Matilda

Matilda Roald Dahl

Resenhas - Matilda

Alessandra 19/04/2024

Gostei mais da sensação de nostalgia que a história traz, por ter sido uma criança leitora com infância precária e que buscava na escola um refúgio, do que pela história em si.

A Matilda é uma personagem muito carismática, mas o autor dedicou mais páginas aos abusos da Taurino do que as aventuras que cabiam entre a amizade das meninas, por exemplo.

A parte da relação com a prof Mel fiquei assim

Hanna178 18/04/2024

Amei o livro. Achei a história bem parecida com a do filme ?, mas achei que as imagens não eram claras, de baixa resolução e não tinham cores. Se vocês gostam de gênios indico esse livro ?.
"Por ser muito pequena e muito jovem, o único poder que Matilda tinha sobre os membros da sua família era o poder da mente."

Ariana85 14/04/2024

Que história sensacional!!!
Matilda é uma criança excepcional, que não tem o devido cuidado dos pais. Eles não estão nem aí pra ela. Ela é uma criança muito inteligente, aprendeu a ler sozinha bem cedo, leu clássicos da literatura e faz cálculos matemáticos mentalmente.
A história gira em torno desse quase desprezo que os pais tem por ela e o que ela faz pra se vingar deles. Sei que é errado, mas eu adorei ahahahahahhaha
Depois, quando Matilda começa a frequentar a escola, conhece a srta Mel, sua professora, e a sra Taurino, diretora da escola. Essa última, o demônio em forma de gente.
A srta Mel oferece o que Matilda não tem em casa: amor e atenção. Matilda se sente acolhida, vista e amada pela primeira vez.
É uma história leve, divertida e muito gostosa, mesmo com tantos assuntos sérios sendo tratados nas entrelinhas.
Amei e recomendo demais!!!

Beatriz.Guedes 11/04/2024

Leitura leve e gostosa. Em diversos momentos me identifiquei com a Matilda! E deixando registrado, o livro é um tico melhor que o filme!

anninha 09/04/2024

A magia dos filmes da infância
Eu amei esse livro, não só pela história da matilda, mas também pelo encanto que as ilustrações trouxeram para mim durante a leitura. matilda sempre foi e sempre será um comfort movie pra mim e agora, com certeza, o livro também será. obrigada ao autor por reviver parte da minha infância com imagens e diálogos tão apaixonantes!

bel 08/04/2024

Um amor pela magia.
Queria começar essa resenha com uma história minha: quando eu tinha uns cinco anos, um parente da minha mãe amava brincar de mágico comigo, ele fazia eu fechar os olhos e quando eu abria a minha bonequinha de pano tinha magicamente sumido (uau!!! que mágico!!! rs). ler matilda, hoje, me relembrou essa brincadeira, porque ao longo da minha leitura fiquei procurando racionalidade no livro, por muitas páginas eu não consegui ler só apreciando a magia, a fantasia, a imaginação, o mundo não real, eu só pensava que devia sim ter uma explicação racional pras mágicas de matilda. "o copo virou sem querer" "o charuto caiu pelo vento".

em que momentos perdemos nossa paixão pela fantasia? quando paramos de apreciar contos de fada, histórias de mágica e coisas do imaginar?

sinto que ler matilda me trouxe a infância de volta, me trouxe de volta o olhar com brilho e fascínio pela magia. mergulhar em uma história infantil, com pequenas crianças, milagres mágicos e um lindo final feliz: isso tudo fez com que eu resgatasse em mim um gostinho tão bom de ser criança, uma sensação tão gostosa como se eu tivesse assistindo o filme de matilda mais uma vez.

fazer essa leitura foi muito especial pra mim, muito mesmo. senti um sentimento tão bom, foi tão legal ver todas as ilustrações, reviver esse amor pela magia, entrar na sala de aula da matilda e viver, como se eu fosse uma das alunas, a tensão em ter uma aula com a senhora taurino.

recomendo fortemente a leitura. é como uma viagem. é lindo entrar no mundo de matilda, em sua inteligência, em seu amor pelos livros, em sua sensibilidade.
Samya 09/04/2024minha estante
que resenha LINDA, matilda é um dos filmes que eu mais assistia quando era pequena, sempre que passava eu parava para ver. Não sabia que era inspirado em um livro!!!! Ela sempre teve um lugar no meu coração gostoso demais ler seu sentimento bel!!! ??

