Como Ser Um Advogado de Sucesso

Como Ser Um Advogado de Sucesso Leonardo Schulmann

Resenhas -

Belizário 07/05/2023

Um livro-opinião
Acho que o livro é basicamente a opinião do autor do que é ser um advogado de sucesso e como fazer "para ser isso".

"Concessa máxima vênia", é uma leitura frustrante. Em algumas partes até mesmo se exalta a prepotência (a parte que fala da dispensa do estagiário dele, por exemplo).

O autor escreve bem, consegue expor seu raciocínio - pelo menos na maior parte dos capítulos -, mas não passa disso. São poucas dicas, no meu entender, de fato úteis ao exercício da advocacia.

Lembra-me até uns memes de "advocacia 24h", porque é essa a imagem que o autor quer passar. "Trabalhe enquanto seus concorrentes dormem". "Se acha que está trabalhando muito, trabalhe mais, pois ainda está tendo tempo para pensar sobre isso. Trabalhe até não ter tempo nem para pensar nisso".

Brincadeiras à parte, em alguns capítulos, de fato, é essa a impressão que passa no livro... Todavia, o que mais me intriga é que o autor não é nem mesmo um advogado!

Posso estar me enganando, mas ao que parece ele sempre foi leiloeiro. Começou trabalhando no escritório do pai (que exercia a mesma profissão).
Não que exista essa coisa de "lugar de fala", como limitante a opiniões. Pois, qualquer opinião que tenha a acrescer positivamente algo, deve ser sempre bem-vinda.

Mas, de qualquer forma, não parece falar muito da advocacia em si mesmo. Está mais para "como deve ser a postura do advogado". Contemplando um emaranhado de reflexões e opiniões do autor acerca disso.

Enfim, não quero, com isso, desrespeitar o autor e sei as dificuldades de se escrever um livro. Sobretudo, sobre um tema tão amplo e demasiadamente complexo. Contudo... infelizmente, acho que a leitura não acresce praticamente nada. É dispensável.
Portanto, não recomendo.

Paulo.Joao 16/06/2019

Fraco
Achei o livro um tanto raso, com pequenos textos que mais servem como frases de efeito do que conselhos.

Não vi dicas ou conselhos realmente úteis como esperava. Lógico, não esperava nada milagroso, mas realmente me surpreendeu o quanto o livro é leitura dispensável e não agrega quase nada.

O autor escreve bem, mas nada que realmente seja útil a um advogado iniciante ou já em atuação há algum tempo.

Claro, minha opinião.