia medir o amor que sinto pela escrita desta mulher ??

Esse sempre será um dos meus preferidos da vida toda.

nani 21/03/2024

Eu me perdi um pouco na história, por isso preciso reler a obra posteriormente, mas achei um tanto quanto singela, nostálgica e trabalha também temas muito bons. achei o final de um tom poético enorme e gostei muito

JAQUELINE.ARGOLO 18/03/2024

Uma maravilha
Essa obra está entre os melhores romances que já li. É de uma singeleza incomparável. Prende a atenção do início ao fim. Como Ponciá ficará para sempre na minha memória.

eduarda 16/03/2024

Ponciá vicêncio
Honestamente eu tive mt dificuldade com a leitura desse livro e, assim como a autora, eu não senti nenhum apreço pela personagem no incio. com o desenvolver da história, consegui me inserir mais no universo que conceição criou, mas nem chegou perto de outras leituras que fiz da autora. no entanto, a leitura é muito válida, muito bem escrita e levanta temáticas muito interessantes, fortes e emocionais.

Andre.Pithon 15/03/2024

3.5

Ponciá Vicêncio é uma história que sinto já ter lido incontáveis vezes, retrato puro de Brasil, de sofrimento e de desigualdade. Este não é um comentário negativo, ao contrário, tema quase inescapável, cada versão trás focos distintos, percepções novas, dores que sempre valem a pena ser experimentadas. A obra acompanha a personagem titular deixando a roça e buscando uma vida melhor na cidade (Obviamente não encontrando).

O começo da obra é lindo. Existe uma relação quase espiritual entre a protagonista e o avô, ela ecoando modos e trejeitos dele desde seu nascimento, e toda essa construção sendo feita de modo delicado e impressionante. Toda a relação do núcleo familiar é bem construída, domina a primeira metade do livro, e quando Ponciá se afasta de sua família, sentimos esta ausência junto dela, ansiamos por um passado melhor, que nem era bom, mas que se mantinha firme através do suporte e do carinho e do afeto. Esse é o ponto alto do livro, a união familiar se sustentando através do sofrimento.

A parte ruim? Ao quebrar tais links familiares, a segunda metade do livro se passa nostálgico por uma época em que a prosa era mais interessante. Ponciá cai em uma depressão passiva, presa em um relacionamento questionável, não fazendo nada pelo resto do livro. O foco narrativo passa para a mãe e para o irmão, que tem suas próprias desventuras ao se perder pelo mundo, o que quebra a força narrativa de existir apenas no presente e nas memórias de Ponciá. A narrativa do irmão reforça os pontos que ela já deixou extremamente claro, e dilui o impacto da obra.

Todo o final aponta para um reencontro catártico, um momento emocional óbvio e poderoso, a reunião familiar, que precisa funcionar para justificar toda a construção escolhida por Evaristo. É um momento que acontece. Não é ruim, mas não carrega perto do impacto emocional necessário.

Ponciá Vicêncio é um livro bonito, mas cuja primeira metade é extremamente mais bonita que a segunda, e o enfraquecer da narrativa com a introdução de tramas secundárias e pontos de vista distintas acabam fazendo com o que um início espetacular termine em uma conclusão sofrida e sem impacto.

Tamara 15/03/2024

Não é segredo a ninguém que Conceição Evaristo é umas das minhas escritoras favoritas, as vezes preciso de um tempo entre um livro e outro, já que ela com suas palavras nos toca em lugares profundos da alma. Ponciá Vivêncio, foi uma leitura rápida, a melancolia ultrapassava as páginas, a busca por se encontrar e reencontrar a família prendia em todas as páginas. As inúmeras perdas da protagonista, as ausências, atravessadas das injustiças sociais, bem como, a herança da escravidão, a exploração de trabalho no campo, o regime de colonialismo, evidencia marcas de nossa sociedade. Ponciá nos faz recordar o passado e transitar entre o presente, lembrando que as raizes são fundamentais na constituição dos sujeitos.

PairA 16/03/2024minha estante
O final é meio confuso mesmo. Eu interpretei de outras maneiras antes de chegar a conclusão q ela, na verdade, herdou a doença mental do avô

DebsMonte 11/03/2024

Apenas Conceição Evaristo
Não sei bem como explicar como a escrita de Conceição Evaristo me atravessa a alma. É com uma narrativa tão humana, não rápida demais, mas também não lenta demais, ela não te explica tudo, mas te faz sentir ABSOLUTAMENTE TUDO. Está decidido, vou ler todos os livros de Conceição Evaristo. Está decidido!

Jamille Madureira 05/03/2024

Toda escrita de Conceição é carregada de emoções, e esta obra não poderia ser diferente. Entre a descrição de sentimentos e o contar da história, a gente vai refletindo como as consequências da escravidão ainda perpetuam fortemente na nossa sociedade.

Izabella.BaldoAno 29/02/2024

"às vezes, não poucas, o choro da personagem se confundia com o meu, no ato da escrita. por isso, quando uma leitora ou um leitor vem me dizer do engasgo que sente, ao ler determinadas passagens do livro, apenas respondo que o engasgo é nosso. a nossa afinidade (Ponciá e eu) é tão grande, que, apesar de nossas histórias diferenciadas, muitas vezes meu nome é trocado pelo dela. recebo o nome da personagem, de bom grado. na con(fusão) já me pediram autógrafo, me abordando carinhosamente por Ponciá Evaristo e distraída quase assinei, como se eu fosse a moça, ou como se a moça fez sse eu."

em Ponciá Vicêncio, senti, mais uma vez, que quando Conceição Evaristo narra a história de uma personagem, não é só daquela personagem que ela está nos contando; a personagem em si carrega um senso de coletividade. Ponciá Vicêncio é uma história de recuperação de uma ancestralidade roubada, é uma história de histórias roubadas, é uma história de construção e perda de identidade, é uma história de dor, é uma história de amor.

Ponciá pode parecer uma personagem perdida, mas acredito que essa sensação vem justamente de toda a carga coletiva que a personagem traz consigo. Ponciá carrega, ao mesmo tempo, a herança do sofrimento e a herança da resistência. é uma personagem que vive de ausências e perdas, que se refugia no passado e no futuro. uma personagem que busca por certezas. "Ponciá gastava a vida em recordar a vida. era também uma forma de viver."

mais uma história incrível tecida pelas mãos de Evaristo.

"o amanhã de Ponciá era feito de esquecimento."

Isadora Silva 27/02/2024

O pior era a ausência dos vivos
Ponciá Vicêncio me fez sentir tantas coisas ao mesmo tempo que é difícil explicar. O livro é um romance de formação diferente de qualquer outro já escrito e em sua primeira história Conceição Evaristo já nos mostra o poder que tem com as palavras e com a criação de narrativas.

O livro acompanha Ponciá Vicêncio, uma menina que andou sem engatinhar, que tinha medo de passar por baixo do arco-íris e que cresceu, já adulta Ponciá é pega pelo vazio e pela saudade, a menina saí de casa, mas herança familiar caminhar com ela. O livro também é sobre o irmão e a mãe de Ponciá, que tem suas vidas mudadas após a mudança da jovem.

Conceição dobra o tempo, as palavras e os focos narrativos, um livro que nos causa angústia, raiva e tantas outras sensações que somente quem lê sabe sentir. Uma leitura rápida, permanente e necessária.