Cigano Lobo

Cigano Lobo Demetrio Alexandre Guimarães
Perfil duplicado

Resenhas - Cigano Lobo

Thainá - @osonharliterario 08/12/2017

Um livro repleto de ação e romance
Hiago é cigano e trabalha no circo que pertence ao seu povo. Para espalhar as atrações ao redor do país, o circo se desloca a cada mês para uma cidade diferente, levando assim o espetáculo para novas pessoas e um novo público. O evento é bastante conhecido pelo povo brasileiro, mesmo aqueles que nunca tiveram a oportunidade de assistir a um show, pois nele há uma atração especial e única que não é encontrada nos demais lugares: uma apresentação com Hiago, o cigano com poder telepático.

Mas o que ninguém sabe é que Hiago, depois das suas apresentações, escapa utilizando uma máscara em formato de lobo e sai junto de seu Lobo Guará de estimação, denominado carinhosamente como Lobo, para fazer pequenos roubos pelas moradas mais ricas das cidades. Esse ato criminoso deve-se ao ódio que o cigano nutre por aqueles que desprezam o seu povo e o chamam de mentiroso quando indagado sobre sua habilidade especial.

Em uma dessas escapadas um acontecimento envolvendo o herói Rudamon muda por completo as suas ações, incluindo até mesmo o abandono dos roubos. A partir daí, Hiago terá os seus próprios problemas para enfrentar: um casamento armado com Sulamita, sua prometida desde a infância; o maníaco do ácido Lúcio; o assassino Afonso que se denomina como Homem Rato, o qual prometeu se vingar de farmacêuticos e babás; perdas irreparáveis de entes queridos e um novo amor avassalador que não estava previsto.

Um dos pontos que mais me ganhou foi a maneira que o autor explorou a cultura cigana. (...) Eu gosto da escrita do Demetrio, pois é fácil de se entender e flui com naturalidade, se tornando acessível principalmente para os mais jovens. Acredito que suas obras abrangem todo tipo de público, seja do mais novo ao mais velho, a única coisa que basta é você gostar de fantasia e super heróis, ainda mais sendo o herói uma pessoa brasileira. E isso é um dos pontos que faz com que a obra seja tão necessária e importante de ser espalhada: uma história que se passa em território nacional e que explora heróis do nosso país.

O livro, apesar dos momentos mais sérios, tem uma história leve e agradável. Ótimo para tirar os leitores das famosas ressacas literárias, Cigano Lobo traz para a literatura nacional contemporânea mais um marco dos novos heróis brasileiros e uma encantadora fantasia para nos fisgar.

Resenha completa no blog Sonhando Através de Palavras

site: http://www.sonhandoatravesdepalavras.com.br/2017/12/resenha-cigano-lobo-demetrio-alexandre.html