Lorayne.Stinguel 02/04/2024

Seria bom se todo mundo tivesse uma Srta. Mel na vida. Há momentos na vida que a gente só precisa de alguém que acredite na gente.

l.paparelli_reads 01/04/2024

Livro muito gostoso de se ler
Matilda é um livro muito gostoso de se ler, ele aborda assuntos importantes de forma simples e interessantes. A forma com qual conta sobre duas histórias que se cruzam, a da professora com Matilda. Elas encontraram uma na outra um refúgio e é muito lindo ver como essa história acaba. Eu com 16 anos curti a leitura, para espairecer e relaxar um pouco, mas mais nova teria amado ainda mais, recomendo os pais darem este livro a seus filhos, e se você for mais velho e quiser descontrair é uma ótima opção também.

Nathalia.Guidorizz 30/03/2024

Gostinho de infância e nostalgia, é isso que ler Matilda causa no leitor mais velho. Um livro que embora seja vendido para crianças vale para todas as idades ?

Quem já assistiu a famosa menininha da fitinha vermelha no cabelo e apaixonada por livros na sessão da tarde? Matilda fez parte da infância de muita gente e eu já perdi a conta de quantas vezes o filme foi assistido (inclusive nos dias de hoje).

Acho que muitos acabaram se identificando com a história, seja pela paixão por livros, seja pela forma que ela era tratada em casa pelos pais ou até mesmo com o que acontecia na escola.

Por isso que ler Matilda, a história original é tão especial, é como se fosse assistir ao filme pela primeira vez. A história é tão incrível que Matilda já ganhou além da versão conhecida da sessão da tarde, um musical da broadway (que estava em cartaz ano passado aqui no brasil) e um filme musical na netflix. Roald Dahl conta a história de uma maneira muito encantadora.

Manuella 29/03/2024

Leiam com suas crianças
Leia com sua criança interior e com seus filhos. Lindo demais! Tem ?cheiro e sabor? de infância. Mesmo com uma história por vezes cruel. Me vi criança, assistindo o filme na sessão da tarde e desejando ser Matilda.

João Victor 27/03/2024

Aquela leitura agradável que você consegue fazer num único dia, a história é incrível, Matilda é incrível e meu coração tá quentinho depois de ler essa história, eu amava o filme.

Mawkitas 24/03/2024

Matilda é uma menina bem novinha, inteligente e precoce que com sua curiosidade, personalidade cativante e coragem inventa soluções para seus problemas e angústias. Filha de pais abusivos e tacanhos e aluna em uma escola cuja diretora é violenta, a menina consegue gradualmente estabelecer relações com pessoas gentis em sua pequena vila e no ambiente escolar e assim o seu mundo se amplia de forma mágica.

Edith 23/03/2024

Matilda é daqueles livros que vc ama o personagem logo nas primeiras páginas.
É tão lindo como ela enxerga o mundo e tenta fazer a diferença para os que estão próximos dela.

caokasaki 20/03/2024

Por meio do exagero e do grotesco, Dahl nos faz ver as pequenas violências cometidas cotidianamente contra as crianças
Matilda é uma garota doce e "inteligente demais para a sua idade". Mora com seus pais autoritários, Sr. e Sra. Losna, e estuda na Escola Primária de Crunchem Hall, dirigida pela truculenta Sra. Taurino.

Apesar da fúria escancarada dessas personagens terríveis, as relações estabelecidas na história nos revelam algo mais sutil e nem por isso menos violento: a imposição de uma certa forma de vida sobre as crianças – forma de vida esta que, por vezes, nem os próprios adultos compreendem porque a adotaram.

"Matilda estava sentada na sala numa poltrona, totalmente absorvida pela leitura de um livro. O sr. Losna ligou a televisão. A tela se iluminou. Estava passando um programa barulhento. O sr. Losna olhou irritado para Matilda. Ela não se movera. Já tinha aprendido a bloquear os ouvidos contra os sons desagradáveis da televisão. Continuou a ler, imperturbável, e por alguma razão isso enfureceu o pai. Talvez sua raiva tenha aumentado por ver a filha desfrutando de alguma coisa que ele não alcançava."

Por fim, temos a sra. Felps e a amável srta. Mel que nos oferecem outra perspectiva sobre as relações adultos-crianças! Vale a leitura!